Autor Tópico: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!  (Lida 23379 vezes)

Offline Olasimbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?
por Paul McDougall / InformationWeek EUA
12/09/2008

Para o CEO da Canonical, distribuidora do sistema, objetivo será alcançado em dois anos com a contratação de pessoal especializado

O CEO da Canonical, distribudora do Ubuntu, afirmou que ele quer fazer o sistema operacional de código aberto competitivo com o Mac OS, da Apple, nos próximos dois anos.

Comparando o desempenho do Linux até hoje com o meteórico sucesso das companhias de Web 2.0, como Craiglist e Facebook, Mark Shuttleworth disse que "precisamos da mesma urgência, imediatismo e elegância como parte da exepriência de desktops livres".

O executivo afirmou que a Canonical lançou uma campanha para fazer com que isto aconteça. "Estamos contratando designers, pessoas que entendem de experiência dos usuários e visionários do design de interações", escreveu em seu blog. O objetivo da companhia é "entregar uma experiência para o usuário que possa competir com a Apple em dois anos".

Segundo a Net Applications, o Linux responde hoje por menos de 1% do mercado mundial de desktops. O Mac OS tem 8%, e o Windows - com todas as suas versões combinadas - tem 90%.

Shuttleworth acredita que parte do problema é que as raízes de código aberto do Linux levaram ao desenvolvimento de muitas variações do sistema, situação que confunde os potenciais usuários. "Cada um coça sua própria ferida. Como você pode ter uma consistência na interface com o usuário?", escreveu. "Eu vejo isso como um ponto fraco e forte ao mesmo tempo", completou. "As pessoas estão livre para inovar, e o resultado é impressionante. Nosso desafio é tirar o melhor destes dois mundos".

Ele reforçou que a Canonical tentará aumentar a participação do Linux contratando programadores para trabalhar em vários projetos relacionados ao desktop como X, OpenGL, GtK, GNOME e KDE. "Será um grande desafio, mas eu acredito que seja atingível".

Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=51302
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2009, 23:47 por Olasimbo »

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2009, 07:57 »
Eu acho que, antes da aparência em si, os desenvolvedores tem é que trabalhar em cima da compatibilidade, disponibilidade de drivers de hardware e de aplicações para o Ubuntu que não façam o usuário ter que emular programas Windows na máquina. Comparativamente falando, não basta a mulher ser só bonita, tem que 'ser funcional', hehehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline marcinhostudiopro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Se o ubuntu não fosse livre, eu usaria assim mesmo
    • Ver perfil
    • Software livre sem mistérios
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2009, 10:21 »
Eu acho o gnome muito maduro no quesito usabilidade. É limpo, funcional. Não há como negar que o gnome do ubuntu é feio e sempre precisa de banho de loja para melhorar a aparência, principalmente para aqueles que gostam de um desktop mais arrumadinho.
Eu acredito que as interfaces linux tem potencial para competir com o MAC e tomara que consiga.
Mas entre uma mulher bonita e uma que funcione... eu prefiro a que funcione rsrsrs.
Ubuntu tá no pário!!

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2009, 10:32 »
Gnome feio? o meu é lindo! e se quizer ver mais, veja na secção de sreeenshots do fórum.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #4 Online: 26 de Janeiro de 2009, 11:02 »
Sinceramente eu não vejo na interface do Mac Os X algo tão sensacional, para mim é até enjoativa e a mesma vem sendo utilizada ano apos ano com alterações mínimas. Em minha opinião já deu o que tinha que dar. O Gnome com o projeto Mac4Lin pode ser customizado em minutos, e com outros ajustes você pode deixar seu Linux com 90% de semelhança, eu já instalei esse tema, mas prefiro a minha própria customização. Já tive em minha maquina por motivos de testes e conhecimento o Mac Os X 10.5 e achei um sistema interessante, mais me deu a impressão que se trata de um sistema feito para crianças de 10 anos de idade.

O Mac Os X se resume a uma barra Dock com os ícones “nada de menus”, o Finder “concentra quase toda navegação” e um simples central de configurações “onde tem tudo guiado por poucos ícones”, tudo isso com sua simplicidade ao maximo, tendo pouquíssimas coisas que poderíamos julgar, ou escondida ou complicada. Em um dia, um bom usuário Linux, explora e as vezes se enjoa do sistema da maçã.

O Gnome que é simples é mais complexo que o Mac Os X. Eu achei legalzinho, mais não é para mim. Tem umas animações, ícones legais, é leve e rápido “pois deriva do Free BSD 5” e de fácil configuração. Sim, mais e daí... É enjoativo, tanto o tema como o sistema, e a impressão que dá é que ele foi feito para quem não quer pensar. Tipo para adolescentes “meninas de 12 anos”. Nada contra as mulheres...

O Ubuntu, tem o Gnome embarcado, e o mesmo tem seria limitações, quando o assunto são os temas. No artigo abaixo Vinicius Depizzol deixa isso bem claro.

Pensamentos sobre o GNOME 3, Parte 1
http://vdepizzol.wordpress.com/2009/01/21/pensamentos-sobre-o-gnome-3-parte-1/

Pois bem, levando tudo isso em consideração, acho que o Ubuntu ainda vai levar um bom tempo para ter um tema realmente surpreendente. Basta lembrar que eles estão na fase de concepção, atrás dos papeis de parede de usuários.

Cheguei a postar uma excelente idéia no Ubuntu Brainstorm, que se tratava na possibilidade da comunidade sugerir temas e votar, pelo próprio Brainstorm,e ver quais os verdadeiros anseios dos usuários, mais a idéia, mesmo sendo elogiada por alguns moderadores não vingou. Seria excelente, pois eu e você poderíamos dar o nosso pitaco.

http://brainstorm.ubuntu.com/idea/10626/
Veja a idéia:
http://farm4.static.flickr.com/3099/2631616390_a1c79cb507_b.jpg

Primeiramente temos que romper a barreira do Gnome “suas limitações”, depois possibilitar a participação da comunidade para sugestão e escolha do tema, e em terceiro lugar, contar com a sorte, pois esses dois primeiros fatores.. simplesmente podem não acontecer.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #5 Online: 26 de Janeiro de 2009, 11:10 »
Pensamentos sobre o GNOME 3, Parte 1

Pouca coisa mudou nos últimos anos quando se fala em temas para o GNOME. Na verdade, a mesma base que se instalou a partir das versões 2.X é a igual desde o começo de 2002. Quanto a essa área, pelo menos, pode-se ver que o GTK+ tem pouca evolução.

Parte deste problema pode ter ocorrido por dois fatores:

O primeiro é a maneira como os temas funcionam no GTK+. Para criar um tema inovador, é preciso programar uma nova engine de tema. Isso demanda muito trabalho e cria um paradoxo. A menos, é claro, que o artista gráfico que deseja criar o tema saiba programar em linguagem de baixo nível. O processo não é tão simples quanto deveria ser. Não é como criar uma página de internet utilizando Folhas de Estilo em Cascata.

O segundo fator é a dificuldade de escalonamento do tema. O GTK+ foi inicialmente planejado para criar estruturas visuais totalmente uniformes. Por um lado, isso é ótimo: simplicidade, facilidade de uso e padronização.

Entretanto, a procura extrema por uma interface uniforme trouxe dois pontos, e não um só. O primeiro ponto é a padronização propriamente dita, a facilidade de uso. Uniformizar o sistema, deixando-o igual em todos os cantos torna-o visualmente organizado e faz com que o usuário não sinta estranhamento ao ver algo novo. Mesmo por que nada será diferente o suficiente para isso.

O segundo ponto é o oposto. Criar um sistema todo amarrado em uma roupagem única acaba deixando os desenvolvedores amarrados também. Nem sempre a formatação possível para a exibição de certo conteúdo vai ser a melhor formatação. E não estou querendo dizer que para se resolver isso basta usar skins, ou um tema para cada aplicativo e et cetera.

Não se trata de usar skins, como os programas proprietários adoram fazer. Trata-se de permitir ao software personalizar seus widgets. Sim, existe uma grande diferença entre esses dois casos. Por exemplo, veja neste screenshot uma comparação da barra lateral dos navegadores de arquivos do GNOME 2.25 e do Mac OS X:

Comparação entre a barra lateral do Finder, para Mac OS X e do Nautilus, para GNOME



Embora os dois passem a mesma informação com a exibição dos atalhos, no GNOME a mesma árvore de exibição é apenas mais um elemento igual a tantos outros, como pode ser vista em outros aplicativos exatamente da mesma maneira. Não há destaque nenhum para algo que é importante para a navegação.

E embora não haja nenhum problema grave com isso, é possível perceber que, ao ser posta ao lado da barra do Mac OS X, ela não possui a melhor formatação. Ela simplesmente possui a formatação possível.

É claro que é possível hoje criar com GTK+ algo estilizado como a barra do Mac. Mas é difícil. Difícil porque o GTK+ foi desenvolvido para ser extremamente uniforme na sua roupagem. E a necessidade de utilizar uma exibição flexível que atenda a necessidade de criar interfaces cada vez mais polidas e interessantes parece mostrar qual caminho o GTK+ e o GNOME estão querendo seguir.

Ainda em outubro, quando estava pesquisando algumas informações para a palestra que dei no 5º Fórum GNOME, encontrei um projeto muito interessante que procura tapar parte deste buraco. O gtk-css-engine, desenvolvido pelo Robert Staudinger, é um projeto que tem como objetivo permitir que temas de GTK+ sejam criados utilizando CSS.

Ao invés de manter o conceito atual envolvendo várias engines com definições de estilos e um arquivo gtkrc para pequenos detalhes, o gtk-css-engine é uma alternativa em desenvolvimento que coloca na mão do designer todas definições de estilo e possibilidades. Ou seja, ele tira a necessidade de programar novas engines para cada tema e cria uma engine única para todos os temas.

Isso não resolve tudo, logicamente, mas deixa claro que em breve será muito mais fácil transformar mockups em temas de verdade no GNOME. Além disso, a integração entre CSS e GTK+ parece dar uma breve resposta sobre como tornar possível a personalização dos widgets no futuro.

Fonte: http://vdepizzol.wordpress.com/2009/01/21/pensamentos-sobre-o-gnome-3-parte-1/
« Última modificação: 06 de Agosto de 2009, 14:44 por nq6 »
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2009, 12:42 »
Primeiro que tudo, acho que esta notícia surge porque metade dos utilizadores do ubuntu queixam-se do visual do ubuntu e a canonical não muda!

Segundo, tenho a dizer que o visual do ubuntu é realmente feio e não aproveita todas as potencialidades de um ambiente gráfico como o gnome e compiz.

E, por fim, acho 2 anos um exagero!! se ele realmente está a contratar designers especializados, como podem eles demorar 2 anos a criar um visual atractivo? 6 meses não seria suficiente? eu acho que sim.

Sinceramente acho que a única coisa que o ubuntu falha é mesmo no visual. E por causa disso não tem crescido tanto como devia!

PS: gostei muito do seu post nq6, parabéns!
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2009, 12:46 por Cláudio Novais »

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2009, 13:42 »
Eu acho Mac bobo. A opinião completa prefiro não expressar aqui.
Acho ridículo.
E meu Gnome é lindo.
Não quero ubuntu parecido com mac.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz
« Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2009, 18:20 »
O estereótipo de cada sistema operativo é bem conhecido: o Mac OS X é elegante e fácil de utilizar e intuitivo, ao passo que Ubuntu é estável, seguro, e está cada vez melhor.

No entanto para trabalhar com multimédia, não há nada como um Mac.  Fotos, áudio e vídeo funcionam melhor no Leopard. Novamente, como eu já disse tantas vezes, as coisas estão ficando cada vez melhor no Linux, mas neste momento, este espaço é do Mac. A suite do iLife é simplesmente fantástica e não há realmente nenhuma equivalente no Ubuntu em termos de facilidade de uso e qualidade.

A integração das aplicações também é um ponto forte do OSX, assim como o centro do controle.
Poderia falar no FrontRow, TimeMachine, iWork, etc

O caminho do Ubuntu será longo para alcançar o OSX
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2009, 18:30 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2009, 18:20 »
Gosto muito do tema Dust Aurora e do Gnome.
Usuário Linux- 449417

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2009, 19:16 »
Sylvester, quanto a isto de multimídia está plenamente correto.
Minha irmã é publicitária, e de capas de produto a comerciais de TV, ela acha melhor fazer no Mac.


Porém eu tenho uma raiva mortal da Apple e do Mac....
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2009, 19:18 »
Eu já acho errada a idéia de competição neste sentido, Windows é uma coisa, Linux outra e Mac também outra, cada um com sua característica, qualidades e defeitos...

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2009, 19:47 »
Eu acho bonito o visual do mac, porém acho que o ubuntu deve evoluir no jeito que tá, com gnome.
Tipo, uns desklets num vai mal...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Olasimbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2009, 20:29 »
Eu não entendo por que tanta rejeição ao fato da Canonical querer ter uma interface gráfica competitiva ao Mac OS X. Se vocês lerem a notícia, verão que ela não vai querer imitar o Mac OS, mas sim ser competitiva a ele, ou seja, ter uma interface gráfica tão atrativa quanto, mas não necessariamente igual. E outra, o Ubuntu é um SO maravilhoso em todos os aspectos técnicos, e o Gnome permite uma enorme gama de customizações, porém o tema nativo do Ubuntu é realmente sem graça, feio, muitos falam que tem "cor de cocô"; é pouco atrativo mesmo.

Eu mesmo, sou técnico e trabalho com TI, escolhi e uso o Ubuntu pelas enormes qualidades que ele tem e que todos sabem, mas uma das coisas que mais me deixaram feliz foi quando consegui customizar ele para ter a interface similar ao Mac OS, porque SIM, eu gosto dela e acho que em termos de design gráfico é o melhor SO que existe. Aí vocês podem argumentar: "ah, mas a vantagem do Gnome é que você pode customizar como quiser." Sim, é verdade, e eu prezo muito isso, tanto que alterei totalmente minha interface gráfica, porém qual é o problema de ele já vir elaborado graficamente? Nem todos os usuários tem esse prazer e essa paciência de ficar instalando, desinstalando e modificando uma série de coisas até ficarem com o sistema como lhes agrada, e se o Ubuntu já vier elaborado, muitos desses usuários podem migrar para o sistema. E aqueles que curtem customizá-lo à sua forma ainda vão poder ter essa liberdade, já que em última análise sempre será Gnome, Linux e Open Source. Ou seja, isso só vai agregar ao sistema!

Enquanto o mundo Linux ficar com esse "preconceito" e essa rejeição ao sistema ser graficamente elaborado, a tendência vai ser sempre ser uma coisa apenas para nerds, geeks e afins. Viva a competição, todos ganham com isso, principalmente os usuários!
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2009, 21:05 por Olasimbo »

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: "Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?" - Mark Shuttleworth diz sim!
« Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2009, 21:29 »
Já falou tudo o que eu ia falar hehe