Autor Tópico: Problema pc ou linux?  (Lida 6052 vezes)

Offline fenix888

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Problema pc ou linux?
« Online: 31 de MAR?O de 2010, 18:56 »
 :E ai galera blz? :D Estou desde dezembro do ano passado no mundo linux e tenho respeitado esse adotado esse O.S por mais confortável e seguro. Porém estou com uma dúvida: Com o velho xp rodando esse conjunto de aplicativos (Google Chrome+Songbird+utorrent+openoffice) funcionava que era uma blz, com o Ubuntu o Chrome+songbird+cliente torrent trava e nem pensar + o openoffice, ja com o xubuntu (q atualmente estou usando), geralmente trava com os 4 aplicativos que roda normal no xp. Porque afinal o xp ainda roda multiaplicativos mais leve que o linux? Eu instalo versoes completa do cdlive do xubuntu/ubuntu será que é isso tem alguma relação?

Configuraçoes da máquina:
process: 1.6 Ghz Intel Celeron D (Aqueles computadores que o governo ando baratiando a uns 2 anos atras da positivo, marca SIM)
Memoria Ram 512 mb
blaca video onboard
HD 80 Gb
Acho que é só isto que voces necessitam para fazer essa analize, mas se precizarem de mais informaçoes...

Desde de ja agradeço companheiros

abraços
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2010, 20:10 por fenix888 »

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Problema pc ou linux?
« Resposta #1 Online: 31 de MAR?O de 2010, 19:56 »
Ola,

Por favor edite o titulo de seu tópico e remova o help do texto

Quando escreveu este tópico, você leu e aceitou as regras do forum => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html

Grato pela colaboração

Offline Usuario_Leigo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Não sei de nada, tô aqui pra aprender.
    • Ver perfil
Re: Problema pc ou linux? help galera!!!
« Resposta #2 Online: 31 de MAR?O de 2010, 20:04 »
ce tausando os efeitos visuais do sistema?

clique com o botão direito na área de trabalho e escolha "alterar pano de fundo"; vá até a aba "efeitos visuais" e escolha "nenhum".

aqui na máquina virtual eu abro até bem mais do que isso e roda tudo blz...

Um dia, eu acabo aprendendo... ou será que não?

Offline fenix888

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 31 de MAR?O de 2010, 20:13 »
Cara voce possui as mesmas configuraçoes da minha maquina?, porque eu tambem não utilizo os efeitos visuais do ubuntu, mesmo assim pesa, por isso mudei pro xubuntu, mas mesmo assim não alcança  a mesma preformace do xp.... :-\

Offline Usuario_Leigo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 31 de MAR?O de 2010, 20:22 »
Cara voce possui as mesmas configuraçoes da minha maquina?, porque eu tambem não utilizo os efeitos visuais do ubuntu, mesmo assim pesa, por isso mudei pro xubuntu, mas mesmo assim não alcança  a mesma preformace do xp.... :-\

já usei o ubuntu em uma máquina pior que a sua e nela eu fazia de tudo msm... mas o despenho era ruim, não ao ponto de travar... geralmente funcionava melhor com kde (kubuntu) que tinha um ótimo desempenho... bem semelhante ao windows xp. talvez você deva tentar o kubuntu ou uma versão mais antiga...

Offline fenix888

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 31 de MAR?O de 2010, 20:30 »
Pois é usuario leigo eu ja peguei o Ubuntu 8.04 o problema é que não rodava video, mesmo baixando os codecs, aparecia uma tela verde, eu tentava atualiza e nada, ai quando coloquei o 9.10 fico bom mas pesado.... :-\

Offline Usuario_Leigo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 31 de MAR?O de 2010, 20:38 »
Pois é usuario leigo eu ja peguei o Ubuntu 8.04 o problema é que não rodava video, mesmo baixando os codecs, aparecia uma tela verde, eu tentava atualiza e nada, ai quando coloquei o 9.10 fico bom mas pesado.... :-\

te aconselho a pegar uma distribuição com kde 3... tipo o big linux ou resulinux... não sei como está o kde 4 (kubuntu 9.10), talvez ele pese em sua máquina...

O gnome me parece ser bem mais pesado que o kde...

Mas se você quiser continuar com o gnome, você pode tentar novamente o 8.04, já que seu problema era apenas a exibição de vídeos, talvez se você instalar outros players você consiga assistí-los da maneira que você espera...
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2010, 20:43 por Usuario_Leigo »

Offline livre1

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 01 de Abril de 2010, 01:58 »
Minha maquina é quase igual a sua só que e da semp toshiba é com o Ubuntu 9.10 roda tudo quase tudo perfeito, o OpenOffice roda até mais rapido que no Windows...

Só por curiosidade quanto de memoria ram está sendo usada no seu computador sem abrir nenhum aplicativo?

Offline fenix888

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 01 de Abril de 2010, 11:44 »
livre1 olha não sei onde se analisa a memoria ram usada no ubuntu, mas com aquela gadget do screenlets, quando aparece uns 2% a 5%, não sei se era por causa do gnome que travava direto, mas com o xubuntu também da o mesmo problema quando utilizo multiplos programas, eu acho que pode ser alguma coisa da minha maquina mas não sei o que... :-\

Offline arturararipe

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ruindows Xp
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 01 de Abril de 2010, 12:14 »
Muito doideira esse problema.... Acho que deve depender das configurações que selecionou. Deves baixar um administrador de memoria RAM. Conheço o RAM Idle LE, que tem no Baixaki, mas para Windows. As vezes o Wine pode ajudar com a barreira de incompatibilidade.

Espero ter ajudado,
Tenho um blog, logo existo
arturandrade.wordpress.com

clodoaldops

• Visitante
« Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2010, 12:21 »
Vc criou uma swap de pelo menos 2gb na instalação?
Essa dica não é minha , mas do Morimoto, "pai do kurumin", no seu tutorial sobre o Ubuntu.

"Uma instalação típica do Ubuntu consome pouco mais de 3 GB (entre arquivos do sistema, temporários e caches), de forma que uma partição de 10 a 15 GB para a instalação do sistema está de bom tamanho, deixando uma boa dose de espaço livre para instalar aplicativos adicionais. O Ubuntu utiliza bastante swap em micros com menos de 1 GB de RAM, de maneira que é prudente criar uma partição swap de 2 GB. O restante do espaço pode ser dedicado à partição home, ou outra partição separada para armazenar arquivos."
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu/pagina2.html

Offline arturararipe

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ruindows Xp
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2010, 12:23 »
Vc criou uma swap de pelo menos 2gb na instalação?
Essa dica não é minha , mas do Morimoto, "pai do kurumin", no seu tutorial sobre o Ubuntu.

"Uma instalação típica do Ubuntu consome pouco mais de 3 GB (entre arquivos do sistema, temporários e caches), de forma que uma partição de 10 a 15 GB para a instalação do sistema está de bom tamanho, deixando uma boa dose de espaço livre para instalar aplicativos adicionais. O Ubuntu utiliza bastante swap em micros com menos de 1 GB de RAM, de maneira que é prudente criar uma partição swap de 2 GB. O restante do espaço pode ser dedicado à partição home, ou outra partição separada para armazenar arquivos."
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu/pagina2.html

Parabéns! Essa pode ser a chave para o problema do fenix888!
Tenho um blog, logo existo
arturandrade.wordpress.com

Offline fenix888

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 01 de Abril de 2010, 15:13 »
CLODOALDOPS olha eu nem me ligava nesse swap, nem sabia direito pra que funcionava, ai eu deixo sempre o minimo de 8mb ;D,putz....vai ve que é isso mesmo....Vou testar agora como voce falou e vou deixar 2GB, depois volto pra posta o resultado.... ;)

Offline vinicius_aleao

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 01 de Abril de 2010, 16:18 »
CLODOALDOPS olha eu nem me ligava nesse swap, nem sabia direito pra que funcionava, ai eu deixo sempre o minimo de 8mb ;D,putz....vai ve que é isso mesmo....Vou testar agora como voce falou e vou deixar 2GB, depois volto pra posta o resultado.... ;)

"Vai ver que é isso" nada! É com toda certeza! Eu tinha o mesmo problema quando só tinha 256MB no meu pc, e tinha posto apenas mais 256MB de Swap. Formatei, coloquei 2GB e tudo se resolveu. Ainda aumentei bastante a prioridade da swap (você pode fazer isso seguindo as dicas de k7br nesse tópico: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,23548.0/topicseen.html) pra ficar perfeito.

Boa sorte.

Offline fenix888

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 01 de Abril de 2010, 16:33 »
Valeu clodoalps e vinicius aleao, valeu também por aqueles que tentaram me ajudar, realmente quando a gente sai do xp pro mundo linux totalmente desligado desses pequenos detalhes que fazem a diferença. Agora estou ouvindo the pretender-foo, com song, open,torrent aberto, la firefox :D

Abraço a todos