Autor Tópico: Vc que usa Ubuntu, qual seria a sua segunda opção de uso de uma distro de Linux?  (Lida 50673 vezes)

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Acho que o Debian. Tou acustumado com os derivados dela, logo deve ser mais facil para me adaptar.
Pequeno engano...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline marco17

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Debian é claro....
só que é mais trabalhoso configura-lo e deixar ele redondinho!
abrço

Offline Rvos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Linux User #500472
    • Ver perfil
Talvez o Kubuntu... rsss!

É sério, estou com o note de minha sobrinha (detalhe: já é o quarto micro na família com Ubuntu... faltam poucos, mas vou conseguir), porém veio com o Debian Lenny, na boa, um usuário iniciante apanhará mais que não sei o que para deixar o sistema redondo, por mais que a STI tente deixar... já o Ubuntu, com algumas coisinhas, que ao meu ponto de vista é básico (faz-se igual no Windows, como instalar o XP Codec pack, por exemplo), fica muito utilizável, e além disso, é lindo... portanto, não sei se conseguiria sair da família buntu...

Abraços.

Rafael Oliveira
« Última modificação: 18 de Abril de 2010, 02:12 por Rvos »
Linux! Não apenas para os que necessitam, mas também para os que gostam de Informática!!

Offline macalex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
rvos,
Infelizmente não é bem assim.
No windows o pessoal vai lá no baixaki e vapt vup baixa tudo quanto é porcaria e uma hora funciona.
No ubuntu mesmo deixando ele redondo, (fiz isso com todos os micros da familia em que eu instalei) de repente em uma atualização tudo vai por agua abaixo. Resultado, De volta pro windows (eles é claro).
Tenho testado algumas distros e percebi que existe gente fazendo um trabalho muito bem feito e completo no Brasil. Dá uma olhada no Resulinux, Big Linux etc e veja por si, a maneira esmerada e o cuidado em deixar as coisas fáceis para o usuáro comum é impressonante. Gosto do ubuntu mas ainda não é uma distro para usuários comuns, não é mesmo.
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install

Offline Rvos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Linux User #500472
    • Ver perfil
macalex,
Vou seguir sua opinião e testar uma destas distros citadas... mas tem algo no Ubuntu que muita gente apanha por preguiça de ler e pensar. Já tive problema bravo no Ubuntu... o que fiz? Entrei em modo seguro e mandei atualizar... até o Windows entrar em modo seguro reduz consideravelmente a quantidade de formatações... mas isto é uma outra história...

Linux! Não apenas para os que necessitam, mas também para os que gostam de Informática!!

Offline macalex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Concordo, é pura preguiça e falta de vontade mesmo. Mas temos que ter em mente que o user comum, e eu me incluo no pacote, quer ligar o computador e entrar no skype, ou no seu site preferido ou msn etc, sem ter que pensar mesmo!
Agora imagine um usuário comum disposto a testar o ubuntu, (eu indico instalar via wubi, uma das coisas boas do ubuntu sem traumas nem particionamentos) escolhe o 10.04 e consegue instalar. A primeira coisa que ele vai estranhar são os botões do lado errado! epa! que treco esquisito, mas tudo bem vamos em frente. Digamos que ele é um dos milhões de usuários speedy e fica a todo custo procurando a rede para configurar. Depois de boots consecutivos no windows e visitas ao google ele descobre que tem que digitar sudo pppoeconf no terminal e talz...Beleza, já meio irritado depois de horas tentando apenas entrar na internet, entra no site da globo.com e o firefox avisa que é preciso baixar plugins, ah blz isso eu conheço do windows, clica no aviso e bam! não acha os plugins ,vai no link de instalação manual e bam! de novo não funfa, mal sabe ele que é preciso atualizar todo o sistema para o firefox achar os plugins, mas ele não sabe. Bom vamos então ver uns emails. baixando um video em wmv e novamente pede para baixar uns trecos lá, mas não acha os codecs necessários, tem que atualizar ne?  Mas de repente aparece um aviso que o sistema possui atualizações ele vai verificar e vê la 230 mb de atualizações já irritado e com a paciencia acabando vai tentar aquele mensageiro da internet, aciona e tals entra e acha um tanto tosco mas tudo bem, mas cade a camera? Bom tudo bem vamos instalar o skype para usar a camera, mas antes as atualizações já acabram vou reiniciar o computador. Reboot e bam! a internet não funciona mais, pior, ele não lembra mais como é que fez da primeira vez para ela funcionar. Horas depois e extremamente irritado pois perdeu a tarde interia tentado fazer apenas o sistema funcionar ele diz, ahhh vou deletar essa !@#$@$#$% num aguento mais!
Por isso não indico mais o ubuntu.
Indico distros para usuários comuns que tem menus indicando aonde e como conectar-se com a internet, o que fazer se não conseguir, e centros ou paineis de controle funcionais, e práticos, com codecs instalados e mais completas possiveis.
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install

Offline queensman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Eu usaria ( uso ) o biglinux, pensando num sistema que se preocupa com usuários que ainda tem internet discada, o big é perfeito, ele ja vem com flash, e codecs inclusos....uma mão na roda para quem não quer perder horas instalando isso e aquilo pra poder navegar ou ver seus videos, e o pessoal do fórum esta desenvolvendo um manual que pode ser usado tanto online quanto offline

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Eu acho que o usuário deveria ter um mínimo de conhecimento sobre o que usa pra poder se virar no caso de problemas, como qdo fazemos pequenos consertos em casa, ou no carro, ou na bike e por aí vai, senão ele vai ser taxado eternamente de "analfamático" (analfabeto de Informática), aqui a gente vive dizendo "iniciante isso, iniciante aquilo" ou "usuário de Windows isso, usuário de Windows aquilo", referindo-se a eles como se fossem o "totô do cavalo do bandido" em termos de perícia com as suas máquinas.

Eu mesmo digo no meu site que o usuário comum só quer chegar em casa, ligar a máquina e usá-la, mas também digo lá que o usuário tem que se esmerar mais em conhecer um pouco sobre o que usa; e ão vale o papo de que 'não tem tempo', se arruma tempo pra ficar baixando coisas, ou visitando sites de sacanagem, orkut, msn e tal, pode muito bem pegar um manualzinho básico e dar uma lida e umas testadas naquilo que anda lendo.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Rvos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Linux User #500472
    • Ver perfil
Velox é justamente o que penso também, mas um problema que sofremos é o seguinte: O kra formata 20 vezes um windows, logo ele já pega um roteiro de customização, já no surrado open, o kra formata uma vez e já desiste, como vai pegar rotina operacional do sistema? Eu estou na minha 4ª instalação e, puts, fiz tudo que queria em muito pouco tempo e já até inventei (nunca havia configurado o emerald... show de bola)
Eu vi que você usa o Lenny, mt bom sistema, mas eu achei um pouco complexo para iniciante...

Abraços.

Rafael Oliveira.
Linux! Não apenas para os que necessitam, mas também para os que gostam de Informática!!

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
O Debian pode não ser tão prático qto o Ubuntu, mas dizer que é complicado é meio que um exagero. Tenho uma sobrinha (que eu chamo de Hackinha) que tem 12 anos e algumas vezes me acompanha qdo vou fazer alguma instalação de rede ou de Linux e ela se sai muito bem dentro daquilo que eu me engajei em mostrar a ela como se é feito; se uma "aborrescente" consegue instalar e configurar um Debian Lenny, atualizando-o e tal e, no caso de algum problema, consegue até achar as soluções na internet, eu acho que qq outro "mané" consegue fazer o mesmo; eu só acho que não consegue fazer essas coisas quem não tem micro em casa (pra ficar treinando e se acostumando com o sistema) ou mesmo aqueles que nunca viram um pc na frente, como acontece muito nesses Telecentros da Prefeitura onde o usuário sequer sabe usar o mouse, dá até pena de ver os monitores trabalhando, heheheh...


Velox é justamente o que penso também, mas um problema que sofremos é o seguinte: O kra formata 20 vezes um windows, logo ele já pega um roteiro de customização, já no surrado open, o kra formata uma vez e já desiste, como vai pegar rotina operacional do sistema? Eu estou na minha 4ª instalação e, puts, fiz tudo que queria em muito pouco tempo e já até inventei (nunca havia configurado o emerald... show de bola)
Eu vi que você usa o Lenny, mt bom sistema, mas eu achei um pouco complexo para iniciante...

Abraços.

Rafael Oliveira.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Concordo, é pura preguiça e falta de vontade mesmo. Mas temos que ter em mente que o user comum, e eu me incluo no pacote, quer ligar o computador e entrar no skype, ou no seu site preferido ou msn etc, sem ter que pensar mesmo!
Agora imagine um usuário comum disposto a testar o ubuntu, (eu indico instalar via wubi, uma das coisas boas do ubuntu sem traumas nem particionamentos) escolhe o 10.04 e consegue instalar. A primeira coisa que ele vai estranhar são os botões do lado errado! epa! que treco esquisito, mas tudo bem vamos em frente. Digamos que ele é um dos milhões de usuários speedy e fica a todo custo procurando a rede para configurar. Depois de boots consecutivos no windows e visitas ao google ele descobre que tem que digitar sudo pppoeconf no terminal e talz...Beleza, já meio irritado depois de horas tentando apenas entrar na internet, entra no site da globo.com e o firefox avisa que é preciso baixar plugins, ah blz isso eu conheço do windows, clica no aviso e bam! não acha os plugins ,vai no link de instalação manual e bam! de novo não funfa, mal sabe ele que é preciso atualizar todo o sistema para o firefox achar os plugins, mas ele não sabe. Bom vamos então ver uns emails. baixando um video em wmv e novamente pede para baixar uns trecos lá, mas não acha os codecs necessários, tem que atualizar ne?  Mas de repente aparece um aviso que o sistema possui atualizações ele vai verificar e vê la 230 mb de atualizações já irritado e com a paciencia acabando vai tentar aquele mensageiro da internet, aciona e tals entra e acha um tanto tosco mas tudo bem, mas cade a camera? Bom tudo bem vamos instalar o skype para usar a camera, mas antes as atualizações já acabram vou reiniciar o computador. Reboot e bam! a internet não funciona mais, pior, ele não lembra mais como é que fez da primeira vez para ela funcionar. Horas depois e extremamente irritado pois perdeu a tarde interia tentado fazer apenas o sistema funcionar ele diz, ahhh vou deletar essa !@#$@$#$% num aguento mais!
Por isso não indico mais o ubuntu.
Indico distros para usuários comuns que tem menus indicando aonde e como conectar-se com a internet, o que fazer se não conseguir, e centros ou paineis de controle funcionais, e práticos, com codecs instalados e mais completas possiveis.
O java e o flash player também devem ser baixados no Windows...
« Última modificação: 18 de Abril de 2010, 13:51 por bred81 »
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline jozecs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
OpenSuse.
kubuntu 8.0.6 - AMD 64 3,2Ghz, Asus, ATI RAdeon X300SE PCI express 128Mb, 4Gb RAM.

Offline macalex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
bred81
até os drivers devem ser baixados no windows se for o xp,
Eu considero muitas dessas distros que eu citei extremamente mais fáceis até que o windows XP.
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
bred81
até os drivers devem ser baixados no windows se for o xp,
Eu considero muitas dessas distros que eu citei extremamente mais fáceis até que o windows XP.
Sim, sim, eu vi isso.
só comentando...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Porque tem gente que ainda insiste em comparar um sistema gratuito com um proprietário?


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real