Infelizmente volto desiludido no forum, aparentemente os 3Gb de swap que coloquei funcionaram, mas na real quando continue a usar a mesma lentidão, ou seja, o problema não é o swap:
Caras não sei qual o problema do meu computador, pq acho 1.6 o pcu e 512RAM, regular pra um pc, as vezes me irrito e tenho vontade de volta pro windows.
Ola,
Lembre que CPU 1.6 GHz e 512 de ram não são determinantes para o bom desempenho de um computador.
A começar pela fonte, placas de video e outras on board, velocidade das memorias Ram e cachê interno do processador é que vão fazer uma maquina balanceada ou não.
Um Celeron 1.6 não tem cachê L1 nem L2 ou tem muito pouco, um Atom 1.6 tem, os novo Atom 1.6 são dual core, etc.
Memorias ram de baixa qualidade em placas com video onboard deixam qualquer maquina uma carroça.
Placas de video onboard "comem" a memória ram, e esta se for lenta, vai travar como descreve.
Lembre-se que o Windows XP foi pensado para máquinas de 2001, e claro, em nove anos muita coisa mudou, inclusive o Ubuntu.
Para comparar o 9.10 com um Windows, deveríamos comparar com o Vista, e este com certeza não vai nem instalar em sua maquina.
Em 2001 o Gome 2.0 ainda era Beta, o Kernel do GNU/Linux era 2.4.
Em setembro de 2010 sai o gnome 3.0., estamos no kernel 2.6.33
Desta forma, ou você volta para o Windows sem o service pack3 e sem o Internet Explorer 8 bem como sem o Windows media Player 10, deixando a maquina vulnerável mas uma bala,
Ou procure uma distro do GNU/Linux para maquinas antigas com interface gráfica leve, o Gnome e o KDE são pesados para sua configuração.
Só para você comparar e confirmar o que digo, eu por exemplo tenho um Celeron 900 Mhz, mas tenho 2 gigas de Ram de ótima qualidade e placa de video com 512 MB dedicados de VRam, e isto faz muita diferença
Rodo o compiz, e rodo o windows em maquina virtualizada ao mesmo tempo, com o Ubuntu 10.04 como SO principal.
Você pode aos poucos comprar mais memórias ( Boas ), uma placa de video simples mas com Vram dedicada, e uma fonte nova com uns 450Watts também de boa qualidade.
Só trocando a fonte você vai ver uma melhora prá lá de boa em seu computador.
[],s