@all
Já que o debate foi aberto vou dar a minha contribuição: seguir regras em um fórum é algo absolutamente necessário pois senão algo bom (o fórum com as suas discussões técnicas, suporte para quem precisa, a interação visando a colaboração, etc) vai rumo ao descaminho. E os moderadores fazem o que lhes foi incumbido (e aceito pelos mesmos) que é moderar segundo regras específicas. Isso é natural e às vezes cometemos deslizes e somos chamados a atenção (com muita fidalguia e gentileza - falo isso pois já fui contactado por um moderador sobre determinada questão e prontamente atendi ao solicitado), e ninguém deve ficar chateado por isso. Eu já fui moderador "ativo" (continuo sendo porém estou afastado) em uma comunidade de edição de vídeo digital e às vezes é cansativo e árduo o trabalho, isso em uma comunidade menor do que essa do Ubuntu-BR, imagine essa. No que tenho observado o trabalho dos moderadores é excelente e bastante correto, porém acredito que não se deva perder o foco no usuário (iniciante na maior parte dos casos) pois a aplicação muitas vezes da "letra da lei" pode comprometer um trabalho que é, de fato, muito bom. Os moderadores são na prática os 'juízes' do fórum, 'julgam' muitos casos e, realmente, às vezes acredito que é difícil para os mesmos terem a percepção de questões do tipo 'será que nesse caso o fulano violou a regra 'X inciso i' e então merece sanção ou então 'o contexto diz outra coisa' ... De qualquer forma acho que é uma boa discussão trazida pelo colega 'velox', que talvez traga um 'melhor ajuste' nestas questões.
My $0.02
Danpos.