Autor Tópico: Primeiras notas sobre por que mudaram os botões para a esquerda no ubuntu  (Lida 7950 vezes)

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Saiu no omg!ubuntu e no blog do sr. Shuttleworth uma note primeira sobre o que planejam fazer com a parte direita da janela no ubuntu.



Citar
   *  Online / offline status indicator and toggle options for the mail client, chat program or Gwibber, the broadcast messages application.
    * An “unsaved” indicator, that tells people that the contents of the file they are working on have changed and potentially lets them save it or set autosave properties.
    * Progress indicators, which show that an action is in progress, and possibly also indicate the extent of the progress. The associated menu would enable one to pause or cancel the operation, and perhaps define the behaviour on completion of the action.
    * A “basket” indicator, which shows if any items have been selected for purchase,
    * Sharing indicators, which would show if a document is shared with multiple people, and enable one to setup such a share.
    * Volume indicators, which would show the loudness of application audio streams, and enable one to set the volume for that specific application.

Tradução/adaptação tosca do principal, que funções vão estar ali, por ora:

- Online/offline, para email, gwibber, etc.
- um indicador de "não-salvo", para documentos.
- Indicadores de progressão  para ações (transferências de arquivos, etc), com opções de pausa e cancelar;
- Uma cesta, para compra de itens online (link com a music store, provável)
- Indicadores de compartilhamento, para documentos, e suas opções.
- Indicadores de volume, com possibilidade de mexer no volume de aplicações específicas.
« Última modificação: 03 de Maio de 2010, 21:23 por achteutis »
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

flaviofifa

  • Visitante
Re: Primeiras notas sobre por que mudaram os botões para a esquerda no ubuntu
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2010, 09:50 »
Interessante cara!

Offline phsouto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • "普通の人は、賢者は聞く話す、ばかに説明します。"
    • Ver perfil
    • Defenestrando Pianofortes
Re: Primeiras notas sobre por que mudaram os botões para a esquerda no ubuntu
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2010, 10:58 »
Achei que os botões do lado esquerdo ficaram muito 'chupados' do MacOS-X, e agora com essa barra de status sobreposta vai ficar um mix de MacOS e Google Chrome.

Até gosto da ideia, mas a primeira coisa que eu faço ao instalar o 10.04 é voltar tudo para o 'normal'.

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Primeiras notas sobre por que mudaram os botões para a esquerda no ubuntu
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2010, 11:03 »
Para quem gostar do aspecto Mac procurem o mac4lin na internet (coloca fundo, icons, etc. igual ao leopard), instalem o avant-window-navigator (a fabulosa barra do Mac) e o screenlets dá um toque de classe ao desktop. Já agora o tema aqua no mac4lin é fantástico!

Um abraço a todos
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Primeiras notas sobre por que mudaram os botões para a esquerda no ubuntu
« Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2010, 11:25 »
Achei que os botões do lado esquerdo ficaram muito 'chupados' do MacOS-X, e agora com essa barra de status sobreposta vai ficar um mix de MacOS e Google Chrome.

Até gosto da ideia, mas a primeira coisa que eu faço ao instalar o 10.04 é voltar tudo para o 'normal'.


Gosto da ideia de salvar espaço. Como tenho uma tela widescreen, pixels horizontais contam bastante. Em geral tiro os paineis pra dar espaço. Se esses botões na direita possibilitarem retirar funções do painel, vai ser legal. O próprio Mark fala sobre usar a barra da janela junto com o painel no post (se não me engano), mas sobre a edição pra netbooks.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Primeiras notas sobre por que mudaram os botões para a esquerda no ubuntu
« Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2010, 14:20 »
Eu adorei a mudança dos botões, como uso uma barra na lateral esquerda com os aplicativos mais usados fica uma beleza, à direita não fica legal por conta das barras de rolagens.
E que venham as novidades... com as sempre imprescindíveis personalizações.
Pelo pouco que pesquisei, no mundo GNU/Linux só o ubuntu tem esses botões do lado esquerdo, isso é interessante pois dá identidade a marca.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: Primeiras notas sobre por que mudaram os botões para a esquerda no ubuntu
« Resposta #6 Online: 01 de Junho de 2010, 15:51 »
Eu adorei a mudança dos botões
+1
eu tbm gostei muito da mudança....concordo com os q dizem q dá identidade à marca...
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline phsouto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • "普通の人は、賢者は聞く話す、ばかに説明します。"
    • Ver perfil
    • Defenestrando Pianofortes
Re: Primeiras notas sobre por que mudaram os botões para a esquerda no ubuntu
« Resposta #7 Online: 01 de Junho de 2010, 16:22 »
+1
eu tbm gostei muito da mudança....concordo com os q dizem q dá identidade à marca...

Identidade apple, quer dizer.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Primeiras notas sobre por que mudaram os botões para a esquerda no ubuntu
« Resposta #8 Online: 01 de Junho de 2010, 21:36 »
Eu adorei a mudança dos botões
+1
eu tbm gostei muito da mudança....concordo com os q dizem q dá identidade à marca...
+1

Mesmo no inicio tendo achado estranho, e , com isso, mudava para o original, acabei vendo que deste lado é mais util e agradável. Show!
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline jfulber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
  • Caraguatatuba-SP-Brasil-Litoral Norte
    • Ver perfil
Re: Primeiras notas sobre por que mudaram os botões para a esquerda no ubuntu
« Resposta #9 Online: 01 de Junho de 2010, 23:37 »
+1
eu tbm gostei muito da mudança....concordo com os q dizem q dá identidade à marca...

Identidade apple, quer dizer.
beleza!
então quando estava do lado direito era identidade windows???
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Primeiras notas sobre por que mudaram os botões para a esquerda no ubuntu
« Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2010, 01:41 »
+1
eu tbm gostei muito da mudança....concordo com os q dizem q dá identidade à marca...

Identidade apple, quer dizer.
beleza!
então quando estava do lado direito era identidade windows???


na verdade, não tem escape. dá pra fazer alguma coisa de diferente, como alguns temas do emerald que têm os botões no centro e etc., mas o conceito básico não mudaria tanto. acho que o melhor é usabilidade e aproveitamento de espaço.

por mim, a barra de menus seria no metacity (tipo o songbird), independente de os botões serem na esquerda ou na direita. Já me livrei dos paineis pra desocupar espaço p/ os programas, e acho que isso sim seria uma identidade visual diferente. Mas claro que falo como completo n00b em matéria de código. deve ser uma coisa impossível de ser feita. mas sonhar não custa...

agora, como sou canhoto, os botões à esqeurda ficam muito mais naturais.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Primeiras notas sobre por que mudaram os botões para a esquerda no ubuntu
« Resposta #11 Online: 09 de Junho de 2010, 11:39 »
Só fiquei curioso para ver como isso vai funcionar para quem usa o UNR, já que as janelas maximizadas (sim, quem usa o UNR tem tela de 10" e precisa maximizar as janelas) possuem uma barra diferente.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Primeiras notas sobre por que mudaram os botões para a esquerda no ubuntu
« Resposta #12 Online: 09 de Junho de 2010, 11:48 »
Interessante a ideia, bate com o que foi falado a um tempinho atrás, que a Canonical pretendia remover a barra de notificação do sistema, pelo visto não seria exatamente remover, mas transferir para a janela.

Mas em caso de trabalhar com várias janelas abertas, sem maximizar, os ícones estarão repetidos em todas elas? poluiria muito o visual, na minha opinião.

Sobre os botões da janela estarem à esquerda, tudo questão de hábito, não sei se foi minha familiriadade com o Mac, mas me adaptei em pouquíssimo tempo, mas conheço pessoas que odiaram isso, e logo após o update fizeram questão de por de volta à direita.  ::)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline lina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Primeiras notas sobre por que mudaram os botões para a esquerda no ubuntu
« Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2010, 05:33 »
Eu acho que é uma mudança interessante. Claro vai requerer um pouco de tempo para a gente se habituar mas isso é como tudo, não penso que seja uma questão que vá atrapalhar. Acho que vai ser uma estética refrescante!
« Última modificação: 13 de Agosto de 2010, 11:11 por lina »