Penso que a notícia veio deste site: http://www.theregister.co.uk/2008/07/23/shuttleworth_apple_challenge/
Thanks pelo link. Acabo de ler ...
Penso que o TÓPICO presente captura somente uma pequena parte do discurso do Shuttleworth ...
Na minha interpretação, o que o M. Shuttleworth tenta apresentar é mais ou menos o seguinte :
a) Windows representa algo como PARADIGMA 1.0
b) Web2.0 e a atual Apple representam algo como um PARADIGMA 2.0
c) Finalmente, o Mark tenta argumentar com os desenvolvedores que existe
uma possibilidade "PARADIGMA 3.0", que pode "ir muito além da Apple" ...
Penso que devemos interpretar as coisas como sendo "A Apple tem o modelo vitorioso no momento",
e, "Nós podemos(devemos) produzir o PRÓXIMO modelo" ...
Deixe-me tentar exemplificar :
[ iPod + iTunes Software + iTunes Site ]
Considerado como modelo EXEMPLAR d'um de produto/serviço da era Web2.0,
o iPod é na realidade 3 coisas num único pacote : Hard, Soft e Web.
Não se trata de software binário bem feito (iTunes softw),
nem tampouco um belo site de fácil uso (iTunes site),
e mesmo que considerarmos um iPod como uma obra
de arte em termos de hardware, é o MODELO (interação entre as 3 partes)
que torna o iPod o grande sucesso que ele é ...
também não podemos deixar de mencionar que a Apple sempre foi
a plataforma preferida dos músicos e produtores de vídeo ...
isso ajuda bastante o marketing dos iPods ...
No meu ponto de vista, é "essa Apple" que o Mark urge para ser imitada e superada ...
Ele é bem enfático qdo usa o termo INOVAÇÃO na questão do serviço e no modelo de negócio ...
Bom, é mais ou menos essa minha visão do pouco que está escrito no site do TheRegister ...