Autor Tópico: RetroArch - vários emuladores em um só lugar  (Lida 100930 vezes)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re:RetroArch - vários emuladores em um só lugar
« Resposta #30 Online: 20 de Setembro de 2015, 02:50 »
Olá. Sou um usuário recente no Ubuntu. Instalei o RetroArch e estou jogando sem problemas nos emulador bem diferente em alguns casos) que o SO apresenta.

Um outro problema foi na geração da playlist de jogos do NDS, onde boa parte deles não aparece na playlist, como Radiant Historia. O jogo em si, funciona normalmente qnd indico o arquivo dele em load content, mas na playlist ele não aparece, mesmo estando no mesmo diretório que os outros jogos. Com  Castlevania Order Of Ecclesia, acontece o mesmo.

Os hashes de suas roms (md5, crc, sha1) devem bater com esses hashes. Descompacte suas roms e use o comando md5sum no terminal no arquivo .nds e compare.

Provavelmente você deve ter "bad dumps" aí na sua coleção. O RetroArch por enquanto só adiciona as roms boas/melhores na coleção (isso vale para outros video games). Você pode adicionar manualmente roms ruins editando o arquivo Nintendo - Nintendo DS Decrypted.lpl gerado no scan.

Outra coisa: o RetroArch só reconhece o arquivo .zip ou descompactado na hora de gerar a lista, se tiver em .7z ele não reconhece.

É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline LocoYoshi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:RetroArch - vários emuladores em um só lugar
« Resposta #31 Online: 20 de Setembro de 2015, 15:24 »
Olá. Sou um usuário recente no Ubuntu. Instalei o RetroArch e estou jogando sem problemas nos emulador bem diferente em alguns casos) que o SO apresenta.

Um outro problema foi na geração da playlist de jogos do NDS, onde boa parte deles não aparece na playlist, como Radiant Historia. O jogo em si, funciona normalmente qnd indico o arquivo dele em load content, mas na playlist ele não aparece, mesmo estando no mesmo diretório que os outros jogos. Com  Castlevania Order Of Ecclesia, acontece o mesmo.

Os hashes de suas roms (md5, crc, sha1) devem bater com esses hashes. Descompacte suas roms e use o comando md5sum no terminal no arquivo .nds e compare.

Provavelmente você deve ter "bad dumps" aí na sua coleção. O RetroArch por enquanto só adiciona as roms boas/melhores na coleção (isso vale para outros video games). Você pode adicionar manualmente roms ruins editando o arquivo Nintendo - Nintendo DS Decrypted.lpl gerado no scan.

Outra coisa: o RetroArch só reconhece o arquivo .zip ou descompactado na hora de gerar a lista, se tiver em .7z ele não reconhece.

Valeu pelas resposta. Consegui resolver em alguns jogos, vou editar a lista dos que não aparecerem.

"use o comando md5sum no terminal no arquivo .nds e compare." Como exatamente eu faço isso ?

Uma outra dúvida é sobre a atualização do programa e dos Cores, Core info files, Assets, Autoconfig Profiles etc. Como fazer a atualização dos pacotes, etc.

Eu marquei a opção de amostrar as boxarts, mas também não consegui fazer funcionar.

De resto, o programa é fantástico achei incrivel o resultado de alguns filtros.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2015, 15:42 por LocoYoshi »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re:RetroArch - vários emuladores em um só lugar
« Resposta #32 Online: 21 de Setembro de 2015, 11:51 »
Valeu pelas resposta. Consegui resolver em alguns jogos, vou editar a lista dos que não aparecerem.

"use o comando md5sum no terminal no arquivo .nds e compare." Como exatamente eu faço isso ?

Código: [Selecionar]
cd ~/Sua/Pasta/de/ROMs
md5sum 4839\ -\ Pokemon\ -\ HeartGold\ Version\ \(Europe\)\ \(Rev\ 10\).nds

Vá para sua pasta de roms do DS usando o comando cd, digite md5sum, dê espaço e digite os primeiros caracteres da rom, e aperte TAB para completar.

Uma outra dúvida é sobre a atualização do programa e dos Cores, Core info files, Assets, Autoconfig Profiles etc. Como fazer a atualização dos pacotes, etc.

A atualização é feita pelo PPA, tem pacote para Cores, Core info e etc, logo a atualização vem pelo sistema. Dá uma lida no primeiro post, no final da seção SCAN / SCRAPER.

Edit: Abre o Synaptic ou Central de Programas, procure por libretro ou retroarch, acho que você vai entender.

Eu marquei a opção de amostrar as boxarts, mas também não consegui fazer funcionar.

Você teria que baixar manualmente os boxarts de algum site e configurar a pasta de boxarts. Esse recurso é bem experimental no retroarch ainda.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2015, 12:03 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline LocoYoshi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:RetroArch - vários emuladores em um só lugar
« Resposta #33 Online: 21 de Setembro de 2015, 17:10 »
Valeu pelas resposta. Consegui resolver em alguns jogos, vou editar a lista dos que não aparecerem.

"use o comando md5sum no terminal no arquivo .nds e compare." Como exatamente eu faço isso ?

Código: [Selecionar]
cd ~/Sua/Pasta/de/ROMs
md5sum 4839\ -\ Pokemon\ -\ HeartGold\ Version\ \(Europe\)\ \(Rev\ 10\).nds

Vá para sua pasta de roms do DS usando o comando cd, digite md5sum, dê espaço e digite os primeiros caracteres da rom, e aperte TAB para completar.

Uma outra dúvida é sobre a atualização do programa e dos Cores, Core info files, Assets, Autoconfig Profiles etc. Como fazer a atualização dos pacotes, etc.

A atualização é feita pelo PPA, tem pacote para Cores, Core info e etc, logo a atualização vem pelo sistema. Dá uma lida no primeiro post, no final da seção SCAN / SCRAPER.

Edit: Abre o Synaptic ou Central de Programas, procure por libretro ou retroarch, acho que você vai entender.

Eu marquei a opção de amostrar as boxarts, mas também não consegui fazer funcionar.

Você teria que baixar manualmente os boxarts de algum site e configurar a pasta de boxarts. Esse recurso é bem experimental no retroarch ainda.

Comparei a Rom e realmente, os valores são diferentes. Obrigado pelas repostas, ficarei ligado nas atualizações do tópico.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2015, 17:13 por LocoYoshi »

Offline dgcavalheri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:RetroArch - vários emuladores em um só lugar
« Resposta #34 Online: 17 de Dezembro de 2015, 12:29 »
Meus queridíssimos amigos, tudo bem ?

Estou começando agora com linux e no Ubuntu, portanto me considerem uma criança de 3 anos no assunto HAHAHAHA

Eu fiz a instalação do RetroArch mas, por pura ignorância, não sei como rodar os jogos. Parece que isso deve ser algo ridiculamente fácil, visto que não vi ninguém com a mesma dúvida que eu.

Se alguém com paciência e um bom coração puder me ajudar, ficaria extremamente grato.

P.S. Caso já tenha uma resposta para esta pergunta, por favor me desculpem, eu realmente procurei mas todos os lugares ensinam apenas como instalar e quando vão mostrar como jogar as pessoas já tem a pasta "ROOMs" e, imagino eu, contenha todos os jogos.

Fico no aguardo e um bom fim de ano a todos ^^

Abç

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re:RetroArch - vários emuladores em um só lugar
« Resposta #35 Online: 17 de Dezembro de 2015, 14:20 »
Eu fiz a instalação do RetroArch mas, por pura ignorância, não sei como rodar os jogos. Parece que isso deve ser algo ridiculamente fácil, visto que não vi ninguém com a mesma dúvida que eu.

P.S. Caso já tenha uma resposta para esta pergunta, por favor me desculpem, eu realmente procurei mas todos os lugares ensinam apenas como instalar e quando vão mostrar como jogar as pessoas já tem a pasta "ROOMs" e, imagino eu, contenha todos os jogos.

Não é ROOM (quarto em inglês), e sim ROM (read only memory).

Dá uma olhada lá na primeira postagem, em "SCAN / SCRAPER para o PLAYLIST" e "ABRINDO um JOGO sem o PLAYLIST".
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline dgcavalheri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:RetroArch - vários emuladores em um só lugar
« Resposta #36 Online: 17 de Dezembro de 2015, 19:42 »
Eu fiz a instalação do RetroArch mas, por pura ignorância, não sei como rodar os jogos. Parece que isso deve ser algo ridiculamente fácil, visto que não vi ninguém com a mesma dúvida que eu.

P.S. Caso já tenha uma resposta para esta pergunta, por favor me desculpem, eu realmente procurei mas todos os lugares ensinam apenas como instalar e quando vão mostrar como jogar as pessoas já tem a pasta "ROOMs" e, imagino eu, contenha todos os jogos.

Não é ROOM (quarto em inglês), e sim ROM (read only memory).

Dá uma olhada lá na primeira postagem, em "SCAN / SCRAPER para o PLAYLIST" e "ABRINDO um JOGO sem o PLAYLIST".


Desculpe pela ignorância quanto ao "ROM"

Eu tentei ir pela opção abrindo o jogo sem o playlist, mas os únicos jogos já disponíveis são aqueles muito ruinzinhos, não tem os jogos do super nintendo ou mega drive, por exemplo. Na opção de "SCAN / SCRAPER para o PLAYLIST" eu fiz os paços mas não sei como proceder depois disso, tento fazer o caminho do "ABRINDO um JOGO sem o PLAYLIST" de novo, mas continue os mesmos joguinhos ruinzinhos.

Como disse, sou um completo ignorante em linux e ainda mais na linguagem técnica. Estou tentando entender, mas começar do "0" sempre é difícil. Entenda que sempre fui aquele usuário do windows que fazia o download do setup, instalava e pronto...
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2015, 19:44 por dgcavalheri »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re:RetroArch - vários emuladores em um só lugar
« Resposta #37 Online: 17 de Dezembro de 2015, 22:49 »
Como assim "joguinhos ruinzinhos" ? Do que você está falando? Você precisa ter as roms aí no seu computador, só precisa obter elas de algum jeito (dica: google). RetroArch não baixa rom por razões legais, se é essa a sua dúvida.

Depois é só ir em "Load Content --> Select File And Detect Core (Carregar Conteúdo --> Selecionar Arquivo e Detectar Core)" e vá até a pasta das suas roms de super nintendo ou mega drive. Você pode facilitar o caminho das roms, alterando em "Settings Tab --> Directory --> File Browser Dir (Settings Tab --> Diretórios --> Navegação)", eu aqui alterei de /home/meu-usuario/ para /home/meu-usuario/Games/ROMs, por exemplo.

Eu acho melhor fazer o scan das roms, fica mais fácil para acessar os jogos nas listas.

Segue um vídeo do diolinux: https://www.youtube.com/watch?v=yRQCIgWUmBQ

Ele carrega uma ROM nos 4 minutos e 10 segundos mais ou menos
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re:RetroArch - vários emuladores em um só lugar
« Resposta #38 Online: 11 de Janeiro de 2016, 18:21 »
PROBLEMAS de Desempenho

Estava testando o retroarch aqui no Ubuntu 15.04 em um notebook Sony, Core i5-3337  1,80 GHz, por algum motivo existe uma perda de desempenho (será que é o desktop Unity?  :-\ ). Segue algumas dicas para quem tem hardware fraco ou está usando o Unity:


Desabilite os efeitos gráficos do Unity:

Aquele efeito gráfico de blur do Unity tende à atrapalhar o desempenho em jogos. Abra um editor de texto (geany, gedit, mousepad...) e copie o seguinte:

Código: [Selecionar]
export UNITY_LOW_GFX_MODE=1
E salve como  .xprofile (arquivo oculto, tem um ponto no nome mesmo), na sua pasta home, ao lado de Downloads, Documentos e etc. Faça logout e login, você vai notar que o menu/dash/lançador do Unity não terá mais a transparência.


Driver de Áudio:

Altere o driver de áudio de pulse para alsa no Settings tab --> Driver --> Audio Driver.

Essa opção pode melhorar ou piorar... eu ainda não entendi qual o problema do Ubuntu em relação ao PulseAudio e Alsa. Já teve vez do áudio não funcionar com Alsa, mas sim no Pulse, não sei se o problema estava no retroarch ou no ubuntu.


Use o RetroArch no modo KMS:

Existe a possibilidade de rodar o RetroArch sem desktop! Ele acessa os recursos da placa de vídeo sem o Xorg, deixando ele mais rápido. Para isso você vai precisar configurar as entradas como teclado e joysticks fora do Xorg, crie o arquivo /etc/udev/rules.d/99-evdev.rules e cole o seguinte:

Código: [Selecionar]
KERNEL=="event*", NAME="input/%k", MODE="666"
Salve o arquivo e rode o seguinte comando no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo udevadm control --reload-rules
Reinicie o computador, ou simplesmente faça o seguinte:

Código: [Selecionar]
sudo chmod 666 /dev/input/event*
Agora aperte Ctrl+Alt+F1 para ir para o TTY1, coloque seu usuário e senha e rode o retroarch por lá (só digitar retroarch e apertar Enter). Essa dica resolveu umas travadinhas que estava tendo no retroarch, rodando ele no desktop.

Essa dica só funciona com drivers de vídeo compatíveis com KMS, como Intel, nouveau (nvidia) e radeon (ATI), todos eles open source. Drivers proprietários não tem suporte ao KMS, como o da nvidia e o AMD catalyst (no caso da nvidia existe previsão para ter suporte, não sei quando).

Para retornar para o desktop, aperte Ctrl+Alt+F7 ou Ctrl+Alt+F8.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2016, 18:23 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re:RetroArch - vários emuladores em um só lugar
« Resposta #39 Online: 11 de Janeiro de 2016, 18:31 »
Portaram o Reicast para o libretro, tá no PPA testing ;)

Por enquanto só para 64-bit. Tenha em mente que esse Core está em desenvolvimento ainda.

Você vai precisar das bios do Dreamcast:

-->  dc_boot.bin
-->  dc_flash.bin

Crie a pasta dc dentro da sua pasta de BIOS (que você configurou lá em Settings tab --> Directory --> System/BIOS Dir) e jogue esses arquivos lá dentro.

Vá até aba Settings --> Core --> HW Shared Context Enable e altere para ON
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2016, 02:28 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re:RetroArch - vários emuladores em um só lugar
« Resposta #40 Online: 16 de Janeiro de 2016, 02:57 »
RetroArch atualizado para versão 1.3.0  :D

O menu de Settings tem sua própria aba agora, lista de histórico funcionando, suporte para Scan de jogos de PlayStation, dá para escolher um Core padrão para cada playlist, e várias outras novidades/melhorias.



Não há mais pacotes para overlays, shaders e retroarch-joypad-autoconfig (arquivos de configuração de joysticks), usar o Online Updater. Melhor deletar o arquivo de configuração do RetroArch antes:

Código: [Selecionar]
rm  ~/.config/retroarch/retroarch.cfg
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re:RetroArch - vários emuladores em um só lugar
« Resposta #41 Online: 25 de Janeiro de 2016, 19:26 »
RetroArch atualizado para versão 1.3.0  :D

O menu de Settings tem sua própria aba agora, lista de histórico funcionando, suporte para Scan de jogos de PlayStation, dá para escolher um Core padrão para cada playlist, e várias outras novidades/melhorias.



Não há mais pacotes para overlays, shaders e retroarch-joypad-autoconfig (arquivos de configuração de joysticks), usar o Online Updater. Melhor deletar o arquivo de configuração do RetroArch antes:

Código: [Selecionar]
rm  ~/.config/retroarch/retroarch.cfg

Essa é a versão stable?

Galera outra dúvida, utilizo o retroarch para emular super nintendo, uso o snesx9xnext.

Instalação em um notebook core 2 duo de 2.4 ghz. Ao jogar na tela do notebook roda tudo normal, porém ao ligar o notebook na tv tem bastante tearing.

A única aplicação que apresenta tearing é o retro arch, e somente nos jogos, no menu roda normal.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re:RetroArch - vários emuladores em um só lugar
« Resposta #42 Online: 25 de Janeiro de 2016, 20:00 »
Essa é a versão stable?

Galera outra dúvida, utilizo o retroarch para emular super nintendo, uso o snesx9xnext.

Instalação em um notebook core 2 duo de 2.4 ghz. Ao jogar na tela do notebook roda tudo normal, porém ao ligar o notebook na tv tem bastante tearing.

A única aplicação que apresenta tearing é o retro arch, e somente nos jogos, no menu roda normal.

Sim, é a versão estável.

Você está usando qual desktop? Unity? Xfce?

Se for Xfce, tente desabilitar o window compositor, conforme este tópico.

Tente esta dica, usando o RetroArch no modo KMS. Talvez você precise alterar Settings tab --> Video --> Monitor Index para outro valor, quando conectar na TV.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re:RetroArch - vários emuladores em um só lugar
« Resposta #43 Online: 26 de Janeiro de 2016, 19:25 »
Essa é a versão stable?

Galera outra dúvida, utilizo o retroarch para emular super nintendo, uso o snesx9xnext.

Instalação em um notebook core 2 duo de 2.4 ghz. Ao jogar na tela do notebook roda tudo normal, porém ao ligar o notebook na tv tem bastante tearing.

A única aplicação que apresenta tearing é o retro arch, e somente nos jogos, no menu roda normal.

Sim, é a versão estável.

Você está usando qual desktop? Unity? Xfce?

Se for Xfce, tente desabilitar o window compositor, conforme este tópico.

Tente esta dica, usando o RetroArch no modo KMS. Talvez você precise alterar Settings tab --> Video --> Monitor Index para outro valor, quando conectar na TV.

Estou usando mate, composição feita pelo compiz, pensei em mudar o driver de vídeo, mas ainda não tive tempo de efetuar testes.

Offline magnorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:RetroArch - vários emuladores em um só lugar
« Resposta #44 Online: 29 de Maio de 2016, 22:21 »
fala galera blz? Estou apanhando no mame a versao dele e 0.157 acho rs. a unica rom que rodou foi o cadillacs and dinosaur, nao consigo colocar outra rom nele oq pode ser? alguem ja passou por isso? vlw