Autor Tópico: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!  (Lida 23378 vezes)

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #30 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 12:59 »
Vejo um sistema UNIX completamente preparado para o utilizador final.

De certa forma, ele é bem semelhante ao linux com a diferença que são gastos milhões de dólares para tornar a utilização o mais simples possível para Desktop.
Por outro lado, o linux é desenvolvido pensando primáriamente para o mercado dos servidores.

Isso significa que certas tarefas no linux para o uso doméstico que são bem complicadas de se fazer, ou requer um elevado grau de conhecimento. No Mac, como o carlosaluisio costuma dizer, parece que o sistema é para crianças, é apenas apontar e clicar.

O Mark está certo em seguir a direção do OS X...

Concordo com nosso amigo, no meu ponto de vista a idéia em si é trazer o Linux (Ubuntu) para mais Desktops e a mudança gráfica no lay-out do sistema pretende aprimorar mais o Ubuntu. Esses dias instalei o Ubuntu no pc da cunhada e ela simplesmente mexe em tudo, até vê os capitulos da novela pela net, conclui q usar linux tá sendo coisa fácil pra ela.
Em relação a "competitividade" com o Mac, tive uma experiência com o OpenSuse 11.0, q foi acho q a 1º distro com o kde4, simplesmente achei tudo muito bonito, fiquei encantado com tudo q ví, então nota-se q a 1º impressão traz motivação pra novas experiências.

Um abraço a todos !
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2009, 17:08 por asghan »
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #31 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 15:00 »
Duas coisas me deixam ferrado.

Uma é a incapacidade de muitos de ler e interpretar um texto. Culpa da educação brasileira? Não, é preguiça mesmo.

Criar uma interface que rivalize a do Mac OS X é (desculpem o trocadilho) o tema da notícia, e não mudar o tema do Ubuntu para algo Macniano. Não se trata de querer imitar o tema do Mac, até porque mesmo com o Mac4Lin o máximo que se consegue é enganar quem não tem um Mac; mactards reconhecem um não-Mac à distância, e o Mac4Lin não é tão bom assim (preferi a customização feita por um sujeito usando o Clearlooks mesmo; ficou mais parecido com o Mac, até). Se trata de criar uma completa interface que seja rival do Mac OS. É só ler os changelogs do Jaunty, incluindo o seu novo sistema de notificação, rejeitado por muitos mas esperado por todos (eu, inclusive), para o bem ou para o mal. O Mac tem um sistema como este proposto? Não. Alguma outra distro tem? Também não. É uma inovação. É isso que se está querendo fazer, adotando o Ext4 (MUITO MAIS VELOZ que o Ext3), melhorando in-kernel o suporte a hardware (nada de SiS ainda, né, gente?) e virtualização, adotando ferramentas mais seguras e confiáveis como o padrão do sistema -- e o sistema de notificações, é claro. Tudo para criar uma interface que rivalize a do Mac.

A segunda coisa é essa mania de se querer mudar o Human. Cara, não vejo ninguém reclamando da lívida cor do Fedora com GNOME, nem do tom esverdeado do Foresight com GNOME -- mas se é o Ubuntu, tira essa cor de cocô (não perco meu tempo analisando o tom cromático de defecações próprias ou alheias, mas se alguém afirma tão acertadamente...)! O Human hoje está mais alaranjado que amarronzado (se não existir essa palavra, eu a libero sob CC-BY), e se isso não bastasse existem temas suficientes para o GNOME, que já é pensado para ser customizado pelo usuário (diferentemente do KDE4, por exemplo, que não permite muitas modificações de sua interface janelas-like).

Enfim, vamos primeiro começar a prestar atenção nas aulas de língua portuguesa e ler jornais e revistas, para aprender a interpretar textos lidos. Depois, vamos aprender a customizar nossos Ubuntu e deixar que a equipe do Mark se preocupe em nos dar uma interface rivalizante à do Mac OS X.

Parece que alguém finalmente entendeu.....! :D

Fazer com que o Ubuntu se pareça com o OS X é tarefa fácil - basta alguma paciencia e alguns minutos. Reparem na imagem abaixo que o meu Ubuntu está bem semelhante ao Mac OS X mas não passa de uma imitação.

Aquilo que o Mark pretende tentar fazer não é nenhuma imitação barata, mas aproximar o Ubuntu da usabilidade que o mac OS X proporciona.
O OS X é o melhor sistema para desktop e é natural que o Ubuntu tendo o objectivo de chegar ao desktop, se esforce para competir com a usabilidade e facilidade do Mac.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2009, 15:06 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Olasimbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #32 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 01:19 »
Aquilo que o Mark pretende tentar fazer não é nenhuma imitação barata, mas aproximar o Ubuntu da usabilidade que o mac OS X proporciona.
O OS X é o melhor sistema para desktop e é natural que o Ubuntu tendo o objectivo de chegar ao desktop, se esforce para competir com a usabilidade e facilidade do Mac.

Exatamente, e assim pode conseguir se firmar bem mais como uma alternativa ao mundo do software fechado, podendo aumentar consideravelmente sua participação no mundo do usuário doméstico, e claro, ainda sendo interessante para os "linuxers" menos abertos a tais mudanças.

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #33 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 12:57 »
agora lembrei do lance do touchscreen como é que está o desenvolvimento disso? um dia vi um cara em um site aplicar um "add-on" na tela usando "fita gomada" pra fixar e fazer o efeito funcionar, alguém fala nisso por ai?
alguma palavra do torvalds, shureworth ou canonical sobre:
http://tldp.org/HOWTO/XFree86-Touch-Screen-HOWTO.html#toc7   
http://www.ibm.com/developerworks/linux/library/l-playscreen/index.html   
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2009, 13:06 por marcospinho »
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448