Critiquei porque estava usando e porque ele realmente é difícil. Quase ninguém aqui concordou comigo por duas razões. A primeira, não se importam em digitar comandos. A segunda, usam computador pro básico.
Tem razão quanto a não se importar com a linha de comando. Quem usa linux sabe que isso é uma "opção" importante para caso extremos. O windows tamém tem mas se usa menos. Geralmente quando se pega vírus tem que usar o terminal do DOS sim.
Quanto ao uso básico está completamente enganado. Não usamos para o básico. Geralmente fazemos tudo que fazíamos no windows e um pouco mais, só que não nos importamos de ir até o terminal se for preciso. Geralmente não é.
Vc contaminou o PC porque quis.
Esta não é uma resposta grosseira ou provocativa. Ela mostra a realidade e se baseia na minha experiência de anos no Windows.
Isso é mentira. Cada dia sai novos vírus e spyrewares. Eu uso windows somente para jogos e peguei um vírus pelo msn. Eu não quis me contaminar, sou usuário experiente, mas a abordagem foi muito inteligente e convincente. Infelizmente o windows é um queijo suíço como foi dito acima.
Eu nunca largaria o Windows. O meu intuito ao instalar o Ubuntu(em outra partição) é a de ver opções diferentes, programas diferentes. Mas como eu disse, ele é muito difícil e trabalhoso.
Ainda não memorizei o significado daqueles números de permissão: 0770, 0777, 0773...
Se ficar comparando o Linux com Windows em termos de facilidade de uso o Linux vai perder com certeza. Ninguém aqui disse que o Linux é mais fácil que Windows. Dissemos que ele é melhor e um pouco mais difícil, não tudo isso que você está dizendo.
Se tivesse a paciência que tivemos (e foi pouca), acharia o mesmo. Mas as pessoas são diferentes e é isso que torna nosso mundo interessante. Coisas difíceis para você são fáceis para mim, e outras difíceis para mim são fáceis para você. Usar o Windows por exemplo é difícil para mim. Já para você é simples.
Você não precisa memorizar as permissões 0770, 0777, 0773. Porque quer fazer isso? Eu nem sei o que cada uma significa. Quando quero mudar a permissão de um arquivo eu clico com o direito em propriedades do arquivo e mudo a permissão de leitura e escrita e execução por lá. Você está complicando uma coisa simples.
Outro problema:
"dpkg foi interrompido. Você deve executar o comando 'sudo dpkg --configure -a'"
Não sei o que é "a" e nem vejo razão pra que os usuários digitem comandos pra 'consertar' problemas que nem mesmo se sabe o motivo.
São detalhes que juntos e com o passar do tempo, formam uma bola de neve assustadora.
Em poucos dias eu recebi 3 erros: a do *jóquei que se quebrou, a do dpkg interrompido e o erro de permissão.
Isso acontece. Geralmente quando se coloca um repositório que não é oficial, ou um repositório de testes. Você habilitou o repositório de testes? Entender isso é muito importante pois essa é a forma que o sistema se mantém atualizado. O Sistema não habilita esse repositório na instalação. Se está habilitado foi você que fez por conta e risco seu. E antes que diga que não deveria ter tal repositório, eu uso porque sei dos riscos, mas quero experimentar. Então seria injusto com usuários experientes não existir tal repositório. Isso também pode acontecer por outras causas, mas não se pode prever todos os problemas então se cria uma forma de corrigir o problema quando não se pode evitá-lo em 100% dos casos.
Além do mais veja que o sistema deu uma opção explicita de como corrigir o problema. No Windows ele esconde esses erros e você acha que está tudo bem, mas na verdade não está. Só quando para tudo que você fica sabendo que tem algo errado, só não sabe o que. Se você se sente melhor em não saber o que está acontecendo com seu sistema a Microsoft construiu um sistema exatamente para você. Como eu gosto de saber o que está acontecendo o Linux foi feito para mim.
*Fazendo a busca, encontramos:
"Se alguém tiver esse problema entre no gerenciador de pacotes synaptic e reinstale os pacotes "jockey-gtk" e "jockey-common""
Mas não explicam o que é jockey-gtk e jockey-common.
Então vamos ao google(haja tempo. Um pai de família já teria desistido há séculos. Existem coisas mais importantes a se fazer, como trabalhar).
Jockey provides a user interface for configuring third-party drivers, such as the Nvidia and ATI fglrx X.org and various Wireless LAN kernel modules.
Certo, então quer dizer que o Jockey é a interface do usuário e permite a configuração de drivers de terceiros. Sim, mas o que isso me ajudou? Continuo sem saber a razão da estrutura ter se quebrado.
Mais uma vez. Porque tem que saber o que é jockey-gtk e jockey-common? Nem imagino o que é isso. O que resolve seu problema é reinstala-los como foi aconselhado. No Windows você precisa saber o que é um erro de memória 0x02181374? Pois é no linux também não. Mais uma vez está complicando uma coisa simples.
Aí, quando digo que nunca vi esses erros no Windows, me rotulam de chato, de mentiroso, de troll, de "pessoa que quer tumultuar"...
Você não vê esses erros no Windows porque Windows não é Linux. No Windows vai ver erro de "descarregamento de pilha", "Explorer foi fechado inesperadamente", "Detectando solução para o problema", o aplicativo simplesmente não abre e não fala nada. O sistema reinicia sozinho. Essas coisas são caracteristicas do Widows. O Linux tem as deles.
Se quiserem matar o tópico matem, mas para mim esse é o melhor tópico de argumentação Linux x Windows para usuários como o max. Para cada afirmativa contra o linux que ele postou temos de 2 a 5 que provam o contrário. Qualquer pessoa que esteja pensando em testar o Ubuntu vai aproveitar esse tópico, pois já vai ver as dificuldades que vai encontrar e a facilidade em achar as soluções. Se for preguiçoso vai desistir logo de cara. Se for um pouco esforçado vai entrar de cabeça. Sem ofensas max, mas o Windows não é melhor, ele apenas é mais comodo para você já que não vai ter que aprender tudo de novo. E veja que deve ter uma boa bagagem, pois usa Windows sem pegar vírus o que significa que já aprendeu a administrar essa situação. Isso não se aprende da noite para o dia. Apenas usando o sistema por um bom tempo e instalando os diversos ant-spyware, antivirus e etc. Além de não ter problemas com DLL e outras coisas, que pelo menos para mim, foi uma das coisas que mais me deram dor de cabeça no Windows, principalmente o DirectX e suas inúmeras versões.
Só peço que respondam com argumentações. Respondam não só para o max mas para quem vai ler isso. Mesmo que ele queira difamar o Linux o que acredito não ser o objetivo, mas um equivoco, pensem nas pessoas que vão ler. Respondam para elas. Pois é assim que provamos ao mundo que ao contrário do que a Microsoft prega, é possível usar um sistema operacional livre, gratuito, feito por pessoas honestas, esforçadas, dedicadas, competentes e o mais importante...transparentes.