E ai boi!
Acho engraçado terem ressuscitado esse tópico. Na verdade esse ícone ali no canto faz sim uma grande diferença. Ele lembra àquelas pessoas que não sabem mais do que apenas dar alguns cliques com o mouse que elas não são tão sabidas, tão espertas, tão inteligentes, tão geniais quanto elas achavam que eram. Isso é um choque para muita gente, principalmente para aqueles que usavam Windows e se consideravam usuários avançados. Agora no Linux eles percebem que sabiam muito menos do imaginavam. E no lugar de admitir a ignorância, ou procurar aprender, fica mais fácil dizer: "Ah, nerds malditos, queimem no inferno!".
É justamente meu caso. hehehe...
No Windows eu sei fazer tudo que eu quero, depois que eu migrei pro Ubuntu, estou tendo que penar para aprender um monte de coisa.
Mas ao invés de ficar reclamando como alguns, fui atrás para aprender.
Dê uma olhada nesse exemplo:
Eu costumo gravar aulas pelo meu celular, e depois é necessário converter de WAV para MP3, mas como a qualidade de som é baixa, não justifica eu gravar em 128kbps (que é o padrão da maioria dos programas).
Só que tem um detalhe, simplificaram tanto as opções, que não é possível escolher livremente os parâmetros de conversão, coisa que até no Winamp (p/ Win) é possível.
A coisa ficou tão leiga que você só pode escolher (Low, Medium, High, Ultra High), só que mesmo o Low gerava um arquivo maior do que eu precisava, sem falar que não há opções de redução de frequência (fixada em 44Khz por padrão e eu queria 11Khz).
Como resolver isso? Indo no terminal e lendo o man do Lame e adicionando os parâmetros num campo do programa que era próprio para usuários "avançados".
Só assim eu consegui converter os arquivos de som para um tamanho apropriado, coisa que eu fazia facilmente no windows e que no Linux foi tão simplificado que ficou extremamente pobre em opções.