Autor Tópico: Ubuntu 8.04 (hardy ... )  (Lida 210635 vezes)

Jeferson Lucas

  • Visitante
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #135 Online: 31 de MAR?O de 2008, 18:58 »
Hqxriven

Obrigado pela explicação. Em dois anos, espero ter o conhecimento técnico para pelo menos entender um pouco do que você disse  ;D

Melhorias que eu pude observar: o driver da minha placa wireless pode ser instalado sem o ndiswrapper. Na verdade, só precisei baixar o firmware que encontrei no fórum norte americano, mas o sinal está melhor do que no 7.10. E como o amigo falou, é reconhecido imediatamente logo na inicialização do gnome.

Mas como eu disse: só o fato de ter o flash e o java funcionando sem gambiarras na versão 64 bits, já me fez ficar com este beta.

Outra coisa que achei interessante, foi o Hardware Testing.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #136 Online: 31 de MAR?O de 2008, 20:44 »
Estou acompanhando o tópico e desde já parabenizo aos amigos pelas informações que postam aqui. É uma mão na roda pra novatos como eu.

De tanto falarem nessa versão, resolvi desinstalar o 7.10 do meu Compaq Presario e instalar a 8.04 beta.

Incrível dizer, mas no meu note o consumo de memória é maior. Isso que nem habilitei os efeitos ainda. Jà tirei um monte de coisas desnecessárias como bluetooth, pesquisa de tracker etc, mas o que mais te me incomodado são as travadas que dá nas músicas ao mover uma janela, abrir alguma coisa. Tipo, estou ouvindo uma música no Rythmbox ou no Banshee, abro o firefox, movo a janela, abro qualquer coisa é motivo pra música dar uma travada ... como se estivesse faltando memória.

Alguém passou por algum problema semelhante?
No mais, está mais rápido que o 7.10.

Ps> Estou usando o sistema x86-64 e pra minha felicidade consegui instalar o flash e o icedtea java somente pelo gerenciador de plugins do firefox. E o melhor é que o site do BB está funcionando corretamente :D

Eu tive o mesmo problema até um update do Rhythmbox. Ele não desapareceu totalmente (às vezes, a música ainda trava, mas é preciso uma exigência maior do Sistema do que apenas mover janelas), mas melhorou bastante.

Apenas a título de curiosidade, a primeira versão do WMP11 tinha o mesmo problema na máquina onde está o 8.04 e não podia ser usada para ouvir música. Hoje, o problema desapareceu por conta dos updates que o WMP11 recebeu e ouço música e vejo vídeos sem problema.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #137 Online: 31 de MAR?O de 2008, 21:27 »
Estou acompanhando o tópico e desde já parabenizo aos amigos pelas informações que postam aqui. É uma mão na roda pra novatos como eu.

De tanto falarem nessa versão, resolvi desinstalar o 7.10 do meu Compaq Presario e instalar a 8.04 beta.

Incrível dizer, mas no meu note o consumo de memória é maior. Isso que nem habilitei os efeitos ainda. Jà tirei um monte de coisas desnecessárias como bluetooth, pesquisa de tracker etc, mas o que mais te me incomodado são as travadas que dá nas músicas ao mover uma janela, abrir alguma coisa. Tipo, estou ouvindo uma música no Rythmbox ou no Banshee, abro o firefox, movo a janela, abro qualquer coisa é motivo pra música dar uma travada ... como se estivesse faltando memória.

Alguém passou por algum problema semelhante?
No mais, está mais rápido que o 7.10.

Ps> Estou usando o sistema x86-64 e pra minha felicidade consegui instalar o flash e o icedtea java somente pelo gerenciador de plugins do firefox. E o melhor é que o site do BB está funcionando corretamente :D

já tentou utilizar um outro player de audio como por exemplo o audacious??
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #138 Online: 31 de MAR?O de 2008, 21:43 »
Foram 29 atualizações agora e o sistema foi reiniciado sem problemas.

As atualizações incluíram o suporte a idioma, mas continuo com o "terminal" como "consola" no menu.

Parece que o Compiz deu uma melhorada, já que não há mais erro de inicialização do Gnome com ele habilitado. O bug com as janelas do OpenOffice, no entanto, continua.

Com o Compiz habilitado as travadas do Firefox rodando flash (no You Tube, por exemplo) são mais freqüentes.

No mais, não acho que houve retrocesso no consumo de memória (aqui, houve avanço, pois o consumo é menor)  e o sistema está mesmo mais rápido.

O sobre-o-Gnome está funcionando, mas não vi nenhuma dedicatória ao Raphael Higino, embora o nome dele esteja no "oferecido a você por ...".

No mais, estamos aqui torcendo para que não restem bugs na versão final e o 8.04 seja tão bom quanto o 6.06, o último LTS.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Jeferson Lucas

  • Visitante
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #139 Online: 31 de MAR?O de 2008, 21:51 »
Oni-Br

Já, já usei o Banshee, Rhythmbox, Listen e o Audacious, todos com o mesmo problema. Todos com o mesmo problema

Aliás, mais uma nota.Tentei utilizar o gnome-compiz-manager, acho que é esse, onde aparece no menu GL Desktop e travou tudo. A solução foi deixar o sistema sem efeitos e habilitá-los de novo aos poucos. Não uso muitos efeitos, mas uma das coisas que eu gosto é as janelas transparentes quando selecionadas ou movidas, e só sabia fazer isso com o Gl Desktop. Agora desinstalei ele e o efeito continua, mas sem travar.

Offline Daekdroom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #140 Online: 31 de MAR?O de 2008, 22:16 »
Configurar o X esta bastante complicado (ainda bem que nao vai ser assim na versao final :D). Eu rodo o sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg e a unica coisa que configura eh o teclado, que ainda tem problemas com acentuaçao. O xorg.conf esta configurado para alguma coisa generica e eu nao consigo resolver isso de forma alguma.

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #141 Online: 31 de MAR?O de 2008, 23:29 »
Existem todos esses bugs a poucos dias do lançamento!

Isso acontecia nas versões anteriores?

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #142 Online: 31 de MAR?O de 2008, 23:52 »
Configurar o X esta bastante complicado (ainda bem que nao vai ser assim na versao final :D). Eu rodo o sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg e a unica coisa que configura eh o teclado, que ainda tem problemas com acentuaçao. O xorg.conf esta configurado para alguma coisa generica e eu nao consigo resolver isso de forma alguma.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,31699.msg197264.html#msg197264

Não se usa mais o xorg reconfigure nem o xorg.conf, exatamente porque o xorg.conf foi muito enxugado.

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #143 Online: 01 de Abril de 2008, 00:09 »
o que aconteceu com o xorg??

Esse menu novo, "Telas e placas de videos" na minha opnião é o mais bugado do ubuntu 8 =\
Eu vo la, ele mostra a placa certa, mas não usa driver nenhum... dai blz arrumo e coloco o driver correto, escolhendo no menu dele a Sis 630, minha placa...

Reinicio e me deparo com o sistema em 600x480 e ao abrir o programa denovo só posso diminuir ainda mais a resolução...

Eu penei pra conseguir restaurar o xorg.conf do jeitinho que tava antes, pra adicionar eu mesmo uma linha la dizendo que o driver é sis, só assim pra mim reconheer que o terminal e modo texto ainda são mais confiaveis que interfaces graficas =p

Ahh sim, não consigo mudar o idioma do teclado, fui tentar usar o utilitario pra ele e acontece igual na instalaçao do livecd, o ubuntu fecha e volta pra escolha de usuario.

So falta ele reconhecer o  "." do teclado numérico.
yari yari...

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #144 Online: 01 de Abril de 2008, 04:46 »
Usando teclado abnt, configura-lo depende de editar o xorg.conf, deixando-o assim:

Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "abnt2"  #(editado aqui)
   Option      "XkbLayout"   "br"  #(editado aqui)

Quem tem notebook com teclado inglês internacional vai deixar a configuração assim:

Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "pc105"  #(editado aqui)
   Option      "XkbLayout"   "us_intl"  #(editado aqui)

Esses utilitários de configuração gráfica do X realmente não funcionam até hoje no Ubuntu.


:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #145 Online: 01 de Abril de 2008, 05:12 »
Mais 18 pacotes atualizados.

Desenvolvimento a todo vapor  :D.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Sall

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
    • SP lista - guia de empresas
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #146 Online: 01 de Abril de 2008, 12:03 »
Só um detalhe: na máquina que eu o instalei é 95% lazer e 5% trabalho, ou seja, erros não me incomodam.

Opa

Sou iniciante em Linux (pra falar a verdade, nunca fiz uma instalação.... Só rodei o Kurumin e o Ubuntu direto pelo CD, pra ver como que era...) mas quero fazer um dual-boot com o Rwindows aqui no meu micro.

A minha grande dúvida é: Sou programador web (PHP), só tenho esta máquina, e uso meio a meio, entre trabalho e diversão..... Será que esses erros reportados me prejudicarão? Posso vir a perder tudo que tenho aqui?

Aproveitando..... Tenho um AMD Atlhon 64 4.2Ghz..... Qual a versão que devo instalar??? Específica para Athlon, Sempron etc, ou a AMD/Intel 64???? :P

Offline Daekdroom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #147 Online: 01 de Abril de 2008, 13:24 »
O ubuntu 8.04 ainda eh versao de testes. Voce deve instalar o 7.10, que mesmo sendo um pouco bugado, eh completamente usavel. E eu recomendo instalar a versao i386 se voce nao tiver mais que 2.5 GB de RAM.


http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,31699.msg197264.html#msg197264

Não se usa mais o xorg reconfigure nem o xorg.conf, exatamente porque o xorg.conf foi muito enxugado.

E como se configura, entao? :P
« Última modificação: 01 de Abril de 2008, 14:02 por Daekdroom »

Offline hedertone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #148 Online: 01 de Abril de 2008, 13:48 »
ta no site dia 24 o lançamento

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 8.04 (hardy ... )
« Resposta #149 Online: 01 de Abril de 2008, 14:20 »
não sei se alguém percebeu isso mas se a gente for em Canais de Software veremos que o nome da versão está escrito errado!!!

Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!