Autor Tópico: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?  (Lida 37207 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Online: 04 de Setembro de 2009, 14:37 »
Pessoal, só uma "abobrinha" para esclarecer uma dúvida.

Depois de quase um ano usando o Ubuntu, tive um probleminha para acessar o site do banco e, quando liguei para lá, disse que usava Ubúntu (o acento é para entender que pronunciei "paroxitonamente", ou seja, com acento na penúltima sílaba). Aí, a moça que me atendeu, disse: "entendi, o sr. usa Ubuntú" (com acento na última sílaba) e saquei que ela repetiu só para me corrigir. Como nunca ouvi a palavra pronunciada, fiquei na dúvida: qual é a pronúncia certa?

Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2009, 15:47 »
É paroxítona. uBUNtu.


Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2009, 15:47 »
Eu digo Ubúntu também... mas lembro de um video que acompanhava as versões do ubuntu, onde alguma figura famosa (acho que o Mandela) falava do significado da palavra, e ele dizia "Ubuntú".
Googling since 1999.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2009, 15:48 »
O uso mais corriqueiro é Ubúntu mesmo, e não Ubuntú. A questão é que, se você "aportuguesar" a palavra, ou seja, pronunciá-la de acordo com as normas ortográficas, seria Ubuntú, pois as oxítonas terminadas em "u" não são acentuadas (como "caju", "umbu", "pitu"; por analogia, "Ubuntú"). Contudo, como a língua é uso, e não norma, digamos que o padrão é Ubúntu mesmo. Além disso, se formos apenas adaptar a pronúncia do termo estrangeiro, seria "Ubúntu", que é como se diz na África. Na pasta "Examples" que existe na pasta pessoal, há um vídeo de Mandela em que ele pronuncia a palavra dessa forma.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2009, 15:49 »
Eu digo Ubúntu também... mas lembro de um video que acompanhava as versões do ubuntu, onde alguma figura famosa (acho que o Mandela) falava do significado da palavra, e ele dizia "Ubuntú".

Você postou quando eu estava escrevendo. Só se eu ouvi muito mal, mas ele pronuncia "Ubúntu".

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #5 Online: 04 de Setembro de 2009, 17:00 »
O uso mais corriqueiro é Ubúntu mesmo, e não Ubuntú. A questão é que, se você "aportuguesar" a palavra, ou seja, pronunciá-la de acordo com as normas ortográficas, seria Ubuntú, pois as oxítonas terminadas em "u" não são acentuadas (como "caju", "umbu", "pitu"; por analogia, "Ubuntú"). Contudo, como a língua é uso, e não norma, digamos que o padrão é Ubúntu mesmo. Além disso, se formos apenas adaptar a pronúncia do termo estrangeiro, seria "Ubúntu", que é como se diz na África. Na pasta "Examples" que existe na pasta pessoal, há um vídeo de Mandela em que ele pronuncia a palavra dessa forma.

Fiz uma perguntinha besta e não só obtive a resposta como ainda veio, de quebra, uma boa explicação relacionada à língua portuguesa. O fórum Ubuntu-PT, além de um suporte nota 10, também é cultura! *rs*

Valeu a todos pelas respostas.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2009, 08:42 »
Eu falo "ubunTU" e tá acabado, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #7 Online: 07 de Setembro de 2009, 20:30 »
Como se pronuncia Rhythmbox?

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2009, 00:10 »
Como se pronuncia Rhythmbox?

Aportuguesando, "Rítm-box"  ;D

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2009, 01:00 »
Eu falo "ubunTU" e tá acabado, hehehehe...

Eu acho que UbunTU soa melhor... mas sei que o correto, pela pronúncia africana, seria uBUNtu.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2009, 01:25 »
Esse caso é relativamente semelhante ao da palavra "recorde". Pelas normas ortográficas, "reCORde" (como toda paroxítona terminada em "e"); pelo uso mais corrente, REcorde (adotado hoje inclusive pelos telejornais). Por um motivo ou por outro, as duas formas estão valendo.

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2009, 10:48 »
Esse caso é relativamente semelhante ao da palavra "recorde". Pelas normas ortográficas, "reCORde" (como toda paroxítona terminada em "e"); pelo uso mais corrente, REcorde (adotado hoje inclusive pelos telejornais). Por um motivo ou por outro, as duas formas estão valendo.

Os telejornais da Globo sempre pronunciam REcorde, mas alguns outros canais falam da forma correta.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2009, 19:13 »
Isso de "forma correta", "forma errada"... é bem complicado. A verdade é que o uso sempre prevalece sobre a norma. O problema é que os gramáticos mais tradicionais, além de muitos jornalistas, acham que são donos da língua, o que é um grande engano.

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2009, 22:09 »
O correto é "dÊ manhã" ou "dI manhã"?
Eu falo Ryfmnbox!
Eu falo Ubúntu e Ubuntú, depende de onde ele se encontra na frase (sem sacanagem nenhuma...)
=D
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2009, 23:23 »
Citar
O correto é "dÊ manhã" ou "dI manhã"?

Nenhuma das duas, e as duas ao mesmo tempo. Em se tratando de diferenças fonéticas, aí é que não tem como se apontar certo ou errado, porque cada região define isso naturalmente.