Autor Tópico: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?  (Lida 37632 vezes)

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #15 Online: 11 de Setembro de 2009, 01:59 »
Citar
O correto é "dÊ manhã" ou "dI manhã"?

Nenhuma das duas, e as duas ao mesmo tempo. Em se tratando de diferenças fonéticas, aí é que não tem como se apontar certo ou errado, porque cada região define isso naturalmente.
Que bom, estava brincando quando fiz a pergunta mas isso me lembrou uma coisa das aulas de física (escolhi este tema por se tratar de uma palavra estrangeira):
Joule não se pronuncia "jauli" (aquela unidade de energia e trabalho). Existem duas maneiras de pronunciá-la: Jouli (como se lê) ou no idioma do nome.
Ou aportuguesamos ou deixamos na língua nativa, tanto faz a menira como falamos...
=D
Isso que eu penso!
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #16 Online: 11 de Setembro de 2009, 11:02 »
Vinícius, já vi que você e outros que responderam a este tópico são ligados em questões linguísticas. Se não leram ainda, acho que vão gostar do livro "A Norma Oculta", do linguista da UnB, Marcos Bagno. É um livrinho pequeno e conciso que aborda estas questões de usos e costumes da língua e, principalmente, estes (pre)conceitos do que é certo e do que é errado.
Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #17 Online: 11 de Setembro de 2009, 11:14 »
Maneiro isso de pronúncia, temos outras palavras também cuja pronúncia varia de acordo com quem fala: pobrema (essa é clássica), a gente vamos (e variações, como a gente saímos, a gente fomos...), nós foi, Framengo, bicicreta, táuba, tóchico e tantas outras, mas a "pobrema" é clássica, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #18 Online: 11 de Setembro de 2009, 12:27 »
O correto é "dÊ manhã" ou "dI manhã"?
Eu falo Ryfmnbox!
Eu falo Ubúntu e Ubuntú, depende de onde ele se encontra na frase (sem sacanagem nenhuma...)
=D

haha Agora que vi o "Ryfmnbox"  :D Só é preciso ter cuidado para não cuspir em ninguém  ;D


Maneiro isso de pronúncia, temos outras palavras também cuja pronúncia varia de acordo com quem fala: pobrema (essa é clássica), a gente vamos (e variações, como a gente saímos, a gente fomos...), nós foi, Framengo, bicicreta, táuba, tóchico e tantas outras, mas a "pobrema" é clássica, hehehehe...

Mas convenhamos, não podemos confundir ignorância (falta de uma educação elementar) com variações lingüísticas - ops, linguísticas.


Abraços,

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #19 Online: 11 de Setembro de 2009, 13:08 »
Foi mais por gozação mesmo, mas que é um "pobrema", isso é, hehehehe...

O correto é "dÊ manhã" ou "dI manhã"?
Eu falo Ryfmnbox!
Eu falo Ubúntu e Ubuntú, depende de onde ele se encontra na frase (sem sacanagem nenhuma...)
=D

haha Agora que vi o "Ryfmnbox"  :D Só é preciso ter cuidado para não cuspir em ninguém  ;D


Maneiro isso de pronúncia, temos outras palavras também cuja pronúncia varia de acordo com quem fala: pobrema (essa é clássica), a gente vamos (e variações, como a gente saímos, a gente fomos...), nós foi, Framengo, bicicreta, táuba, tóchico e tantas outras, mas a "pobrema" é clássica, hehehehe...

Mas convenhamos, não podemos confundir ignorância (falta de uma educação elementar) com variações lingüísticas - ops, linguísticas.


Abraços,
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #20 Online: 11 de Setembro de 2009, 14:01 »
Foi mais por gozação mesmo, mas que é um "pobrema", isso é, hehehehe...

Aiaiai... daí eu disse: "cuida o português" e o cara me respondeu "nóis cuida"...  ;D

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #21 Online: 11 de Setembro de 2009, 17:53 »
O mais engraçado disso tudo (de saber qual é a pronúncia de determinada palavra), são as pessoas que escrevem atropelando todo mundo, vc pega uma frase inteira sem vírgula ou uma única pontuação, hehehe... Fora as "palavras novas", e ainda reclamam!


Foi mais por gozação mesmo, mas que é um "pobrema", isso é, hehehehe...

Aiaiai... daí eu disse: "cuida o português" e o cara me respondeu "nóis cuida"...  ;D
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #22 Online: 11 de Setembro de 2009, 18:08 »
Mas, há, também, aquelas, que, põe, vírgula, em, tudo...

Pé no saco!!


Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #23 Online: 11 de Setembro de 2009, 18:33 »
Isso eu nunca vi nem aqui e nem em qq outro fórum que já participei, é mais fácil não colocar nada ou, qdo coloca, é em lugar errado, hehehehe...

Mas, há, também, aquelas, que, põe, vírgula, em, tudo...

Pé no saco!!
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #24 Online: 11 de Setembro de 2009, 20:54 »
Vinícius, já vi que você e outros que responderam a este tópico são ligados em questões linguísticas. Se não leram ainda, acho que vão gostar do livro "A Norma Oculta", do linguista da UnB, Marcos Bagno. É um livrinho pequeno e conciso que aborda estas questões de usos e costumes da língua e, principalmente, estes (pre)conceitos do que é certo e do que é errado.
Um abraço.

Esse eu não li, o que eu li de Marcos Bagno foi "A língua de Eulália", que é muito interessante. Quanto a eu ser ligado em questões linguísticas, bem... eu sou professor de Português!  :D

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #25 Online: 11 de Setembro de 2009, 20:56 »
Citar
O correto é "dÊ manhã" ou "dI manhã"?

Nenhuma das duas, e as duas ao mesmo tempo. Em se tratando de diferenças fonéticas, aí é que não tem como se apontar certo ou errado, porque cada região define isso naturalmente.
Que bom, estava brincando quando fiz a pergunta mas isso me lembrou uma coisa das aulas de física (escolhi este tema por se tratar de uma palavra estrangeira):
Joule não se pronuncia "jauli" (aquela unidade de energia e trabalho). Existem duas maneiras de pronunciá-la: Jouli (como se lê) ou no idioma do nome.
Ou aportuguesamos ou deixamos na língua nativa, tanto faz a menira como falamos...
=D
Isso que eu penso!

Assino embaixo! Aliás, na minha época de escola, havia dois professores de física, um de mecânica e outro de elétrica, que viviam brigando porque um dizia que o certo era "Jauli", e o outro, "Joule". Jesus, quanta bobagem...  ;D

Offline ojacques

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #26 Online: 21 de Setembro de 2009, 17:51 »
Ao que parece é Ubúntu mesmo.
Quanto a recórde ou récorde, a palavra é de origem francesa, e não inglesa. Portanto, a Globo insiste em falar de modo errado.
Vejam o Pasquale quando pronuncia. Vejam o Bóris Casoy. Record pronuncia-se Recórde

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #27 Online: 21 de Setembro de 2009, 20:01 »
Ao que parece é Ubúntu mesmo.
Quanto a recórde ou récorde, a palavra é de origem francesa, e não inglesa. Portanto, a Globo insiste em falar de modo errado.
Vejam o Pasquale quando pronuncia. Vejam o Bóris Casoy. Record pronuncia-se Recórde

Mas não é errado, é simplesmente outra pronúncia corrente (aliás, bem mais corrente). Quando muito, você pode dizer que não está de acordo com normas gramaticais.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #28 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:02 »
Esse eu não li, o que eu li de Marcos Bagno foi "A língua de Eulália", que é muito interessante. Quanto a eu ser ligado em questões linguísticas, bem... eu sou professor de Português!  :D

Vinícius, então está mais que explicado. Já eu sou engenheiro mas gosto de dar meus pitacos no português (oops, na língua portuguesa...). Eu, inclusive, ante de aposentar-me, era conhecido como o chato que reclamava o tempo todo dos erros que meus coleguinhas cometiam em seus relatórios, correspondências, apresentações, etc. Uma das minhas colegas, inclusive, me dizia sempre que o importante era fazer-se entender -- e eu várias vezes tentei explicar para ela que, antes de mais nada, a língua é parte da alma da nação e que, além disso, escrever mal às vezes faz com que as pessoas não entendam ou, pior, entendam errado. (Aliás, é o que acontece com vários posts aqui do fórum.)
Um abraço


Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Como é que se pronuncia "Ubuntu"?
« Resposta #29 Online: 25 de Setembro de 2009, 19:29 »
Esse eu não li, o que eu li de Marcos Bagno foi "A língua de Eulália", que é muito interessante. Quanto a eu ser ligado em questões linguísticas, bem... eu sou professor de Português!  :D

Vinícius, então está mais que explicado. Já eu sou engenheiro mas gosto de dar meus pitacos no português (oops, na língua portuguesa...). Eu, inclusive, ante de aposentar-me, era conhecido como o chato que reclamava o tempo todo dos erros que meus coleguinhas cometiam em seus relatórios, correspondências, apresentações, etc. Uma das minhas colegas, inclusive, me dizia sempre que o importante era fazer-se entender -- e eu várias vezes tentei explicar para ela que, antes de mais nada, a língua é parte da alma da nação e que, além disso, escrever mal às vezes faz com que as pessoas não entendam ou, pior, entendam errado. (Aliás, é o que acontece com vários posts aqui do fórum.)
Um abraço

É, mas calma com essa história de escrita! Relatórios, apresentações etc. têm regras que devem ser seguidas, então nenhum problema em se apontar erros (só tome cuidado pra não magoar ninguém, hehehehe). Com a fala, ou com textos simples, é que devemos ser bastante compreensivos, nunca esquecendo das diferentes variedades linguísticas, sotaques, etc. Mas escrita formal é padronizada, então é outro esquema.