Autor Tópico: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!  (Lida 23363 vezes)

Offline Tiagoext4

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Linux aqui e ali.
    • Ver perfil
    • AteusdoBrasil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #15 Online: 26 de Janeiro de 2009, 21:34 »
Eu não me importo muito com a aparência do meu ubuntu, tanto que deixei ele original, não mudei nada desde que instalei, posso dizer que eu sou do tipo "Se funciona, então tá beleza!", mas um fato eu tenho que concordar, querendo ou não, o Mac é lindo demais! Eu tenho até umas screenshots que eu pego pela internet de usuários que usam o Mac. Se essa notícia for verdade e o Mark estiver disposto a "copiar" a aparência do Mac, isso vai ser ótimo, eu penso.

E sim, o Ubuntu pode competir com a interface do Mac OS sem problemas, mas haja esforço para isso. Torço por ti Mark, e pela equipe também!
O fundamento, a centrífuga. Ubuntu, ainda bem. Belo caminho andado. Tudo livre, tudo grátis. Eu adoro isso.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #16 Online: 26 de Janeiro de 2009, 21:59 »
Eu não me importo muito com a aparência do meu ubuntu, tanto que deixei ele original, não mudei nada desde que instalei, posso dizer que eu sou do tipo "Se funciona, então tá beleza!", mas um fato eu tenho que concordar, querendo ou não, o Mac é lindo demais! Eu tenho até umas screenshots que eu pego pela internet de usuários que usam o Mac. Se essa notícia for verdade e o Mark estiver disposto a "copiar" a aparência do Mac, isso vai ser ótimo, eu penso.

E sim, o Ubuntu pode competir com a interface do Mac OS sem problemas, mas haja esforço para isso. Torço por ti Mark, e pela equipe também!

Ele não vai copiar a interface do mac.... ele sim, diz que vai desenvolver algo melhor. Só que para isso o Gnome precisa ajudar.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz
« Resposta #17 Online: 26 de Janeiro de 2009, 22:17 »
O estereótipo de cada sistema operativo é bem conhecido: o Mac OS X é elegante e fácil de utilizar e intuitivo, ao passo que Ubuntu é estável, seguro, e está cada vez melhor.

No entanto para trabalhar com multimédia, não há nada como um Mac.  Fotos, áudio e vídeo funcionam melhor no Leopard. Novamente, como eu já disse tantas vezes, as coisas estão ficando cada vez melhor no Linux, mas neste momento, este espaço é do Mac. A suite do iLife é simplesmente fantástica e não há realmente nenhuma equivalente no Ubuntu em termos de facilidade de uso e qualidade.

A integração das aplicações também é um ponto forte do OSX, assim como o centro do controle.
Poderia falar no FrontRow, TimeMachine, iWork, etc

O caminho do Ubuntu será longo para alcançar o OSX

Quer dizer: Os programas que só rodam em MacOsX são melhores para edição do que os que estão disponíveis no Linux.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz
« Resposta #18 Online: 26 de Janeiro de 2009, 22:31 »
O estereótipo de cada sistema operativo é bem conhecido: o Mac OS X é elegante e fácil de utilizar e intuitivo, ao passo que Ubuntu é estável, seguro, e está cada vez melhor.

No entanto para trabalhar com multimédia, não há nada como um Mac.  Fotos, áudio e vídeo funcionam melhor no Leopard. Novamente, como eu já disse tantas vezes, as coisas estão ficando cada vez melhor no Linux, mas neste momento, este espaço é do Mac. A suite do iLife é simplesmente fantástica e não há realmente nenhuma equivalente no Ubuntu em termos de facilidade de uso e qualidade.

A integração das aplicações também é um ponto forte do OSX, assim como o centro do controle.
Poderia falar no FrontRow, TimeMachine, iWork, etc

O caminho do Ubuntu será longo para alcançar o OSX

Quer dizer: Os programas que só rodam em MacOsX são melhores para edição do que os que estão disponíveis no Linux.

Acho que o jeito vai ser eu comprar um mac! Não tem mais saida.....  hehe
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #19 Online: 27 de Janeiro de 2009, 07:28 »
Usuário de computador nunca fica satisfeito com o que tem em mãos, o usuário Windows tem aquela interface gráfica fuleira desde os idos tempos do Windows 95 e de lá pra cá quase nada mudou, e não vejo no meu dia a dia de técnico ninguém reclamar disso. É certo que há os temas para o sistema, é o mesmo que acontece com o Gnome e o KDE, mas sinceramente espero que a tal 'revolução' que estão prometendo pro visual do Ubuntu ou do Linux em geral não seja a cagada que fizeram com o KDE com a versão 4.x em relação a 3.x. Ainda repito: tem que ter esforço para desenvolver aplicativos (mesmo que pagos pois aí a gente crackeia, hehehehe) que façam com que o usuário não tenha que emular programas Windows na máquina. Como disse um colega no meu post anterior, também prefiro uma mulher funcional, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #20 Online: 27 de Janeiro de 2009, 12:13 »
Usuário de computador nunca fica satisfeito com o que tem em mãos, o usuário Windows tem aquela interface gráfica fuleira desde os idos tempos do Windows 95 e de lá pra cá quase nada mudou, e não vejo no meu dia a dia de técnico ninguém reclamar disso. É certo que há os temas para o sistema, é o mesmo que acontece com o Gnome e o KDE, mas sinceramente espero que a tal 'revolução' que estão prometendo pro visual do Ubuntu ou do Linux em geral não seja a cagada que fizeram com o KDE com a versão 4.x em relação a 3.x. Ainda repito: tem que ter esforço para desenvolver aplicativos (mesmo que pagos pois aí a gente crackeia, hehehehe) que façam com que o usuário não tenha que emular programas Windows na máquina. Como disse um colega no meu post anterior, também prefiro uma mulher funcional, hehehehe...

Eu sou usuário do KDE 4, e lhe afirmo que nao tem nada de "cagada".

Além de ser um sistema belo sem igual, a nível de api e programação, ele é mais evoluido do que qqer outro.

Ele ainda nao está 100% pronto para o desktop, mas será
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline sergiofasilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #21 Online: 27 de Janeiro de 2009, 12:31 »
Citar
Eu sou usuário do KDE 4, e lhe afirmo que nao tem nada de "cagada".

Além de ser um sistema belo sem igual, a nível de api e programação, ele é mais evoluido do que qqer outro.

Ele ainda nao está 100% pronto para o desktop, mas será

Eu também uso o KDE4 e estou muito satisfeito.
Nota-se que ainda há muito trabalho a fazer, mas tem evoluído muito depressa e parece estar no bom caminho.
sergiofasilva

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #22 Online: 27 de Janeiro de 2009, 13:41 »
O KDE 4 é lindo, mas não é pra mim.
E no Win, tem como por aqueles temas bonitos, tem um parecido com Human e uns legais da Alienware, num tem essa de interface horrível.
Mas prefiro meu Gnome...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #23 Online: 27 de Janeiro de 2009, 16:45 »
Qdo eu disse "cagada", se vc notar direitinho, foi fazendo uma comparação entre a versão anterior (3.x) e a mais nova (4.x). Vc consegue alterar o tamanho (largura e altura) do painel de modo direto? Ou a cor do mesmo? Ou o tamanho da lista de janelas? Ou dos ícones que se colocam no painel em linha dupla? Até onde eu percebi nas distros que instalo, o "novo" KDE teve muitas críticas de usuários avançados de Linux e não apenas de plebeus (como eu) que pensam que sabem usar Linux.

Não discuto a beleza do ambiente gráfico, até uso de vez em qdo, mas prefiro o 3.x, pelo menos até eles devolverem ao painel as funcionalidades que aparentemente foram retiradas. Eu mesmo queria que o Gnome tivesse uma lista de janelas ou de aplicativos em linha dupla, isso iria desafogar o painel qdo ele estivesse cheio de janelas e ícones, mas infelizmente não dá pra ter tudo... Mas o que é "cagada" pra mim, não é pra outros e vice-versa... :)



Citar
Eu sou usuário do KDE 4, e lhe afirmo que nao tem nada de "cagada".

Além de ser um sistema belo sem igual, a nível de api e programação, ele é mais evoluido do que qqer outro.

Ele ainda nao está 100% pronto para o desktop, mas será
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #24 Online: 27 de Janeiro de 2009, 19:59 »
Qdo eu disse "cagada", se vc notar direitinho, foi fazendo uma comparação entre a versão anterior (3.x) e a mais nova (4.x). Vc consegue alterar o tamanho (largura e altura) do painel de modo direto? Ou a cor do mesmo? Ou o tamanho da lista de janelas? Ou dos ícones que se colocam no painel em linha dupla? Até onde eu percebi nas distros que instalo, o "novo" KDE teve muitas críticas de usuários avançados de Linux e não apenas de plebeus (como eu) que pensam que sabem usar Linux.

Não discuto a beleza do ambiente gráfico, até uso de vez em qdo, mas prefiro o 3.x, pelo menos até eles devolverem ao painel as funcionalidades que aparentemente foram retiradas. Eu mesmo queria que o Gnome tivesse uma lista de janelas ou de aplicativos em linha dupla, isso iria desafogar o painel qdo ele estivesse cheio de janelas e ícones, mas infelizmente não dá pra ter tudo... Mas o que é "cagada" pra mim, não é pra outros e vice-versa... :)



Citar
Eu sou usuário do KDE 4, e lhe afirmo que nao tem nada de "cagada".

Além de ser um sistema belo sem igual, a nível de api e programação, ele é mais evoluido do que qqer outro.

Ele ainda nao está 100% pronto para o desktop, mas será

É isso aí, o KDe ainda não está pronto para usuário final, como eu falei, mas ele é uma revolução no desktop.

Programar em qt4, integrado ao ambiente KDE, tornou-se muito mais fácil. fora as outras coisas!
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #25 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 21:56 »
Pode e deve o mais rápido possível.  Mas ninguém quer um PC bunitinho e ordinário, tem que funcionar. Tem que ser estável.

Na versão anterior nós do Brasil tinhamos Consola e Rato ao invés de Terminal e Mouse. Houve alguma correção? Até agora não. No 9.04 isso já está resolvido, mas essas coisas tiram a credibilidade do Linux.

Instalei o Ubuntu na casa de uma amiga e ela tinha uma Impressora HP670 que inclusive está disponível para instalação, quem disse que funcionou, procurei no forum e ninguém relatou problema com esta impressora, mas ela funciona com o Windows sem problema.Falta drives de impressoras e Web cams entre outras coisas são problemas e prioridades a serem resolvidas. Não adianta dizer que a culpa é das empresa dos harwares pois o que importa é o Linux ser funcional e alguém tem fazer isso acontecer.

Outra coisa é ter o Ubuntu bonito, mas e os programas? Alguns são muito simples e provavelmente vão destoar com o sistema, de um modo geral a estética dos programas Linux não são das melhores. Mas prefiro que funcionem sem Bugs do que bunitinhos.

Outro problema são softwares especificos tipo Dreamweaver, dá para usar via wine, mas cadê uma versão opensource a altura? Tem alguns bons que quebram um galho mas não chegam aos pés do proprietário.

O Ubuntu através do Gnome é organizado mas poderia ter uma central de segurança, configuração do X, do Sistema e periféricos, de Instalação. Usuários novos não sabem usar o terminal, no inicio eles usam o gráfico com o tempo passam a usar o terminal assim como Eu.

Poderia ter também um script para checar e recuperar o sistema caso algum usuário novato destruisse alguma coisa. Alguns vão dizer mas é sofrendo que se aprende, por isso é que tantos experimentam e vão embora, poucos são Experts e menos ainda são masoquistas.

Temos que ter um sistema completo, fácil, inovador. Cadê as inovações? Será que iremos sempre correr atrás do MAC? Copiar o Windows?

A última grande novidade no Linux para mim foi o Cubo do Compiz, depois disto somente novidades mais sutis.  Quantos novos usuários o Compiz conquistou? Acho que muitos, este recurso despertou um grande interesse de muito gente.

O Linux é Porreta, mas falta lapidar um pouco mais, é a última milha, tem que ter um esforço extra nisso tudo senão não sai do lugar.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #26 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 22:09 »
Olha... hoje usei um MacOS X.. Bah... esse computador não é pra mim. Eu não me adapto a Mac. Pra mim não me serve

O meu negócio é ubuntu com tema marrom cocô mesmo, synaptic, pidgin, e meus programas... Daí fico faceiro.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #27 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 22:17 »
Acho que o Mac OS é muito cheio de frescuras.
Dock até que não é , mas tudos aquelas coisanhas daqui, coisinhas de lá....
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #28 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 07:58 »
Não vejo frescura nenhuma no OS X. Vejo um sistema UNIX completamente preparado para o utilizador final.

De certa forma, ele é bem semelhante ao linux com a diferença que são gastos milhões de dólares para tornar a utilização o mais simples possível para Desktop.
Por outro lado, o linux é desenvolvido pensando primáriamente para o mercado dos servidores.

Isso significa que certas tarefas no linux para o uso doméstico que são bem complicadas de se fazer, ou requer um elevado grau de conhecimento. No Mac, como o carlosaluisio costuma dizer, parece que o sistema é para crianças, é apenas apontar e clicar.

O Mark está certo em seguir a direção do OS X...
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2009, 08:07 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Librarian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Y ddraig Goch ddyry cychwyn
    • Ver perfil
    • Ubuntex
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #29 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 09:11 »
Duas coisas me deixam ferrado.

Uma é a incapacidade de muitos de ler e interpretar um texto. Culpa da educação brasileira? Não, é preguiça mesmo.

Criar uma interface que rivalize a do Mac OS X é (desculpem o trocadilho) o tema da notícia, e não mudar o tema do Ubuntu para algo Macniano. Não se trata de querer imitar o tema do Mac, até porque mesmo com o Mac4Lin o máximo que se consegue é enganar quem não tem um Mac; mactards reconhecem um não-Mac à distância, e o Mac4Lin não é tão bom assim (preferi a customização feita por um sujeito usando o Clearlooks mesmo; ficou mais parecido com o Mac, até). Se trata de criar uma completa interface que seja rival do Mac OS. É só ler os changelogs do Jaunty, incluindo o seu novo sistema de notificação, rejeitado por muitos mas esperado por todos (eu, inclusive), para o bem ou para o mal. O Mac tem um sistema como este proposto? Não. Alguma outra distro tem? Também não. É uma inovação. É isso que se está querendo fazer, adotando o Ext4 (MUITO MAIS VELOZ que o Ext3), melhorando in-kernel o suporte a hardware (nada de SiS ainda, né, gente?) e virtualização, adotando ferramentas mais seguras e confiáveis como o padrão do sistema -- e o sistema de notificações, é claro. Tudo para criar uma interface que rivalize a do Mac.

A segunda coisa é essa mania de se querer mudar o Human. Cara, não vejo ninguém reclamando da lívida cor do Fedora com GNOME, nem do tom esverdeado do Foresight com GNOME -- mas se é o Ubuntu, tira essa cor de cocô (não perco meu tempo analisando o tom cromático de defecações próprias ou alheias, mas se alguém afirma tão acertadamente...)! O Human hoje está mais alaranjado que amarronzado (se não existir essa palavra, eu a libero sob CC-BY), e se isso não bastasse existem temas suficientes para o GNOME, que já é pensado para ser customizado pelo usuário (diferentemente do KDE4, por exemplo, que não permite muitas modificações de sua interface janelas-like).

Enfim, vamos primeiro começar a prestar atenção nas aulas de língua portuguesa e ler jornais e revistas, para aprender a interpretar textos lidos. Depois, vamos aprender a customizar nossos Ubuntu e deixar que a equipe do Mark se preocupe em nos dar uma interface rivalizante à do Mac OS X.
João Santana
Ubuntu LoCo Team Pernambuco Leader & Ubuntu Evangelist
Linux User  #442101  * Ubuntu User #20728