O Dreamlinux é muito bonito, copia em parte o visual do MAc e nem por isso é um sucesso.
O que falta então?
Dá pra listar um monte de coisas mas o principal é que falta drives para periféricos, enquanto a comunidade não se organizar e atualizar os drives constantemente o Linux não irá para frente. Tem outras coisas como Beleza, funcionalidade, organização identidade visual e programas com mais funcionalidades, bonitos e cheios de fru-fru.
Mas vejam o meu caso, convenci duas pessoas a instalarem o Ubuntu em seus Pcs, a primeira vista eles adoraram, acham mais leve, bonito, não tiveram nenhum problema de adaptação, mas quando fui instalar as impressoras, que vergonha passei, a HP simplesmente não funciona e olha que o drive consta na lsita de instalação do Ubuntu.
Depois uma das pessoas comprou uma Webcam e adivinhem o que aconteceu? Isso mesmo a Webcam não funciona, o modem linha discada também não. O teclado multimidia Clone keyboard funciona parcial mas as teclas F1 A F10 não funcionam.
Placas ATI são difíceis de configurar e em muitos casos nem funcionam, tem diversos Sites que não funcionam com o Linux.
Programas para empresas, ERP profissionais, a grande maioria é para Windows, tem opção? Tem sim, mas imaginem a insegurança dos empresários em mudar.
Para que ter computador se as coisas são todas difíceis? É mais fácil continuar com o que está dando certo, mesmo que não muito.
Alguns aqui vão ficar bravos comigo, mas pergunto quantos % da população são formados em informática?
Quantos % gostam de mexer, procurar, pesquisar, até encontrar soluções para os problemas do Linux?
O Linux será um sucesso quando tudo funcionar sem precisar sair catando tutoriais no Google. Quando todos os drives funcionarem perfeitamente, Quando ele tiver uma identidade visual e diferenciações de programas, quando tiver mais funcionalidades e investir na usabilidade.
Mas as mudanças são lentas, há anos os usuários do Gnome pedem pela aba no Nautilus, parece que agora sairá na versão 2.24, mas por que tanta demora?
O Ubuntu é um sucesso pois investiu em um Sistema mais fácil de usar e configurar, facilitou a vida dos pobres usuários que querem apenas instalar e usufruir das beneficies do mesmo.