Autor Tópico: Multimídia no Dapper!  (Lida 118076 vezes)

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Multimídia no Dapper!
« Resposta #45 Online: 26 de Maio de 2006, 14:03 »
falou mano!

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Multimídia no Dapper!
« Resposta #46 Online: 26 de Maio de 2006, 15:15 »
Não sei se isso já foi referido, mas o Java 1.5_6 foi adicionado aos repositorios do Ubuntu ao abrigo da nova licença que a Sun adoptou.

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
divxc32.dll
« Resposta #47 Online: 26 de Maio de 2006, 15:33 »
essa agora...!  ja instalei o w32codecs de varios repositorios, e versões diferentes, e agora quando abro um link pra assistir da a mensagem que não foi possivel iniciar a biblioteca "divxc32.dll"  só que eu vou lá no /usr/lib/win32 e o arquivo tá lá, intacto com todas as permissões etc.

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Multimídia no Dapper!
« Resposta #48 Online: 26 de Maio de 2006, 16:36 »
Fiz alguns testes no dapper rc1 e vou postar o resultado:

Por já virem junto com o dapper, não se faz mais necessário instalar os seguintes pacotes dos REPOSITÓRIOS OFICIAIS: gstreamer0.10-esd gstreamer0.10-plugins-base gstreamer0.10-plugins-good

Dos REPOSITÓRIOS UNIVERSE E MULTIVERSE deixei os seguintes pacotes:
sudo apt-get install cpdvd faac faad ffmpeg flac gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-gl gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse gstreamer0.10-sdl lame mpg123 mpg321 gqmpeg libdvdread3 regionset mjpegtools msttcorefonts sox mplayer mozilla-mplayer mplayer-fonts mplayer-skins totem-xine libxine-main1 libxine-extracodecs xine-ui

Vejam que adicionei o regionset (permite modificar as configurações da região do drive de DVD) e totem-xine (habilita menu de DVDs no totem)
Como já temos o totem com suporte a menu de DVD e o mplayer que toca praticamente tudo, é possível retirar o xine (se você quiser, para não ficar com 3 programas para vídeo), mesmo com o excelente suporte a menus de DVD que o xine possui e que já incluímos no totem. Para desinstalar o xine digite: “sudo apt-get remove xine-ui”. Não retire o libxine-extracodecs pois, de acordo com gony64, quem usa o kubuntu não vai poder ouvir mp3


OUTROS REPOSITÓRIOS (Cristhian Marillat, Seveas e PLF)
sudo apt-get install libdvdcss2 w32codecs

w32codecs (arquivos para múltiplos formatos)
libdvdcss2 (reproduzir DVDs encriptados)




Gostaria de acrescentar outros programas bem úteis e nome dos repositórios onde podemos encontrá-los:
REPOSITÓRIOS OFICIAIS:
* klipper (colocá-lo na inicialização do sistema) como não temos um clipboard para gnome vamos ter que usar esse.
* mozilla-thunderbird e thunderbird-locale-pt-br
sudo apt-get install klipper mozilla-thunderbird e thunderbird-locale-pt-br

REPOSITÓRIOS UNIVERSE E MULTIVERSE
* sun-java5-jre (Java liberado pela própria sun, sendo assim não precisamos mais recorrer a repositórios extra. Se por alguma razão inexplicável não funcionar, use o do repositório Seveas ou PLF: sudo apt-get install sun-j2re1.5)
* Plugin Flash: flashplugin-nonfree gstreamer0.8-swfdec swf-player libflash-mozplugin (se usar o synaptic quando estiver instalando, depois de baixar os pacotes,  marque a opção de instalar o plugin automaticamente)
Se o comando acima não funcionar, use o do Cristhian Marillat versão 7.0.63.0: sudo apt-get install flashplayer-mozilla.
* numlockx (colocá-lo na inicialização do sistema. Ativa a tecla numlock. Para isso use o comando "numlockx on")
* amsn (cliente MSN em perl)
* gnomebaker (gravador de cd e DVD em gtk)
* gwget (gerenciador de downloads para gnome)
* timidity freepats pmidi timidity-interfaces-extra timidity-el (suporte a arquivos midi. Para abrir as interfaces gráficas do timidity use "timidity -ig" ou "timidity -ia")
sudo apt-get install sun-java5-jre flashplugin-nonfree gstreamer0.8-swfdec swf-player libflash-mozplugin numlockx amsn gnomebaker gwget timidity freepats pmidi timidity-interfaces-extra timidity-el

OUTROS REPOSITÓRIOS
* sudo apt-get install skype skype-dsp-hijacker (Repos. Seveas e PLF - ambos versão 1.2.0.18 )
* sudo apt-get install realplayer (Repos. Cristhian Marillat versão 10.0.7)
* sudo apt-get install listen (acrescente as 2 linhas abaixo ao sources.list: sudo gedit /etc/apt/sources.list)
#Instala o Listen Music Player
deb http://theli.free.fr/packages/dapper/ ./
* sudo apt-get install opera (Repos. PLF versão 8.51)

Não postei mais programas pois já temos similares no ubuntu tipo Adobe Reader, etc...

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
xine
« Resposta #49 Online: 26 de Maio de 2006, 19:08 »
O problema de retirar os pacotes acima citados do "xine" é que quem usa kubuntu, não vao poder ouvir mp3, eu retirei o libxine-extracodecs e depois tive que re-instalar.

Novamente eu ressalto a criação de um post só pra quem usa kubuntu (meu caso).

Algumas dicas podem não fazer efeito no Gnome mas no Kubuntu faz e vice-versa.

Offline Éderson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 203
    • Ver perfil
Multimídia no Dapper!
« Resposta #50 Online: 26 de Maio de 2006, 20:38 »
Gony64: editei o post acima já colocando a sua observação.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Multimídia no Dapper!
« Resposta #51 Online: 26 de Maio de 2006, 21:05 »
Obrigado pela ajuda pessoal. Como vocês podem notar, Está cada vez mais dura a tarefa de escrever um tutorial sobre alguma coisa, pelo menos da maneira que está organizado o Fórum. Temos que cobrir todas as versões, ou então eu mudo e digo que só serve para o Ubuntu, Daí outras pessoas escrevem para suas respectivas versões.

Se entrarmos no mérito de quais aplicativos usar, a coisa não acaba mais. Mas foi bom o Éderson ter levantado esta questão. Vou mudar mostrando apenas os codecs necessários. A escolha dos aplicativos vai recair no gosto do usuário. Mas como o Gony64 disse, alguns deles não podemos tirar. É o caso do Xine e do Mplayer!

Estou instalando as coisas no meu Dapper RC agora. Estou tomando algumas notas das mudanças e depois eu posto as modificações.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Multimídia no Dapper!
« Resposta #52 Online: 27 de Maio de 2006, 08:40 »
Citação de: "Éderson"
Gony64: editei o post acima já colocando a sua observação.


falou...  :)

Offline hanover

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
    • http://www.sodavirtual.com.br
ae galactus
« Resposta #53 Online: 27 de Maio de 2006, 20:45 »
lembra de quando reformular o tutorial colocar o repositorio do listen pra quem estiver insteressado em utiliza-lo
deb http://theli.free.fr/packages/dapper/ ./
GNU/Linux. Viva essa liberdade!

Offline hanover

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
    • http://www.sodavirtual.com.br
galactus, achei um "bug"
« Resposta #54 Online: 28 de Maio de 2006, 20:24 »
olha so
fiz tudo bonitinho pelo terminal.
quando estava instalando os pacotes, deu a seguinte mensagem:
Pré-configurando pacotes ...
(Lendo banco de dados ... 85221 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Descompactando sun-java5-jre (de .../sun-java5-jre_1.5.0-06-1_all.deb) ...
sun-dlj-v1-1 license could not be presented
dpkg: erro processando /var/cache/apt/archives/sun-java5-jre_1.5.0-06-1_all.deb (--unpack):
 subprocesso pre-installation script retornou código de saída de error 2
Descompactando sun-java5-bin (de .../sun-java5-bin_1.5.0-06-1_i386.deb) ...
sun-dlj-v1-1 license could not be presented
dpkg: erro processando /var/cache/apt/archives/sun-java5-bin_1.5.0-06-1_i386.deb (--unpack):
 subprocesso pre-installation script retornou código de saída de error 2
Erros foram encontrados durante processamento de:
 /var/cache/apt/archives/sun-java5-jre_1.5.0-06-1_all.deb
 /var/cache/apt/archives/sun-java5-bin_1.5.0-06-1_i386.deb
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

deu pau ao instalar o java, e por conta disso nao consiguia instalar os demais pacotes
então abri o synaptic, botei pra procurar sun-java-bin e selecionei para instalar
dae ele continua a instalação do pacote java e demais pacotes normalmente
GNU/Linux. Viva essa liberdade!

Offline hanover

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
    • http://www.sodavirtual.com.br
mais ladainha...
« Resposta #55 Online: 28 de Maio de 2006, 20:56 »
motivado pelo jose vitor, resolvi entrar em contato com o suporte online do terra para saber como fica a questão do acesso ao tvterra
aqui vai o dialogo da conversa

Flávia Silveira:     bruno, em que posso ajudar?

bruno:    boa noite
bruno:    bem flavia, é o seguinte

Flávia Silveira:    Boa Noite !!!

bruno:    sou usuario linux
bruno:    e como assinante fico muito frustrado com o fato do site tvterra nao dar suporte ao meu perfil de usuario
bruno:    ja recorri a diversos foruns sobre o assunto
bruno:    inclusive consiguimos descobrir um jeito de ao menos entrar no site
bruno:    mas os videos não abrem de maneira alguma
bruno:    meu navegador é o firefox
bruno:    e meu plugin de video é mplayer
bruno:    e o plugin do realplayer também esta ativado
bruno:    gostaria de saber se existe alguma solução para mim

Flávia Silveira:    Para o funcionamento dos serviços da página do Terra, o recomendável é a utilização do Internet Explorer. Realmente alguns serviços não funcionam no navegador que está utilizando atualmente.

bruno:    mas nem todo assinanter tem a disponibilidade de usar o navegador proprietario da microsoft
bruno:    *assinante

Flávia Silveira:    Entendo. Para sugestões, reclamações ou elogios, solicito que encaminhe e-mail para nossa Central de Relacionamento com o Cliente, através do
endereço cliente@terra.com.br

bruno:    voces estão excluindo cerca de 30% do mercado mundial (usuarios que usam firefox) da possibilidade de usufruir dos seus serviços
bruno:    isso é o maximo que você pode fazer? me indicar um email?

Flávia Silveira:    Sim.
bruno:    Ok Flávia. Infelizmente você não me ajudou em nada, mas fica aqui meu agradecimento pela atenção.
bruno:    Boa noite.

Flávia Silveira:    O Terra agradece o seu contato, tenha uma boa noite!!!

e ae galera?
que ta afim de encher o saco do terra mandando email para cliente@terra.com.br ?

ps: o globomediacenter funcionou legal, mas essa opção vai influenciar sim em outros site, por isso aconselho desabilita-la apenas quando usar o site da globo.
GNU/Linux. Viva essa liberdade!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Multimídia no Dapper!
« Resposta #56 Online: 28 de Maio de 2006, 22:28 »
Obrigado Hanover, eu fiz tudo usando o  Synaptic. Não sabia que estava dando pau usando o terminal com o Java.

Realmente retirei a dica do TV Terra pois ela não está funcionando no Dapper.

Mudaram as pastas do mozilla e do Firefox. além das duas deles, criaram uma terceira com links para os plugins dos dois!

Vou tentar outras coisas para ver se volta a funcionar.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Multimídia no Dapper!
« Resposta #57 Online: 28 de Maio de 2006, 23:14 »
Hanover e Galatus, eu consigo assistir os videos no tv terra usando o mozillao, mas o firefox deveria tocar tambem, pois e derivado do mozilla... mas... nao justifica  a atitude do terra.

descupe os erros de acentos, pois instalei o xgl no meu kde e nao tem mapa xmodmap.pt abnt2, se alguem puder me ajudar em qual a mehor coniguracao

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Multimídia no Dapper!
« Resposta #58 Online: 28 de Maio de 2006, 23:16 »
Citação de: "gony64"
Hanover e Galatus, eu consigo assistir os videos no tv terra usando o mozillao, mas o firefox deveria tocar tambem, pois e derivado do mozilla... mas... nao justifica  a atitude do terra.

descupe os erros de acentos, pois instalei o xgl no meu kde e nao tem mapa xmodmap.pt abnt2, se alguem puder me ajudar em qual a mehor coniguracao


Hum, e o que você fez? Só fez seguir a dica de antes? A do Breezy? Ou mudou alguma coisa?

Eu ainda não tive tempo de instalar o Mozillão aqui com a nova instalação do Dapper RC. Mas vou fazer isso amanhã.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Multimídia no Dapper!
« Resposta #59 Online: 29 de Maio de 2006, 02:24 »
TV Terra resolvido!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2