Confesso que fiquei sem entender quando o colega arsolto falou ...que o Terminal seja retirado da lista de repositórios..., por que pelo que eu entendo de linux, me corrijam se eu estiver errado, é que o sistema operacional é essencialmente linha de comandos, ou seja, o modo texto, ou a linha de comando ou qualquer o outro nome que lhe é dado, é o principal e não o acessório em um sistema operacional linux. As interfaces gráficas é que são acessórias no SO. Portanto fico “matutando” o sentido do que foi dito mais acima. Penso que o arsolto se referia aquela janela gráfica de terminal que se abre sobre a interface gráfica (gnome), que de uma forma grosseira seria o equivalente ao prompt do MSDOS do windows. Portanto a retirada, dos repositórios, do terminal (emuladores de terminal gráficos) não acabaria com a linha de comandos por que sempre se tem os terminais de texto “puros” por meio do atalho Ctrl+Alt+F2 , por exemplo.
Da forma como as várias distros linux se apresentam, inclusive o Ubuntu, não é possível se fazer tudo em modo gráfico e portanto mais cedo ou mais tarde há que se mostrar ao usuário iniciante algum tipo de comando via terminal e é melhor que seja mais cedo, pois assim ele vai se acostumando com a forma de ser do mesmo. Sei que inicialmente é assustador, mais em muitos casos é necessário. Não imagino, por exemplo, outra forma de se ajudar alguém que tem um softmodem (conexão discada) e tenha de ativar um driver (compilá-lo) sem ter de passar por um terminal.
Alguém aqui falou sobre muitos usuários iniciantes não terem tempo por trabalharem o dia todo, ou algo parecido com isso, e portanto não estarem dispostos a ter que usar o terminal para fazer isso ou aquilo. Daí eu pergunto, então o ônus da ajuda ficaria com quem, muitas vezes também está cansado por “ralar o dia todo” ?
Alguém aqui neste fórum recebe qualquer tipo de retorno que não seja a satisfação em poder ajudar alguém a resolver seu problema que por muitas vezes ele próprio passou? Penso que não, pois como disse é um trabalho voluntário.
Acho que a finalidade maior de um fórum é a resolução imediata dos problemas propostos no momento e não uma aula sobre como usar o sistema operacional e seus diversos aspectos. Para isso existem os diversos sites, guias e tutoriais e etc. É só pesquisar na rede.
Lógico que muitas vezes os problemas podem ser resolvidos graficamente, mais aí vai da disposição de cada um em oferecer a solução, pois toda ajuda é bem vinda desde de que seja eficiente naquilo que se propõe.
Quando se oferece uma resposta em forma de linha de comandos não é para que o usuário decore ou entenda perfeitamente para que servem aqueles comandos, mas tão somente para que resolva de forma imediata a referida questão. Depois o usuário que se interessar em aprender pode usar a rede ou até o próprio usuário que lhe ofereceu a solução para maiores explicações sobre o sistema em si.
Vejam que muitas vezes o usuário do fórum que está oferecendo a ajuda utiliza internet discada que como todos nós sabemos não é lá muito rápida como os que usam banda larga e aí é mais fácil usar comandos que ficar digitando um texto enorme para fazer a mesma coisa que duas ou três linhas de comandos.
Mas aí alguém poderá dizer que não precisaria descrever o que é necessário fazer graficamente, economizando assim linhas de texto, bastando-se colar figuras indicando procedimentos. Penso eu que o fórum deve ter um limite de espaço para isso e imagine que todos os textos expostos aqui tivessem figuras explicativas de como fazer as coisa graficamente. Seria necessário muito espaço para tantos tópicos com figuras, além do que, voltando aos que tem conexões discadas, pense na demora para se fazer o upload das figuras explicativas dos seus textos caso seja um que leve muitas figuras. Portanto acho que toda forma de ajuda é bem vinda e que este tipo de discussão só faz inibir aqueles que tem sim vontade de ajudar, mas que só sabem explicar em forma de comandos, ou que não tem muito tempo para ficar explicando graficamente.
Eu mesmo conheço somente alguns poucos comandos e ainda me sinto iniciante no linux e nem por isso deixei de resolver meus problemas quando foi preciso usar o terminal. Um pouco de insistência nisso vai facilitar bastante a vida do usuários com o linux. Não sejam apressado, o interessante é justamente ir aprendendo comandos novos conforme os problemas forem aparecendo.