Concordo, é pura preguiça e falta de vontade mesmo. Mas temos que ter em mente que o user comum, e eu me incluo no pacote, quer ligar o computador e entrar no skype, ou no seu site preferido ou msn etc, sem ter que pensar mesmo!
Agora imagine um usuário comum disposto a testar o ubuntu, (eu indico instalar via wubi, uma das coisas boas do ubuntu sem traumas nem particionamentos) escolhe o 10.04 e consegue instalar. A primeira coisa que ele vai estranhar são os botões do lado errado! epa! que treco esquisito, mas tudo bem vamos em frente. Digamos que ele é um dos milhões de usuários speedy e fica a todo custo procurando a rede para configurar. Depois de boots consecutivos no windows e visitas ao google ele descobre que tem que digitar sudo pppoeconf no terminal e talz...Beleza, já meio irritado depois de horas tentando apenas entrar na internet, entra no site da globo.com e o firefox avisa que é preciso baixar plugins, ah blz isso eu conheço do windows, clica no aviso e bam! não acha os plugins ,vai no link de instalação manual e bam! de novo não funfa, mal sabe ele que é preciso atualizar todo o sistema para o firefox achar os plugins, mas ele não sabe. Bom vamos então ver uns emails. baixando um video em wmv e novamente pede para baixar uns trecos lá, mas não acha os codecs necessários, tem que atualizar ne? Mas de repente aparece um aviso que o sistema possui atualizações ele vai verificar e vê la 230 mb de atualizações já irritado e com a paciencia acabando vai tentar aquele mensageiro da internet, aciona e tals entra e acha um tanto tosco mas tudo bem, mas cade a camera? Bom tudo bem vamos instalar o skype para usar a camera, mas antes as atualizações já acabram vou reiniciar o computador. Reboot e bam! a internet não funciona mais, pior, ele não lembra mais como é que fez da primeira vez para ela funcionar. Horas depois e extremamente irritado pois perdeu a tarde interia tentado fazer apenas o sistema funcionar ele diz, ahhh vou deletar essa !@#$@$#$% num aguento mais!
Por isso não indico mais o ubuntu.
Indico distros para usuários comuns que tem menus indicando aonde e como conectar-se com a internet, o que fazer se não conseguir, e centros ou paineis de controle funcionais, e práticos, com codecs instalados e mais completas possiveis.