Autor Tópico: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits  (Lida 299085 vezes)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #180 Online: 05 de Junho de 2014, 15:36 »
Tentando jogar esse Viper Phase 1, mas me deparo com um contador que começa no 999 e vai diminuindo... achei uma solução para contornar isso: espere chegar até 000, aperte F3, o jogo vai começar, aperta tab para acessar o menu do mame, vá no dipswitches, e desabilite o auto update (OFF). Daí na próxima vez não vai mais ter esse contador. Não tem uma maneira mais prática não?

http://128bit.me/index.php?topic=27484.0
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #181 Online: 05 de Junho de 2014, 16:49 »
POde ate parecer um sacrilegio, mas eu usei o MESS umas 5 vezes e so, e foi bem superficial!!! Ele e um multi emulador bem competente e flexivel segundo o que eu vejo por ai!!! Parece que ele e suportado pelo Mame-team tbm.

Que tal um tutorial sobre o MESS??? ; ) Vc ja usou? è legal? tem algum front end bacana so dele? Poderia colocar ele no Cabrio FE ou em qualquer front-end.

O Cabrio FE foi feito para ser usado em maquinas mesmo, fliperamas assim como o Whacade. O modo de configurar o MESS pelo que eu me lembro e o mesmo do Mame tem la o ini e vc configura por la. Eu preciso terminar o tutorial do Cabrio....mostrando as configuraçoes....

A questao do Viper Phase1, que e um jogao tbm!!! vc aperta f10 ou pgdn no teclado para a contagem ir mais rapido, nao tem outra forma, depois que ele gravou o nvram do game ele nao conta mais, desmarque tbm o update aperando f2.

O Pier Solar foi feito um acordo entre os "rom hackers" mais conhecidos para nao debulharem ele eheheheh ate que um "chines" conseguiu quebrar a proteção, ate que demorou um pouco, nao? Tem game e console que mal sai e na primeira semana o pessoal ja bola um destrave para ele...

Eu tambem gostaria de jogar o Pier mas no cartucho mesmo e se possivel no Sega-CD(aquele modelo 1), esses dias vi um cara na internet todo feliz que havia comprado o game (era brasileiro) e quando foi testar nao estava em portugues ehehehehe ele pegou outra versao se nao estiver enganado uma mais antiga, e nao a "Reprint" que vinha com mais idiomas ; ) deu para ver que ele nao ficou nada contente...

Vc lembra que o megra-drive tinha um adaptador para colocar o master system nele? heheheheh

Quanto ao Tetris, so testando mesmo veja no arquivo de inicialização do emulador se tem alguma opção, pode ate dar uma olhada na regiao da rom, por exemplo se ela for "PAL" ou "NTSC" pode acontecer isso de ficar branco e preto, o emulador tem essa configuração, se puder deixe em automatico.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
« Última modificação: 05 de Junho de 2014, 17:31 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #183 Online: 05 de Junho de 2014, 17:12 »
Eu tambem gostaria de jogar o Pier mas no cartucho mesmo e se possivel no Sega-CD(aquele modelo 1), esses dias vi um cara na internet todo feliz que havia comprado o game (era brasileiro) e quando foi testar nao estava em portugues ehehehehe ele pegou outra versao se nao estiver enganado uma mais antiga, e nao a "Reprint" que vinha com mais idiomas ; ) deu para ver que ele nao ficou nada contente...

O meu é o Reprint, estava jogando em português :)

Mas meu Sega CD está com o leitor quase quebrando... tenho que virar ele, trocar a posição, pra conseguir ler o CD. Tenho que ir lá na sta efigênia comprar um novo leitor.

Vc lembra que o megra-drive tinha um adaptador para colocar o master system nele? heheheheh

Ôo se lembro, eu tenho ele :D

Mas eu não tenho o Mega Drive 1, então tenho que usar ele no Mega 3 desmontado  :o

Quanto ao Tetris, so testando mesmo veja no arquivo de inicialização do emulador se tem alguma opção, pode ate dar uma olhada na regiao da rom, por exemplo se ela for "PAL" ou "NTSC" pode acontecer isso de ficar branco e preto, o emulador tem essa configuração, se puder deixe em automatico.

Tem opção disso no MESS? Mas eu estou achando que é bug do emulador mesmo. Esse Tetris XD é um caso especial, se você usar o super game boy 1 ele fica com uma borda, se usar o segundo super game boy (aquele meio transparente), dá outra borda.

---

Esse MESS realmente é muito flexível, emula até calculadora!!!

Só que eu não consegui usar o artwork da HP48gx. Consigo usar o overlay em outros jogos, mas não nas calculadoras. E o overlay dela é interativo, dá para apertar nos botões e tudo.

Ele também emula computadores antigos, como o PC da IBM!

---

Não lembro de ter perguntado... você já tentou usar o UME? É o Mame+Mess.

Acho que daria para usar esse UME + Cabrio, não?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #184 Online: 05 de Junho de 2014, 18:12 »
Tentando jogar o Turbo, e tem hora que a imagem fica meio cortada, será que é do jogo ou é erro na emulação?

http://en.zimagez.com/zimage/turbo14.php

E outra coisa, tem hora que a paisagem muda num piscar de olhos, você está no campo e de repente está numa curva com parede de concreto. Era assim esse jogo?

E demorei para sacar que esse jogo pede sample de áudio, além da rom.


Edit: Nah, eu acho que a imagem cortada é mesmo do jogo:

Citar
Here are the roads in order of appearance:
Starting City--Open highway with hills(1)--Open highway--Seashore right side [...]

(1) It's actually one hill. The computer cars disappear briefly from in front of your car to reappear rather close giving the illusion of a hill in front of you.

Essa era a tecnologia da época :)

Estou começando a achar que aquelas mensagens de que o jogo não é emulado 100%, na verdade eles querem dizer que emula 99%:

Citar
9th March 2004: Aaron Giles - I've been talking to Derrick Renaud about the discrete sound system and how I can start getting involved. What I would really like to do is get full sound simulation in Turbo, but that will require some op-amp primitives that Derrick is working on. I did manage to get a start on it by doing the square wave beep sounds, but that's just a tiny bit of the overall mess. I'm added also n-channel sound support (Turbo requires 4 output channels).

Parece que está faltando só a emulação dos amplificadores operacionais usados na placa... ou falta mais coisas? Não entendi a parte do "overall mess".

Achei mais informações da emulação do jogo: http://www.mameworld.info/ubbthreads/showflat.php?Cat=&Number=296351&page=13&view=expanded&sb=1&o=&vc=1
« Última modificação: 05 de Junho de 2014, 18:50 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #185 Online: 05 de Junho de 2014, 22:26 »
Tentando jogar o Turbo, e tem hora que a imagem fica meio cortada, será que é do jogo ou é erro na emulação?

Nesse caso de duvida vc tem que conhecer o game original, ou entao ver algum gameplay com ele, muitas vezes eu me peguei nesse dilema..inclusive com games que eu conhecia muito bem, so nao tinha prestado a atenção nas falhas, que no emulador ficaram ate mais evidentes! Nesse seu caso tem varios fatores, naquela epoca era uma tecnolgia nova ate, entao vc vai ver muita coisa estranha que para a epoca era normal, inclusive os defeitos que nao tinham como consertar por causa da limitação da propria tecnologia empregada. Que parece ser o caso do turbo para simular um desnivel uma "decida" ficou daquele jeito..... ; )

Baixa o sample desse game do meu dropbox ele esta la na pasta "samples" ou baixa de outra fonte. A expectativa do Mame e emular mais perfeitamente possivel o game, so que ha milhares de games que precisam de atenção.

*joguei aqui e e assim mesmo heheheeh ; )

Ja zerou o Pier Solar? realmente vale a pena? Sem spoiler please! ; )
« Última modificação: 05 de Junho de 2014, 22:29 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #186 Online: 06 de Junho de 2014, 20:19 »
Ja zerou o Pier Solar? realmente vale a pena? Sem spoiler please! ; )

Cara, ainda não zerei... mas é muito bacana o jogo viu, ahh se tivesse sido lançado na época de outro do Mega Drive. E é inacreditável o que eles conseguiram fazer em relação aos gráficos, eles conseguiram aumentar o palete de cores na gambiarra :), o jogo é realmente muito colorido e vivo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #187 Online: 07 de Junho de 2014, 01:18 »
Ei Platao, se liga na lista de compatibilidade do MESS:

http://www.progettoemma.net/mess/sysset.php
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #188 Online: 07 de Junho de 2014, 13:38 »
Parece que trocaram o sentido da marcha do Chase HQ à partir do mame 0.149 ou 0.150 (estou usando o artwork dele). Para cima é Low, para baixo é High.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #189 Online: 08 de Junho de 2014, 15:46 »
Platao, não lembro se já perguntei... você conhece alguma versão fork do mame para linux que oferece mais opções de filtros, além do bilinear?

Esse HqMAME te dá a possibilidade de usar o xBRZ e HQx. Gostei do efeito desse xBRZ. Mas só tem para windows :(

O legal desse HqMAME é que eles conseguem manter ele atualizado com o Mame original. O AdvanceMAME por exemplo está na versão 0.106... apesar de o programa em si ser 1.2.

Gosto também do Super 2xSaI, e o do AdvanceMAME Scale 2x, esse fica legal no VBA-M.

---

Cara, jogando o After Burner II, que jogaço! E a música? Sem comentários...
« Última modificação: 08 de Junho de 2014, 15:59 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #190 Online: 08 de Junho de 2014, 19:00 »
O MESS me deixa muito tentado....mas toda vez que eu tento mexer com ele eu acabo nas roms do Mame ; ) vamos ver se quando terminarmos com o VBA e os outros se rola alguma coisa com o MESS tbm!!!

Ja conhecia o Hqmame, nao tenho noção de como começar a debulhar ele e se tem como usar ele no linux(os pluguins).

Tem um cara que poderia ajudar, ele desenvolveu um pluguim para o Kega-fusion se eu nao estiver enganado o nick do cara era "jararaca" hahaha...se vc quer baixar esse pluguim dele que e para ser usado em tvs de alta resolução esta no meu dropbox na parte do Kega dentro de um arquivo comprimido chamado "pluguins".

Precisava entender como que e feito esse arquivo, quais parametros ele passa para dar esse efeito na tela e tbm saber o que eles modificam comparando com o mame original, porque e o mesmo mame que agente conhece o oficial so que eles compilam diferente com outros parametros e adicionam alguma coisa a mais, resta saber o que....

**After Burner II epoca aurea da sega nos arcades, depois que ela conheçou a lançar acessorios no minimo duvidosos, começou a cair no conceito dos jogadores, e acho o mega drive o console mais carismatico de todos!!!

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #191 Online: 09 de Junho de 2014, 11:06 »
Vamos ver, será um projeto à longo prazo. Tinha que tentar ver uma maneira de fazer só os patchs e facilitar na hora de aplicar no código fonte original do Mame. Dependendo de como é feito, dá para deixar automatizado com o quilt por exemplo, e evita de estagnar em uma versão específica.

---

Cara, eu baixei o código fonte do Mah!Cade, o cara está mexendo nele até hoje em dia, o último commit foi em maio. Eu só achei meio bagunçado, tentando entender... não tem makefile, nem CMakeLists... procurando um jeito de fazer um "make clean" da vida... e o cara faz o pacote deb de um jeito gambiarrado...

Sem contar que ele ainda faz uso do Hal. Isso já não era usado no ubuntu 12.04 se não me engano.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #192 Online: 09 de Junho de 2014, 11:17 »
**coloquei o seu PPA na descrição dos dois videos para o pessoal baixar.

Sim, tbm o mahcade e um fork o cara que mantem e esse aqui http://www.mameau.com/

O hal ainda tem para ser isntalado no 12.04, faz parte do repositorio oficial, mas nao no 14.04, se vc quiser usar o whacade no 14.04 vai ter que isntalar o hal via PPA(esta no meu dropbox como fazer).
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #193 Online: 09 de Junho de 2014, 11:20 »
Olha essa conversa aqui, e os posts subsequentes, em baixo;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,110110.msg618233.html#msg618233
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits
« Resposta #194 Online: 09 de Junho de 2014, 11:33 »
Olha essa conversa aqui, e os posts subsequentes, em baixo;

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,110110.msg618233.html#msg618233

hum... é à respeito do CMakeList? O problema é que o Wah!Cade/Mah!Cade simplesmente não tem :)
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !