Autor Tópico: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!  (Lida 39168 vezes)

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #30 Online: 28 de Janeiro de 2007, 21:45 »
Confesso que também tenho meus pontos fracos quanto ao idioma escrito, mas sou adepto total à campanha! É por isso que tenho ao meu lado um bom exemplar do míni Houaiss :D   Gostei do tema mesmo porque não gosto muito desses tmb, blz, vc e etc, do etc eu gosto! Quanto mais os "screenshot", "user" e por ai vai, parece coisa de classse média alta que adora um "sale" "insights" entre outros. e os HEHEHE????

Abraço a todos
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline arqueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
    • compra por catálogos
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #31 Online: 01 de MAR?O de 2007, 22:21 »
Realmente, a forma de se escrever precisa ser a mais clara e objetiva.  Os erros de português precisam ser evitados ao máximo.  É sempre bom fazer uma revisão antes do envio definitivo.  Já peguei cada erro aqui de doer.  Acredito que diante de um erro de português devemos corrigir o colega em seguida.  É melhor chamar a atenção logo, do que deixar que o mesmo repita o erro posteriormente.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #32 Online: 01 de MAR?O de 2007, 22:57 »
Citar
É melhor chamar a atenção logo, do que deixar que o mesmo repita o erro posteriormente.

Sem dúvida. Agora o que eu não tolero é usar termos em outras línguas como user, server, website, upgrade, update, overclock, motherboard (mobo NOJO TOTAL) enfim todos esses termos e mais alguns da língua americana do norte ou inglesa.

Alias deveria ser regra número 1 do fórum:

1. É proibido o uso de palavras em outras línguas quando se tem equivalentes na língua do fórum. (Nessa base já que não sei escrever bem por fazer parte dos analfabetos funcionais)

Seria o mesmo que um americano do norte escrever no fórum ubuntu em inglês :

"help me to instalar a program how usuário raiz in the diretório ..."
Obs: não sei inglês então não venha falar que errei em tal parte já que foi só um exemplo banal.

Nem português direito eu sei hehehe. "mais a gende sisforça nué"
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2007, 23:11 por solanoalves »

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #33 Online: 02 de MAR?O de 2007, 00:07 »
Cada vez que vejo alguém que escreve muito mal, fico com vontade de mandar uma educada mensagem privada ao sujeito convidando-o a ler este tópico. Acho que vou começar a fazer isso. Alguém me acompanha?
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #34 Online: 02 de MAR?O de 2007, 00:12 »
Isso me cheira:

Boicote aos tópicos com termos em outra língua quando se tem equivalente na nossa, exceto quanto este for de uso convencional, infelismente, como mouse, usb etc.

Alguém adere ao movimento?? ;D heahahaehaheaheaha

Acho que isso já não tem muito a ver com o tópico

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #35 Online: 02 de MAR?O de 2007, 00:21 »
Quais os equivalentes em português para desktop e notebook/laptop ?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #36 Online: 02 de MAR?O de 2007, 00:58 »
Solano discordo de você em muito na sua campanha para deixar de usar termos de outros idiomas (principalmente o inglês), ainda mais em um fórum que trata de assuntos técnicos de informática. Temos que levar em consideração que muitos desses termos (user, login, default, server, upgrade, download, e etc) são termos comuns usados no cotidiano de quem trabalha na área, e seu uso torna a discussão de fácil entendimento. Não vou entrar no âmbito da discussão de anti-norte-americanismo (que é uma sensação comum hoje no mundo, que compartilho muitas das vezes), espero que possamos entrar em uma discussão que ajude ao engrandecimento do fórum, com um bom nível de português e um uso sábio dos termos técnicos que envolvem o tema (informática).

Eu concordo com este tópico porque as pessoas tem assassinado nosso idioma aqui no fórum, inclusive criando títulos com erros crassos, o que torna a leitura até mesmo insuportável. Mas simplismente deixar uma mensagem no tópico corrigindo o erro, ou mesmo criticando o uso do inglês sem nem ao menos tentar ajudar (uma atitude normal no seu caso, que já vi muitas vezes aqui) não é louvável, nem mesmo produtiva, deixando-os (os tópicos, caso não entenda) maiores e mais chatos de se ler.

Desculpe o desabafo, mas ultimamente tenho entrado em alguns tópicos (para não dizer em muitos) achando ter uma nova mensagem, algo que vá ajudar a aprender algo de novo, ou até nos salvar em um momento de dificuldade e o que encontro é apenas mais uma mensagem sem nenhum conteúdo significativo (mesmo que não tenha erros de português), o que nos leva apenas a perder tempo!

Vamos sim corrigir o português (que é algo primordial), mas vamos também respeitar os colegas do fórum, e evitar de deixar conteúdo ofensivo a alguém gratuitamente.

Mais uma vez peço desculpas, busco mesmo ajudar, e espero não ser mal entendido...

[]'s a todos e para finalizar parabéns a essa comunidade, que é muito atuante e prestativa!!!


obs.: infeliZmente se escreve com "Z".
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #37 Online: 02 de MAR?O de 2007, 01:30 »
Você está certo clcampos, não devemos ficar enchendo tópicos com mensagens inúteis como já fiz em muitas vezes e peço desculpas. Bom quanto ao protesto foi uma brincadeira por mais que não pareça. É infelismente se escreve com z : infelizmente. Mas como sou produto de uma escola pública ruim e de pouca influência a leitura então freqüentemente você notará que tentarei escrever certo e cometerei erros graves de concordância e ortografia sem perceber.

Bom peço desculpas e agradeço pela correção.

Obs: até a pouco eu achava que de repente se escrevia "derrepente" e de novo "denovo" além do famoso mexer que a pouco descobri que era com x. além de muitas palavras que nem imagino que escrevo errado.
O que me sobra é sempre consultar ao google se a palavra está certa ou não e esperar alguém me corrigir.  ;)

É, como estamos na área de informática temos que conviver com os termos "gringos" hehe, mas confesso que detesto >:(. hehehe até mais
Obs: tive que ir no google ver se confesso era com 2 s mesmo :'(

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #38 Online: 02 de MAR?O de 2007, 01:56 »
Sabe sou filho de professora e sou um ávido leitor, mas também cometo muitos erros.

Para tentar minimizá-los... veja bem minimizá-los e não tentar ser perfeito, o que é impossível, eu uso do corretor ortográfico disponibilizado para o firefox (já citado neste tópico), e também do site http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx (mesmo tendo sido confeccionado com o asp... hehehehe)
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #39 Online: 02 de MAR?O de 2007, 08:38 »
Eu concordo com este tópico porque as pessoas tem assassinado nosso idioma aqui no fórum, inclusive criando títulos com erros crassos, o que torna a leitura até mesmo insuportável. Mas simplismente deixar uma mensagem no tópico corrigindo o erro, ou mesmo criticando o uso do inglês sem nem ao menos tentar ajudar (uma atitude normal no seu caso, que já vi muitas vezes aqui) não é louvável, nem mesmo produtiva, deixando-os (os tópicos, caso não entenda) maiores e mais chatos de se ler.

simplismente = simplesmente.

Isso mostra que todos estamos suscetíveis a erros. Eu, como todo bom perfeccionista, sempre dou uma revisada nos meus tópicos antes de enviar, e mesmo assim, às vezes, acontece de ter alguma palavra escrita errada. De fato, erros como esses eu entendo e aceito sem problemas. O que não consigo ver são tópicos que não contém quase nenhuma palavra com a grafia correta. Isso desvia a atenção do tópico para longe do conteúdo dele, e, por algumas vezes, torna a mensagem incompreensível.

Concordo com o clcampos quando ele diz que não devemos encher de mensagens improdutivas os tópicos que contenham tais problemas de escrita. Eu fiz isso ontem, e hoje vejo que não foi a melhor alternativa.

Sei que não podemos exigir um nível de conhecimento muito elevado da língua portuguesa de alguns usuários, visto que não sabemos em quais condições eles tiveram acesso à educação. Alguns podem errar por pura negligência, mas, com certeza, há aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades que alguns de nós tivemos, e temos que respeitar isso.

Acho que alguns usuários erram por pura preguiça de tentar escrever certo. Para estes, peço que haja mais respeito com os colegas do fórum. Você não escreveria errado num relatório do seu trabalho. Isso aqui pode ser brincadeira para alguns, mas é muito sério para outros.

Escrever corretamente é um exercício que devemos praticar em qualquer ambiente que estivermos. Isso é bom pra quem pratica, e para os que estão a sua volta. Então, da próxima vez que você for enviar uma mensagem, se não estiver morrendo de pressa, revise o seu texto. Dessa forma, você estará contribuindo, também, para a compreensão do conteúdo que você quer transmitir.
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2007, 08:41 por alexmatos »

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #40 Online: 02 de MAR?O de 2007, 09:12 »
Quais os equivalentes em português para desktop e notebook/laptop ?

Desktop: Computador de mesa/Computador que ponho em cima da mesa
Notebook/Laptop: Computador portátil que levo debaixo do suvaco hahaha
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline arqueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
    • compra por catálogos
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #41 Online: 02 de MAR?O de 2007, 09:14 »
Cada vez que vejo alguém que escreve muito mal, fico com vontade de mandar uma educada mensagem privada ao sujeito convidando-o a ler este tópico. Acho que vou começar a fazer isso. Alguém me acompanha?

É uma boa idéia.  Mas vou comentar o erro no próprio tópico da seguinte maneira:  "Olá amigo, desculpe em corrigí-lo, mas a palavra correta é x e não y como você colocou acima.  Por favor, dê uma olhada no tópico http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=15090.0 .  Um abraço."

O que achou celsofaf?
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #42 Online: 02 de MAR?O de 2007, 10:48 »
Otávio, por uma ou outra palavrinha acho até desperdício, mas se for algo de doer na vista, apóio totalmente!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #43 Online: 03 de MAR?O de 2007, 15:45 »
Eu mesmo já não uso mais "download", pois prefiro baixar. ;)

Eu também prefiro "baixar" a "fazer download", tanto é que coloquei no meu sítio (site) www.juniormadrigal.pro.br, o termo "Seção de baixa", mas fiquei com receio do povo não entender, por isso coloquei no menu a palavra "download" entre parênteses).

Acabei deixando as duas palavras (baixa (download).

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Resposta #44 Online: 03 de MAR?O de 2007, 17:07 »
Eu já falo baixar mesmo hehe
E mouse? Aqui no Brasil falar rato é meio estranho... Esse não tem jeito aqui não hehe
Já sei! MAUSÊ! hahaha
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com