Autor Tópico: [Resolvido] De novo o mesmo problema no boot  (Lida 6970 vezes)

Offline facsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
[Resolvido] De novo o mesmo problema no boot
« Online: 19 de Maio de 2011, 00:34 »
Nao sei como descrever esse problema. É a segunda vez que isso acontece.
No boot ele nao consegue montar uma particao e me deixa no prompt.

http://www.youtube.com/watch?v=IcRnN7sl2EI

O video mostra tudo. Alguem sabe como resolver isso sem formatar? Da ultima vez formatei e perdi um tempo danado ja que o pc esta com dual boot com xp.

Valeu galera.
« Última modificação: 17 de Julho de 2011, 02:36 por facsi »

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: De novo o mesmo problema no boot
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2011, 11:04 »
Olá, pode ser erro no cd

(mal gravado/ou gravado rapidamente)



abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline facsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: De novo o mesmo problema no boot
« Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2011, 11:17 »
ta instalado no computador. Ai quando ele inicia da isso. Nao to usando LiveCD nao...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: De novo o mesmo problema no boot
« Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2011, 12:24 »
Ola

É simples, voce viu logo acima o kernel informando que não encontrou pasta tal, pasta tal.

Seu hd tem erros.

Use um live cd e depois de bootar por ele de um
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l localize a partição de seu Ubuntu e use o fsck para verificar o disco por erros.

Código: [Selecionar]
sudo fsck /dev/sdaxonde x é o numero de seu hd.

[]'s

Offline facsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: De novo o mesmo problema no boot
« Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2011, 21:51 »
Ola

É simples, voce viu logo acima o kernel informando que não encontrou pasta tal, pasta tal.

Seu hd tem erros.

Use um live cd e depois de bootar por ele de um
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l localize a partição de seu Ubuntu e use o fsck para verificar o disco por erros.

Código: [Selecionar]
sudo fsck /dev/sdaxonde x é o numero de seu hd.

[]'s

Se meu HD apresenta erros, é por causa do linux.
Fiz o que o senhor falou mas o comando diz que o "dispositivo esta sendo usado por outro processo" (algo assim) e que nao pode acessar a partiçao.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: De novo o mesmo problema no boot
« Resposta #5 Online: 20 de Maio de 2011, 22:05 »
Tive o mesmo problema, acho q no meu caso é o HD pq  após usar a home separada o problema parou, ou seja o setor de boot passou para outro setor no  HD, meu particionamento ficou:

swap
/ - raiz
home

Veja esse tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=81052.0
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: De novo o mesmo problema no boot
« Resposta #6 Online: 20 de Maio de 2011, 22:32 »
Se meu HD apresenta erros, é por causa do linux.
Fiz o que o senhor falou mas o comando diz que o "dispositivo esta sendo usado por outro processo" (algo assim) e que nao pode acessar a partiçao.

Ola,

Qualquer sistema operacional pode fragmentar um hd, por quedas de energia, flutuações na fonte, etc.

A mensagem "dispositivo esta sendo usado por outro processo" (algo assim) e que nao pode acessar a partiçao" indica que:

Ou voce não usou um live cd para fazer isto, ou montou a unidade antes de acionar o comando.

Unidades montadas não säo verificadas pelo fsck, desmonte a unidade de hd antes fazer a verificação.

( entenda como desmontar, não soltar os parafusos e abrir o hd para examinar seu conteúdo, mas desconectar do sistema via software usando o comando => umount )    ;D

[]'s

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: De novo o mesmo problema no boot
« Resposta #7 Online: 20 de Maio de 2011, 22:36 »
Tive o mesmo problema, acho q no meu caso é o HD pq  após usar a home separada o problema parou, ou seja o setor de boot passou para outro setor no  HD

Ola

Infelizmente não foi isto que aconteceu.

O setor de boot de um hd é sempre a trilha zero do disco. Se fosse diferente, nenhum sistema poderia acessar um hd por falta de padronização.

O que ocorreu, foi que ao formatar para criar novas partições, or arquivos fragmentados foram removidos quando da formatação, só isto.

[]'s

Offline facsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: De novo o mesmo problema no boot
« Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2011, 03:49 »
Bem, de fato aqui esta com a home separada também e o problema está acontecendo

-XP na primaria
-Linux
-Swap
-Home

Todas as outras particoes funcionam. O Grub perdeu o timer.
Quando eu abro no live CD ele nao consegue montar a particao linux. todas as outras 2 montam.
Eu nao montei nenhuma unidade. Todas estavam desmontadas e ele nao abre.
Ta tipo inacessivel. Eu lembro que quando fui formatar a particao linux da outra vez que deu esse problema eu tive um pouco de dificuldade na hora de formatar pq o pc ficava lento na hora de mostrar as particoes pelo liveCD.
Me parece que o linux na hora de desligar o pc ta dando algum bug e esta corrompendo a particao dele.
Descarto opcoes de queda de energia que danificou HD ou o proprio hd com defeito.
Nao tem como abrir direto o console ao inves do linux e usar o comando? O OS pode ta dando algum conflito.

Ah, to usando o EXT4. Nao sei se por ser novo ainda ta meio bugado. é uma possivel fonte de problema.
« Última modificação: 21 de Maio de 2011, 03:54 por facsi »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: De novo o mesmo problema no boot
« Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2011, 07:22 »
Quando eu abro no live CD ele nao consegue montar a particao linux. todas as outras 2 montam.
Se a partição esta fragmentada não irá montar mesmo, o Linux não monta partições com problemas.

Citar
Me parece que o linux na hora de desligar o pc ta dando algum bug e esta corrompendo a particao dele.

Isto pode realmente acontecer, mas é muito raro, e o sistema dá sempre uma mensagem ao desligar. ( aparece uma tela escura com os processos sendo encerrados )

Citar
Descarto opcoes de queda de energia que danificou HD ou o proprio hd com defeito.
Nao tem como abrir direto o console ao inves do linux e usar o comando?

Quando me refiro a "defeito", não incluo ou descarto um defeito fisico no dispositivo, mas fragmentação das informações dentro do disco é também um defeito.

Infelizmente não tem como "abrir direto o console ao inves do linux", pois o shell ( o que voce vê como console ) só é carregado depois do kernel ( o que voce vê como Linux ).

Porisso meu pedido de fazer o procedimento por live cd, mas posso verificar que voce não esta conseguindo.

1) boote o sistema por live cd, escolha testar sem instalar.

2) com o live cd carregado, entre em terminal.

3) digite em terminal
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
4) localize qual a partição com problemas ( sda1, sda2, sdb1, sdb2, etc. )
Leia sobre o fdisk usando em terminal o comando=> man fdisk
Digite fdisk sem argumentos para ver as opções que o pacote oferece ou use fdisk --help.
Leia o guia foca Linux (pode baixar gratuitamente na rede)

5) ainda em terminal use o pacote=> fsck  declarando a partição problematica
Código: [Selecionar]
sudo fsck /dev/sdaxonde "x" é o numeral atribuído à partição escolhida.
Leia sobre o fsck usando em terminal o comando=> man fsck
Digite fsck sem argumentos para ver as opções que o pacote oferece ou use fsck --help.
Leia o guia foca Linux (pode baixar gratuitamente na rede)


6) verificar e anotar as mensagens de saída do fsck para corrigir ou não os erros apontados
( no windows por exemplo o sistema não traz esta informação, e se não consegue corrigir os erros simplesmente induz ao usuario formatar o sistema, já no GNU/Linux voce ainda tem algum poder sobre isto )
Leia sobre fragmentação de arquivos, trilhas, setores e tipos de formatações na rede.
Leia o guia foca Linux (pode baixar gratuitamente na rede)

Poste aqui quaisqueres mensagens de erro advindas do processo, pesquise na rede sobre as mensagens de erro.

[]'s

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: De novo o mesmo problema no boot
« Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2011, 10:22 »
Tive o mesmo problema, acho q no meu caso é o HD pq  após usar a home separada o problema parou, ou seja o setor de boot passou para outro setor no  HD

Ola

Infelizmente não foi isto que aconteceu.

O setor de boot de um hd é sempre a trilha zero do disco. Se fosse diferente, nenhum sistema poderia acessar um hd por falta de padronização.

O que ocorreu, foi que ao formatar para criar novas partições, or arquivos fragmentados foram removidos quando da formatação, só isto.

[]'s

Me expressei errado, mas foi exatamente isso que quiz dizer
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline facsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: De novo o mesmo problema no boot
« Resposta #11 Online: 17 de Junho de 2011, 03:51 »
Entao pessoal, eu to meio sem tempo para resolver esse problema do Linux (e o pessoal fala mal do Windows...) mas fiz outro vídeo do que ta acontecendo e postei no youtube. Ta travadao. No Windows o pc nunca apresentou defeito.
http://www.youtube.com/watch?v=jcRd0pcPYKg&feature=youtube_gdata_player

Abraços

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: De novo o mesmo problema no boot
« Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2011, 07:24 »
Ola

Pareceu-e no video que postou, voce estar usando dois monitores, é isto?

Já tentou desconectar o segundo monitor (caso seja isto)?

No windows (falando sobre dois monitores), ele ignora um deles e boota. No GNU/Linux não, ele detecta os dois e tenta usá-los.

Pelo que verifiquei voce bootou com o live cd e ele funcionou ( vi a tela do Gnome) mas o outro monitor continuou com um ponto (aqui em cor verde)

A mensagem do fsck /dev/sda3 informa que seu sistema está montado, o que não deve ser feito para verificar por erros.

Dê mais detalhes do que ocorre, faça um passo a passo pois para mim pessoalmente não ficou muito claro.

[]s

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: De novo o mesmo problema no boot
« Resposta #13 Online: 17 de Junho de 2011, 08:08 »
Entao pessoal, eu to meio sem tempo para resolver esse problema do Linux (e o pessoal fala mal do Windows...) mas fiz outro vídeo do que ta acontecendo e postei no youtube. Ta travadao. No Windows o pc nunca apresentou defeito.
http://www.youtube.com/watch?v=jcRd0pcPYKg&feature=youtube_gdata_player

Abraços

Pois é, o Windows pode ter vírus, cavalos de tróia q roubam senhas de banco, pode ter tela azul, verde, amarela,o aplicativo X não quer abrir, ou toda hora trava ai é só levar para o cara da esquina q formata e deixa tudo funcionando, agora no Linux, bastou acontecer alguma coisinha q exija "prestar atenção do usuário" q pronto, o sistema é falho. Veja o Linux possibilita a forma de aprendermos mais sobre ele mesmo e passar esse conhecimento adiante.

Vou trabalhar ...


Boa sorte com seu problema !
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline facsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: De novo o mesmo problema no boot
« Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2011, 18:42 »
To usando 1 monitor só. Demorou no boot por causa desse problema. Sem o HD ele boita muito mais rápido.  Acho que ele ta corrompendo o HD. Vi um outro tópico que uma falha na energia causou um problema semelhante a um outro usuário. Só que no meu caso não faltou luz nem nada.
Eu não montei unidades. Vou refazer o vídeo com a luz acesa e explicar o ocorrido

Ao asghan. Você vai trabalhar porque não sabe como resolver.
Você citou uns problemas do windows só que NUNCA aconteceu nenhum comigo. Umas travadas talvez mas nada que precisasse formatar o pc de novo. Nem o winME me fez formatar o pc em um intervalo tão curto de tempo. Você fala como um fanboy. Eu falo sobre os fatos.
« Última modificação: 17 de Junho de 2011, 18:47 por facsi »