https://www.dropbox.com/s/gckjk2l6uioe71a/Street_Fighter_Champion_Edition_Brasil%2BTutorial.zip?dl=0
https://www.youtube.com/watch?v=jZtaCZqjm-o&spfreload=10
Introdução:
1 - Como adicionar um novo game de CPS1 ou CPS2 ou outro no MAME?
2 - Porque o MAME nao inclui versoes "hacks" de alguns games?
A resposta e ate simples, porque essas placas nao existem!!!
O proposito do MAME e preservar essas primeiras décadas da historia dos jogos de arcade para que quando o hardware original dessas maquinas pare de funcionar, todo o trabalho artistico e de programação nao se perca, o MAME impede que esses importantes jogos clássicos sejam esquecidos.
Existe ainda uma política proposta pelo desenvolvedor de que somente jogos com mais de 3 anos de mercado possam ser adicionados à lista de compatibilidade do MAME. Isso, segundo ele, evita que o emulador concorra diretamente com as empresas desenvolvedoras dos jogos.
OK, mas porque o MAME nao inclui aquele hack que eu tanto gosto? Eu so consigo jogar elas no "Kawaks" ou Nebula ou outro ... mas no MAME nao....
O problema e que essas placas nao existem, como por exemplo uma versao de STREET FIGHTER CHAMPION EDITION (Brazil) por exemplo.
Mas vc pode perguntar...mas existem street fighters piratas no MAME sim!!!
Sim existem, inclusive alguns acreditam que foi por causa delas que o game se popularizou tanto e em todos os lugares do mundo.
Essas placas piratas de street fighter existem de fato, fazem parte da historia, portanto sao catalogadas e suas roms estao disponiveis no projeto MAME, inclusive serviram de inspiração para versoes posteriores da franquia como STREET FIGHTER TURBO.
Esses dias estava dando uma olhada na net, vendo alguns game-plays de STREET FIGHTER CHAMPION EDITION no canal
https://www.youtube.com/watch?v=rIMQQwFffYY e outros...como vcs sabem, estou fazendo um hack de street fighter e queria algumas dicas para poder alterar nos pesonagens e encontrei esse post ja bastante antigo
http://neogeobrteam.romhackers.org/modules/smartsection/item.php?itemid=10 que interessante!!!
Os caras da NEO GEO BR TEAM, Alan Yagami e BisonSAS, fizeram uma tradução completa da rom, ficou muito boa! E ainda disponibilizaram as entradas para adicionar no driver CPS1 da Capcom, ok Fantastico!!!

para usar no MAME.
Mãos a obra..mas...nao funcionou...o MAME mudou muito da epoca que foi feito essas entradas de driver pelo time da Neo Geo...e um dos arquivos referenciados nao existe mais e foi incorporado por outros.
Olhando mais de perto o problema, nao complicado, consegui consertar as entradas do driver a serem adicionadas e tbm anexar a lista do MAME tradicional, moderno, 186 em diante.
*faça o download dos patchs IPS da Neo Geo BR
**aplique os patchs IPS na rom Street Fighter Champion Edition World(920213)
***O aplicativo para aplicar o patch na ROm, o Floating IPS, pode ser baixado aqui
https://www.smwcentral.net/?p=section&a=details&id=11474 descompacte e veja o arquivo flips-linux, clique com o direito nele e propriedades -: permissoes e marque "executar como programa" e execute.
****Ele vai pedir onde estao a rom e o IPS para aplicar, faça e salve com o mesmo nome encontrado em /sf2cebr/ips/, por exemplo, s92br_10.bin e assim sucessivamente para as outras roms.
*****para nossa comodidade, ja vou deixar a rom pronta no pacote, e so colocar na pasta "roms".
Ok, ja temos a nossa rom "patcheada" pronta para rodar, agora vamos compilar um MAME especial, para poder acolher nossa rom Brasileira traduzida, ja que o MAME padrao nao vai ter esse suporte.
Primeiro, lembre-se que as anotaçoes para compilar um MAME com suporte a essa rom traduzida descrita no tutorial do NEO GEO BR nao funcionam mais por serem antigas, mas muda pouca coisa.
1 - tem 3 arquivos a serem alterados no MAME antes de complilar;
em
--->mame/src/mame/drivers/cps1.cpp nele consta;
ROM_START( sf2cebr )
ROM_REGION( CODE_SIZE, "maincpu", 0 ) /* 68000 code */
ROM_LOAD16_WORD_SWAP( "sf2cebr.23", 0x000000, 0x80000, CRC(74e848ee) SHA1(6dce8d0c7d439e6d1d08c8169a3ecdf178e82c16) )
ROM_LOAD16_WORD_SWAP( "sf2cebr.22", 0x080000, 0x80000, CRC(c3c49626) SHA1(d0fae1d2758360b56e6e583feb4bdf7d4e2e1eba) )
ROM_LOAD16_WORD_SWAP( "s92_21a.bin", 0x100000, 0x80000, CRC(925a7877) SHA1(1960dca35f0ca6f2b399a9fccfbc0132ac6425d1) )
ROM_REGION( 0x600000, "gfx", 0 )
ROMX_LOAD( "s92_01.bin", 0x000000, 0x80000, CRC(03b0d852) SHA1(f370f25c96ad2b94f8c53d6b7139100285a25bef) , ROM_GROUPWORD | ROM_SKIP(6) )
ROMX_LOAD( "s92_02.bin", 0x000002, 0x80000, CRC(840289ec) SHA1(2fb42a242f60ba7e74009b5a90eb26e035ba1e82) , ROM_GROUPWORD | ROM_SKIP(6) ) /* sf2.03 */
ROMX_LOAD( "s92_03.bin", 0x000004, 0x80000, CRC(cdb5f027) SHA1(4c7d944fef200fdfcaf57758b901b5511188ed2e) , ROM_GROUPWORD | ROM_SKIP(6) ) /* sf2.02 */
ROMX_LOAD( "s92_04.bin", 0x000006, 0x80000, CRC(e2799472) SHA1(27d3796429338d82a8de246a0ea06dd487a87768) , ROM_GROUPWORD | ROM_SKIP(6) )
ROMX_LOAD( "s92_05.bin", 0x200000, 0x80000, CRC(ba8a2761) SHA1(4b696d66c51611e43522bed752654314e76d33b6) , ROM_GROUPWORD | ROM_SKIP(6) )
ROMX_LOAD( "s92_06.bin", 0x200002, 0x80000, CRC(e584bfb5) SHA1(ebdf1f5e2638eed3a65dda82b1ed9151a355f4c9) , ROM_GROUPWORD | ROM_SKIP(6) ) /* sf2.07 */
ROMX_LOAD( "s92_07.bin", 0x200004, 0x80000, CRC(21e3f87d) SHA1(4a4961bb68c3a1ce15f9d393d9c03ecb2466cc29) , ROM_GROUPWORD | ROM_SKIP(6) ) /* sf2.06 */
ROMX_LOAD( "s92_08.bin", 0x200006, 0x80000, CRC(befc47df) SHA1(520390420da3a0271ba90b0a933e65143265e5cf) , ROM_GROUPWORD | ROM_SKIP(6) )
ROMX_LOAD( "s92br_10.bin", 0x400000, 0x80000, CRC(b3e1dd5f) SHA1(714bf1519ced85567d3d35fdf4aa9e4268cc9f0f) , ROM_GROUPWORD | ROM_SKIP(6) )
ROMX_LOAD( "s92br_11.bin", 0x400002, 0x80000, CRC(f13af812) SHA1(e3711cbaa3169d0f48df420953f1afd0ab76ee08) , ROM_GROUPWORD | ROM_SKIP(6) ) /* sf2.11 */
ROMX_LOAD( "s92br_12.bin", 0x400004, 0x80000, CRC(10ce42af) SHA1(530b2a6e2d13b2694bd611b31b056b7458fd1571) , ROM_GROUPWORD | ROM_SKIP(6) ) /* sf2.12 */
ROMX_LOAD( "s92br_13.bin", 0x400006, 0x80000, CRC(32cf5af3) SHA1(43972c07f5ccf01b0ce0727541590c3c6b97c300) , ROM_GROUPWORD | ROM_SKIP(6) )
ROM_REGION( 0x18000, "audiocpu", 0 ) /* 64k for the audio CPU (+banks) */
ROM_LOAD( "s92_09.bin", 0x00000, 0x08000, CRC(08f6b60e) SHA1(8258fcaca4ac419312531eec67079b97f471179c) )
ROM_CONTINUE( 0x10000, 0x08000 )
ROM_REGION( 0x40000, "oki", 0 ) /* Samples */
ROM_LOAD( "s92_18.bin", 0x00000, 0x20000, CRC(7f162009) SHA1(346bf42992b4c36c593e21901e22c87ae4a7d86d) )
ROM_LOAD( "s92_19.bin", 0x20000, 0x20000, CRC(beade53f) SHA1(277c397dc12752719ec6b47d2224750bd1c07f79) )
ROM_END
**coloque ele abaixo de sf2ce
***preste atenção em ROM_START e ROM_END e onde começa e termina a declaração da nossa rom.
Agora mais abaixo no mesmo arquivo adicione;
GAME( 1992, sf2cebr, sf2ce, cps1_12MHz, sf2, cps_state, cps1, ROT0, "Capcom", "Street Fighter II': Champion Edition (Brasil 920313)", MACHINE_SUPPORTS_SAVE )
**coloque ele abaixo de sf2ce
***preste a atenção nos espaçamentos.
****nao esqueça de salvar
Proximo arquivo a ser modificados no MAME e no /mame/src/mame/video/cps1.cpp adicionar;
{"sf2cebr", CPS_B_21_DEF, mapper_S9263B, 0x36 },
**coloque ele abaixo de sf2ce
***preste a atenção nos espaçamentos.
Proximo e final e no /src/mame/mame.lst adicionar;
sf2cebr // hack BR
**coloque ele abaixo de sf2ce
***preste a atenção nos espaçamentos.
Pronto agora e so compilar!!!!
sudo make -j4
*melhor usar o sudo nesses novos MAME's
**depois de gerado o executavel mame64 vai aparecer com um "cadeado" entre como root( sudo nautilus) e mude as permissoes de root, para o seu usuario e "leitura e escrita" mesma coisa com a outra pasta(build) o cadeado "desaparece".
***baixe o mame em
http://mamedev.org/release.html****nao sabe compilar o mame? no meu canal tem como fazer, procure no tube por sexy!mame
Pronto agora e so colocar a rom sf2cebr na sua pasta roms desse novo MAME e pronto! esta la!!! O seu Street Brasileiro"!!!
Agradeço ao time do Neo Geo BR-TEAM por essa tradução muito bem feita.
Enjoy!!!!
PLATAO