Autor Tópico: Empresas Privadas ... Produzindo Softwares Open Source  (Lida 6028 vezes)

Offline Chakal.tec.info

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Empresas Privadas ... Produzindo Softwares Open Source
« Online: 18 de Janeiro de 2010, 15:34 »
Agora gostaria de trocar uma ideia sobre o seguinte, a ideia do software livre e disponibilizar o software (codigo fonte) sem custo, acabando com o monopólio tanto para S.O, quanto para Hardware (a muito tempo vivemos dentro deste Monopolio, onde Microsoft lança um novo sistema e nós temos que mudar nossas maquinas para suportar isso, ou se não estamos fora). Porém, para empresas que desenvolve e os seus desenvolvedores, seu sustento esta na venda dos produtos produzidos. Sendo livre e sem custo, como acham que seja possivel uma empresa privada ganhar dinheiro produzindo softwares Livres?

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Empresas Privadas ... Produzindo Softwares Open Source
« Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2010, 16:44 »
Uma empresa pode conseguir os programas gratuitamente, mas vai ter que pagar pelo suporte. E suporte pra linux costumar ser mais caro.

E para investir na produção open source eu vejo vários motivos:
1 - A empresa pode mexer no código a seu bel prazer e adequalo as suas necessidades
2 - Monopólio gera abuso nos preços, comprar centenas de licenças privadas pode sair muito caro. Sem falar que dependência de terceiros é muito perigosa, tanto no sentido de "ser dominado" quanto no sentido de manter a segurança dos dados.
3 - A tecnologia de software desenvolvida pode ser usada em muitos dos seus produtos. Vide dvds e video games com linux.

Acredito nisso como os motivos pelos quais o software livre tem investimento de peso.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2010, 16:47 por Falco90 »

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Empresas Privadas ... Produzindo Softwares Open Source
« Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2010, 19:30 »
Código Aberto não é sinônimo de Grátis.
A empresa pode cobrar sim pelo software,
mas o código continuará aberto.

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: Empresas Privadas ... Produzindo Softwares Open Source
« Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2010, 21:02 »
Pode-se vender serviços, suporte, mas também softwares. O próprio Ubuntu pertence a uma empresa, a Canonical Ltd. Uma empresa pode dar suporte a servidores e mesmo a usuários comuns. Pode-se trabalhar instalando e dando manutenção. Um programador pode, por exemplo, alterar o código fonte para adequar o software às necessidades de uma empresa, ganhando por isso. Você poderia até vender cópias de um software alterado por você. Só não poderia fechar o código fonte, impedindo o usuário de fazer alterações, nem impedir que o mesmo distribua isso a quem quisesse. É a regra do copyleft.

Não há problema em se ganhar dinheiro. Não é uma questão de preços. Livre não quer dizer grátis. O que a filosofia do software livre vem dizer que está errado é o monopólio e a privação de acesso ao código fonte, e, conseqüentemente, o poder das empresas sobre a sociedade.

A economia se transforma. O modelo econômico como conhecemos não é o primeiro e nem será o último. O modelo atual está em decadência, em parte, graças à internet. Vários setores já precisam se adaptar, como é o caso do cinema e da música. Acredito que a sociedade em si já esteja respondendo e exigindo transformações, através de seus comportamentos. Assim, aqueles que não se adaptarem serão extintos. É a seleção natural do mercado.

Um texto interessante sobre isso pode ser visto no sítio Software Livre Brasil:
http://softwarelivre.org/portal/o-que-e
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2010, 21:37 por rsmb »
______________
Dlanor Sorrab

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Empresas Privadas ... Produzindo Softwares Open Source
« Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2010, 21:58 »
Vou dar um exemplo prático que acho que ajudará a entender alguns dos possíveis benefícios.

  • Tento usar um software (que tinha o código fechado) a tempos, simplesmente porque a plataforma de desenvolvimento (e outras características) me agradam
  • A empresa, que esta localizada no sul, não quis (ou não pode) investir em MG, até porque a legislação tem diferenças entre estados e seria difícil manter ele adequado a legislação de vários estados
  • Agora ela abriu o Código.
    • Já existem vários órgãos estaduais estudando a possibilidade de uso do software, mesmo fora do Sul, e que antes não seriam clientes potenciais da empresa.
    • Existem também empresas estudando o software para propor suporte a ele, e provavelmente adequá-lo a legislação local.
    • Todas as alterações que forem feitas devem ser devolvidas à empresa, que passará a ter um software mais completo, sem necessariamente ter desenvolvido as funções.
    • Existirá potencialmente muito mais clientes com necessidade de treinamento, migração de dados, suporte (que pode ser feito agora por telefone/internet).

E vou ficar por aqui, mas poderia citar mais algumas coisas. E acho que ela só tem a ganhar.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2010, 22:01 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Empresas Privadas ... Produzindo Softwares Open Source
« Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2010, 01:19 »
Vou dar um exemplo prático que acho que ajudará a entender alguns dos possíveis benefícios.

  • Tento usar um software (que tinha o código fechado) a tempos, simplesmente porque a plataforma de desenvolvimento (e outras características) me agradam
  • A empresa, que esta localizada no sul, não quis (ou não pode) investir em MG, até porque a legislação tem diferenças entre estados e seria difícil manter ele adequado a legislação de vários estados
  • Agora ela abriu o Código.
    • Já existem vários órgãos estaduais estudando a possibilidade de uso do software, mesmo fora do Sul, e que antes não seriam clientes potenciais da empresa.
    • Existem também empresas estudando o software para propor suporte a ele, e provavelmente adequá-lo a legislação local.
    • Todas as alterações que forem feitas devem ser devolvidas à empresa, que passará a ter um software mais completo, sem necessariamente ter desenvolvido as funções.
    • Existirá potencialmente muito mais clientes com necessidade de treinamento, migração de dados, suporte (que pode ser feito agora por telefone/internet).

E vou ficar por aqui, mas poderia citar mais algumas coisas. E acho que ela só tem a ganhar.

Gostei!

Mas e o famoso medo de 'roubarem' o código?
E se outra empresa começar a fazer uso mais lucrativo em cima do seu software?

Offline Chakal.tec.info

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Empresas Privadas ... Produzindo Softwares Open Source
« Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2010, 09:44 »
Bom dia,
concordo com todos integralmente, e justamente acho que a disponibilização dos fontes e muito importante, além de uma liberdade para o usuario ganhamos com as inovações que qualquer um pode desenvolver. Olha por estar a pouco tempo no software livre, ainda não tenho todas as informações que possuem, então para troca de ideias, como vêem as empresas de softwares daqui alguns anos ... como acha que vai estar o mercado de softwares futuramente.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Empresas Privadas ... Produzindo Softwares Open Source
« Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2010, 11:13 »
Vou dar um exemplo prático que acho que ajudará a entender alguns dos possíveis benefícios.

  • Tento usar um software (que tinha o código fechado) a tempos, simplesmente porque a plataforma de desenvolvimento (e outras características) me agradam
  • A empresa, que esta localizada no sul, não quis (ou não pode) investir em MG, até porque a legislação tem diferenças entre estados e seria difícil manter ele adequado a legislação de vários estados
  • Agora ela abriu o Código.
    • Já existem vários órgãos estaduais estudando a possibilidade de uso do software, mesmo fora do Sul, e que antes não seriam clientes potenciais da empresa.
    • Existem também empresas estudando o software para propor suporte a ele, e provavelmente adequá-lo a legislação local.
    • Todas as alterações que forem feitas devem ser devolvidas à empresa, que passará a ter um software mais completo, sem necessariamente ter desenvolvido as funções.
    • Existirá potencialmente muito mais clientes com necessidade de treinamento, migração de dados, suporte (que pode ser feito agora por telefone/internet).

E vou ficar por aqui, mas poderia citar mais algumas coisas. E acho que ela só tem a ganhar.

Gostei!

Mas e o famoso medo de 'roubarem' o código?
E se outra empresa começar a fazer uso mais lucrativo em cima do seu software?
Eles vão ter que liberar o código que eles modificaram e você podera ter lucro com ele também.

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Empresas Privadas ... Produzindo Softwares Open Source
« Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2010, 11:23 »
Vou dar um exemplo prático que acho que ajudará a entender alguns dos possíveis benefícios.

  • Tento usar um software (que tinha o código fechado) a tempos, simplesmente porque a plataforma de desenvolvimento (e outras características) me agradam
  • A empresa, que esta localizada no sul, não quis (ou não pode) investir em MG, até porque a legislação tem diferenças entre estados e seria difícil manter ele adequado a legislação de vários estados
  • Agora ela abriu o Código.
    • Já existem vários órgãos estaduais estudando a possibilidade de uso do software, mesmo fora do Sul, e que antes não seriam clientes potenciais da empresa.
    • Existem também empresas estudando o software para propor suporte a ele, e provavelmente adequá-lo a legislação local.
    • Todas as alterações que forem feitas devem ser devolvidas à empresa, que passará a ter um software mais completo, sem necessariamente ter desenvolvido as funções.
    • Existirá potencialmente muito mais clientes com necessidade de treinamento, migração de dados, suporte (que pode ser feito agora por telefone/internet).

E vou ficar por aqui, mas poderia citar mais algumas coisas. E acho que ela só tem a ganhar.

Gostei!

Mas e o famoso medo de 'roubarem' o código?
E se outra empresa começar a fazer uso mais lucrativo em cima do seu software?
Eles vão ter que liberar o código que eles modificaram e você podera ter lucro com ele também.

Não nesse mundo. Acreditar que as pessoas são honestas a esse ponto é utópico.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Empresas Privadas ... Produzindo Softwares Open Source
« Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2010, 12:24 »
Gostei!

Mas e o famoso medo de 'roubarem' o código?
E se outra empresa começar a fazer uso mais lucrativo em cima do seu software?

Se vocês quiserem ficar nos "se isso, se aquilo" a gente pode fazer também com as empresas que vendem software com código fechado.

Procurem a estatística de quantas fecham ainda no primeiro ano!

Tudo na vida tem riscos, cada um segue os seus.

Não nesse mundo. Acreditar que as pessoas são honestas a esse ponto é utópico.

Para isso existe a justiça.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Empresas Privadas ... Produzindo Softwares Open Source
« Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2010, 13:09 »
Campos,

Justiça? Além dela ser arbitrária tende sempre para o lado mais fraco,
sem contar com a sua ineficácia. Além disso, se o código livre for copiado
não significa que será copiado por uma empresa de código aberto, ela pode
ser muito bem copiada e o código ser ocultado.

Não estou querendo ser contra o Código Aberto só que ainda não conseguir
visulizar todo este mundo.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Empresas Privadas ... Produzindo Softwares Open Source
« Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2010, 13:25 »
A licença GPL é bem específica sobre isso. Se alguém copiar seu código ele é obrigado a manter o código aberto, e deve devolver as alterações.

A justiça pode ser lenta, e muitas vezes problemática, mas não é por conta disto que simplesmente vamos deixar as coisas como estão. Se você desenvolveu algo sob a licença GPL, e esta tudo bem documentado e feito da forma correta você pode sim buscar seus direitos.

Agora já vi empresas conseguirem o código de outras, sem que nenhuma das duas usem algum tipo de SL.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Empresas Privadas ... Produzindo Softwares Open Source
« Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2010, 13:47 »
uma empresa que "copia" e oculta o codigo de um S.L pode subisistir po um tempo, mas mais cedo ou mais tarde algume vai ver isso e então mover uma ação... se não me engano a pouco a cisco passou por isso, né? teve que abrir o codigo de alguns roteadores que usavam um kernel linux... e se não me engano a sang sung ( ou outra marca de TV ) passou pelo mesmo a poucos meses, pois suas tvs tinham codigos copiados e fechados... a justiça mandou abrir......


aconteceu, e todas as vezes os detentores dos direitos ganharam... no caso se não me engano era a freesoftware fundation que estava movendo as ações a favor dos detentores do codigo.....
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Empresas Privadas ... Produzindo Softwares Open Source
« Resposta #13 Online: 19 de Janeiro de 2010, 15:49 »
sboorbou,

Tem link para estas notícias?

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Empresas Privadas ... Produzindo Softwares Open Source
« Resposta #14 Online: 19 de Janeiro de 2010, 16:47 »
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda