RetroArch - vários emuladores em um só lugar

Iniciado por Sergio Benjamim, 12 de Novembro de 2014, 03:30

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Sergio Benjamim

#15
platao, boas novas para você: agora tem pacotes para o 12.04.

Alguns pacotes foram compilados com g++-4.9 (ppsspp, bsnes, tgbdual), então tem que atualizar o libstdc++6 para a versão 4.9:


sudo apt-add-repository ppa:libretro/gcc-for-libretro
sudo apt-get update
sudo apt-get install --only-upgrade libstdc++6

Obs: isso vai alterar um componente importante do sistema, então muito cuidado.

Daí depois é só instalar o ppa stable.

Falta um pacote ou outro ainda, como o libretro-mame (use o libretro-fba no lugar).


Edit: deletar do seu sistema o ppa:dolphin-emu/gcc-4.8-precise, não existe mais e vai dar erro 404
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Sergio Benjamim

Sempre tive problema ao usar joystick no mame do retroarch (tipo joysticks de PS3), ao apertar acidentalmente os seguintes botões acabava atrapalhando a jogabilidade:

L2 --> aparecia o Config Menu do MAME
R2 --> aparecia o FPS no canto superior direito
L3 (botão do analog stick esquerdo) --> ia para o Service do arcade
R3 (botão do analog stick direito) --> resetava o jogo

Tinha problema também na hora de tirar um screenshot com o F8 (no RetroArch é botão para screenshot, mas no mame é o botão para aumentar o frameskip!)

Resolvi isso deletando os valores no Config Menu do Mame, só apertar o Tab ou L2 do joystick, ir nos seguintes menus e apertar o botão Del:





Em Input (general) --> User Interface:

-- Soft Reset
-- Frameskip Dec
-- Frameskip Inc
-- Show FPS



Em Input (general) --> Other Controls:

-- Service



No caso do atalho do Config Menu do mame, é uma boa ideia mudar a tecla do Tab para outra, ao invés de deletar (vai que você precisa acessar o menu novamente, para fazer um jogo funcionar como o Viper Phase 1). Aqui alterei para o Enter do teclado numérico (Kbd KRTRN).
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joesilva

Olá, pessoal.
Dá para fazer esse procedimento e rodar o retroarch pelo advanced launcher no Kodi?
Tinha o OpenElec em uma máquina velha aqui, mas até hj não consegui emular os jogos pelos tutoriais que achei.
Agora quero instalar o Lubuntu  junto com o xbmc. O que acham?

Sergio Benjamim

Citação de: 4pr0p02 online 01 de Julho de 2015, 20:25
Quando faço a instalação da versão stable(1.0.0.3), não consigo navegar no menu do retroarch devido o telcado e joystick ficar muito sensível (rápido)!!  Tentei varias formas de corrigir o erro, porem sem sucesso!!

Utilizo o retroArch versão 1.0.0.2 - hunter-kaller no ubuntu 14.04 sem problemas.

Alguem sabe corrigir esse erro???

Está usando placa Nvidia, com driver Nouveau? Parece ser um problema comum para certos conjuntos de placas gráficas + drivers.

Aqui tanto Intel como Nvidia funcionam bem (driver proprietário).

Verifique se em Settings --> Video Options --> VSync está ON.

Entra no canal #retroarch, eu tinha achado mais informação útil à respeito lá, mas esqueci tudo  :P
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Sergio Benjamim

Citação de: 4pr0p02 online 01 de Julho de 2015, 21:09
Não utilizo o drive nouveau, utilizo drive video nvidia-331, meu notebook e hybrido intel/nvidia!! Ja tinha desabilitado o VSync, porém o erro persiste!!

Era para habilitar o VSync! Se está indo muito rápido aí, deve ser problema de sincronia (VSync), desabilitando esta opção só vai piorar as coisas.

Você está usando o Bumblebee aí? Esse problema acontece com a placa Intel?

Estou usando placa GT 740M + nvidia 340.76 + Bumblebee, Xubuntu 14.04. Nos dê mais informações relevantes do sistema aí.

Veja se o erro aparece no retroarch do ppa testing.

Você deletou o arquivo de configuração, quando fez update do 1.0.0.2 para o 1.0.0.3 ? (rm ~/.config/retroarch.cfg)
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Sergio Benjamim

Citação de: 4pr0p02 online 01 de Julho de 2015, 22:35
Com a versão testing a velocidade ficou bem melhor(quase estável)!!
Agora o problema esta com a temperatura da placa de video de 70 a 80 graus!!
O FPS e  FRAMES não estabiliza só aumenta sem parar!!

Obrigado por enquanto irmão!!

Em Settings --> Frame Throttle Settings, tenta mudar o Limit Maximum Run Speed para ON.

Você está com um problema com os drivers de vídeo aí. Tenho configuração parecida com a sua, nunca tive esse problema. Meu note é este.

O nvidia-prime é bugado, tenta usar o Bumblebee. Você tem que trocar para a placa Intel primeiro, e desinstalar o pacote nvidia-prime.

http://www.linux.org/threads/nvidia-optimus-on-linux.4415/ (tutorial muito bom de como instalar o Bumblebee)

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115926.0.html (dica de como instalar driver nvidia mais recente pelo PPA xorg edgers, não precisa atualizar necessariamente o kernel).

Deve ter mais à respeito do bumblebee no fórum.
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Sergio Benjamim

Lançado a versão 1.2 do RetroArch: http://www.libretro.com/index.php/retroarch-1-2-july-4-release-kickoff/

Pode ser encontrado no ppa testing [ainda]. Deve lançar uma nova versão de correções de bugs logo, daí eu atualizo o ppa stable.
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Sergio Benjamim

RetroArch atualizado para 1.2.1  :D

Descrição / passo à passo atualizado no primeiro post.
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platao

Interessante essa XMB lado primeiro post, muito parecida com a interface do playstation 3 nao?

**So para agregar, o kega fusion nao sei porque motivo nao deu mais aquele problema de acelerar o game e distorcer o som ao corregar a rom de mega-drive, alguma atualização do sistema deve ter corrigido isso...
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Sergio Benjamim

#24
Segue uma lista de BIOS que cada emu do RetroArch utiliza. Geralmente você precisa renomear o arquivo para o Core reconhecer.


Você pode alterar a pasta padrão para a pasta System/BIOS do RetroArch em Settings --> Directory.

Video Game Platform
    bios.bin --> você precisa renomear para isso, senão os emus não reconhecerão
        [BIOS] Common name of the BIOS.bin --> é o nome comum que você acha a bios pela internet
        Size --> tamanho do arquivo
        MD5 --> é o md5 hash do arquivo, sua bios precisa corresponder à esse número. Use o comando md5sum no terminal.


3DO
    panafz10.bin (for 4DO)
        Size:   1 MiB
        MD5:    51f2f43ae2f3508a14d9f56597e2d3ce (o mesmo que fz10_rom.bin)

Atari 7800
    7800 BIOS (U).rom
        [BIOS] Atari 7800 (USA).a78
        Size:   4 KiB
        MD5:    0763f1ffb006ddbe32e52d497ee848ae

Atari ST/STE/TT/Falcon
    tos.img
        TOS v1.00 (1985)(Atari Corp)(ST)(US).img (você pode usar outro *.img)
        Size:   192 KiB
        MD5:    d0f682ee6237497004339fb02172638b

Game Boy:
    DMG_ROM.bin (somente para o Emux)
        [BIOS] Nintendo Game Boy Boot ROM (World).gb
        Size:  256 B
        MD5:   32fbbd84168d3482956eb3c5051637f5

Game Boy Advance:
    gba_bios.bin (somente para o gpSP, opcional para o mGBA e Mednafen/Beetle GBA)
        [BIOS] Game Boy Advance (World) (TS2).gba
        Size:  16 KiB
        MD5:   a860e8c0b6d573d191e4ec7db1b1e4f6

Game Gear:
    bios.gg
        [BIOS] Sega Game Gear (USA) (Majesco).gg
        Size:   1 KiB
        MD5:    672e104c3be3a238301aceffc3b23fd6

Genesis:
    bios_MD.bin (somente para o Genesis Plus GX, opcional)
        [BIOS] Genesis TMSS (USA).md
        Size:   16 kiB (16384 bytes)
        MD5:    45e298905a08f9cfb38fd504cd6dbc84
    sk.bin
        Sonic & Knuckles (2 MiB) ROM (essa é a rom "Sonic & Knuckles (World).md")
        Size:   2 MiB (2097152 bytes)
        MD5:    4ea493ea4e9f6c9ebfccbdb15110367e
    sk2chip.bin
        Sonic & Knuckles UPMEM (256 KiB) ROM (extraído do "Sonic & Knuckles + Sonic The Hedgehog 2 (World).md")
        Size:   256 KiB (262144 bytes)
        MD5:    b4e76e416b887f4e7413ba76fa735f16

Lynx:
    lynxboot.img
        [BIOS] Atari Lynx (USA, Europe).lnx
        Size:   512 bytes
        MD5:    fcd403db69f54290b51035d82f835e7b

MSX/MSX2+:
    MSX.ROM (para o fMSX)
        Size:   32 kiB
        MD5:    aa95aea2563cd5ec0a0919b44cc17d47
    MSX2.ROM (idem)
        Size:   32 kiB
        MD5:    ec3a01c91f24fbddcbcab0ad301bc9ef
    MSX2EXT.ROM (idem)
        Size:   16 kiB
        MD5:    2183c2aff17cf4297bdb496de78c2e8a
    MSX2P.ROM (idem)
        Size:   32 kiB
        MD5:    6d8c0ca64e726c82a4b726e9b01cdf1e
    MSX2PEXT.ROM (idem)
        Size:   16 kiB
        MD5:    7c8243c71d8f143b2531f01afa6a05dc
    Machines folder (para o blueMSX, muitos para listar... as bios mais importantes se encontram em Machines/Shared Roms)

Master System:
    bios_U.sms
        [BIOS] Sega Master System (USA, Europe) (v1.3).sms
        Size:   8 KiB
        MD5:    840481177270d5642a14ca71ee72844c
    bios_E.sms
        [BIOS] Sega Master System (USA, Europe) (v1.3).sms
        Size:   8 KiB
        MD5:    840481177270d5642a14ca71ee72844c
    bios_J.sms
        [BIOS] Sega Master System (Japan) (v2.1).sms
        Size:   8 KiB
        MD5:    24a519c53f67b00640d0048ef7089105
    bios.sms (qualquer uma das bios anteriores, usado somente pelo Emux)

Mega CD / Sega CD:
    bios_CD_E.bin
        [BIOS] Mega-CD (Europe) (v1.00).md
        Size:   128 KiB
        MD5:    e66fa1dc5820d254611fdcdba0662372
    bios_CD_U.bin
        [BIOS] Sega CD (USA) (v1.10).md
        Size:   128 KiB
        MD5:    2efd74e3232ff260e371b99f84024f7f
    bios_CD_J.bin
        [BIOS] Mega-CD (Japan) (1.00S).md
        Size:   128 KiB
        MD5:    a3ddcc8483b0368141adfd99d9a1e466

NES / Famicom
    disksys.rom
        [BIOS] Nintendo Famicom Disk System (Japan).bin
        Size:   8192 bytes
        MD5:    ca30b50f880eb660a320674ed365ef7a

Odyssey2
    o2rom.bin
        [BIOS] Magnavox Odyssey2 (USA, Europe).bin
        Size:   1 KiB
        MD5:    562d5ebf9e030a40d6fabfc2f33139fd

PC Engine
    syscard3.pce
        [BIOS] TurboGrafx CD Super System Card (USA) (v3.0).pce
        Size:   256 KiB
        MD5:    0754f903b52e3b3342202bdafb13efa5

PC-FX
    pcfx.bios (pcfx.rom)
        NEC PC-FX BIOS (1994)(NEC)(JP)[a].bin
        Size:   1 MiB
        MD5:    08e36edbea28a017f79f8d4f7ff9b6d7
        SHA-1:  1a77fd83e337f906aecab27a1604db064cf10074

PlayStation:
    scph5500.bin
        Sony PlayStation SCPH-5500 BIOS v3.0 (1996-09-09)(Sony)(JP)
        Size:   512 KiB
        MD5:    8dd7d5296a650fac7319bce665a6a53c
    scph5501.bin
        Sony PlayStation SCPH-7003 BIOS v3.0 (1996-11-18)(Sony)(US)
        Size:   512 KiB
        MD5:    490f666e1afb15b7362b406ed1cea246
    scph5502.bin
        Sony PlayStation SCPH-5502 - SCPH-5552 BIOS v3.0 (1997-01-06)(Sony)(EU)
        Size:   512 KiB
        MD5:    32736f17079d0b2b7024407c39bd3050

PSP:
    A pasta PPSSPP contém alguns [i]assets[/i] como *.zim e *.pgf, baixado de https://github.com/hrydgard/ppsspp

Sega Saturn:
    saturn_bios.bin (você pode escolher qualquer uma dessas bios)
        Sega Saturn BIOS v1.00a (1995)(Sega)(US)(M6)
        Size:   512 KiB
        MD5:    f273555d7d91e8a5a6bfd9bcf066331c
        Ou escolha outra bios dessas outras regiões:
        Sega Saturn BIOS v1.01a (1995)(Sega)(EU)(M6)
        Size:   512 KiB
        MD5:    3240872c70984b6cbfda1586cab68dbe
        Sega Saturn BIOS v1.01 (1995)(Sega)(JP)(M6)
        Size:   512 KiB
        MD5:    85ec9ca47d8f6807718151cbcca8b964

SNES (todos esses arquivos são somente necessários para o bsnes e bsnes-mercury):
    dsp1.data.rom
        [BIOS] DSP1 (World).bin (last 2 KiB of this file)
        dd if="[BIOS] DSP1 (World).bin" of=dsp1.data.rom bs=2048 skip=3 count=1
        MD5:    3d81b45fa0c2aa8b852dfb1ece7c0971
    dsp1.program.rom
        [BIOS] DSP1 (World).bin (first 6 KiB of the same file)
        dd if="[BIOS] DSP1 (World).bin" of=dsp1.program.rom bs=6144 count=1
        MD5:    ae209fbe789fbf11a48aea5ab1197321

    dsp1b.data.rom
        [BIOS] DSP1 B (World).bin (last 2 KiB of this file)
        MD5:    1e3f568634a7d8284020dddc0ae905bc
    dsp1b.program.rom
        [BIOS] DSP1 B (World).bin (first 6 KiB of the same file)
        MD5:   d10f446888e097cbf500f3f663cf4f6d

    dsp2.data.rom
        [BIOS] DSP2 (World).bin (last 2 KiB of this file)
        MD5:    e9417e29223b139c3c4b635a2a3b8744
    dsp2.program.rom
        [BIOS] DSP2 (World).bin (first 6 KiB of the same file)
        MD5:    aa6e5922a3ed5ded54f24247c11143c5

    dsp3.data.rom
        [BIOS] DSP3 (World).bin (last 2 KiB of this file)
        MD5:    0a81210c0a940b997dd9843281008ee6
    dsp3.program.rom
        [BIOS] DSP3 (World).bin (first 6 KiB of the same file)
        MD5:    d99ca4562818d49cee1f242705bba6f8
 
    dsp4.data.rom
        [BIOS] DSP3 (World).bin (last 2 KiB of this file)
        MD5:    ee4990879eb68e3cbca239c5bc20303d
    dsp4.program.rom
        [BIOS] DSP3 (World).bin (first 6 KiB of the same file)
        MD5:    a151023b948b90ffc23a5b594bb6fef2

    cx4.data.rom
        [BIOS] CX4 (World).bin
        MD5:    037ac4296b6b6a5c47c440188d3c72e3

    st010.data.rom
        [BIOS] ST010 (Japan, USA).bin (last 4 KiB of this file)
        dd if="[BIOS] ST010 (Japan, USA).bin" of=st010.data.rom bs=4096 skip=12 count=1
        MD5:    254d70762b6f59f99c27c395aba7d07d
    st010.program.rom
        [BIOS] ST010 (Japan, USA).bin (first 48 KiB of the same file)
        dd if="[BIOS] ST010 (Japan, USA).bin" of=st010.program.rom bs=49152 count=1
        MD5:    1d70019179a59a566a0bb5d3f2845544

    st011.data.rom
        [BIOS] ST011 (Japan).bin (last 4 KiB of this file)
        MD5:    10bd3f4aa949737ab9836512c35bcc29
    st011.program.rom (ST-0011 PROGRAM)
        [BIOS] ST011 (Japan).bin (first 48 KiB of the same file)
        MD5:    95222ebf1c0c2990bcf25db43743f032

    st018.data.rom
        [BIOS] ST018 (Japan).bin (last 32 KiB of this file)
        dd if="[BIOS] ST018 (Japan).bin" of=st018.data.rom bs=32768 skip=4 count=1
        MD5:    49c898b60d0f15e90d0ba780dd12f366
    st018.program.rom
        [BIOS] ST018 (Japan).bin (first 128 KiB of the same file)
        dd if="[BIOS] ST018 (Japan).bin" of=st018.program.rom bs=131072 count=1
        MD5:    dda40ccd57390c96e49d30a041f9a9e7

    sgb.boot.rom
        [BIOS] SGB-CPU (World).bin (é o sgb.rom dentro de "Super Game Boy (World) (Rev 2).zip")
        Size:   256 B
        MD5:    d574d4f9c12f305074798f54c091a8b4


Note: 1 KiB = 1024 bytes
      1 MiB = 1024 KiB
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Sergio Benjamim

#25
Citação de: 4pr0p02 online 26 de Agosto de 2015, 21:29
Alguém conseguiu rodar pc-engine/pce-cd e pc-fx pelo retroarch ??

Só consegui rodar o supergrafx(turbografx 16). Na versão retroarch do windows roda de boa!! 

Você precisa carregar o CD pelo .cue, usando o Mednafen PCE FAST. Precisa ter a bios syscard3.pce.

Para o PC-FX, precisa da bios pcfx.bios, core Mednafen PC-FX (e carregar pelo .cue também, assim como todo core do Mednafen que roda CD)

Configurou corretamente a pasta System/BIOS ?

Aqui está carregando normalmente.

edit: pelo Core que você está usando, deve ser esse o problema.  Carregando pelo "Load Content --> Select File and Detect Core", não tem como aparecer o Mednafen SGX (SuperGrafx) nas opções, esse core não carrega CDs. Muito menos PC-FX.
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Sergio Benjamim

Citação de: 4pr0p02 online 27 de Agosto de 2015, 14:52
Quando tento carregar o arquivo.cue, o retroarch simplesmente fecha.

Não é problema no Core... você não está usando os do PPA? :/

Seu .cue provavelmente está errado, povo do windows não sabe o significado de "case sensitivity". Veja se o nome no .cue corresponde exatamente ao .bin. No windows funciona porque maiúsculo = minúsculo, já em Unix dá pau

* abrir o .cue com editor de texto
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Sergio Benjamim

Citação de: 4pr0p02 online 27 de Agosto de 2015, 21:02
Estou usando os do PPA!! Meus arquivos .cue estão corretos!! Vou desinstalar meu retroarch e fazer uma instalação limpa do zero!! Eu tenho um bkp completo da versão 1.0.0.3 e roda perfeitamente!!

Cara, é mais provável que seja o seu jogo aí, não o RetroArch. Posta o .cue aí em algum lugar, tipo hastebin
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Sergio Benjamim

#28
Citação de: 4pr0p02 online 04 de Setembro de 2015, 23:33
Sergio,

Segue o link de um howTo basico  pra ajudar o pessoal que tem dificuldade para instalar e configurar o retroarch no ubuntu e derivados!

https://www.youtube.com/watch?v=c1Gr8OsLATs

Legal, estou assistindo.

Mas a afirmação de que "pcsx_rearmed roda vários jogos que o mednafen não roda" é bem imprecisa. O mednafen é um dos melhores emus para PlayStation, um dos mais precisos também. O pcsx_rearmed só presta em plataforma ARM (android por exemplo), tentei usar ele no PC e reparei logo de cara vários problemas no áudio. Por isso que eu nem disponibilizei ele para PC.

Como eu disse antes, o problema deve ser nas suas imagens (provável no seu .cue), não no emulador.

---

Não é mais fácil carregar o jogo por Load Content --> Select File and Detect Core ?

---

Em relação aos overlays, tem como carregar automaticamente cada um, dependendo do Core em uso, usando o recurso de Load Override Files, você habilita isso em Settings --> Configuration --> Load Override Files Automatically, altere para ON. Essa opção pode ser usada para shaders, resolução e outras opções também. Basicamente, você vai criar uma pasta com o nome do Core, e dentro dela, vai criar um arquivo de .cfg com mesmo nome, por exemplo, no seu caso ficaria ~/.config/retroarch/configs/Mednafen PCE Fast/Mednafen PCE Fast.cfg, daí você coloca dentro desse arquivo as opções que vão destoar da configuração geral, por exemplo (que você pode copiar lá do ~/.config/retroarch/retroarch.cfg).

Exemplo: quero que carrege um determinado overlay de gamepad no android pro PCE Fast, então eu fiz:


input_overlay = "/data/data/com.retroarch/overlays/gamepads/flat/turbografx-16.cfg"


No seu caso, ficaria:


input_overlay = "/usr/share/libretro/overlays/overlays/NEC-PC-Engine-Bezel-16x9-2560x1440.cfg"


Você pode montar um pack de config e compartilhar :)

(para quem não acompanhou o vídeo, você tem que definir a pasta de configuração lá em Settings --> Directory --> Config Dir, por padrão está em ~/.config/retroarch/)
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LocoYoshi

Olá. Sou um usuário recente no Ubuntu. Instalei o RetroArch e estou jogando sem problemas nos emulador bem diferente em alguns casos) que o SO apresenta.

Um outro problema foi na geração da playlist de jogos do NDS, onde boa parte deles não aparece na playlist, como Radiant Historia. O jogo em si, funciona normalmente qnd indico o arquivo dele em load content, mas na playlist ele não aparece, mesmo estando no mesmo diretório que os outros jogos. Com  Castlevania Order Of Ecclesia, acontece o mesmo.