O Mint Linux e o Ubuntu estão seguindo caminhos muito diferentes! Por isso mesmo o mantenedor do Mint está migrando de vez para o Debian!
Ele já viu que não pode ou não quer seguir os passos do Mark, que quando não está satisfeito, muda para outra coisa ou manda os seus engenheiros fazer! O cara mandava os códigos que o pessoal do Gnome não aceitava, resultado, vai sair do Gnome. O Xorg demora demais para mudar, ele vai de Wayland! E vai largar o GDM para unificar todas as interfaces gráficas de Login do Ubuntu! E agora além de patrono do KDE, compra dois servidores porrudos para o KDE, depois tem gente que ainda fala que ele não ajuda!!!!
O Mint começou como um Ubuntu com Codecs! Depois ele foi colocando o que a galera pedia pra ele, e o Mark não atende aos pedidos da galera! No começo eu tentei usar o Mint, mas nas minhas máquinas o Ubuntu sempre funcionava melhor, daí nunca me interessei em mudar! E agora com esse distanciamento todo, quer dizer, distanciamento não, não vão ter nada haver um com o outro, vamos ver no que vai dar!
A partir das próximas versões do Mint e do Ubuntu é cada um por si!