Autor Tópico: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity  (Lida 30324 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #30 Online: 21 de Maio de 2013, 01:41 »
Essa é uma tradução com "notas do editor", do artigo que linkei anteriormente. Não acho que seja "medo" dessa forma ai, até porque as coisas realmente encaminham mais favoráveis pro wayland, praticamente todos que teriam que se envolver já fizeram, as únicas pontas soltas que vejo são relativas a nvidia e amd, que ainda não decidiram se vão portar os drivers proprietários delas (coisa que pode preocupar alguns usuários domésticos de desktop, mas não a maioria dos desenvolvedores). Fora que o adendo do unity no arch, foi um péssimo exemplo, ele não está nos repositórios oficiais, e a instalação requer a substituição de pacotes, por versões com patchs que o ubuntu aplica (exatamente o ponto citado, que ele teme que aconteça, pois dificulta o desenvolvimento).

Até entendo e nem acho que eles devam aderir cegamente ao mir. É muito mais sóbrio ficar com o wayland.
Só acho que o Ubuntu é a maior, porém é só mais uma distro. Acredito que as distros baseadas no Ubuntu vão acabar mudando e focando no Debian, como é o caso do mint, que tem versão Debian e versão Ubuntu. Eu exagerei um pouco no medo deles, mas é uma coisa a se pensar. E se ocorrer o movimento inverso dessa especulação e o desenvolvimento por parte de algumas empresas importantes focarem-se no Ubuntu e deixar de lado outras distros?
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #31 Online: 21 de Maio de 2013, 04:23 »
O Ubuntu é a distro mais usada em desktops de usuários domésticos. Quanto a pergunta, se você está pensando em aplicativos do usuário, como o steam, a diferença (devido a escolha do servidor) é nula no curto, médio e - muito provavelmente - no longo prazo; porque o trabalho é nos toolkits, e os maiores/mais usados afirmaram que vão suportar o wayland, enquanto a Canonical vai fazer o mesmo pro mir, só que no downstream. Já os drivers de vídeo podem ser um problema, mas também só no longo prazo. Nenhuma mudança externa sozinha, mata o wayland nos próximos ~5 anos.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #32 Online: 21 de Maio de 2013, 07:44 »
Uma dúvida:

Se a Canonical decidir fechar o Ubuntu/Unity/Mir para ser utilizado em todas as plataformas possíveis em virtude do ganho capital que terá, e deixar de ser possível fazer transições com outros ambientes gráficos, valerá a pena continuar com um Ubuntu applerizado... ???
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline lpds25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #33 Online: 22 de Maio de 2013, 06:02 »
Concordo com a ideia do Ubuntu se tornar fechado a outros ambientes. Pela experiência que tive quando usei Ubuntu + GNOME3, nos primeiros tempos da era Unity achei que havia uma perda de funcionalidade e principalmente de desempenho
Sou apologista de que quem quiser testar outros ambientes deveria primeiro testá-los em VM ou LiveCD e depois instalar a versao do Ubuntu que já vem com o ambiente escolhido por padrão.
Utilizador Ubuntu nº 29843

Offline yzeljunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #34 Online: 22 de Agosto de 2013, 21:20 »
acho que se for pro ubuntu sai da casinha e vira um S.O independente,que faça bem feito. pra mim o importante é ter um bom sistema e atualmente nao julgo o ubuntu um bom sistema.eu pessoalmente ficarei com o ubuntu até o 14.04,se tiver bom(muito bom) eu fico,caso contrário to partindo pro mac.a galera do linux reclama da apple ser capitalista,fechada e etc,mas dos seus produtos ninguem reclama entao sendo algo bom pouco me importa mir,x.org,wayland, o importante é a qualidade.

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #35 Online: 22 de Agosto de 2013, 21:29 »
acho que se for pro ubuntu sai da casinha e vira um S.O independente,que faça bem feito. pra mim o importante é ter um bom sistema e atualmente nao julgo o ubuntu um bom sistema.eu pessoalmente ficarei com o ubuntu até o 14.04,se tiver bom(muito bom) eu fico,caso contrário to partindo pro mac.a galera do linux reclama da apple ser capitalista,fechada e etc,mas dos seus produtos ninguem reclama entao sendo algo bom pouco me importa mir,x.org,wayland, o importante é a qualidade.
Alguém que partilha da minha opinião @_@ eu até gosto dos macs, bastante, mas o preço, a o preço .-. o negócio é comprar um mac na app store (da pra fazer isso sem um mac?) e fazer um hackintosh kkkk
 Mas sinceramente, eu acho a unity bem bonita, da um certo gosto de ver ela (padrão, com aquele belo wallpaper abstrato) mas não tem aquela funcionalidade de um XFCE, sabe?
« Última modificação: 22 de Agosto de 2013, 21:31 por pylm69 »
Rolling Release é o máximo \o/

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #36 Online: 28 de Agosto de 2013, 20:02 »
Camarada, não consigo achar o XFCE muito funcional...
entretanto a última vez que usei o XFCE foi no 10.04. Rodei o 10.04 com XFCE num pentium III 750MHz com 256MB de ram, da Câmara Municipal de Paraty. Usei o Kernel Omnislash e instalei todos os aplicativos com apt-build. Esse PC esteve assim e sem atualização de versão de 2011 até 3 meses atrás (incrivelmente), funcionando bonitinho, até que finalmente compraram PCs novos. Aí eu instalei o Ubuntu 12.10 padrão. Vou até dar uma olhada em como está agora o XFCE... torço para me surpreender!!
« Última modificação: 28 de Agosto de 2013, 20:04 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #37 Online: 28 de Agosto de 2013, 20:53 »
O xfce "seco" não tem grana mesmo, mas depois de um dock (eu uso o plank), um bom tema de ícones (uso o faenza), dar uma mexida nos painéis, tirar e colocar coisas, um wallpapers descente (aquele azul morto com o ratinho, não rola .-.) e quem sabe até trocar o xfwm4 pelo gala (do eOS), xfce é muita coisa pra fazer ;D
Rolling Release é o máximo \o/

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #38 Online: 28 de Agosto de 2013, 23:04 »
Eu falo mais das opções disponíveis no gerenciador de arquivos (thunar)... a interface é clean... segue normal.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Creto

  • Visitante
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #39 Online: 29 de Agosto de 2013, 00:01 »
Camarada, não consigo achar o XFCE muito funcional...
entretanto a última vez que usei o XFCE foi no 10.04. Rodei o 10.04 com XFCE num pentium III 750MHz com 256MB de ram, da Câmara Municipal de Paraty. Usei o Kernel Omnislash e instalei todos os aplicativos com apt-build. Esse PC esteve assim e sem atualização de versão de 2011 até 3 meses atrás (incrivelmente), funcionando bonitinho, até que finalmente compraram PCs novos. Aí eu instalei o Ubuntu 12.10 padrão. Vou até dar uma olhada em como está agora o XFCE... torço para me surpreender!!
hehe

Se você desse uma volta em outros (digamos) "ares" iria se surpreender com este Xfce...

T+

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Canonical anuncia seu próprio servidor gráfico e mudanças no Unity
« Resposta #40 Online: 29 de Agosto de 2013, 01:18 »
Camarada, não consigo achar o XFCE muito funcional...
entretanto a última vez que usei o XFCE foi no 10.04. Rodei o 10.04 com XFCE num pentium III 750MHz com 256MB de ram, da Câmara Municipal de Paraty. Usei o Kernel Omnislash e instalei todos os aplicativos com apt-build. Esse PC esteve assim e sem atualização de versão de 2011 até 3 meses atrás (incrivelmente), funcionando bonitinho, até que finalmente compraram PCs novos. Aí eu instalei o Ubuntu 12.10 padrão. Vou até dar uma olhada em como está agora o XFCE... torço para me surpreender!!

 :D se depois de rodar o xfce nesta incrível máquina ele ainda não é funcional... eu imagino se um dia ele se tornar funcional onde e como rodará...

Camarada, o meu xubuntu fica muito funcional e rápido com a barra na lateral esquerda com vários lançadores, outra barra na parte superior com menu e home, e a pesquisa do synapse.

Gosto da beleza do unity, mas o desempenho e as pequenas travadas deixam a desejar.

Vida longa, amigo.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!