Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2329488 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Online: 24 de Dezembro de 2007, 13:26 »
Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
(A jornada de um usuário iniciante inconformado que teve que aprender a otimizar seu sistema)


Introdução

Como ex-usuário do Slack, Gentoo, Debian Sarge e Sidux (e mais algumas) notei o quanto faz diferença uma simples otimização.

Por estar acostumado com sistemas rápidos e sempre procurar extrair uma boa relação de performance entre hardware e software fiquei decepcionado ao testar o (KU)buntu 7.10 e ver a sua lentidão ao abrir um simples arquivo, sem contar o boot lento e no uso do sistema em geral. Problemas que também foram relatados por outros usuários.

Então desisti e voltei para o Sidux e inconformado ficava me perguntando, “como uma distribuição baseada no debian, com pacotes do debian sid que não são otimizados consegue ser tão rápida??”.

Então após uma intensa pesquisa em projetos alternativos que dão maior velocidade ao sistema (como o kamikase, Zen e Ck) e em outras otimizações espalhadas por diversos fóruns e depois de sucessivos testes cheguei a determinadas conclusões e gostaria de compartilhar esse conhecimento com vocês.

Antes de tudo, não me responsabilizo por eventuais danos ao seu sistema, por isso FAÇA BACKUP e NÃO FAÇA ISSO EM UM SERVIDOR.


Kernel - Entendendo um pouco da falta de desempenho no kubuntu

O kernel na minha opinião é o principal responsável pela falta de desempenho no kubuntu 7.10.

Comparando o desempenho com o debian etch ou o Sidux (que na opinião de alguns usuários do forum gdh é o mais rápido baseado no debian, não sendo necessário mexer em quase nada para aumentar a performance), vc verá que o Kubuntu perde feio para eles.

Mas a questão não são os pacotes É O KERNEL.

O kernel do Debian é enxuto, trazendo uma boa relação entre performance e compatibilidade com hardware, afinal ele é usado em servidores, o do Sidux traz uma alta performance sacrificando um pouco a compatibilidade (em relação ao debian) e o do Kubuntu quer ser compatível com tudo e por ter um kernel inflado acaba ficando lento.

Mas aí vc pode pensar...
“Eu desativo tudo, compilo para meu hardware e fica rápido!!.”

Pois aí é que ocorre o engano e foi o motivo que pesquisei, pois mesmo compilado para minha arquitetura o sidux ainda era mais rápido com uma arquitetura genérica.

Então comecei a usar o google e pesquisar o máximo que pude.

Até que achei um nome de um ex-desenvolvedor de patches para o kernel chamado Con kolivas e a sua história (aconselho que vocês deêm uma olhada no google).

Em resumo ele se esforçava para fazer com que o linux fosse rápido nos desktops, mas ele não era ouvido apesar de contribuir bastante com o desenvolvimento.

Então peguei o último patch dele e coloquei no kernel do kubuntu e vi ele ficar bem rápido.

Já estava satisfeito no quesito kernel, mas aí tive a idéia de colocar o patch no kernel do sidux e vi o sistema “voar”; afinal o kernel do sidux já possui a configuração voltada para performance.

Então tive a idéia... Vou compilar o kernel do kubuntu com as configurações do Sidux e vou colocar o patch do Con kolivas, chamado de ck.

Mas fiquei chateado visto que ele parou de fazer os patches no 2.6.22.

Então procurei um patch não oficial para o 2.6.23 e apliquei no kernel e então pela primeira vez eu vi o meu kubuntu voar. Pela primeira vez eu vi o desempenho dele superar o debian, vi que o meu esforço e as 12 compilações de testes tinham valido a pena.

Estava enfim satisfeito, estava com um kernel específico para desktops tirando o máximo de proveito do meu desktop.
_________________________________________

Kernels otimizados - Série omnislash

Kernel omnislash - Instalando um kernel otimizado no Debian Versão atual 2.6.34-omnislash1.4.4 Patch com as configs em breve!!

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg378631.html#msg378631

Tutorial do galactus - Compilando o Kernel otimizado para o seu processador no Ubuntu!

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,81718.0.html


Drivers de vídeo

Tópicos interessantes:

NVIDIA:

Dica quente do py8elo
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=69789.msg431252#msg431252

Programa do merorafael
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=69789.msg431413#msg431413

Instalação Automática A instalação está ocorrendo de forma automática no Lucid para placas nvidia

Em outras placas é melhor vc saber como instalar...

Dúvidas???

Som

O som não está funcionando corretamente no seu kernel e funcionava no kernel padrão!!!

Dêem uma olhada nesse tópico:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=205449

E usem a dica do Getting the ALSA drivers from a *fresh* kernel

Aqui funciona normalmente depois disso!!!

Kernel

Instalei o Kernel novo e agora???

Dê um boot e verifique se no grub existe a entrada para o novo kernel.

E se eu quiser retirar o seu kernel e continuar como estava antes???

Dê um boot e entre no KERNEL PADRÃO DO KXUBUNTU e abra o adept ou o synaptic e procure pelo kernel 2.6.30.4.2-omnislash, VERIFIQUE SE É ELE MESMO E NÃO OUTRO ANTES DE DESINSTALAR

Dê um boot novamente para conferir e pronto o seu sistema está como antes...

Drivers

Vídeo, Wi-fi, etc???

No novo kernel o driver de vídeo NÃO FUNCIONA SE VC NÃO INSTALAR ELE NOVAMENTE ISSO É NORMAL.

NÃO É POSSÍVEL ATIVAR E DESATIVAR NENHUM DRIVER NA PARTE DE MÓDULOS RESTRITOS VISTO QUE NÃO EXISTE O MÓDULO DO MEU KERNEL NO REPOSITÓRIO DO UBUNTU.

Então vc vai ter ir no site do fabricante e baixar e instalar e compilar o driver da mesma forma que vc faz no debian.

Virtualbox

Virtualbox-OSE

O Virtualbox-OSE NÃO FUNCIONA PQ ele pede os módulos que estão na repositório do ubuntu e o meu não está lá.

Então é necessário instalar o virtualbox completo e compilar o módulo.

Espero que assim fique mais fácil para os usuários...

Tópico importante sobre problemas do usuário ArKanjo

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg174735.html#msg174735

Hqx
« Última modificação: 22 de Abril de 2011, 12:13 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2007, 18:44 »
Estou baixando para testar aqui.

E, aproveitando, presumindo que eu tenho que usar o nome original, qual é o nome do pacote para o "image" (seria "linux-image-2.6.23-ck1_686_i386.deb")?
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2007, 18:46 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2007, 18:57 »
Baixei as três partes e juntei (nome "linux-image-2.6.23-ck1_686_i386.deb"), mas o pacote está corrompido conforme informação do Gdebi.

Alguma sugestão?
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2007, 19:01 »
Tenta juntar como tar.gz eu compactei antes...

O nome é linux-image-2.6.23-ck1_686_i386.deb.tar.gz
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2007, 19:03 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2007, 19:03 »
O Con Kolivas deu muito soco em ponta de faca. O pessoal não gostava muitos das ideias dele de aproveitamento extremo de hardwares que fossem ficando obsoletos, e queriam inflar tudo. Vou dar um exemplo de ambiente X (eu sei q a praia dele era kernel, mas o exemplo é pro pessoal entender) o minimalismo do Con Kolivas está na utilização do Gnome, mas não em seus codigos. Pra usar o Gnome vc sente o que o Con Kolivas queria do pc, mas por trás o Gnome é pesado pacas, e acho que ele não conseguiu atribuir ao kernel o conceito minimalista que ele tanto se esforçou pra atingir. É uma pena, eu lamentei tbm, no meio do ano, a partida do Con Kolivas.



[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #5 Online: 24 de Dezembro de 2007, 19:07 »
Parabéns Hqx.

Estou a um pouco mais de 01 neste mundo e  ainda não tive coragem de copilar um Kernel. Mas ler o seu relato é bastante estimulante.

Pretendo pegar uma distro mais voltada para o pessoal avançado ainda esse ano, como eu havia falado para alguns daqui via IM.
Vamos ver.

Tudo de bom.
7355 natalinos.

sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #6 Online: 24 de Dezembro de 2007, 19:09 »
Citar
O Con Kolivas deu muito soco em ponta de faca. O pessoal não gostava muitos das ideias dele de aproveitamento extremo de hardwares que fossem ficando obsoletos, e queriam inflar tudo. Vou dar um exemplo de ambiente X (eu sei q a praia dele era kernel, mas o exemplo é pro pessoal entender) o minimalismo do Con Kolivas está na utilização do Gnome, mas não em seus codigos. Pra usar o Gnome vc sente o que o Con Kolivas queria do pc, mas por trás o Gnome é pesado pacas, e acho que ele não conseguiu atribuir ao kernel o conceito minimalista que ele tanto se esforçou pra atingir. É uma pena, eu lamentei tbm, no meio do ano, a partida do Con Kolivas.

Também fiquei chateado, afinal a gente torra uma grana comprando uma máquina e nota que no linux ela está um pouco lenta e depois descobre que é por causa de kernel!!!

Exemplo básico:

No kernel do kubuntu, na opção timer frequency que é a que aumenta a resposta e a velocidade da abertura dos programas está selecionado como 250 enquanto o sidux está em 1000.

O ideal para servidor é 100 e para desktop é 1000. Então vc fica com um sistema lento e nem sabe que a culpa é do kernel.

Existem outros exemplos, mas vou ficar somente nesse...

pinduvoz vc conseguiu???

Tenta juntar como tar.gz eu compactei antes...

O nome é linux-image-2.6.23-ck1_686_i386.deb.tar.gz

Hqx
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2007, 19:11 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #7 Online: 24 de Dezembro de 2007, 19:16 »
Tenta juntar como tar.gz eu compactei antes...

O nome é linux-image-2.6.23-ck1_686_i386.deb.tar.gz

Tudo certo, agora.

Vou instalar no meu Ubuntu e depois digo o que achei.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #8 Online: 24 de Dezembro de 2007, 19:17 »
Ainda faltam algumas otimizações... Espero que eu possa colocar alguma do gnome!!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #9 Online: 24 de Dezembro de 2007, 20:24 »
Parabéns pelo tópico Hqxriven!

Ele já foi para o favoritos.

[]'s e boas festas!

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #10 Online: 24 de Dezembro de 2007, 20:26 »
Parabéns pelo tópico Hqxriven!

Ele já foi para o favoritos.

[]'s e boas festas!

Cristiano

putz, natal e o clcampos on line  :D  :D  :D faz de conta q eu nao to aqui  ;)
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #11 Online: 24 de Dezembro de 2007, 20:36 »
Parabéns pelo tópico Hqxriven!

Ele já foi para o favoritos.

[]'s e boas festas!

Cristiano

putz, natal e o clcampos on line  :D  :D  :D faz de conta q eu nao to aqui  ;)

Falo Eunir! Por acaso você não esta mesmo aqui né meu amigo!

hehehe... Feliz natal a você! Muitas felicidades a toda a família!

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #12 Online: 24 de Dezembro de 2007, 20:57 »
Eu instalei mas... esqueci da droga do driver da Nvidia. E isso detonou o Gnome, que passou a entrar só em com driver Vesa até no Kernel padrão do Ubuntu.

Removi e consertei a bagaça, removendo a instalação da Nvidia pelo Envy (ele é ótimo para isso) e, depois de reiniciar, instalando pelo Gerenciador de Drivers Restritos a mesma Nvidia (assim não enche a paciência nos updates do Kernel). E ainda tive que dar uma revisada no xorg.conf.

Então, amigo Hqxriven, para usar o seu Kernel eu teria que compilar os "restricted-modules" para ele, o que implica em pesquisar para saber como fazer.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #13 Online: 24 de Dezembro de 2007, 20:59 »
Dei uma olhada e EU ESTAVA USANDO VESA!!! :o :o :o :o

Não consigo acreditar que o meu sistema estava rápido sem usar o driver de vídeo!!!

Nunca usei o envy, sempre instalei manualmente...

Instalei agora o driver manualmente baixado do site da nvidia, vc sabe fazer isso???



Se precisar de ajuda...
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2007, 21:13 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

cadiles

  • Visitante
Re: Kubuntu 7.10 – Aprendendo a voar sem segredos (Em construção)
« Resposta #14 Online: 24 de Dezembro de 2007, 21:22 »
Parabéns Hqxriven, mais importante do que conseguir fazer isso no Kubuntu foi você lembrar da galera aqui e compartilhar o conhecimento que adquiriu. Essa é uma das coisas que diferencia aqueles que usam software livre daqueles que usam software proprietário/pirata.