Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2377392 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Omnislash 2.6.28.2.1 lançado!!
« Resposta #1200 Online: 30 de Janeiro de 2009, 05:24 »
Omnislash 2.6.28.2.1

http://hqxriven.co.cc/blog/kernel-omnislash5

Mudanças
-------------

Inclusão do CFS-boost do patch Zen que faz o Xorg ser executado em tempo real (contribuição do buli)

Bfq retirado por causa das atualizações do Cfq

Reestruturação do tutorial (Método fácil e o difícil) com a Inclusão de pacotes deb para facilitar no Debian Lenny e a compilação

Retorno do compcache atualizado para o 2.6.28 (contribuição do buli)

Substituição do swap para o mapped (contribuição do buli)

Atualização para a base 2.6.28.2
------------------------

O que continua
--------------------

Relatime - Melhora da performance em disco

Ext3 readahead - Melhora da leitura de dados em partições ext3

Squashfs - Para o remaster em live-cd

Agradecimentos

Gostaria de agradecer aos usuários DiamondMax, Gatohumano, DJ, Buli, Violencia.com, Freud.jr, vampire_thunder, bernardo0cd0 e todos os amigos que apoiam e ajudam o Omnislash com dúvidas, sugestões, críticas para que ele sempre possa melhorar!! Valeu Pessoal!!

Hqx

dtomadon Até hoje eu uso esse tutorial:

Citar
Modem motorola SM56 - device id 1057:3052
=========================================

Colabora��o: F�bio Augusto Bitencourt Ranquetat ( Dicas Linux )

Gostaria de compatilhar um pequeno howto que fiz para quem tem a plaquinha
SM56, winmodem da Motorola

Como fazer LinModem Motorola SM56 - device id 1057:3052

Testei no Ubuntu 7.04 Feisty Fawn

Instalar os pacotes de desenvolvimento

sudo aptitude update
sudo aptitude install build-essential sl-modem-daemon

Baixar os seguintes arquivos (o driver da smartlink j� est� patcheado para reconhecer o modem da motorola):

Atualizado e testado novamente funcionando de 48 a 56k - ok!{/b}
...
wget -c http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/slmodem-2.9.11-20070813.tar.gz

wget -c http://linmodems.technion.ac.il/packages/smartlink/ungrab-winmodem-20070505.tar.gz
...

Descompactar os arquivos acima:

tar -xzvf slmodem-2.9.11-20070430.tar.gz
tar -xzvf ungrab-winmodem-20070430.tar.gz

Entrar na pasta criada na descompacta��o do primeiro arquivo e emitir os seguintes comandos:

make
sudo make install

Entrar na pasta criada na descompacta��o do segundo arquivo (como root) e emitir os seguintes comandos:

make
make install

Iniciar o servico do sl-modem-daemon:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon start

Testar se o driver est� ativo:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon status

Se disser que est� "running" tudo blz

No gnome-ppp mandar detectar o modem
o device � /dev/ttySL0

Quanto ao sl-modem-daemon (deb) ele não instala direito sem o ungrab e o sl-modem (driver). Na verdade eu só instalo uma vez o sl-modem-daemon (deb) e quando atualizo o kernel apenas refaço as instalações do sl-modem driver e do ungrab.

Fui!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1201 Online: 31 de Janeiro de 2009, 03:04 »
Hqxriven,em vez de vm.swappiness passou a ser vm.mapped?

Edit:também percebi que vm.mapped maior=menos uso de swap
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2009, 11:03 por gatohumano »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1202 Online: 31 de Janeiro de 2009, 03:59 »
Citar
Hqxriven,em vez de vm.swappiness passou a ser vm.mapped?

Isso aí!!!

O valor default é vm.mapped = 66
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1203 Online: 31 de Janeiro de 2009, 17:23 »
Hqxriven, obrigado pelas dicas, vou baixar seu novo tuto http://hqxriven.co.cc/blog/kernel-omnislash5, e testar mas antes tenho uma dúvida acredito que vc e Diamondmax possam me ajudar, instalei o kernel do Diamondmax, após a tela de login travava o modo gráfico , entrei no modo recovery e desinstalei o Kernel,
refiz todo o processo agora da a seguinte mensagem quando executo os pacotes .deb gerados na compilação:

root@BIGLINUXdimas:/usr/src# dpkg -i linux*2.6.28.1-diamondmax3*.deb
(Lendo banco de dados ... 139996 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Preparando para substituir linux-headers-2.6.28.1-diamondmax3 i686 (usando linux-headers-2.6.28.1-diamondmax3_i686_i386.deb) ...
Descompactando substituto linux-headers-2.6.28.1-diamondmax3 ...
Descompactando linux-image-2.6.28.1-diamondmax3 (de linux-image-2.6.28.1-diamondmax3_i686_i386.deb) ...
Ok, Aborting, since the bootloader might not handle an initrd/initramfs image.
dpkg: erro processando linux-image-2.6.28.1-diamondmax3_i686_i386.deb (--install):
 subprocesso pre-installation script retornou código de saída de error 1
Running postrm hook script /sbin/update-grub.
Your /etc/kernel-img.conf needs to be updated. Read grub's NEWS.Debian[1]
file and follow its instructions.

 1. /usr/share/doc/grub/NEWS.Debian.gz


Searching for GRUB installation directory ... found: /boot/grub
Searching for default file ... found: /boot/grub/default
Testing for an existing GRUB menu.lst file ... found: /boot/grub/menu.lst
Searching for splash image ... none found, skipping ...
Found kernel: /boot/vmlinuz-2.6.24-19-generic
Found kernel: /boot/memtest86+.bin
Updating /boot/grub/menu.lst ... done

Preparando para substituir linux-source-2.6.28.1-diamondmax3 i686 (usando linux-source-2.6.28.1-diamondmax3_i686_all.deb) ...
Descompactando substituto linux-source-2.6.28.1-diamondmax3 ...
Instalando linux-headers-2.6.28.1-diamondmax3 (i686) ...

Instalando linux-source-2.6.28.1-diamondmax3 (i686) ...

Erros foram encontrados durante processamento de:
 linux-image-2.6.28.1-diamondmax3_i686_i386.deb

sem mais obrigado a todos.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1204 Online: 31 de Janeiro de 2009, 20:13 »
Hqxriven, obrigado pelas dicas, vou baixar seu novo tuto http://hqxriven.co.cc/blog/kernel-omnislash5, e testar mas antes tenho uma dúvida acredito que vc e Diamondmax possam me ajudar, instalei o kernel do Diamondmax, após a tela de login travava o modo gráfico , entrei no modo recovery e desinstalei o Kernel,
refiz todo o processo agora da a seguinte mensagem quando executo os pacotes .deb gerados na compilação:

root@BIGLINUXdimas:/usr/src# dpkg -i linux*2.6.28.1-diamondmax3*.deb
(Lendo banco de dados ... 139996 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Preparando para substituir linux-headers-2.6.28.1-diamondmax3 i686 (usando linux-headers-2.6.28.1-diamondmax3_i686_i386.deb) ...
Descompactando substituto linux-headers-2.6.28.1-diamondmax3 ...
Descompactando linux-image-2.6.28.1-diamondmax3 (de linux-image-2.6.28.1-diamondmax3_i686_i386.deb) ...
Ok, Aborting, since the bootloader might not handle an initrd/initramfs image.
dpkg: erro processando linux-image-2.6.28.1-diamondmax3_i686_i386.deb (--install):
 subprocesso pre-installation script retornou código de saída de error 1
Running postrm hook script /sbin/update-grub.
Your /etc/kernel-img.conf needs to be updated. Read grub's NEWS.Debian[1]
file and follow its instructions.
.
.
.

Veja se opção Initial RAM filesystem and RAM disk (initramfs/initrd) support está habilitada na seção General Setup do kernel.
Se possível, poste o seu .config. Ele está oculto na pasta /usr/src/linux
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1205 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 21:43 »
Diamondmax3, a opção Initial RAM filesystem and RAM disk (initramfs/initrd) support está habilitada na seção General Setup do kernel. a única coisa que percebi foi que
ao escolher o tipo de processador o meu ( dual core ) quando escolhi a frequência coloquei 216 HZ ao invés de 432 HZ, se vc achar necessário coloco meu .config aqui
resolvi desinstalar tudo e começar do zero mais uma vez e deu certo compilou e gerou os arquivos .deb e instalei com sucesso, vai aqui o link do meu PrintSrceen com o kernel 2.6.28.1-diamondmax3 e com o sl-modem-daemon running com o meu modem motorola sm56 ID 01:01.0 0703: 1057:3052 (rev 04)


só mais uma dúvida  essa é saída do comando cat /proc/swaps
dtomadon@BIGLINUXdimas:~$ cat /proc/swaps
Filename                                Type            Size    Used    Priority
/dev/sda6                               partition       3006676 0       -1
/dev/ramzswap0                          partition       256424  0       -2


Valeu pelo trabalho a frente da comunidade linux, e pela ajuda prestada a todos deste fórum, agora vou compilar o kernel do Hqxriven depois coloco o que percebi de um para o outro.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1206 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 00:41 »
Diamondmax3 , aconteceu um problema , após reiniciar o sistema , quando escolho o kernel diamond após a tela de login e senha ,trava tudo, mesmo o kernel padrão do big ficou bagunçado e não consigo fazer mais nada alguma solução.???
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1207 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 11:44 »
Hqxriven , instalei o kernel que vc desenvolveu, e também o driver smartlink ,não tive nenhum problema até agora falo isso porque após instalar o kernel do Diamondmax , quando logava travava tudo, como relatei ontem nesta página, estou mandanda mais um screnn na imagem abaixo,
obs tive que reinstalar o big, pois tentei recuperar o grub e não consegui.

BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1208 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 12:41 »
Citar
Diamondmax3 , aconteceu um problema , após reiniciar o sistema , quando escolho o kernel diamond após a tela de login e senha ,trava tudo, mesmo o kernel padrão do big ficou bagunçado e não consigo fazer mais nada alguma solução.

Isso é atípico mas acontece... como falei o melhor kernel é aquele que se adapta a nossa máquina pq as vezes o kernel não tem nenhum problema porém a config do kernel ou um simples patch pode conflitar com o nosso hardware... e claro a questão da necessidade como o DiamondMax relatou é essencial.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline douglashjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1209 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 14:10 »
tenho os dois aqui, o diamondmax e o omnislash, e nunca tive problemas com os dois. Pode ser a .config. Já tive problemas com isso do linux-image também não ser instalado por causa da .config. em último caso é melhor usar o kernel do sistema mesmo...

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1210 Online: 02 de Fevereiro de 2009, 16:20 »
Diamondmax3, a opção Initial RAM filesystem and RAM disk (initramfs/initrd) support está habilitada na seção General Setup do kernel. a única coisa que percebi foi que
ao escolher o tipo de processador o meu ( dual core ) quando escolhi a frequência coloquei 216 HZ ao invés de 432 HZ, se vc achar necessário coloco meu .config aqui
resolvi desinstalar tudo e começar do zero mais uma vez e deu certo compilou e gerou os arquivos .deb e instalei com sucesso, vai aqui o link do meu PrintSrceen com o kernel 2.6.28.1-diamondmax3 e com o sl-modem-daemon running com o meu modem motorola sm56 ID 01:01.0 0703: 1057:3052 (rev 04)


só mais uma dúvida  essa é saída do comando cat /proc/swaps
dtomadon@BIGLINUXdimas:~$ cat /proc/swaps
Filename                                Type            Size    Used    Priority
/dev/sda6                               partition       3006676 0       -1
/dev/ramzswap0                          partition       256424  0       -2


Valeu pelo trabalho a frente da comunidade linux, e pela ajuda prestada a todos deste fórum, agora vou compilar o kernel do Hqxriven depois coloco o que percebi de um para o outro.

A frequência 216Hz é para Quad Core enquanto a opção 432Hz para Dual Core. A opção "help" usando o comando make menuconfig fornece informações mais detalhadas. Mas se possível, coloque em 300Hz.
Vc disse que a sua placa de vídeo é uma intel i915 onboard. Esta placa está em como experimental no kernel, exceto o suporte a AGP para esta mesma placa. Vc pode conferir isso indo em:

"Device Drivers > Graphics support > /dev/agpgart (AGP Support)"

"Device Drivers > Graphics support > Support for frame buffer devices"


No changelog do kernel 2.6.29-rc3 ( http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.6/testing/ChangeLog-2.6.29-rc3 ) há correções para sua placa e nas próximas versões devem estar implementadas.
Desabilite a opção Enable Tile Blitting Support em Support for frame buffer devices. Esta opção só é útil em placas da Maxtron e já deu problemas em muitas placas de vídeo e eu fui um deles em que durante o boot, o sistema simplesmente travava. Estranho é o fato da saída do comando cat /proc/swaps. A ramzswap0 deveria estar com prioridade maior do que a swap do HD. Certifique de que no arquivo /etc/rc.local está swapon /dev/ramzswap0 -p 1. Como o Hqxriven disse, um patch, algumas opções do .config ou um suporte ainda em estado de desenvolvimento podem dar conflitos em determinados hardwares. A comunidade e o Google ajudam a descobrir muitos desses problemas e contorná-los e este espaço no fórum do ubuntu é um dos poucos que tratam do kernel. Eu atualizei para a versão 2.6.28.2 que contém atualização para sua placa onboard i915. Se o problema persistir, eu te envio a versão 2.6.28.2 sem as correções.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2009, 19:35 por DiamondMax »
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1211 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 00:46 »
Instalei o kernel do HQX e depois o do Diamondmax. Senti que esse último teve um melhor desempenho na minha máquina, que não é nova (Athlon 1200), talvez pela frequência em 1000, porém travou bastante. Então desinstalei e reinstalei de novo o do HQX, mas não estou conseguindo de jeito nenhum instalar o driver da Nvidia novamente. O que pode ser?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1212 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 01:40 »
Citar
Instalei o kernel do HQX e depois o do Diamondmax. Senti que esse último teve um melhor desempenho na minha máquina, que não é nova (Athlon 1200), talvez pela frequência em 1000, porém travou bastante. Então desinstalei e reinstalei de novo o do HQX, mas não estou conseguindo de jeito nenhum instalar o driver da Nvidia novamente. O que pode ser?

Em relação ao omnislash que é 2.6.28 e pede driver novos qual é a sua placa de vídeo???
Geforce 4, 5 ou 6 (e superior)??

Aqui o driver 177 (série 6) precisa de patch para funcionar e drivers 173 precisam ser muito recentes (versão 15)



Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1213 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 01:57 »
É o 173 v. 15. Vc mesmo me deu a dica na página anterior.

Minha placa é uma FX 5200 256MB.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1214 Online: 03 de Fevereiro de 2009, 02:47 »
Qual foi o último kernel que vc compilou??? Será que o sources que vc tem não é somente dele (do último kernel compilado)??? A sua pasta /usr/src/linux-2.6.28 é do omnislash mesmo??
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois