Autor Tópico: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?  (Lida 37645 vezes)

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #30 Online: 29 de Setembro de 2009, 21:07 »
Sei que não tem a ver com o tópico, mas... e como se pronuncia Linux?
Linux ou Linux?
Só por curiosidade.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #31 Online: 29 de Setembro de 2009, 21:25 »
Eu, e uma porção de gente que conheço, pronunciamos LÍnux, com acento no "i".
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #32 Online: 29 de Setembro de 2009, 22:09 »
Nunca falei linux...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #33 Online: 30 de Setembro de 2009, 10:24 »
Citar
Vinícius, então está mais que explicado. Já eu sou engenheiro mas gosto de dar meus pitacos no português (oops, na língua portuguesa...). Eu, inclusive, ante de aposentar-me, era conhecido como o chato que reclamava o tempo todo dos erros que meus coleguinhas cometiam em seus relatórios, correspondências, apresentações, etc. Uma das minhas colegas, inclusive, me dizia sempre que o importante era fazer-se entender -- e eu várias vezes tentei explicar para ela que, antes de mais nada, a língua é parte da alma da nação e que, além disso, escrever mal às vezes faz com que as pessoas não entendam ou, pior, entendam errado. (Aliás, é o que acontece com vários posts aqui do fórum.)
Um abraço

Falou tudo, eu mesmo costumava corrigir algumas coisas que eu via aqui no fórum (junto com a explicação de como resolver o problema postado, pelo menos na maioria das vezes), mas tem aqueles usuários que ficam aborrecidinhos qdo são corrigidos, teve um que falou que eu me acho muito superior aos demais integrantes do fórum e que eu nunca escrevi com erros; veja se isso é comportamento digno... Escrever errado de propósito pq, só pq está na internet? Ela deveria ser usada até como uma forma de exercício da linguagem, mas não, nós vemos é cada calamidade por aí e nós é que somos os "chatos de galocha" e o engraçado é que são esses mesmos que escrevem errado que depois consultam dicionários para ver como se escreve certo determinada palavra, muitas vezes as mesmas palavras que eles escrevem em forma de Retardatês (aquele lance de 9ntae9, miguxa, euevc, vo t dar 1 toq e por aí vai)...

Note que estou falando daqueles que escrevem errado de propósito e não por desconhecimento da língua, mas estes também não se esforçam para aprender... Fala sério!
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #34 Online: 30 de Setembro de 2009, 11:02 »
Eu só acho que o lance de se corrigir as pessoas deve ser feito na base do 'pisando em ovos', visto que muitos usuários novatos vêm ao fórum em busca de ajuda, bem como em outros fóruns tmb, e não de 'aulas' de português.
(Estou me referindo aos normais, não àqueles que escrevem errado de sacanagem.)
Dái já esbarram com uma correção que em nada irá auxiliar o problema do coitado e de quebra toda a comunidade linux recebe a pecha de pedantes, arrogantes, metidos e por aí vai
Eu até gosto de ser corrigido, desde que com educação e na hora apropriada, porque apesar de procurar escrever certo o máximo possível, sei que derrapo feio na sintaxe às vezes, na questão da colocação pronominal, da regência etc.
Entre amigos o 'internetês' é uma gíria como outra qualquer mas concordo plenamente que saber se expressar nas situações formais é imprescindível.
Em tempo - internetês é uma coisa, desprezo pelas normas cultas da gramática é outra bem diferente.
Mesmo assim, creio que tudo tem que ser feito na hora certa e com polidez.
E voltando à minha sub-questão, obrigado pelo toque, agora sei que pronuncio a palavra Linux corretamente.


Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #35 Online: 30 de Setembro de 2009, 14:54 »
Tinha um usuário aqui que ele perturbava tanto com perguntas repetitivas, mal formuladas, mal escritas e com respostas malcriadas que o cara foi banido do fórum, hehehe... Acho que tinha uns 14 anos...


Eu só acho que o lance de se corrigir as pessoas deve ser feito na base do 'pisando em ovos', visto que muitos usuários novatos vêm ao fórum em busca de ajuda, bem como em outros fóruns tmb, e não de 'aulas' de português.
(Estou me referindo aos normais, não àqueles que escrevem errado de sacanagem.)
Dái já esbarram com uma correção que em nada irá auxiliar o problema do coitado e de quebra toda a comunidade linux recebe a pecha de pedantes, arrogantes, metidos e por aí vai
Eu até gosto de ser corrigido, desde que com educação e na hora apropriada, porque apesar de procurar escrever certo o máximo possível, sei que derrapo feio na sintaxe às vezes, na questão da colocação pronominal, da regência etc.
Entre amigos o 'internetês' é uma gíria como outra qualquer mas concordo plenamente que saber se expressar nas situações formais é imprescindível.
Em tempo - internetês é uma coisa, desprezo pelas normas cultas da gramática é outra bem diferente.
Mesmo assim, creio que tudo tem que ser feito na hora certa e com polidez.
E voltando à minha sub-questão, obrigado pelo toque, agora sei que pronuncio a palavra Linux corretamente.


Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #36 Online: 30 de Setembro de 2009, 15:57 »
Tinha um usuário aqui que ele perturbava tanto com perguntas repetitivas, mal formuladas, mal escritas e com respostas malcriadas que o cara foi banido do fórum, hehehe... Acho que tinha uns 14 anos...

Ah, isso eu concordo e ainda assino embaixo, vai fazer zorra na casa dele, aqui não! hehe

Dose é quando o cara já passou dos 20 anos e quer ter atitudes de adolescentezinho mimado, tipo ficar mandando email's provocativos e sem conteúdo pra todo mundo só por discordar das idéias estéreis dele. Eu mesmo já recebi email's onde o camarada veio querer me corrigir por algo e em sua ânsia de demonstrar que era o 'papa' do assunto cometeu erros crassos de português - e ainda queria me corrigir! Tenha santa paciência...

Offline efix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • É tudo uma questão de Hermenêutica
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #37 Online: 30 de Setembro de 2009, 20:00 »
O correto eu não sei Mais o bum do Ubuntu eu falo como se fosse boom! Fica meio Uboomtu... Deu pra saca?!? hehe

Offline faragao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #38 Online: 01 de Novembro de 2009, 14:57 »
O correto eu não sei Mais o bum do Ubuntu eu falo como se fosse boom! Fica meio Uboomtu... Deu pra saca?!? hehe

Eu também pronuncio assim, uboomtu. como também "línux"...

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #39 Online: 01 de Novembro de 2009, 17:42 »
Camaradas, nossos tópicos ganham dimensões incríveis, de dúvida sobre a pronúncia correta, passamos para quase um divã. Imagino que alguns correram para o writer com medo de escrever errado. rs, rs, rs....

Mais do que a pronúncia correta, gosto do sentido filosófico e político do termo.

Apenas para ajudar os mais novos em Ubuntu, no menu Sistema > Sobre Ubuntu
tem uma explicação sobre o nome. Segue abaixo:

“Ubuntu é uma ideologia ética Sul Africana focada no compromisso e relações entre as pessoas. A palavra vem das línguas Zulu e Xhosa. Ubuntu (pronunciado "u-BUN-tu") é visto como um conceito tradicional Africano, é tratado como um dos princípios fundamentais da nova república da África do Sul e é conectado à idéia de um Renascimento Africano.

Uma tradução rápida do princípio de Ubuntu é "humanidade para os outros". Outra tradução poderia ser: "a crença em uma ligação universal de compartilhamento que conecta toda a humanidade"

"Uma pessoa com ubuntu é aberta e disponível aos outros, assistente aos outros, não se sente ameaçada por outros que são capazes ou bons, uma vez que ele ou ela tem uma auto-confiança que vem do saber que ele ou ela pertence a um conjunto maior e é diminuído quando outros são humilhados ou diminuídos, quando outros são torturados ou oprimidos."
Arcebispo Desmond Tutu

Como uma plataforma baseada no Linux, o sistema operacional Ubuntu traz o espírito do ubuntu ao mundo do software.”
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Frederico Garcia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re:Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #40 Online: 02 de Outubro de 2015, 23:22 »
A palavra ubuntu é uma palavra de origem nas línguas zulu e xhosa falada pelos povos da África Subsaariana.
Pronuncia africana:  ubuntú.
Significado: Não tem tradução direta, mas Nelson Mandela definiu a ideia de Ubuntu(Respeito. Cortesia. Compartilhamento. Comunidade. Generosidade. Confiança. Desprendimento. Uma palavra pode ter muitos significados. Tudo isso é o espírito de Ubuntu)
A questão principal não é se você irá escolher pronunciar ubúntu(abrasileirado) ou ubuntú(pronuncia africana), mas sim ter o "espirito ubuntu"  que move os fóruns de linux e toda a iniciativa linux de "compartilhar" e ajudar o próximo com informações pertinentes e coerentes. Então ubuntu para todos vocês!

Offline marcoslinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • só o Senhor é Deus!
    • Ver perfil
Re:Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #41 Online: 23 de Outubro de 2015, 19:29 »
o negocio é alterar vai de úbuntu que fica bom!
processador athlon fx 4300 / placa mãe asus m5a78l-m / memoria 04gbs ddr3 1333 markvision/ placa de vídeo nvidia 9500gt / hd 128 gb  ssd e 320 gb wd /ubuntu 15.04/fonte corsair cx 500.

Offline paulosebin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #42 Online: 27 de Outubro de 2015, 12:49 »
Meu Deus, descobri que sempre pronunciei errado, hauahuahuaha