Autor Tópico: O que te irrita no Ubuntu?  (Lida 548396 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #480 Online: 15 de Dezembro de 2013, 22:24 »
Citar
Caramba, o Linux tem muitos problemas heim  Chocado

Eu só dei uma passada com os olhos no artigo, mas já da pra ver que o negócio é tenso...

Ele tem vantagens, mas como todo S.O. tem problemas também.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #481 Online: 15 de Dezembro de 2013, 23:05 »
Citar
Caramba, o Linux tem muitos problemas heim  Chocado

Eu só dei uma passada com os olhos no artigo, mas já da pra ver que o negócio é tenso...

Ele tem vantagens, mas como todo S.O. tem problemas também.

O problema do Xorg ser antigo citado no artigo logo será resolvido rsrs
O Ubuntu vai passar a usar o Mir e tem também o Wayland...
Eu acho que o Linux resolve os problemas com o tempo...

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #482 Online: 15 de Dezembro de 2013, 23:22 »
Citar
O problema do Xorg ser antigo citado no artigo logo será resolvido rsrs
O Ubuntu vai passar a usar o Mir e tem também o Wayland...
Eu acho que o Linux resolve os problemas com o tempo...

Estou torcendo pelo Wayland e que os problemas se resolvam com o tempo. Alguns problemas interessantes: (Troquei as cores para facilitar a leitura)

! An insane number of regressions in the Linux kernel, when with every new kernel release some hardware can stop working inexplicably. I have personally reported two serious audio playback regressions, which have been consequently resolved, however most users don't know how to file bugs, how to bisect regressions, how to identify faulty components.


Adobe Flash player has numerous problems under Linux (unsupported video acceleration decoding and rendering, video tearing, crashes and frames dropping at 100% CPU usage even on high end systems). In 2012 Adobe announced that Adobe Flash player wouldn't be supported any longer for any browsers other than Google Chrome.

Very incomplete hardware sensors support, for instance, hwinfo32/64 detects and shows ten hardware sensors sources on my average desktop PC and over 50 sensors, whilest lm-sensors detect and present just four sources and 20 sensors. This situtation is even worse on laptops - sometimes the only readings you get from lm-sensors are cpu cores' temperetarures.

!! There's no guarantee whatsoever that your system will (re)boot successfully after GRUB (bootloader) or kernel updates - sometimes even minor kernel updates break the boot process. For instance Microsoft and Apple regularly update ntoskrnl.exe and mach_kernel respectively for security fixes, but it's unheard of that these updates ever compromised the boot process. GRUB updates have broken the boot process on PCs around me almost ten times. (Also see compatibility issues below).

! Linux/open source developers are usually not interested in fixing bugs if they cannot easily reproduce them. This problem plagues virtually all Open Source projects.

! A galore of software bugs across all applications. Just look into KDE or Gnome bugzilla's - some bugs are now ten years old with over several dozens of duplicates and no one is working on them. KDE/Gnome/etc. developers are busy adding new features and breaking old APIs, fixing bugs is of course a tedious and difficult chore. KDE's files indexing is still largely broken in 2013.

! Poor or almost missing regression testing in Linux kernel (and, alas, in other Open Source software too) leading to a situation when new kernels may become totally unusable for some hardware configurations (software suspend doesn't work, crashes, unable to boot, networking problems, video tearing, etc.)


No application level firewall (to clarify this point - there's no way to block or allow certain applications to access the Internet, e.g. /usr/bin/firefox) - SeLinux doesn't solve this problem because SeLinux policies by default don't apply to normal user applications and SeLinux is not a firewall solution per se.

Distro upgrade can render your system unusable (kernel might not boot, some features may stop working).

Etc...

Dá até tristeza...

« Última modificação: 15 de Dezembro de 2013, 23:30 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #483 Online: 15 de Dezembro de 2013, 23:35 »
Traduz pra gente aí po  ::)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #484 Online: 16 de Dezembro de 2013, 01:07 »
Concordo com vários pontos do artigo, o Hqxriven citou alguns pontos bem relevantes.

Eu mesmo, reinstalei o Ubuntu 13.10 aqui, e me deparei com um problema que não havia na versão beta (do Xubuntu), depois da instalação o sistema foi para "The system is running in low-graphics mode”, deu um trampo fazer rodar, foi rodar o usuário em outro tty e startx, e procurar solução na internet. Muito louco isso, houve regressão, não sei se no release do 13.10 ou se nas atualizações (download de atualizações enquanto instala, opção lá da instalação).

Antes disso, me deparei com um problema em instalar o /var em partição separada, fiquei um tempão tentando descobrir porque o instalador do ubuntu congelava e não fazia nada. Fui achar na net que há um bug já faz uns 2 anos no Ubiquity, que não te permite deixar o /var separado... daí tive que instalar o sistema e depois alterar o /var no fstab.

Hoje fui instalar o kernel 3.12.5 aqui no ubuntu 13.10, para poder testar o sistema de arquivos F2FS no SSD que coloquei aqui no notebook, daí fui reiniciar e deu problema com o Bumblebee, não consigo mais usar minha placa da Nvidia (não é um grande problema, já que posso voltar para o kernel antigo)... desconfiava que o ubuntu 14.04 (em desenvolvimento) estivesse com o mesmo problema, já que usa o mesmo kernel... daí baixei uma mídia agora pouco, do xubuntu daily, e para minha surpresa ao tentar dar boot deu problema de "Secure Boot Violation"... e 2 dias atrás, o daily build tava normal... muito louco, haha

Também me deparei com a questão dos sensores. Esse meu notebook deve ter uma porrada de sensores, mas o lm-sensors tem uma limitação em relação à hardware de notebooks. E os poucos sensores que aparecem, de temperatura, não falam muita coisa, vem com uns nomes estranhos que vc tem q ficar caçando na net para descobrir o que é, inclusive eu postei isso esses dias aqui no fórum.

Mas é assim mesmo, todo sistema tem seus prós e contras  ;)

E os prós do mundo GNU/Linux me fazem escolher continuar nele :D

Para os contras, você tenta contornar os problemas, tenta reproduzir e debugar, reportar bug e entrar em contato com os desenvolvedores, por meio de mail listing ou irc.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #485 Online: 16 de Dezembro de 2013, 01:23 »
@Sergio

São tantos problemas, que as vezes me dá uma tristeza cara  :'(

Eu vou instalo e deixo tudo rodando bonitinho, vem uma atualização e aí algum programa deixa de funcionar ou caio em um boot com tela preta ou ainda pior aparece um erro sem solução. (aconteceu hoje algo assim comigo 4 vezes - Dbus error 7 signal no kmix, firefox com erro crítico na glib https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=672671 aí consegui consertar o erro do kmix e depois o load do kmix e da notificação do kde demoraram mais de 1 minuto para aparecer)

Não consigo nem ver a velocidade da ventoinha da GPU e nem traçar um perfil de uso ou controlar a temperatura.

É tenso cara.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #486 Online: 16 de Dezembro de 2013, 10:39 »
Pois é.

Exatamente por alguns dos problemas descritos por vocês que o Linux Mint criou o sistema de filtros de atualização (tão criticado pelo tal cidadão lá da Canonical), o que deixa a distro mais estável e menos sujeita a bugs do que a "distro mãe" (no caso o Ubuntu). Atualizar o Kernel em modo gráfico é uma tarefa sempre sujeita a riscos, especialmente para aqueles que utilizam ferramentas como o bumblebee ou drivers proprietários.

Vejam também que as distros LTS, exatamente por prezarem a utilização de pacotes mais antigos e estáveis, são muito, muito menos sujeitas a esse tipo de problema (esse é o porquê de eu sempre utilizar como distro de trabalho por aqui apenas versões LTS).

A liberdade do pinguim permite que o usuário tenha um amplo domínio sobre o sistema. Entretanto, junto a esse domínio vem também a possibilidade de erros e o corrompimento de dados ou do próprio sistema como um todo. Daí o porquê de muitos dos usuários mais experiente e calejados (o Creto, por exemplo) sempre indicarem três procedimentos básicos aos novatos, os quais evitam a grande maioria desses problemas:
- Não atualize o sistema (especialmente o Kernel) via modo gráfico;
- Não utilize PPAs;
- Utilize apenas distros LTS.

Obviamente, se você é um usuário mais antigo e experiente (e portanto, com maiores conhecimentos e domínio sobre o pinguim), certamente poderá descartar as recomendações acima, pois saberá o que fazer quando surgirem os problemas.

O pinguim, quando bem utilizado, é infinitamente mais rígido e estável do que os equivalentes proprietários.

Agora se o usuário é um novato cheio de curiosidade e vontade de mexer no sistema, porém sem qualquer conhecimento do que fazer se algo der errado, aí "a vaca provavelmente irá para o brejo" (apesar de boa parte desses problemas poderem ser solucionados com a ajuda dos companheiros da comunidade, como muitos que estão aqui neste Fórum)...

Essa é a minha opinião sobre o caso.

Abraço.




"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #487 Online: 16 de Dezembro de 2013, 11:17 »
 Esses atualizadores gráficos são um problema, o iniciante enche o sistema de PPA's, vai atualizar pelo "Gerenciador de atualizações" e ganha um erro em vermelho gigante, seria mais fácil pedir ajuda com o conteúdo no terminal (que sempre é pedido em tópicos pedindo ajuda desse tipo, o que acaba o prologando)
Rolling Release é o máximo \o/

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #488 Online: 16 de Dezembro de 2013, 12:12 »
[...]
Agora se o usuário é um novato cheio de curiosidade e vontade de mexer no sistema, porém sem qualquer conhecimento do que fazer se algo der errado, aí "a vaca provavelmente irá para o brejo" (apesar de boa parte desses problemas poderem ser solucionados com a golegajuda dos companheiros da comunidade, como muitos que estão aqui neste Fórum)...

[...]

Entendo sua opinião hugoleal85, porém tenho que discordar, nem que seja parcialmente...

Um usuário novato no GNU/Linux adentra nesse mundo por curiosidade... isto é fato!

Partindo deste pressuposto, ele/ela estará disposto a experimentar de tudo um pouco, principalmente a parte de atualização/instalação. Como na maioria das vezes eles vêem do Windows, estão habituados a fazerem tudo via ambiente gráfico.

Especificamente neste seu ponto do comentário, acredito que o problema esteja no sistema operacional, e não no usuário.

Pergunto: porque uma atualização via ambiente gráfico deve apresentar diferenças (até mesmos erros) quando se faz a mesma coisa via terminal? Afinal, o ambiente gráfico não serve apenas como uma interface para a inserção do comando no terminal? Se sim, não deveria ter diferenças...!!!

O grande problema neste aspecto, para mim, é o seguinte: quando dá uma derma qualquer, o usuári@ vem ao fórum, com uma das duas posturas: (I) acreditando que os usuári@s do fórum tem a obrigação de dar a solução (em detrimento de uma ameaça de retorno ao outro sistema operacional que utilizava); ou então (II) quando solicitado informações, via terminal, principalmente, a resposta é normalmente a mesma (continua do mesmo jeito...)...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #489 Online: 16 de Dezembro de 2013, 12:47 »
[...]
Agora se o usuário é um novato cheio de curiosidade e vontade de mexer no sistema, porém sem qualquer conhecimento do que fazer se algo der errado, aí "a vaca provavelmente irá para o brejo" (apesar de boa parte desses problemas poderem ser solucionados com a golegajuda dos companheiros da comunidade, como muitos que estão aqui neste Fórum)...

[...]

Entendo sua opinião hugoleal85, porém tenho que discordar, nem que seja parcialmente...

Um usuário novato no GNU/Linux adentra nesse mundo por curiosidade... isto é fato!

Partindo deste pressuposto, ele/ela estará disposto a experimentar de tudo um pouco, principalmente a parte de atualização/instalação. Como na maioria das vezes eles vêem do Windows, estão habituados a fazerem tudo via ambiente gráfico.

Especificamente neste seu ponto do comentário, acredito que o problema esteja no sistema operacional, e não no usuário.

Pergunto: porque uma atualização via ambiente gráfico deve apresentar diferenças (até mesmos erros) quando se faz a mesma coisa via terminal? Afinal, o ambiente gráfico não serve apenas como uma interface para a inserção do comando no terminal? Se sim, não deveria ter diferenças...!!!

O grande problema neste aspecto, para mim, é o seguinte: quando dá uma derma qualquer, o usuári@ vem ao fórum, com uma das duas posturas: (I) acreditando que os usuári@s do fórum tem a obrigação de dar a solução (em detrimento de uma ameaça de retorno ao outro sistema operacional que utilizava); ou então (II) quando solicitado informações, via terminal, principalmente, a resposta é normalmente a mesma (continua do mesmo jeito...)...!!!

Entendo sua posição, companheiro, e também concordo com ela.

Realmente, se o sistema libera uma atualização via modo gráfico, essa deveria funcionar a contento. Se não funciona, há algo errado e que deve ser corrigido. Mais uma vez, ressalto que este foi um dos motivos do Linux Mint ter "bloqueado" via Gerenciador de Atualizações" (ou seja, via modo gráfico) este tipo de coisa. Desta forma, a possibilidade de quebra do sistema por usuários novatos é mínima.

Acho que a melhor alternativa seria criar um sistema que implemente as atualizações via modo gráfico após o log-off do sistema (tal qual é feito no Windows e que algumas distros já começam a adotar), assim evitaríamos este tipo de problema.

Enquanto isso não é implementado, minha sugestão aos que utilizam o Ubuntu (o qual libera todas as atualizações do sistema via modo gráfico por padrão) é:
1) Fechem a sessão em modo gráfico e abram-na via terminal;
2) Com o terminal aberto, atualizem o sistema (sudo apt-get update ; sudo apt-get dist-upgrade).
3) Reiniciem o PC.

Desta forma, 99% dos possíveis problemas e crashes serão evitados e seu Ubuntu certamente será tão ou mais estável do que qualquer SO proprietário.

Abraço.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2013, 13:33 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #490 Online: 16 de Dezembro de 2013, 13:51 »
Notei algo interessante, algumas atualizações pedem para reiniciar o sistema, algumas não, geralmente as atualizações que pedem para reiniciar o sistema são atualizações de kernel q me recorde,ao meu ver ele não troca de kernel em tempo real, posso estar enganado, entendo nada de programação, sou usuário linux e cinegrafista.Espero que entendam minha opinião.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #491 Online: 16 de Dezembro de 2013, 14:10 »
Notei algo interessante, algumas atualizações pedem para reiniciar o sistema, algumas não, geralmente as atualizações que pedem para reiniciar o sistema são atualizações de kernel q me recorde,ao meu ver ele não troca de kernel em tempo real, posso estar enganado, entendo nada de programação, sou usuário linux e cinegrafista.Espero que entendam minha opinião.

Além do kernel, os drivers proprietários também tem essa característica (exemplo, drivers de placas de vídeo NVidia e ATI).
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Beto Pinheiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Agora com avatar! he he!
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #492 Online: 17 de Dezembro de 2013, 09:17 »
Há muito tempo que nada me irrita no Ubuntu. Uso o 13.04, unity, poucos PPAs, não tenho problema com nada. Atualização em modo gráfico (nunca atualizo a distro). Quando aparece um probleminha, a resolução é simples!
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #493 Online: 23 de Dezembro de 2013, 14:04 »
O que me irrita no Ubuntu com toda certeza é o quanto ele fica lento quando instalo o driver Nvidia. O que continua rápido é o 12.04 LTS mas já está um pouco defasado e os sucessores não conseguem manter o padrão de qualidade.


Obs. O Unity fica lento. Com Gnome Shell instalado ele continua rápido.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: O que te irrita no Ubuntu?
« Resposta #494 Online: 23 de Dezembro de 2013, 14:31 »
O que me irrita no Ubuntu com toda certeza é o quanto ele fica lento quando instalo o driver Nvidia. O que continua rápido é o 12.04 LTS mas já está um pouco defasado e os sucessores não conseguem manter o padrão de qualidade.


Obs. O Unity fica lento. Com Gnome Shell instalado ele continua rápido.

Olá!

Estranho o seu sistema ficar lento com o driver proprietário instalado, pois deveria ser ao contrário.

O Unity é lento mesmo infelizmente.

[]'s