Autor Tópico: Ajuda no GIMP (RESOLVIDO)  (Lida 5768 vezes)

Offline VTR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Ajuda no GIMP (RESOLVIDO)
« Online: 27 de Dezembro de 2007, 01:03 »
Ola pessoal, eu sou iniciante aqui no forum i no mundo do linux, i estava precisando uma ajuda de vcs, eu queria saber si tem como atualizar o gimp( aminha versão é 2.2) para a versão 2.4, eu baixei o arquivo q tava falando no site i eu abri ñ consegui entender nada...vcs poderiam me ajudar grato desde ja...tchau
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2008, 20:52 por VTR »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ajuda no GIMP
« Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2007, 01:08 »
Por acaso você baixou um arquivo .tar.gz?

Se for isto o tópico Instalação de Programas no Ubuntu, criado pelo  André (pinduoz) será ótimo para você.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline VTR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ajuda no GIMP
« Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2007, 01:15 »
sim é isso mesmo, mas esta dando como arquivo inexistente

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ajuda no GIMP
« Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2007, 01:47 »
Eu utilizo o gimp todos os dias e nao senti muita diferença no 2.2 para o 2.4.
Inclusive mostrei hoje uns efeitos que utilizei no 2.2 pro clcampos.
É interessante tu manter a versão que estiver nos repositorios, pois estes do ubuntu são muito bem testados.
A possibilidade de um crash é reduzida drasticamente agindo dessa forma.
Boa sorte.
[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline VTR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ajuda no GIMP
« Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2007, 02:19 »
é q eu preciso do gimp 2.4 pq ja tem um plugin instalado, si eu soubesse instalar plugin 2.2 eu ñ atualizava deixava como esta, o plugin que eu quero instalar é o Siox

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ajuda no GIMP
« Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2007, 11:06 »
é q eu preciso do gimp 2.4 pq ja tem um plugin instalado, si eu soubesse instalar plugin 2.2 eu ñ atualizava deixava como esta, o plugin que eu quero instalar é o Siox

ah ta, entendi. tente o comando, via terminal:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install gimp-gnomevfs
pelo que sei, o 2.4 ainda é RC3, neh? Ou agora já passaram as releases, e eu me desatualizei?  ;)

Lá no Gimp Users ainda estão fazendo o download da releases, veja:
http://www.gimpusers.de/gimp-download.php

Eu nunca usei o Siox nao, tem alguma amostra de algo utilizando esse plugin pra gente conhecer?

Muito obrigado, e boa sorte, VTR. Abraços
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ajuda no GIMP
« Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2007, 12:11 »
Não sei se vale de alguma coisa VTR, mas você chegou a ver o tópico Mais de 40 plug-ins gratuitos para o GIMP?

Espero que o link que tem nele te indique bons plugins, e te ajude a instalá-los.

[]'s e feliz ano novo.

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

arlei

  • Visitante
Re: Ajuda no GIMP
« Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2007, 16:14 »
Amigos,

conforme relato do colega kErNeL_sCrIpT o Gimp 2.4.2 já esta disponível no GetDeb.

http://www.getdeb.net/app.php?name=Gimp

T+
Arlei


kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Ajuda no GIMP
« Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2007, 18:29 »
VTR, aqui o plugin Siox:

http://registry.gimp.org/list?name=siox

Site: http://registry.gimp.org/

Para instalar o Plugin é só baixa-lo e copia-lo como root para a pasta /usr/share/gimp/2.0/scripts
Mas tome cuidado com as ações de root.



Cara, preste sempte atenção para a versão do GIMP e do Plugin que você esteja usando, pois pode existir imcompatibilidade. Só ficar de olho nas descrições dos Pugins.

Se você usa o Ubuntu 7.04, infelismente não tem como atualizar o GIMP 2.2 para o 2.4, pois é necessaŕio instalr dependencias recentes como o libc6 que pode literalmente distruir seu sistema.

Se você usa o Ubuntu 7.10 você pode atualizar seguindo a dica do arlei. Mas tenha em mente que utilizar programas de repositórios externos é sempre perigoso.



Eunir, o GIMP 2.4 já foi oficialmente lançado, e no GetDeb tem o GIMP 2.4.2, e no GNOME Files já está disponível o 2.4.3 para compilar :)
Eu pessoalmente notei diferenças no novo GIMP, como os Pincéis, que agora podem ser redimencionados sem precisar criar um novo Pincel, além de estarem levemente mais precisos, melhorias nas ferramentas entre outros pequenos detalhes que você só sente falta quando tem que voltar pro GIMP 2.2...



Não me responsabilizo por perdas ou danos causados por uso ou mal uso desta dica que criei, use por sua conta e risco.


Abraço e até mais.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 18:47 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ajuda no GIMP
« Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2007, 18:37 »

Eunir, o GIMP 2.4 ja'foi oficialmente lançado, e no GetDeb tem o GIMP 2.4.2, e no GNOME Files já está disponível o 2.4.3 para compilar :)


opa, olha minhas fontes desatualizando, hein? hehe
vou dar um toque lá nos meninos do gimpuser  ;)
vlw, kernel. abraços
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Ajuda no GIMP
« Resposta #10 Online: 27 de Dezembro de 2007, 18:42 »

Eunir, o GIMP 2.4 ja'foi oficialmente lançado, e no GetDeb tem o GIMP 2.4.2, e no GNOME Files já está disponível o 2.4.3 para compilar :)


opa, olha minhas fontes desatualizando, hein? hehe
vou dar um toque lá nos meninos do gimpuser  ;)
vlw, kernel. abraços

Hehehe, tranquilo :)
Eu dei uma editada na mensagem anterior, olha:
Citar
Eunir, o GIMP 2.4 já foi oficialmente lançado, e no GetDeb tem o GIMP 2.4.2, e no GNOME Files já está disponível o 2.4.3 para compilar :)
Eu pessoalmente notei diferenças no novo GIMP, como os Pincéis, que agora podem ser redimencionados sem precisar criar um novo Pincel, além de estarem levemente mais precisos, melhorias nas ferramentas entre outros pequenos detalhes que você só sente falta quando tem que voltar pro GIMP 2.2...


Abraço e até mais
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 18:47 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ajuda no GIMP
« Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2007, 18:52 »
vlw, kernel  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline VTR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Ajuda no GIMP
« Resposta #12 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:31 »
me desculpe por não responder antes, mas o siox é um plugin para retirar o plano de fundo das imagens, aqui está um video no youtube http://br.youtube.com/watch?v=A_FWoD82U_o, mas me corrigam si eu estiver errado, mas eu ñ poderia instalar um pacote.deb com o gimp 2.4?


P.S.: Eu tenho o ubuntu 7.04

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Ajuda no GIMP
« Resposta #13 Online: 29 de Dezembro de 2007, 13:39 »
me desculpe por não responder antes, mas o siox é um plugin para retirar o plano de fundo das imagens, aqui está um video no youtube http://br.youtube.com/watch?v=A_FWoD82U_o, mas me corrigam si eu estiver errado, mas eu ñ poderia instalar um pacote.deb com o gimp 2.4?


P.S.: Eu tenho o ubuntu 7.04

VTR, Você leu o que eu falei cara??? hehehe olha:
Citar
VTR, aqui o plugin Siox:

http://registry.gimp.org/list?name=siox

Site: http://registry.gimp.org/

Para instalar o Plugin é só baixa-lo e copia-lo como root para a pasta /usr/share/gimp/2.0/scripts
Mas tome cuidado com as ações de root.


Cara, preste sempte atenção para a versão do GIMP e do Plugin que você esteja usando, pois pode existir imcompatibilidade. Só ficar de olho nas descrições dos Pugins.

Se você usa o Ubuntu 7.04, infelismente não tem como atualizar o GIMP 2.2 para o 2.4, pois é necessaŕio instalr dependencias recentes como o libc6 que pode literalmente distruir seu sistema.

Se você usa o Ubuntu 7.10 você pode atualizar seguindo a dica do arlei. Mas tenha em mente que utilizar programas de repositórios externos é sempre perigoso.

Não me responsabilizo por perdas ou danos causados por uso ou mal uso desta dica que criei, use por sua conta e risco.



E não, não é possível instalar o GIMP 2.4 no Feisty. Pois necesseita de libs atualizadas que só existem no Gutsy. E se tentar compilar a lib libc6 atual do Gutsy no Feisty vai perder o GTK e quem sabe o X...
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2007, 13:42 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ajuda no GIMP
« Resposta #14 Online: 29 de Dezembro de 2007, 13:46 »
me desculpe por não responder antes, mas o siox é um plugin para retirar o plano de fundo das imagens, aqui está um video no youtube http://br.youtube.com/watch?v=A_FWoD82U_o, mas me corrigam si eu estiver errado, mas eu ñ poderia instalar um pacote.deb com o gimp 2.4?


P.S.: Eu tenho o ubuntu 7.04

nossa, q legal esse plugin (fiquei com vontade de usar ele  ;) ) mas entao, claro q vc pode instalar o gimp 2.4 de algum pacote .deb, sem problemas (inclusive o ubuntu le esse pacote com 2 cliques no nautilus, sem pró), mas é altamente recomendável vc utilizar a versão que estiver nos repositorios, haja vista que foram testados pela canonical e darão menos bugs. os maiores bugs que já enfrentei no ubuntu foi desrespeitando o conteudo dos repositorios  :) mas entao, vc usa o 7.04, o Feisty, e em seus repositorios a versão mais atual, no momento, é a 2.2.13 do gimp. mas vc pode fazer a instalação e ter a sorte de nao ter bugs no 2.4

boa sorte, cara!  ;) [ ]s

--------------------------------------------
EDITADO: O kernel é o rei do design, e disse que não, portanto, te aconselho a não tentar  ;)
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)