PROBLEMAS de DesempenhoEstava testando o retroarch aqui no Ubuntu 15.04 em um notebook Sony, Core i5-3337 1,80 GHz, por algum motivo existe uma perda de desempenho (será que é o desktop Unity?
). Segue algumas dicas para quem tem hardware fraco ou está usando o Unity:
Desabilite os efeitos gráficos do Unity:Aquele efeito gráfico de
blur do
Unity tende à atrapalhar o desempenho em jogos. Abra um editor de texto (geany, gedit, mousepad...) e copie o seguinte:
export UNITY_LOW_GFX_MODE=1
E salve como
.xprofile (arquivo oculto, tem um ponto no nome mesmo), na sua pasta home, ao lado de Downloads, Documentos e etc. Faça logout e login, você vai notar que o menu/dash/lançador do Unity não terá mais a transparência.
Driver de Áudio:Altere o driver de áudio de
pulse para
alsa no
Settings tab --> Driver --> Audio Driver.
Essa opção pode melhorar ou piorar... eu ainda não entendi qual o problema do Ubuntu em relação ao PulseAudio e Alsa. Já teve vez do áudio não funcionar com Alsa, mas sim no Pulse, não sei se o problema estava no retroarch ou no ubuntu.
Use o RetroArch no modo KMS:Existe a possibilidade de rodar o RetroArch sem desktop! Ele acessa os recursos da placa de vídeo sem o Xorg, deixando ele mais rápido. Para isso você vai precisar configurar as entradas como teclado e joysticks fora do Xorg, crie o arquivo
/etc/udev/rules.d/99-evdev.rules e cole o seguinte:
KERNEL=="event*", NAME="input/%k", MODE="666"
Salve o arquivo e rode o seguinte comando no terminal:
sudo udevadm control --reload-rules
Reinicie o computador, ou simplesmente faça o seguinte:
sudo chmod 666 /dev/input/event*
Agora aperte
Ctrl+Alt+F1 para ir para o
TTY1, coloque seu usuário e senha e rode o retroarch por lá (só digitar retroarch e apertar Enter). Essa dica resolveu umas travadinhas que estava tendo no retroarch, rodando ele no desktop.
Essa dica só funciona com drivers de vídeo compatíveis com
KMS, como Intel, nouveau (nvidia) e radeon (ATI), todos eles open source. Drivers proprietários não tem suporte ao KMS, como o da nvidia e o AMD catalyst (no caso da nvidia existe previsão para ter suporte, não sei quando).
Para retornar para o desktop, aperte
Ctrl+Alt+F7 ou Ctrl+Alt+F8.