estou usando o ubuntu a 3 meses, nestes tres meses nao removi nenhum arquivo, nao travou mina conexao com internet, nao travou o pc, mesmo usando gimp, f4l, stop motion,k3b, navegando na web e ouvindo radio. existe sim suas dificuldades, ainda nao estou familiarizado com o terminal, mas nao volto pro windows, nao que ele seja ruim, mas pra mim que estou mudando de profissao e migrando para um novo mercado de trabalho, percebi que os profissionais windows ganham menos, percebi que para abrir minha micro empresa com windows gastaria 7 vezes mais, descobri que o suporte da microsoft, agora em vias de lançar o w7, esta mandando atualizaçoes que pioram o sistema, descobri que estava gastando 200 reais com anti virus, por ano ou seja, com 8 anos usando o linux ao inves de windows, teria dinheiro para comprar uma maquina nova de excelente configuraçao para uso domestico. tambem a aquele problema da pirataria ou todos os usarios de windos seja vista ou xp pagaram 1.500 pelo fotoshop, 800 pelo office, 300 pelo nero, para usar em casa? jogos? viva o play 2, ainda tem o xbox, mas nada melhor que o play 3, aplicativos para o linux? esta dificil decidir qual instalar devido a tantos. nao deve se dizer que linux e um lixo, nem que win nao presta, tem que testar de acordo com sua necessidade. ex: voce tem uma banda? ubuntu studio. da ate pra voce grava seu cd sem pagar nada com uma produçao de estudio internacional. voce gosta de cinema? animaçao/ ubuntu. va no repositorio, instale todos os aplicativos e estude, pode começar agora em 2 horas voce ja vai estar fazendo seu primeiro filminho tosco, em 3 mese (como eu) ja vai estar pensando em fazer uma animaçao estilo noiva cadaver, e quem sabe em uma ano voce tem seu primeiro filme de alta qualidade. bom pode fazer isto no win. mas venda seu carro, para ter uma boa grana para investir e ter um super pc em casa, mas se voce pretende ter uma profissao e precisa treinar e estudar muito para se qualificar: Linux, tecnologia a serviço das pessoas.