Quando eu abro no live CD ele nao consegue montar a particao linux. todas as outras 2 montam.
Se a partição esta fragmentada não irá montar mesmo, o Linux não monta partições com problemas.
Me parece que o linux na hora de desligar o pc ta dando algum bug e esta corrompendo a particao dele.
Isto pode realmente acontecer, mas é muito raro, e o sistema dá sempre uma mensagem ao desligar. ( aparece uma tela escura com os processos sendo encerrados )
Descarto opcoes de queda de energia que danificou HD ou o proprio hd com defeito.
Nao tem como abrir direto o console ao inves do linux e usar o comando?
Quando me refiro a "defeito", não incluo ou descarto um defeito fisico no dispositivo, mas fragmentação das informações dentro do disco é também um defeito.
Infelizmente não tem como "abrir direto o console ao inves do linux", pois o shell ( o que voce vê como console ) só é carregado depois do kernel ( o que voce vê como Linux ).
Porisso meu pedido de fazer o procedimento por live cd, mas posso verificar que voce não esta conseguindo.
1) boote o sistema por live cd, escolha testar sem instalar.
2) com o live cd carregado, entre em terminal.
3) digite em terminal
sudo fdisk -l
4) localize qual a partição com problemas ( sda1, sda2, sdb1, sdb2, etc. )
Leia sobre o fdisk usando em terminal o comando=> man fdisk
Digite fdisk sem argumentos para ver as opções que o pacote oferece ou use fdisk --help.
Leia o guia foca Linux (pode baixar gratuitamente na rede)
5) ainda em terminal use o pacote=> fsck declarando a partição problematica
sudo fsck /dev/sdax
onde "x" é o numeral atribuído à partição escolhida.
Leia sobre o fsck usando em terminal o comando=> man fsck
Digite fsck sem argumentos para ver as opções que o pacote oferece ou use fsck --help.
6) verificar e anotar as mensagens de saída do fsck para corrigir ou não os erros apontados
( no windows por exemplo o sistema não traz esta informação, e se não consegue corrigir os erros simplesmente induz ao usuario formatar o sistema, já no GNU/Linux voce ainda tem algum poder sobre isto )
Leia sobre fragmentação de arquivos, trilhas, setores e tipos de formatações na rede.
Poste aqui quaisqueres mensagens de erro advindas do processo, pesquise na rede sobre as mensagens de erro.
[]'s