Autor Tópico: Ideias para um "Ubuntu minimalista"  (Lida 18590 vezes)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #75 Online: 08 de Junho de 2012, 20:23 »
Entrei novamente no madbox e fui olhar o cache do apt-get e não é que tinha algo por lá. Vi que também tinha uma versão de kernel mais antiga além do mais novo, então usei os comandos:

sudo apt-get clean
sudo apt-get remove --purge linux-image-versão_do_kernel_antigo
sudo apt-get autoremove


e baixou de 1.7G para 1.4G, então ainda tem uma "gordura" para queimar aqui.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #76 Online: 08 de Junho de 2012, 20:35 »
Firefox num pc com 64RAM num rola não, já acho difícil num 128RAM. Era melhor o chromium mesmo. E o lightdm no lugar do gdm. Os outros programas ainda acho válidos.

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #77 Online: 08 de Junho de 2012, 21:09 »
Fiz a ISO do sistema "turbinado" e o tamanho final foi de... de... 771MB. Resultado: vou refazer tudo, deixando apenas o GDM (por algum motivo o LightDM não se deu bem no VirtualBox), o XTerm, a interface E17 e o Chromium. De certa forma será um sistema voltado à navegação na Internet.
Já não me interessa mais se a ISO vai ficar com pouco mais de 400MB e se a instalação vai passar ligeiramente de 1GB. O que importa é que ele funcione bem com memória RAM entre 64 e 128MB sem grandes problemas.
Acho que, para fazer um sistema ainda mais compacto, eu teria que me basear não no Ubuntu, mas no core do Debian, que provavelmente deve ser bem menor, já que não tem as "gordurinhas" do Ubuntu.
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 21:14 por eliseu_carvalho »

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #78 Online: 08 de Junho de 2012, 21:16 »

Acho que, para fazer um sistema ainda mais compacto, eu teria que me basear não no Ubuntu, mas no core do Debian, que provavelmente deve ser bem menor, já que não tem as "gordurinhas" do Ubuntu.

Certamente.

Só a título de informação, cortando daqui e dali no madbox via VB já diminui para 1.2G e ainda tá rodando, hehehe, bem próximo do que você alcançou com o minimalista.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #79 Online: 08 de Junho de 2012, 22:20 »
E a saga continua, hehe  :P

Agora há pouco consegui fazer uma ISO de 406MB. Dessa vez usei não o GDM, mas o XDM como gerenciador de login. O resto ficou igual: XTerm, E17 e Chromium. Será que agora vai?

OBS.: Estou fazendo upload da ISO e do md5sum na minha conta do UbuntuOne e depois vou disponibilizar os links para quem quiser testar.
« Última modificação: 09 de Junho de 2012, 14:12 por eliseu_carvalho »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #80 Online: 09 de Junho de 2012, 14:13 »
Chegou a criança, eeeee  ;D ;D ;D ;D

http://ubuntuone.com/2E9qWCBilkED2vlUScLqQY - ISO
http://ubuntuone.com/6KWCLV6yxKiDva2quoVA5Y - md5sum

Baixem aí, façam o teste e me digam o que ainda mais pode ser feito. E se alguém quiser ir além e editar o sistema, fique à vontade. Afinal, software livre é isso  :D

OBS,: Só avisando que ainda é um trabalho inacabado, então é fortemente recomendado testar em máquina virtual. A ISO ainda precisa de bastante refinamento, e o sistema também. Inclusive, se alguém se dispuser a continuar o projeto para mim, agradeço, pois preciso fazer outras coisas agora.
« Última modificação: 09 de Junho de 2012, 16:34 por eliseu_carvalho »

Offline mkmr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #81 Online: 12 de Junho de 2012, 17:53 »
Como vcs conseguiram iniciar o Enlightenment?
Eu instalei em uma virtualbox no Minimal CD, dei sudo apt-get install e17
ele baixou, instalou e tudo ok, porém ao reiniciar ele cai na mesma tela de sempre
do login no modo texto.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #82 Online: 12 de Junho de 2012, 18:49 »
Se você baixou a ISO do link acima, o E17 já está instalado, mas ainda falta um polimento quanto ao acesso à interface e mais uma série de coisas - é um trabalho incompleto ainda.
Se baixou o Ubuntu Minimal, não basta apenas instalar o E17, tem que instalar também um gerenciador de login - GDM, por exemplo:

sudo apt-get install xorg xterm gdm e17

Offline mkmr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #83 Online: 16 de Junho de 2012, 00:25 »
Valeu cara, to instalando aqui, também to montando um Ubuntu minimalista pra rodar
no pc do meu irmão (um celeron com 512 de ram), é só dar uma editada no visual
que ele larga as janelas de vez já que lá tá pesando demais hehe.


Offline rafael.luc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #84 Online: 20 de Julho de 2012, 14:08 »
Como anda o projeto?  Ja tinha pensado em algo assim faz algum tempo. Fiz com o 10.04 e o Gnome ficou com 1.7G.
O Ubuntu minimal na verdade e apenas uma versão para caber em um CD pequeno sendo a instalação por http, tanto no minimal quanto no Ubuntu server vem com muita pasta para programas que podem ser removidos, como Games, evolution, language-pack-en, etc... O difícil sera nao ter que baixar todo o Gnome ou Unit so por causa de um programa

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #85 Online: 20 de Julho de 2012, 15:02 »
Como anda o projeto?  Ja tinha pensado em algo assim faz algum tempo.

Faz muito tempo que parei com o projeto, inclusive, se quiser dar continuidade a ele, agradeço  ;D

Offline rafael.luc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #86 Online: 20 de Julho de 2012, 15:14 »
Estava montando com o 12.04? Acho que vou dar continuidade sim

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #87 Online: 20 de Julho de 2012, 15:29 »
estou baixando e ansioso por ver e testar...
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #88 Online: 20 de Julho de 2012, 16:59 »
Estava montando com o 12.04? Acho que vou dar continuidade sim

Sim, parti do 12.04 Minimal 32-bit. Que bom que vai continuar o projeto  :)

Creto

  • Visitante
Re: Ideias para um "Ubuntu minimalista"
« Resposta #89 Online: 20 de Julho de 2012, 18:55 »
Chegou a criança, eeeee  ;D ;D ;D ;D

http://ubuntuone.com/2E9qWCBilkED2vlUScLqQY - ISO
http://ubuntuone.com/6KWCLV6yxKiDva2quoVA5Y - md5sum

Baixem aí, façam o teste e me digam o que ainda mais pode ser feito. E se alguém quiser ir além e editar o sistema, fique à vontade. Afinal, software livre é isso  :D

OBS,: Só avisando que ainda é um trabalho inacabado, então é fortemente recomendado testar em máquina virtual. A ISO ainda precisa de bastante refinamento, e o sistema também. Inclusive, se alguém se dispuser a continuar o projeto para mim, agradeço, pois preciso fazer outras coisas agora.
Rapaz, confesso que ainda não tinha dado a devida importância ao tópico, mas agora vem as perguntas:

Eliseu foi você quem fez a ISO?
Sou meio aficcionado a distros feitas por pessoas tupiniquins, o download ainda está dispponivel?
E mesmo o E17 - Enlightenment?

Se todas as repostas forem sim, parabéns!!! Um dia chego lá heheh
E melhorando a minha net irei baixar sim mas usarei uma partição mesmo, não tenho medo.

Valeu mesmo.

T+