Autor Tópico: "Excesso de zelo" por parte dos moderadores e administradores  (Lida 14435 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
"Excesso de zelo" por parte dos moderadores e administradores
« Online: 14 de Abril de 2009, 08:12 »
Eu ERA usuário do fórum do Ubuntu-BR devido aos exageros (ao meu ver) cometidos por moderadores e administradores do fórum. Mas indo hj lá no Quarentena, resolvi reativar a conta apenas para postar pontos sobre tópicos trancados que só confirmam a minha postura do "excesso de zelo" dos moderadores:

1- http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,48634.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,48668.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,48672.0.html

Há de se ter uma certa paciência com quem é iniciante; depois nós, usuários de Linux, acabamos por termos e talvez até merecermos o rótulo de metidos. Já é um grande avanço conseguirmos trazer novos usuários para o Linux, mas atitudes como essa acabam por minar a boa vontade de quem tem em mudar e a que temos em aprender e até a ensinar um sistema novo.

2- http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,48622.0.html

Alguém pode me dizer onde está o erro deste tópico? Se o título leva a crer que é uma dica de instalação do Ubuntu, só deveria ser considerado uma dica se estivesse na seção de Dicas e Truques, ficando automaticamente como dúvida estando em outra seção, não?

Olha, sinceramente, ou eu sou muito chato ou muito burro... E botem logo essa aqui também na Quarentena, já me acostumei com a coisa...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: "Excesso de zelo" por parte dos moderadores e administradores
« Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2009, 08:31 »
O pessoal tá meio paranoico.
 ::)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: "Excesso de zelo" por parte dos moderadores e administradores
« Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2009, 11:09 »
Como opinião pessoal:

É uma pena o velox256 estar deixando o fórum, já que o mesmo é um usuário das antigas (somos mais ou menos da mesma época), e mais ainda por não poder discutir com ele aquilo que ele considera errado, visto que o mesmo "ERA usuário do fórum do Ubuntu-BR".

Talvez nós mereçamos mesmo o "rótulo de metidos", e talvez pelos motivos:

  • pela moderação buscar tanto zelar pelas Regras de Utilização do Fórum, aquelas regras mesmo que temos que dizer que concordamos quando nos inscrevemos no fórum (e se concordamos é porque lemos e aceitamos, ou estou errado?!?!?!)
  • Por usuários, como o próprio velox256 que saem do fórum simplesmente por tiveram uma mensagem trancada, simplesmente por isto. Pois foi por isto que o mesmo esta deixando este fórum (devido a esta mensagem aqui, ou estou enganado).

Bem, eu não acho ainda que merecemos este título, porém ficar apenas reclamando da moderação/administração do fórum é sacanagem (desculpem a palavra!). O fórum nunca sofreu tantas mudanças, nunca teve tanta abertura como vem acontecendo agora, ainda com outras mudanças de atitude em discussão. Mas sair do fórum porque teve uma mensagem trancada (nem foi um tópico) é correto também? Não é muito zelo?

Nós zelamos mesmo pelo fórum, buscamos sua organização, fazemos o possível e o impossível para que a regra seja igual para todos (até mesmo moderadores tiveram tópicos trancados), e estamos sempre discutindo mudanças, e sempre discutindo nossas atitudes, pois todos somos passíveis de cometer erros. Nem sei se poderia comentar aqui mas estamos discutindo uma mudança quando aos "up's" nos tópicos (coisa que ele reclamou), e a proposta é trancar a mensagem do "up", deixando o tópico como estava, em vez de trancar o tópico como fazemos hoje.

Quando a reclamação 2 do caro velox256 (o trancamento do tópico Ajuda na hora de instalar o Ubuntu 8.10) será que precisamos mesmo explicar? A mensagem de trancamento (fui eu que tranquei por sinal tal tópico) não diz nada sobre dica, ou sobre a seção Dicas e Truques, e sim que o "Tópico trancado devido ao título inadequado.", e só foi feito após envio de MP ao usuário, e o mesmo ter acessado o fórum sem procurar resolver o problema (como é feito com todos!).

Não sou eu que vou rotulá-lo de chato, ou outra coisa, como ele mesmo diz no final da mensagem, mas bem que ele poderia ter ao menos lido a mensagem de trancamento do tópico, e bem também que ele poderia ter discutido sobre o que acha que esta errado, e não simplesmente sair, mostrando que também é meio inflexível.

Volto a dizer que acho uma pena a retirada dele, mas se ele tem que ir quem sou eu para discutir isto.

[]'s e boa sorte velox256!

Cristiano

obs.: Espero que reconsidere sua atitude e fique por aqui.
« Última modificação: 14 de Abril de 2009, 11:14 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: "Excesso de zelo" por parte dos moderadores e administradores
« Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2009, 22:38 »
Não poderia deixar de expressar minha opinião.

Este forum começou com um grupo de  participantes que entendíam de GNU/Linux. 

O tempo foi passando, as versões do Ubuntu evoluindo e a mídia fazendo propaganda do sistema. 

E o número de participantes sempre aumentando. 

Como ficaria o Forum se não houvessem regras, e cada vez mais rígidas para controlar este volume de solicitações sem fim, comandado por uns quantos abnegados que recebem zero de remuneração, "perdem" seu tempo de convivio com amigos e familia para cuidar de nós, usuarios? 

Notemos que são humanos, como qualquer um de nós erram, acertam na maioria das vezes e têm que manter uma imparcialidade que eu mesmo não sei se teria.

Vamos aguardar agora a versão 9, e poderemos ter uma legião de tzé das coives teclando por aquí com com "aql v0c43u74rÍ0 (vocabulario) " sui generis dos mensageiros instantaneos, com duvidas manjadissimas, onde uma simples pesquisa no google (que aponta para cá) resolveria em segundos. 

Já houve uma discussão aberta neste Forum a respeito da sessão Quarentena, que mudou de nome justamente para se desmistificar a idéia de cadeia. Eu queria outro nome ao quarentena, fui voto vencido mas aceito as regras. 

Não vejo demérito nenhum em ter um tópico movido a Quarentena, pois em qualquer tempo, com a devida correção e solicitação à moderação o mesmo retorna à normalidade.   

São as regras! E agora com elas, Quarentena não é mais cadeia. 

Fica, velox!!!! 

E obrigado pela paciencia deste texto tão longo.. 

[],s

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: "Excesso de zelo" por parte dos moderadores e administradores
« Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2009, 23:10 »
Concordo, sou iniciante e com tantos usuarios migrando de outras plataformas, se os moderadores nao forem rigorosos o forum acaba virando uma bagunça, em pouco tempo estariamos navegando em um mar de topicos sem sentido e perdendo o principal, que é o tempo.


Com todo respeito aos reclamantes e aos moderadores.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: "Excesso de zelo" por parte dos moderadores e administradores
« Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2009, 03:03 »
Sendo moderador deste fórum já tive um tópico trancado e já me pediram para eu modificar uma resposta num tópico.

Acho que isso mostra que os próprios moderadores não estão acima das regras.

Acho que só o facto de existir esta secção no fórum dedicada apenas a Criticas e Sugestões mostra que estamos abertos a escutar a comunidade e e mudar as coisas caso seja necessário.

A exemplo disso foi a mudança do nome da secção Quarentena.
Posso dizer que se fosse apenas pela vontade dos moderadores o nome Alcatraz nunca teria sido mudado para Quarentena, mas resolvemos dar a oportunidade a todos os membros do fórum poderem decidir e aceitamos o resultado.

Se Velox256 quiser deixar o fórum é livre de o fazer. Outros já o fizeram.
Mas penso que deixar o fórum devido a uma mensagem trancada ou por não concordar com uma ou outra regra não está de acordo com o espirito do Ubuntu e do software livre.

Vivendo em comunidade há que aceitar que as coisas nem sempre são feitas à nossa maneira e o velox256 terá de compreender que os interesses da comunidade em geral está acima de qualquer capricho de qualquer membro que decidir sair por não concordar com as regras.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: "Excesso de zelo" por parte dos moderadores e administradores
« Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2009, 10:14 »
Como diria o Jack, o Estripador, "vamos por partes:

1- Sylvester, sempre achei que quem se chateava por ter a msg trancada em Alcatraz ou Quarentena tinha que se chatear com coisas mais importantes; também acho que não é nenhum demérito ter a msg trancada; eu também chego a achar (para deixar o nível do fórum aceitável) de simplesmente apagar a conta de quem escreve feito retardado (coloque aí sem pontuação ou acentuação, com palavras inventadas e coisas do gênero). Até aceito que me "engaysei" (heheheh) ficando chateado por ter minha msg "quarentenada" (e não foi a primeira), o problema são as msgs que recebo do meu site falando mal dos usuários deste fórum ou mesmo msgs de zé tripas desse fórum pedindo pra eu tirar determinada palavra (não estou falando de moderadores nesse caso) pq acham que é palavrão ou gíria chula, sendo que tais usuários mal contribuem com o conteúdo do fórum. No meu site, vejo pessoas dizendo que:

Citar
não se pode perguntar nada lá pq a msg é mandada para uma tal de quarentena, ou mandam vc usar a pesquisa, ou diz que o título está assim ou assado; sei que ninguém lá é obrigado a responder às dúvidas dos usuários, mas poderiam ser mais gentis do que simplesmente fazer o que fazem com os iniciantes.

Ou então:

Citar
Não me mande para aquele fórum de novo pois lá só tem metido que acha que usuário de Windows não é gente.

E mais uma série de msgs que me mandam, uns falando bem (a maioria) e outros espinafrando o fórum. Não estou pedindo que o fórum abra as pernas, pois se assim o fizesse ia virar zona (literalmente); também não quero tratamento especial visto que não tenho caprichos (acho isso coisa de biba), mas estou olhando a coisa pelo lado do usuário novo do fórum ou do usuário iniciante de Linux, pois normalmente tais usuários vem de outros fóruns onde as regras não são tão rígidas ou do Windows onde bem ou mal tudo funciona.

2- clcampos: valeu pela "consideração" (hehehehe) de ser reconhecido como um velho usuário do fórum, isso pelo menos mostra que com alguma coisa eu contribuí... Bom, qdo eu falei que acabaríamos rotulados de metidos, não estava me referindo aos usuários do fórum mas sim aos usuários de Linux de um modo geral. Nunca vi um foŕum com tanta boa vontade e conteúdo para ajudar quem necessita como esse, nem em fóruns de Windows. O que estraga um pouco é justamente a já mencionada rigidez; tv por já estar acostumado com ela, quem entra pela primeira vez acha que saíram da Holanda e entraram em Cuba (mal e porcamente comparando a democracia, hehehehe); não quero também que o forum vire um Brasil, mas que tenha uma melhor relação dos limites impostos, não para mim, mas para usuários futuros que muitas vezes entram cegos e buscam uma luz para encontrarem o rumo...

3- Demais respostas: devemos mostrar nossas opiniões, mesmo que sejam críticas, pois elas servem para parametrar as atitudes futuras dos administradores e moderadores em relação ao funcionamento do fórum. Com o passar do tempo, sempre há a necessidade de se adequar o funcionamento das coisas (sejam elas o que for) de acordo com o crescimento ou evolução das mesmas, e é isso que estou tentando mostrar aqui. Como eu disse antes, pode parecer para quem está dentro e já está acostumado com o "esquema" não veja nada de mais as regras rígidas presentes, mas para quem vem de fora, a coisa é diferente, acham que isso aqui é uma espécie de Clube do Bolinha onde só tem direitos quem "já é da área".

Enfim, eu me "desengaysei" e estou de volta ao fórum, vi um episódio do Dr. House onde o Wilson volta ao hospital depois da morte da namorada dele por causa do House (heheheheh)... Pelo menos vendi o meu peixe, quem me mandar msg falando mal do fórum vou falar pra colocar suas posições no Críticas e Sugestões, assim não ficam penicando o meu ouvido...  :D
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: "Excesso de zelo" por parte dos moderadores e administradores
« Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2009, 10:38 »
Como diria o Jack, o Estripador, "vamos por partes:

Vamos de Jack, o Estripador também.

Citar
1- Sylvester, sempre achei que quem se chateava por ter a msg trancada em Alcatraz ou Quarentena tinha que se chatear com coisas mais importantes; também acho que não é nenhum demérito ter a msg trancada; eu também chego a achar (para deixar o nível do fórum aceitável) de simplesmente apagar a conta de quem escreve feito retardado (coloque aí sem pontuação ou acentuação, com palavras inventadas e coisas do gênero). Até aceito que me "engaysei" (heheheh) ficando chateado por ter minha msg "quarentenada" (e não foi a primeira), o problema são as msgs que recebo do meu site falando mal dos usuários deste fórum ou mesmo msgs de zé tripas desse fórum pedindo pra eu tirar determinada palavra (não estou falando de moderadores nesse caso) pq acham que é palavrão ou gíria chula, sendo que tais usuários mal contribuem com o conteúdo do fórum. No meu site, vejo pessoas dizendo que:

Citar
não se pode perguntar nada lá pq a msg é mandada para uma tal de quarentena, ou mandam vc usar a pesquisa, ou diz que o título está assim ou assado; sei que ninguém lá é obrigado a responder às dúvidas dos usuários, mas poderiam ser mais gentis do que simplesmente fazer o que fazem com os iniciantes.

Ou então:

Citar
Não me mande para aquele fórum de novo pois lá só tem metido que acha que usuário de Windows não é gente.

Olha só, nem vou discutir isto, ninguém consegue unanimidade, e se a maioria fala bem (conforme você diz abaixo) já estamos no lucro, ou não?

Citar
E mais uma série de msgs que me mandam, uns falando bem (a maioria) e outros espinafrando o fórum. Não estou pedindo que o fórum abra as pernas, pois se assim o fizesse ia virar zona (literalmente); também não quero tratamento especial visto que não tenho caprichos (acho isso coisa de biba), mas estou olhando a coisa pelo lado do usuário novo do fórum ou do usuário iniciante de Linux, pois normalmente tais usuários vem de outros fóruns onde as regras não são tão rígidas ou do Windows onde bem ou mal tudo funciona.

2- clcampos: valeu pela "consideração" (hehehehe) de ser reconhecido como um velho usuário do fórum, isso pelo menos mostra que com alguma coisa eu contribuí... Bom, qdo eu falei que acabaríamos rotulados de metidos, não estava me referindo aos usuários do fórum mas sim aos usuários de Linux de um modo geral. Nunca vi um foŕum com tanta boa vontade e conteúdo para ajudar quem necessita como esse, nem em fóruns de Windows. O que estraga um pouco é justamente a já mencionada rigidez; tv por já estar acostumado com ela, quem entra pela primeira vez acha que saíram da Holanda e entraram em Cuba (mal e porcamente comparando a democracia, hehehehe); não quero também que o forum vire um Brasil, mas que tenha uma melhor relação dos limites impostos, não para mim, mas para usuários futuros que muitas vezes entram cegos e buscam uma luz para encontrarem o rumo...

Aqui é comigo, deixa ver o que posso responder:

  • Primeiro: Constatar que você é um usuário antigo e que muito contribuiu é que nem matemática, ninguém pode discutir isto.
  • Segundo: Muitos usuários de Linux são mesmo metidos, segregando até usuários de outras distribuições que não as deles. Sentimos isso na pele como usuários do Ubuntu, só que a coisa vem diminuindo, e as pessoas ainda usam por comodismo (ao menos penso assim).
  • Terceiro: O Fórum é mesmo rígido, buscando que todos sigam as regras, mas o problema maior não é a rigidez e sim a falta de conhecimento destas regras. Nós brasileiros infelizmente (na sua grande maioria das vezes) somos preguiçosos e não gostamos de ler, não lendo manuais, regras e etc. Isto não é algo bom, e os maiores penalizados somos nós mesmos, então acho é que não devemos nos adaptar a isto, e sim tentarmos mudar nossas atitudes.

Citar
3- Demais respostas: devemos mostrar nossas opiniões, mesmo que sejam críticas, pois elas servem para parametrar as atitudes futuras dos administradores e moderadores em relação ao funcionamento do fórum. Com o passar do tempo, sempre há a necessidade de se adequar o funcionamento das coisas (sejam elas o que for) de acordo com o crescimento ou evolução das mesmas, e é isso que estou tentando mostrar aqui. Como eu disse antes, pode parecer para quem está dentro e já está acostumado com o "esquema" não veja nada de mais as regras rígidas presentes, mas para quem vem de fora, a coisa é diferente, acham que isso aqui é uma espécie de Clube do Bolinha onde só tem direitos quem "já é da área".

Concordo que devemos mostrar nossas opiniões, e este lugar foi feito para isto mesmo. A equipe de moderação/administração do fórum tem se empenhado para mudar algumas coisas, e muitas dessas mudanças ocorrem a partir de mensagens daqui, porém devemos todos levar em consideração sempre que não é porque a seção chama-se Criticas e Sugestões que as pessoas podem "esculhambar" nas mensagens, há de ter um respeito com todos do fórum, e fazer as Críticas/Sugestões de forma educada e bem estruturada (não estou me referindo a este caso, e sim a outras que já houveram).

Citar
Enfim, eu me "desengaysei" e estou de volta ao fórum, vi um episódio do Dr. House onde o Wilson volta ao hospital depois da morte da namorada dele por causa do House (heheheheh)... Pelo menos vendi o meu peixe, quem me mandar msg falando mal do fórum vou falar pra colocar suas posições no Críticas e Sugestões, assim não ficam penicando o meu ouvido...  :D

Fico feliz que você tenha "desengaysado" (estou me permitindo usar suas palavras...  :P) e que tenha voltado a frequentar o fórum, que precisa de usuários capazes como você. Fico também admirado de você ter admitido que estava errado (ao menos na forma como protestou inicialmente), o que mostra que nós somos maduros para tratar de nossos problemas (me incluo aqui, pois tentei tratar todo o caso de forma mais calma possível, e não acho que teria outra forma).

Acho mesmo que os usuários que reclamam no seu site não estão contribuindo com nada, visto que fica sendo apenas uma reclamação. Caso eles façam isto aqui (como disse educadamente) talvez novas mudanças possam ser feitas, mas calma lá que mudar não é fácil... kkkkkkkk.... ao menos a equipe esta sempre aberta a ouvir/ler o que os usuários tem a dizer, inclusive aqueles que são deseducados (raramente tópicos assim são trancados, só quando fica mesmo impossível, podem olhar vocês mesmo o histórico da seção).

Bem, dado por encerrado a questão vou tirar férias, já que o velox256 esta definitivamente de volta, e espero que com muito gás para ajudar.

[]'s companheiro (ixi... vai ter gente que vai comentar isto).

Cristiano
« Última modificação: 15 de Abril de 2009, 11:31 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: "Excesso de zelo" por parte dos moderadores e administradores
« Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2009, 10:55 »
Pô, assim eu caso com vc, clcampos, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: "Excesso de zelo" por parte dos moderadores e administradores
« Resposta #9 Online: 15 de Abril de 2009, 11:32 »
Pô, assim eu caso com vc, clcampos, hehehehe...

putz.... sai pra lá... desconsidere tudo que eu disse, ou multiplique por -1.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: "Excesso de zelo" por parte dos moderadores e administradores
« Resposta #10 Online: 15 de Abril de 2009, 12:16 »
velox256 fico realmente feliz com a tua atitude de reconsiderares e ficares aqui no nosso fórum.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: "Excesso de zelo" por parte dos moderadores e administradores
« Resposta #11 Online: 15 de Abril de 2009, 13:26 »
Uma idéia ocorreu da leitura deste episodio.

Quando um novo usuario se cadastra, ele teóricamente le as regras de conduta do forum, e recebe um e-mail de boas vindas.

Sería o caso de ser reforçada a leitura das regras não se apondo Um link no texto do mail, mas anexando físicamente o mesmo, no corpo do texto.

Junto a isto, dicas de como iniar uma pesquisa no Forum, com educado alerta inclusive para o fato de, não sendo prontamente atendido, os ups seríam vetados.

A meu ver isto reforçaria a seriedade do processo, e jamais o novato poderia alegar ignorancia se vier a "passear"  pela Quarentena.

Melhor um forum rígido, que um recheado de "flames" e insultos como se ve por aí .


Este proprio tópico é um exemplo de educação e bom convivio.

Descer o pau núm forum é fácil, ex.: O cara tem 15 anos ( é só exemplo ), acredita que sabe tudo da vida, posta uma duvida e em meia hora ninguém responde ou pede a ele para pesquisar na rede. E ele tem tempo para isso? Ele quer uma resposta em uma linha, que explique tudo, mesmo que ele não tenha sequer dito qual o dispositivo com dificuldade de instalação. E isto é bem típico convenhamos.

[],s

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: "Excesso de zelo" por parte dos moderadores e administradores
« Resposta #12 Online: 15 de Abril de 2009, 13:33 »
Pô, e quem é que vai ler isso mesmo colocando a msg no corpo da msg de bem-vindo? Nego não lê nem os textos de janelas de aviso ou os contratos de licença de usuário na instalação de programas!


Uma idéia ocorreu da leitura deste episodio.

Quando um novo usuario se cadastra, ele teóricamente le as regras de conduta do forum, e recebe um e-mail de boas vindas.

Sería o caso de ser reforçada a leitura das regras não se apondo Um link no texto do mail, mas anexando físicamente o mesmo, no corpo do texto.

Junto a isto, dicas de como iniar uma pesquisa no Forum, com educado alerta inclusive para o fato de, não sendo prontamente atendido, os ups seríam vetados.

A meu ver isto reforçaria a seriedade do processo, e jamais o novato poderia alegar ignorancia se vier a "passear"  pela Quarentena.

Melhor um forum rígido, que um recheado de "flames" e insultos como se ve por aí .


Este proprio tópico é um exemplo de educação e bom convivio.

Descer o pau núm forum é fácil, ex.: O cara tem 15 anos ( é só exemplo ), acredita que sabe tudo da vida, posta uma duvida e em meia hora ninguém responde ou pede a ele para pesquisar na rede. E ele tem tempo para isso? Ele quer uma resposta em uma linha, que explique tudo, mesmo que ele não tenha sequer dito qual o dispositivo com dificuldade de instalação. E isto é bem típico convenhamos.

[],s
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: "Excesso de zelo" por parte dos moderadores e administradores
« Resposta #13 Online: 15 de Abril de 2009, 14:08 »
velox256 até concordo com você que a leitura do email é algo difícil de pedir, mas eu gostei muito da ideia do Tota.

Acho que talvez dar alguns exemplos e quais as punições podem valer mais que mil palavras, mas o problema é o cara achar a gente antipático por já estar mostrando este tipo de coisa.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: "Excesso de zelo" por parte dos moderadores e administradores
« Resposta #14 Online: 15 de Abril de 2009, 16:06 »
velox256 até concordo com você que a leitura do email é algo difícil de pedir, mas eu gostei muito da ideia do Tota.

Acho que talvez dar alguns exemplos e quais as punições podem valer mais que mil palavras, mas o problema é o cara achar a gente antipático por já estar mostrando este tipo de coisa.

Mas aí o sujeito nem entra no forum se achar que um bem vindo e ensinamentos de como proceder ficarem pedantes. Tanto melhor.

O mote da coisa é justamente evitar que o novato escreva sem saber, sem noção do que vai encontrar e pior, como ja aconteceu comigo, do cidadão acreditar que eu estou neste forum para servi-lo. ( ficou bravo pois demorei em responder, up? up? up? e eu me enchi e não respondi mais mesmo. )

Se ele acreditar que regras são uma barreira, existem milhões de foruns no mundo. De repente Forum Ubuntu Linux em Servo-Croata seja a praia dele.

[],s