Autor Tópico: Falando em segurança  (Lida 1981 vezes)

Offline Redwall3D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Falando em segurança
« Online: 11 de Janeiro de 2012, 19:44 »
Eu acredito que todos tem acompanhado os lançamentos de eletrônicos, e esta tendência só cresce a cada dia. Os consumidores têm à sua disposição cada vez mais “gadgets”: smartphones, tablets, e-readers e em breve os ultrabooks e TV's com sistemas interativos. A mídia se esforça em vender para o público a necessidade de adquirir tudo, e pelas projeções do mercado para 2012 vai “bombar” este nicho. Mas tem uma coisa que me preocupa, é a falta de orientação quanto à segurança destes dispositivos. Muita gente sabe que um computador conectado à internet precisa de firewall, antivirus e sistemas seguros. Mas desvinculam essa imagem de seus dispositivos portáteis
(alguém pensa nisso quando usa o smartphone?). Por isso analistas estão prevendo que 2012 vai ver um aumento de 6000% dos malwares para Android. Estes dispositivos, na sua maioria equipados com tecnologia bluetooth e wireless, estão inadvertidamente vulneráveis ao roubo de dados. A comprovação é o recente roubo de dados de usuários da Sony e do Facebook. A gente está vendo que qualquer dispositivo conectado à rede está vulnerável, e grandes empresas como Visa e Mastercard e  nem mesmo o poderoso Depto de Defesa dos EUA escapam. O que sobra para nós? Outra questão ligada a isto é a “cloud computing”. Será que podemos realmente confiar na segurança dos dados que depositamos lá? A gente tem que pensar nisso, numa época em que todo mundo se preocupa com privacidade e respeito aos direitos individuais, estamos na verdade ficando cada vez mais expostos, escancarados praticamente. Isso é uma grande preocupação para mim e acho que deveria ser para todos. Eu li as cartilhas da CERT.BR (alguém conhece?) e adaptei as informações para os dispositivos modernos, pois acho que vai ser a tendencia. Já li sobre analistas que prevêem a falta de profissionais na área de segurança. No que depender de mim, vou tentar esclarecer o maior número de pessoas que conheço sobre estes riscos. E vocês, acham que é neurose se preocupar com isso?

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Falando em segurança
« Resposta #1 Online: 11 de Janeiro de 2012, 20:21 »
Eu não me preocupo muito com isso. Não utilizo Android, e confio no modo como a Apple comanda a App Store. Também confio no meu Ubuntu. Navego só em sites confiáveis, não clico em ads e rarissimamente uso email, então tô tranquilo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Falando em segurança
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2012, 18:52 »
Sempre comento que o componente principal de segurança na área de informática, não está nem no hardware e muito menos em softwares, ou seja, o componente principal está entre o encosto da cadeira e a tela do computador.
Não sair clicando em tudo que é link que encontra nos sites em que navega e nos e-mails que recebe, manter o sistema operacional sempre atualizado (isso no GNU/Linux) e utilizar software original (isso para o Windows), ter um firewall instalado e configurado corretamente (se possível configura-lo por hardware, ou seja, pelo modem ou roteador), antivírus atualizado (Windows) são passos simples, fundamentais e suficientes para manter um computador seguro.
Quanto a questão da computação em nuvens, ainda sou um tanto cético quanto a sua real necessidade em todos utilizarem. Claro que existe nichos específicos que se beneficiam de maneira direta dessa nova tecnologia, mas eu mesmo não a utilizo, ou quando a uso, é apenas para compartilhar material para os meus alunos terem acesso a material didático complementar, nada de segredos, sigilos ou negócios importantes que podem ser acessados e utilizados para fins outros.
Para os equipamentos atuais como TV que conseguem acessar a internet, se as notícias que existem por aí realmente se confirmarem, o sistema operacional que se tornará padrão deverá ser o GNU/Linux, principalmente o ubuntu, sendo assim, estaremos seguros.

Agora, para realizar certas transações pela net, eu utilizo apenas o Ubuntu atualizado, instalado no meu computador e com a conexão cabeada. Pode ser exagero, mas para transações como compra virtual (e pagamento real, e muito real...!) ou acesso a página do banco onde tenho conta, precaução e canja de galinha nunca fazem mal à ninguém...!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz