Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2377520 vezes)

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1215 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 09:54 »
Desta vez eu apenas instalei os deb. Não compilei de novo.
Terei que descompactar o source novamente lá na /us/src pra funcionar?

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1216 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 12:52 »
Diamondmax3, a opção Initial RAM filesystem and RAM disk (initramfs/initrd) support está habilitada na seção General Setup do kernel. a única coisa que percebi foi que
ao escolher o tipo de processador o meu ( dual core ) quando escolhi a frequência coloquei 216 HZ ao invés de 432 HZ, se vc achar necessário coloco meu .config aqui
resolvi desinstalar tudo e começar do zero mais uma vez e deu certo compilou e gerou os arquivos .deb e instalei com sucesso, vai aqui o link do meu PrintSrceen com o kernel 2.6.28.1-diamondmax3 e com o sl-modem-daemon running com o meu modem motorola sm56 ID 01:01.0 0703: 1057:3052 (rev 04)


só mais uma dúvida  essa é saída do comando cat /proc/swaps
dtomadon@BIGLINUXdimas:~$ cat /proc/swaps
Filename                                Type            Size    Used    Priority
/dev/sda6                               partition       3006676 0       -1
/dev/ramzswap0                          partition       256424  0       -2


Valeu pelo trabalho a frente da comunidade linux, e pela ajuda prestada a todos deste fórum, agora vou compilar o kernel do Hqxriven depois coloco o que percebi de um para o outro.

A frequência 216Hz é para Quad Core enquanto a opção 432Hz para Dual Core. A opção "help" usando o comando make menuconfig fornece informações mais detalhadas. Mas se possível, coloque em 300Hz.
Vc disse que a sua placa de vídeo é uma intel i915 onboard. Esta placa está em como experimental no kernel, exceto o suporte a AGP para esta mesma placa. Vc pode conferir isso indo em:

"Device Drivers > Graphics support > /dev/agpgart (AGP Support)"

"Device Drivers > Graphics support > Support for frame buffer devices"


No changelog do kernel 2.6.29-rc3 ( http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.6/testing/ChangeLog-2.6.29-rc3 ) há correções para sua placa e nas próximas versões devem estar implementadas.
Desabilite a opção Enable Tile Blitting Support em Support for frame buffer devices. Esta opção só é útil em placas da Maxtron e já deu problemas em muitas placas de vídeo e eu fui um deles em que durante o boot, o sistema simplesmente travava. Estranho é o fato da saída do comando cat /proc/swaps. A ramzswap0 deveria estar com prioridade maior do que a swap do HD. Certifique de que no arquivo /etc/rc.local está swapon /dev/ramzswap0 -p 1. Como o Hqxriven disse, um patch, algumas opções do .config ou um suporte ainda em estado de desenvolvimento podem dar conflitos em determinados hardwares. A comunidade e o Google ajudam a descobrir muitos desses problemas e contorná-los e este espaço no fórum do ubuntu é um dos poucos que tratam do kernel. Eu atualizei para a versão 2.6.28.2 que contém atualização para sua placa onboard i915. Se o problema persistir, eu te envio a versão 2.6.28.2 sem as correções.

valeu pelas dicas vou testar novamente neste final de semana, estou trabalhando a noite e não tá dando tempo, depois posto o que consegui , um abraço!!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1217 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 12:55 »
Hqxriven após instalar o kernel omnislash5 a única coisa estranha que notei é que toda vez que inicio o micro o relógio tá atrasado 2 horas, arrumo depois de reiniciar a mesma coisa, alguma sugestão ???
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1218 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 13:59 »
Citar
Hqxriven após instalar o kernel omnislash5 a única coisa estranha que notei é que toda vez que inicio o micro o relógio tá atrasado 2 horas, arrumo depois de reiniciar a mesma coisa, alguma sugestão

Problema com o rtc primeiro dê uma olhada aqui:

http://wiki.debian.org/rtc

E essa mensagem aqui:

http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-901699.html

I found the solution. I found inside "/etc/default/rcS", UTC=yes, and should =no. Debian was set to no. When I reboot now my RTC time is not effected. 'hwclock' also works correctly. I was under the impression that 'hwclock' got its info directly from RTC. Not so , apparently, but rcS effects hwclock.

Citar
Qual foi o último kernel que vc compilou??? Será que o sources que vc tem não é somente dele (do último kernel compilado)Hein? A sua pasta /usr/src/linux-2.6.28 é do omnislash mesmo??

Citar
Desta vez eu apenas instalei os deb. Não compilei de novo.
Terei que descompactar o source novamente lá na /us/src pra funcionar?

Aí vc tem que ver o seguinte:

1 - Na pasta /lib/modules/2.6.28.2.1-omnislash5 tem um link simbólico chamado build para /usr/src/linux-headers-2.6.28.2.1-omnislash5

Pq se vc instalou o omnislash e a pasta 2.6.28 em usr/src era por exemplo do diamond ai instalar o deb ela vai colocar ele como referência e aí nada vai ser compilado
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1219 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 08:51 »
Pois é, tive de compilar o kernel de novo pra conseguir instalar o driver.
Mesmo assim fico sem ambiente gráfico quando instalo. Não estou conseguindo usar o driver proprietário. O que pode ser agora?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1220 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 09:14 »
Citar
Pois é, tive de compilar o kernel de novo pra conseguir instalar o driver.

Citar
Mesmo assim fico sem ambiente gráfico quando instalo. Não estou conseguindo usar o driver proprietário. O que pode ser agora?

Vc está conseguindo instalar nvidia ou não?? Não consegui entender a sua resposta!!

Se vc instalou o omnislash provavelmente quando der boot pela próxima vez vai cair no modo texto...

ali vc já pode se logar como root e dar um sh NVIDIA blabla bla no diretório onde vc colocou o driver.

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1221 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 14:39 »
Sim, eu consegui instalar o driver, mas quando reiniciei não entrou mais no ambiente gráfico.

Porém eu fiz algumas coisas que vc havia postado há duas páginas atrás. Removi o kernel por completo, depois removi o nvidia-common, depois reinstalei o kernel e por fim instalei o driver nvidia 15. Percebi que quando desinstalei o nvidia-common, ele desinstalou junto outros pacotes. Não sei se é isso.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1222 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 15:52 »
Citar
Sim, eu consegui instalar o driver, mas quando reiniciei não entrou mais no ambiente gráfico.

Porém eu fiz algumas coisas que vc havia postado há duas páginas atrás. Removi o kernel por completo, depois removi o nvidia-common, depois reinstalei o kernel e por fim instalei o driver nvidia 15. Percebi que quando desinstalei o nvidia-common, ele desinstalou junto outros pacotes. Não sei se é isso.

Isso é problema com link simbólico e referências... (se vc compilou o omnislash com o mesmo nome duas vezes as referências dão problemas)

Se o kernel já funcionou direito uma vez com vc (instalação da nvidia sem problemas) vc terá que fazer o seguinte:

Antes de compilar abrir o arquivo omnislash.bz2 e procurar pela palavra makefile e onde está 2.1-omnislash5 colocar por exemplo 2.1.1-omnislash5 e salve e feche e crie um novo bz2 com as modificações assim será instalado um novo kernel e não apague a pasta linux-2.6.28 pois ela será o source usado para as compilações...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1223 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 19:47 »
Deus me livre! Eu já ia desistir e usar o kernel do Ubuntu mesmo (até pq eu o uso quando quero conectar via modem discado). Mas ainda tentei outra coisa. Instalei o Envy e desinstalei tudo, depois instalei o driver novamente e fiz algo que ainda não tinha feito: nvidia-xconfig
Agora está funcionando, mas os ganhos nessa máquina velha são mínimos.

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1224 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 19:39 »
Diamondmax3, a opção Initial RAM filesystem and RAM disk (initramfs/initrd) support está habilitada na seção General Setup do kernel. a única coisa que percebi foi que
ao escolher o tipo de processador o meu ( dual core ) quando escolhi a frequência coloquei 216 HZ ao invés de 432 HZ, se vc achar necessário coloco meu .config aqui
resolvi desinstalar tudo e começar do zero mais uma vez e deu certo compilou e gerou os arquivos .deb e instalei com sucesso, vai aqui o link do meu PrintSrceen com o kernel 2.6.28.1-diamondmax3 e com o sl-modem-daemon running com o meu modem motorola sm56 ID 01:01.0 0703: 1057:3052 (rev 04)


só mais uma dúvida  essa é saída do comando cat /proc/swaps
dtomadon@BIGLINUXdimas:~$ cat /proc/swaps
Filename                                Type            Size    Used    Priority
/dev/sda6                               partition       3006676 0       -1
/dev/ramzswap0                          partition       256424  0       -2


Valeu pelo trabalho a frente da comunidade linux, e pela ajuda prestada a todos deste fórum, agora vou compilar o kernel do Hqxriven depois coloco o que percebi de um para o outro.

A frequência 216Hz é para Quad Core enquanto a opção 432Hz para Dual Core. A opção "help" usando o comando make menuconfig fornece informações mais detalhadas. Mas se possível, coloque em 300Hz.
Vc disse que a sua placa de vídeo é uma intel i915 onboard. Esta placa está em como experimental no kernel, exceto o suporte a AGP para esta mesma placa. Vc pode conferir isso indo em:

"Device Drivers > Graphics support > /dev/agpgart (AGP Support)"

"Device Drivers > Graphics support > Support for frame buffer devices"


No changelog do kernel 2.6.29-rc3 ( http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.6/testing/ChangeLog-2.6.29-rc3 ) há correções para sua placa e nas próximas versões devem estar implementadas.
Desabilite a opção Enable Tile Blitting Support em Support for frame buffer devices. Esta opção só é útil em placas da Maxtron e já deu problemas em muitas placas de vídeo e eu fui um deles em que durante o boot, o sistema simplesmente travava. Estranho é o fato da saída do comando cat /proc/swaps. A ramzswap0 deveria estar com prioridade maior do que a swap do HD. Certifique de que no arquivo /etc/rc.local está swapon /dev/ramzswap0 -p 1. Como o Hqxriven disse, um patch, algumas opções do .config ou um suporte ainda em estado de desenvolvimento podem dar conflitos em determinados hardwares. A comunidade e o Google ajudam a descobrir muitos desses problemas e contorná-los e este espaço no fórum do ubuntu é um dos poucos que tratam do kernel. Eu atualizei para a versão 2.6.28.2 que contém atualização para sua placa onboard i915. Se o problema persistir, eu te envio a versão 2.6.28.2 sem as correções.

DiamondMax uma ressalva minha placa de vídeo é uma :

00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller (rev 02)

eu lhe disse que era uma i915 ( são a mesma coisa ou não ???  se não o que me disse serve para ela também.???

Diamond fiz as modificações que vc me passou, trava logo após de escolher o kernel  na tela do grub, fica tudo preto e trava. alguma sugestão.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2009, 23:50 por dtomadon »
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1225 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 22:22 »
Citar
Deus me livre! Eu já ia desistir e usar o kernel do Ubuntu mesmo (até pq eu o uso quando quero conectar via modem discado). Mas ainda tentei outra coisa. Instalei o Envy e desinstalei tudo, depois instalei o driver novamente e fiz algo que ainda não tinha feito: nvidia-xconfig
Agora está funcionando, mas os ganhos nessa máquina velha são mínimos.

Isso é que pensar de forma inteligente... lembrou logo do Envy??? Putz... eu nem lembrava mais dele e nem pensei nessa solução.

A questão é que o remove --purge não tira tudo... o lib/modules ainda continua e sempre o último kernel compilado fica com as referências corretas. Se vc compilar o mesmo kernel duas vezes (com o mesmo nome) o lib/modules não é atualizado então sempre dá problemas.

Agora já sei como fazer também, valeu pela dica!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1226 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 01:20 »
Vi que o patch do Diamondmax teve uma atualização, fui compilar pra conferir e fiquei sem som. O que pode ter acontecido?

Outra dúvida, pq o comando do HQX tem "modules_image" e o do Diamondmax não, e no do Diamondmax tem "INSTALL_MOD_STRIP=1" e o do HQX não? Para que servem esses comandos?

Edit: uma coisa que percebi faz tempo também. A swap do HD não está sendo ativada:

Código: [Selecionar]
Filename Type Size Used Priority
/dev/ramzswap0                          partition 19996 0 1

Quando inicio pelo kernel do Ubuntu, fico sem swap.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2009, 10:05 por vampire_thunder »

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1227 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 11:28 »
Vi que o patch do Diamondmax teve uma atualização, fui compilar pra conferir e fiquei sem som. O que pode ter acontecido?

Outra dúvida, pq o comando do HQX tem "modules_image" e o do Diamondmax não, e no do Diamondmax tem "INSTALL_MOD_STRIP=1" e o do HQX não? Para que servem esses comandos?

Edit: uma coisa que percebi faz tempo também. A swap do HD não está sendo ativada:

Código: [Selecionar]
Filename Type Size Used Priority
/dev/ramzswap0                          partition 19996 0 1

Quando inicio pelo kernel do Ubuntu, fico sem swap.

Bem notado também percebi isso só que na ansia de compilar o kernel do Diamondmax esqueci de postar aqui esta mesma pergunta , a única diferença é em relação a swap veja a minha:

dtomadon@BIGLINUXdimas:~$ cat /proc/swaps
Filename                                Type            Size    Used    Priority
/dev/sda6                               partition       3006676 0       -1
/dev/ramzswap0                          partition       256424  0       -2

a prioridade maior é a do hd.!!!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1228 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 17:05 »
Sim, a placa onboard i915 é uma Intel Corporation 82945G/GZ Integrated Graphics Controller. Só é estranho vc ter conseguido instalar o kernel com sucesso, depois ter tido problema depois do login e agora, depois do grub, trava.  ???

Faz o seguinte, baixe o 2.6.28.2-diamondmax3 sem os patchs para sua placa de vídeo:

Compile-a quando tiver tempo; e, se possível, envie-me por e-mail sua .config para que eu possa dar uma olhada. Se o problema persistir, use o modo "recovery mode" do kernel 2.6.28.2-diamondmax3 no grub e veja as últimas mensagens e poste-as aqui.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2009, 16:11 por DiamondMax »
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1229 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 17:12 »
Vi que o patch do Diamondmax teve uma atualização, fui compilar pra conferir e fiquei sem som. O que pode ter acontecido?

Outra dúvida, pq o comando do HQX tem "modules_image" e o do Diamondmax não, e no do Diamondmax tem "INSTALL_MOD_STRIP=1" e o do HQX não? Para que servem esses comandos?

Edit: uma coisa que percebi faz tempo também. A swap do HD não está sendo ativada:

Código: [Selecionar]
Filename Type Size Used Priority
/dev/ramzswap0                          partition 19996 0 1

Quando inicio pelo kernel do Ubuntu, fico sem swap.

Quanto ao som, acesse a opção Sistema > Preferências > Controle de volumes, entre na seção Chaves e veja se o PCM está ligado. Na seção Reproduzir, veja se o Mestre está acionado também.

Eu sigo a forma de compilação do Zen ( https://wiki.ubuntu.com/ZenKernel ) e utilizo a opção "kernel_image kernel_headers kernel_source" para que sejam gerados o image, headers e o source. O "kernel_source" é o kernel compactado.

Para habilitar a swap, faça o seguinte:

sudo gedit /etc/rc.local

E adicione a seguinte linha:

swapon /dev/sda4

No lugar de sda4, coloque a partição referente à swap do seu sistema.

Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com