Na dúvida comecei a montar minha distro pessoal e vai se chamar libonix. É uma mistura do melhor que existe do ubuntu, do mint e do meu ego. Será que vai dar conflito?
o GRANDE problema se você tem paciencia não é criar a propia distro e sim mante-la.
Toda vez que sair uma atualização, principalmente as de segurança e que melhoram a estabilidade você tem que caça-las por conta propia, compilar e atualizar, ou seja, você vai viver para sua distro.
É mais fácil você partir para um Gentoo da vida, ou então tentar customizar o Ubuntu. O meu é completamente diferente do original, a começar pelo kernel, passando pelo Gnome onde não uso nenhum painel, apenas o AWN + DockbarX. Uso o lucid-bleed ppa para manter ffmpeg e vários programas atualizados.
Enfim, é fácil customizar.
Meu plymouth da um Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite, além de dizer Adeus. Frescuras que eu acho muito legal
Uso MUITAS ppas, adoro seu esquema de atualização, sou apenas contra PPAs que vem com kernel, GCC e outras partes vitais do sistema. Se você quer atualiza-los acho que deve aprender para não dar de cara com problemas e não ter a mínima ideia de como sair.