Autor Tópico: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity  (Lida 30344 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Não é exatamente uma notícia nova, tendo em vista diversos rumores e essa matéria foi publicada em março. Como não vi nenhuma postagem sobre isso, só alguns comentários a respeito, não só meus mais de outro usuários, acho válido para que ainda não se inteirou sobre o que tá acontecendo e sobre o que virá provavelmente no Ubuntu 13.10 já que estão disponibilizando um pré-built pra usuários testarem.

Citar
A mudança foi necessária porque, segundo Jono Bacon, os atuais servidores gráficos não suprem as necessidades de convergência do Ubuntu. O trabalho no novo servidor gráfico começou em julho do ano passado, e a empresa está trabalhando com as fabricantes de hardware para que os drivers de vídeo proprietários funcionem já na sua primeira versão estável.

Vale lembrar que o Mir não é baseado no X, atual servidor gráfico do Ubuntu, ou no Wayland. Ele foi escrito do zero.
Objetivos do Mir

Segundo o wiki o projeto, esses são os objetivos do novo servidor gráfico:
Funcionalidades bem definidas

Apenas serão adicionadas funcionalidades necessárias para o Ubuntu, permitindo um código mais limpo e otimizado. A performance deve melhorar consideravelmente com isso.
Testes, testes e mais testes

O servidor será testado o máximo possível, para ter certeza de que ele irá simplesmente funcionar.
Versatilidade e flexibilidade

O servidor será facilmente adaptável e portável para diferentes dispositivos, de forma que o Mir poderá ser usado em televisões, celulares, computadores e outros aparelhos.

Para uma lista completa de objetivos e maiores informações sobre o servidor gráfico, acesse a página dele no wiki do Ubuntu.
Quando ele estará disponível?

Devemos ter a primeira demonstração usável do Mir e do Unity usando QT ainda esse mês, e segundo a wiki do projeto, o Mir também irá substituir o servidor gráfico do Ubuntu Touch, que atualmente usa o SurfaceFlinger do Android.
A versão final de ambos os produtos deve estar pronta na próxima LTS do Ubuntu, em 2014, quando também teremos a versão final do Ubuntu Touch, mas aparentemente o Ubuntu 13.10 já irá utilizar os novos produtos.

Fonte: http://www.ubuntubrsc.com/canonical-anuncia-servidor-grafico-mudancas-unity.html

Quem quiser testar o Mir: https://wiki.ubuntu.com/Mir/Spec?action=show&redirect=MirSpec
Ubuntu Studio 22.04 LTS

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2013, 21:24 »
Ubuntu - cada vez menos uma mera distribuição Linux e mais um SO independente. Eu curto isso. E acredito que essas mudanças virão para o bem.
« Última modificação: 19 de Abril de 2013, 21:36 por eliseu_carvalho »

Offline Raul Liota da Rosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2013, 21:48 »
Eu acho interessante isso, e eu não me supreenderia se daqui a alguns anos a Canonical desenvolvesse seu próprio kernel, abandonando o kernel do Linux.

Acho que só a mudança pra QT, já é uma grande mudança, o QT sempre foi muito superior ao GTK. Já o Mir é esperar pra ver, acho que pode dar certo, já que o X é da década de 80, e apesar de todas as atualizações, ele está defassado.

Offline jrobertoct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2013, 22:08 »
melhorar o que já é ótimo, bom demaaaais!
Espero que o sistema de arquivos continue com a mesma segurança e imunidade.
Plataforma Linux é simplesmente especial e excepcional.
Abraços.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2013, 22:50 »
Eu acho interessante isso, e eu não me supreenderia se daqui a alguns anos a Canonical desenvolvesse seu próprio kernel, abandonando o kernel do Linux.

Acho que só a mudança pra QT, já é uma grande mudança, o QT sempre foi muito superior ao GTK. Já o Mir é esperar pra ver, acho que pode dar certo, já que o X é da década de 80, e apesar de todas as atualizações, ele está defassado.
Em 2004 alguns diziam que o desenvolvimento a partir do zero do kernel Linux valia pelo menos 612 milhões de dólares http://www.dwheeler.com/essays/linux-kernel-cost.html
Em 2006 um estudo apontou o custo de desenvolvimento em pelo menos 1,14 bilhões de dólares http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_kernel#Estimated_cost_to_redevelop
Em 2008, era 1,4 bilhões de dólares http://www.itbusinessedge.com/cm/blogs/mah/linux-foundation-pegs-value-of-linux-kernel-at-14-billion/?cs=16410
Em 2011 subiu pra 3 bilhões a conta... http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_kernel#Estimated_cost_to_redevelop

Estamos em 2013... quanto será a estimativa agora ???
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Raul Liota da Rosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2013, 22:52 »
Eu acho interessante isso, e eu não me supreenderia se daqui a alguns anos a Canonical desenvolvesse seu próprio kernel, abandonando o kernel do Linux.

Acho que só a mudança pra QT, já é uma grande mudança, o QT sempre foi muito superior ao GTK. Já o Mir é esperar pra ver, acho que pode dar certo, já que o X é da década de 80, e apesar de todas as atualizações, ele está defassado.
Em 2004 alguns diziam que o desenvolvimento a partir do zero do kernel Linux valia pelo menos 612 milhões de dólares http://www.dwheeler.com/essays/linux-kernel-cost.html
Em 2006 um estudo apontou o custo de desenvolvimento em pelo menos 1,14 bilhões de dólares http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_kernel#Estimated_cost_to_redevelop
Em 2008, era 1,4 bilhões de dólares http://www.itbusinessedge.com/cm/blogs/mah/linux-foundation-pegs-value-of-linux-kernel-at-14-billion/?cs=16410
Em 2011 subiu pra 3 bilhões a conta... http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_kernel#Estimated_cost_to_redevelop

Estamos em 2013... quanto será a estimativa agora ???
Bem o Tio Mark é um cara bilionario...kkkk

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2013, 22:53 »
Bom, acho que, quanto ao kernel, deve ser o mesmo. Fazer um kernel novo do zero é trabalho em excesso e que pessoalmente julgo desnecessário.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #7 Online: 19 de Abril de 2013, 22:58 »
Bom, acho que, quanto ao kernel, deve ser o mesmo. Fazer um kernel novo do zero é trabalho em excesso e que pessoalmente julgo desnecessário.
Isso é fato.

Sei que enquanto eu tiver meus programas pela linha de comando pode vir Wayland, Mir e qualquer um que to safo! XD
(alias, um dos melhores softwares livres, o octave, nem tem interface gráfica oficial, uso ele direto na facul :) )
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Bruno Aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2013, 18:51 »
Bonitos realmente estão ficando.

Será que já teremos eles na próxima LTS ?
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2013, 18:59 »
Acho que o Mir vai estar pronto só no 16.04 LTS. Pra mim, quanto mais se distanciarem do linux, melhor. Isso vai ajudar muito na padronização (no qual sou a favor).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2013, 19:22 »
Pra mim, quanto mais se distanciarem do linux, melhor. Isso vai ajudar muito na padronização (no qual sou a favor).

Acho que é possível padronizar, mas sem necessariamente se afastar do Linux, pois isso, como falei antes, exigiria o desenvolvimento de um novo kernel, totalmente do zero, o que seria um trabalho monstruoso e completamente desnecessário. O próprio Android usa kernel Linux, mas ninguém chama ele de "Android Linux"  ::)

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2013, 19:29 »
Eu particularmente não vejo problema em ficar ligado ao Linux, afinal nasceu do linux. Vejo com bons olhos essa "modernização" ou investida da canonical, proporcionando qualidade. Procurando melhorar, não apenas ser mais uma distro como a maioria que tem por ai que apenas mudam tema e esquema de cores.
 

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2013, 19:55 »
Acho que o Mir vai estar pronto só no 16.04 LTS. Pra mim, quanto mais se distanciarem do linux, melhor. Isso vai ajudar muito na padronização (no qual sou a favor).

Eu duvido muito que esse Mir esteja pronto até abril do ano que vem, é pouco tempo, dado que é a Canonical. A menos que ela aumente a quantidade de engenheiros de software trabalhando no projeto.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #13 Online: 18 de Maio de 2013, 15:17 »
Tem gente em fóruns reclamando do mir... Me diz aí por que estão reclamando se ele é GPLV3 only? Stallman quer inclusive que tudo vá para GPLV3

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #14 Online: 19 de Maio de 2013, 16:46 »
Tem gente em fóruns reclamando do mir... Me diz aí por que estão reclamando se ele é GPLV3 only? Stallman quer inclusive que tudo vá para GPLV3

Estão reclamando do mir em que aspecto? Ele é só protótipo ainda...
Ubuntu Studio 22.04 LTS