Autor Tópico: Campanha de preservação da Língua Portuguesa!  (Lida 38882 vezes)

Offline erick.ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • Be cool!
    • Ver perfil
Campanha de preservação da Língua Portuguesa!
« Online: 09 de Janeiro de 2007, 14:56 »
Poderíamos prestar mais atenção quando escrevemos aqui no fórum ou em qualquer outro lugar.
Tenho infelizmente lido alguns equívocos que além de doer na vista, de tanto ler acabo repetindo o erro.  :(
Expressar bem é o primeiro passo para ensinarmos bem.  ;D

Obs.: Por favor, leiam isto como uma crítica construtiva.  ;)
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 21:30 por erick.ubuntu »
AMD ATHLON XP 2400+ | MB ASUS A75333 |02 DDR400 (3) 512MX16 | GF4 MX4000 128MG DDR AGP 8X | HD SAMSUNG SP0802N | VCOM 400 watts ATX AGPS-400PQ

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #1 Online: 09 de Janeiro de 2007, 15:11 »
Apoiado,erros todos cometem,mas assassinar o idioma de propósito é o cúmulo.

Offline a13x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #2 Online: 09 de Janeiro de 2007, 15:13 »
primeiro você tem que lembrar que aqui tem usuários de vários países
principalmente do Brasil e de Portugal

às vezes o que está errado para você, está certo para outra pessoa
e, se você acha que aqui o pessoal escreve errado... visite o fórum do baboo.com.br para você ver :D

Offline sidnei.weber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • Dicas de nerd
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2007, 15:33 »
realmente o portugues de portugal e bem diferente, e estranho também
#Linux user: 419183#

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2007, 15:37 »
primeiro você tem que lembrar que aqui tem usuários de vários países
principalmente do Brasil e de Portugal

às vezes o que está errado para você, está certo para outra pessoa
e, se você acha que aqui o pessoal escreve errado... visite o fórum do baboo.com.br para você ver :D

Certamente.Mas me refiro ao idioma Xuxês, miguxos, AlGuém POde mE aJuDar, essas coisas sabe? ::)

Offline gilbertosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 159
  • "Linux, um novo conceito em Sistema Operacional".
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2007, 15:51 »
É verdade concondo com a galera, quando se lê algo desse tipo dá a impressão de que querem criar um "vocabolário dos internautas" o que acaba sendo ridículo e prejudicial ao nosso portugues. :)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2007, 16:03 »
realmente o portugues de portugal e bem diferente, e estranho também

Estou a escrever melhor depois de ler nossos colegas portugueses :)

Xuxês e Emessenês que são os problemas.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #7 Online: 09 de Janeiro de 2007, 16:58 »
Também gosto bastante do português de Portugal. E tenho asco do Emessenes! Mais que do xuxês, este último costuma passar com a idade!

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2007, 17:11 »
engrosso o coro o/

uma coisa é escrever "facto", outra é escrever "concerteza", "derrepente"... internetês nada contra (salvo se for escrever tutoriais, é indispensável nesse tipo de texto uma certa formalidade), miguxês nem pensar.

o professor pasquale cipro neto agradece :D
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #9 Online: 09 de Janeiro de 2007, 18:48 »
Mesmo que alguém já o tenha dito, é importante respeitarmos as diferenças entre os diferentes usos da língua portuguesa que brasileiros e tugas fazem da língua. É até bom, didaticamente. :) Policiar-se na escrita também acho fundamental, principalmente porque odeio ler coisas mal escritas, e eu seria hipócrita se eu não ao menos tentasse escrever bem.

Agora, aumentando o "coro da preservação": acho fundamentalíssimo usarmos o português sempre onde for possível. Dóem meus olhos quando leio palavras como user, wireless ou screenshot num texto em português. Porque não usar usuário (ou utilizador), sem-fio ou captura de tela (ou mesmo "foto")? É tão mais simples! Tá certo, coisas como mouse ou download já estão tão assimiladas na língua que... enfim... mas salvemos o que pudermos. Eu mesmo já não uso mais "download", pois prefiro baixar. ;)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline erick.ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • Be cool!
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #10 Online: 09 de Janeiro de 2007, 18:50 »
engrosso o coro o/

uma coisa é escrever "facto", outra é escrever "concerteza", "derrepente"... internetês nada contra (salvo se for escrever tutoriais, é indispensável nesse tipo de texto uma certa formalidade), miguxês nem pensar.

o professor pasquale cipro neto agradece :D

SignoreBartolomeo eu falava justamente sobre isso! Quando encontro: derrepeMte! BiXo! e outros que não lembro...
AMD ATHLON XP 2400+ | MB ASUS A75333 |02 DDR400 (3) 512MX16 | GF4 MX4000 128MG DDR AGP 8X | HD SAMSUNG SP0802N | VCOM 400 watts ATX AGPS-400PQ

arlei

  • Visitante
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #11 Online: 09 de Janeiro de 2007, 19:01 »
Pessoal,

confesso que portugues não é meu forte, tanto que na época da escola cheguei ficar algumas vezes de recuperação e exame.  :-[
Mais concordo e apoio o objetivo do tópico, lógico que erros sempre irão ocorrer, mais temos que nos esforçar para preservar nosso idioma embora alguma pequena informalidade nos tópicos possa ao meu ver ser admissível.
Eu por exemplo costumo usar algumas abreviações, tipo substituir a palavra também por tbem, e não vejo maiores problemas nisso, agora o que não pode são certos textos que é impossivel até de se determinar que "idioma" se trata, quanto mais o que sujeito pretendeu escrever.

T+
Arlei

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #12 Online: 09 de Janeiro de 2007, 21:39 »
Eu também concordo, aliás é bonito ver como os usuários da língua, não brasileiros, a usam bem. Por outro lado é triste ler vários posts de brasileiros, nesses momentos percebemos como nosso sistema educacional é deficiente. Quando comecei a frequentar este fórum do Ubuntu, com usuários de várias nacionalidades, que falam portugês, cheguei a ficar meio envergonhado, agora já me acostumei. Nós no Brasil ainda temos um caminho longo a percorrer em termos de educação formal.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #13 Online: 09 de Janeiro de 2007, 23:09 »
Umas das coisas que eu aprendi na faculdade (na aula de português, é claro) é que nada está errado, quando você entende o que a pessoa quiz dizer. Só não está na forma pradrão (http://pt.wikipedia.org/wiki/Norma_culta). Eu posso escrever "pobrema" e não estar errado, pq você sabe o que eu quiz dizer.

O nosso idioma (e os outros também) é vivo e constantemente está em mudança. O que você fala hoje, pode ser considerado "errado" daqui a 10 anos... falou mano?!


Esse fórum é uma brasa, mora!
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2007, 13:23 por Kamei Hyoga »

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Campanha de preservação do português!
« Resposta #14 Online: 09 de Janeiro de 2007, 23:16 »
Umas das coisas que eu aprendi na faculdade (na aula de português, é claro) é que nada está errado, quando você entende o que a pessoa quiz dizer. Só não está na forma pradrão (http://pt.wikipedia.org/wiki/Norma_culta). Eu posso escrever "pobrema" e não estar errado, pq você sabe o que eu quiz dizer.

O nosso idioma (e os outros também) é vivo e constantemente está em mudarça. O que você fala hoje, pode ser considerado "errado" daqui a 10 anos... falou mano?!

Se não está errado, experimenta usar esse argumento no ambiente de trabalho ou num vestibular... hehehehe