Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2369251 vezes)

Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #330 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 16:36 »
Citar
Esse, é o driver para instalação não o patch para o kernel... oops verificando o site do alsa este arquivo já vem com os módulos a nível de kernel. seria o caso de descompctar e aplicar o   ./configure ; make ; make install  após compilar o teu kernel.

É aí que reside a minha dúvida...

O kamikaze5 por padrão já tinha a versão 1.0.15 do alsa e se não me engano o 2.6.25rc2 tem a versão 1.0.16.

E se eu complar externamente (./configure, make, make instal) não é criado um módulo junto ao kernel.

O que quero é incluir "dentro" do kernel.

Olhando no ftb achei um patch com o nome de alsa-git-2008-01-31.patch.gz e descompactei e estou achando que pode ser ele...

EDIT 1 - Em breve novo kernel!!! Aguardem!!!
Hqx

Entendi... pode ser... mas veja se a data bate com o lançamento do 1.0.16.
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: kernel slash4.0 - Kde carregado com 53 de ram CONSEGUI!!!
« Resposta #331 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 00:32 »
kernel 2.6.23-slash4.0 - Mais rápido e uso mais eficiente da ram!!!

- Com uma nova configuração visando um sistema com fluidez e economia de recursos!!!

- Customização do sheduler (CFS) e utilização menor da cpu e da ram mesmo sob o vesa!!

- Voltado para uso em desktops e laptops

- Patchs não oficial ck utilizado

- Otimização do cfq

- Melhor desempenho do sistema e dispositivos de entrada e saída!!

- Otimização baseada no Archlinux e no Yoper!!

As alterações no kernel slash 4.0 e no sistema resultaram nisso!!! :o :o

Depois de ck1 e diversas compilações cheguei em um bom resultado!!!



Kde carregado com 53 de ram!!!

Como vcs devem estar notando o kde está com o hal e os mesmos serviços carregados...

Agora vendo um dvd com menos de 80 de ram



Agora olhem como era o meu outro kernel o chrono e comparem o uso da memória!!!

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg175331.html#msg175331

Obs.: Usando o driver vesa no chrono e também no slash4.0, mas no slash4.0 o consumo é ainda menor...

EDIT 1 - Upload em breve!!!
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2008, 01:05 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #332 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 10:41 »
Hqx porque nao falas com os desenvolvedores do ubuntu para eles ponderarem por um desses teus super kerneis no ubuntu porque o k falta no ubuntu é performance ese conseguires um versao estavel que nao tire muita compatibilidade com o hardware acho que nao há problema nenhumem po-lo como kernel padrao do ubuntu nao numa versao LTS mas numa das outras nem que fosse so para testar
outra coisa mandei 2 MP a vc e so respondeste a uma e ja nem lembro bem do que dizia a segunda mas axo que era isto:
posso instalar as drivers da placa grafica com o envy?? para instalar num kernel tenho de desinstalar do outro ???
se der problemas grafico num kernel pode afectar o outro???

Offline ursaosededesangue

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • Espírito Livre
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #333 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 13:31 »
se for em um (KUXEDU)buntu recém-nascido é melhor, lembrando de instalar os compiladores?
Aí é só instalar o nvidia compilando que já era...





Na busca por novos usuários...
2011, o ano do Soberano. Uma paixão em preto, branco e vermelho.
Dim terim bebim...
6-3-3

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #334 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 14:28 »
Citar
Hqx porque nao falas com os desenvolvedores do ubuntu para eles ponderarem por um desses teus super kerneis no ubuntu porque o k falta no ubuntu é performance ese conseguires um versao estavel que nao tire muita compatibilidade com o hardware acho que nao há problema nenhumem po-lo como kernel padrao do ubuntu nao numa versao LTS mas numa das outras nem que fosse so para testar
outra coisa mandei 2 MP a vc e so respondeste a uma e ja nem lembro bem do que dizia a segunda mas axo que era isto:
posso instalar as drivers da placa grafica com o envy?? para instalar num kernel tenho de desinstalar do outro Hein?
se der problemas grafico num kernel pode afectar o outro???

Desculpe por não ter respondido a sua mp mais é pq estou respondendo aos poucos outros usuários também. Não sei se falei para vc, mas nesse momento estou com 13 mps e o limite desse fórum é 15 e eu estou chegando ao limite super rápido!!!

Com tanta gente pedindo uma ajuda, acabo algumas vezes me confundindo e esquecendo para quem eu respondi!!!

Quanto a colocar o meu kernel em um ubuntu eu agradeço pelo elogio, mas acho que eles (os desenvolvedores) tinham que colocar pelo menos para download nos repositórios um kernel específico para desktops (algo que o generic ainda não é).

O Mandriva tem um kernel para multimídia, para desktops, para laptops e o kernel para servidores enquanto o ubuntu tem o generic e o server...

Mas eu queria que o próximo ubuntu tivesse um kernel tunado que é o que algumas distribuções já tem (Fedora, Mandriva e o Pardus tem relatime e estão otimizados).



Como mostro na imagem acima instalei com o envy o driver da placa de vídeo!!!

Para instalar em um kernel VC DEVE desinstalar do outro kernel!!

Quanto a última pergunta, acho que não dá nenhum problema...

É claro que se eu quiser entrar no grub no kernel generic do ubuntu terei que antes desinstalar o driver do meu kernel slash para que vc não entre em um kernel sem nvidia instalada mas com o xorg.conf referenciando a instalação dela (o que resultaria numa tela preta)!!!

PEÇO QUE OS USUÁRIOS QUE QUEREM INSTALAR O KERNEL SLASH AGUARDEM A VERSÃO 4 POIS ELA ESTÁ MELHOR E LOGO FAREI O UPLOAD!!!

Citar
amigos uma pergunta muito noob

estou a usar o kernel default k saquei da net

o i396 ou algo assim do genero

se pretender actualizar para ester fantastico kernel perco as minhas definiçoes e programas instalados?
como o compiz, wine, actualizações, as defeniçoes,etc

grande abraço e força amigos

A única coisa que vc perde é a possibilidade de usar os drivers restritos... E vc DEVE desinstalar o driver de vídeo antes de instalar o kernel e daqui há pouco já faço o upload do kernel slash 4.0 (então espere um pouco por ele)!!

Abraços!
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2008, 02:59 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #335 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 15:46 »
muito obrigado por responder
claro que compreendo a situçao das mensagens privadas e sempre pensei que o o problema fosse esse por isso nao quis voltar a mandar para nao sobrecarregar mas como ja tinha passado uma semana resolvi perguntar aqui visto que vc ja tem o novo kernel ai so falta fazer upload
ficamos esperando esse kernel que de certo que e muito bom

Offline AFCB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #336 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 21:03 »
amigos uma pergunta muito noob

estou a usar o kernel default k saquei da net

o i396 ou algo assim do genero

se pretender actualizar para ester fantastico kernel perco as minhas definiçoes e programas instalados?
como o compiz, wine, actualizações, as defeniçoes,etc

grande abraço e força amigos

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Kernel slash 4.0 e tópico atualizado!!!
« Resposta #337 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 05:19 »
Upload do kernel slash 4.0 efetuado e tópico principal atualizado!!!



Mais de 70 dowloads já efetuados!!! (o slash 3 passou de 300 :o :o)
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2008, 05:20 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline AFCB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Kernel slash 4.0 e tópico atualizado!!!
« Resposta #338 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 08:39 »
Upload do kernel slash 4.0 efetuado e tópico principal atualizado!!!



Mais de 70 dowloads já efetuados!!! (o slash 3 passou de 300 :o :o)
7

amigo se actualizar para este kernel.. perco todas as minhas definições actuais??

grande abraço

Offline AFCB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #339 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 10:06 »
amigos
estou a tentar instalar este kernel slahs4
porem ele me esta a dar o seguinte erro
ja tentei como root e é igual
andre@andre-laptop:~$ sudo su -
root@andre-laptop:~# cd /media/sda5/Downloads_Firefox_Ubuntu
root@andre-laptop:/media/sda5/Downloads_Firefox_Ubuntu# cat xaa xab xac xad > kernel-slash4.tar.bz2
root@andre-laptop:/media/sda5/Downloads_Firefox_Ubuntu# md5sum kernel-slash4.tar.bz2
8ef928fa89c947fc930348a4904b1ffa  kernel-slash4.tar.bz2
root@andre-laptop:/media/sda5/Downloads_Firefox_Ubuntu#
root@andre-laptop:/media/sda5/Downloads_Firefox_Ubuntu# tar -xvjf kernel-slash4.tar.bz2
linux-headers-2.6.23-slash4.0_i686_i386.deb
tar: linux-headers-2.6.23-slash4.0_i686_i386.deb: Não se pode mudar o dono para "uid" 1000, "gid" 1000: Operação não permitida
linux-image-2.6.23-slash4.0_i686_i386.deb
tar: linux-image-2.6.23-slash4.0_i686_i386.deb: Não se pode mudar o dono para "uid" 1000, "gid" 1000: Operação não permitida
tar: Saída por erro atrasada pelos erros anteriores
root@andre-laptop:/media/sda5/Downloads_Firefox_Ubuntu#



ajuda amigos

ja agora se puderem responder digam se eu actualizar para este kernel perco tudas as definições e programas?

abraço  e muito abrigado

Offline rubenssoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #340 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 10:28 »
Sobre o erro eu não sei resolver, mas você não perde nada não pode ficar tranquilo
No linux tem essa vantagem você pode mexer em diversos programas sem alterar o resto deles!

Offline AFCB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #341 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 10:33 »
Sobre o erro eu não sei resolver, mas você não perde nada não pode ficar tranquilo
No linux tem essa vantagem você pode mexer em diversos programas sem alterar o resto deles!

obrigado amigo
vou então actualizar o kernel
mal me respondão ao erro pois ainda nao consegui >:( >:(

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #342 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 10:35 »
Primeiramente parabéns por toda a contribuição postada aqui. Tão excelente quanto a dica do kernel foi a dica da ATI pra mim, com aquele patchs.

Há 3 dias fiz a compilação aqui, pois o kernel postado é para o Gutsy, e eu uso o Feisty, então faltou dependências. Compilei o Kernel do jeito que estava postado, aplicando o slash3.tar.bz2, e consegui criar os debs pra minha máquina. Ontem instalei o Feisty 64 e agora voltei nesse tópico pra fazer uma nova compilação, mas ele foi atualizado e não tem mais as informações que eu queria. No blog não tem as dicas de aplicar o patch, só uma compilação comum, e creio eu que se eu compilar sem nada o sistema não vai otimizar muita coisa. Lá está assim:

Citar
Inserindo patches

4 - Agora se você quiser adicionar algum patch é só fazer o seguinte

Copie o arquivo para /usr/src/linux e dê o comando:

patch -p1 < nomedopatch.patch

Caso seja em formato bz2 o comando é diferente:

bzcat nomedopatch.bz2 | patch -p1

5 - Otimização do kernel

Para isso importe a sua configuração atual e altere o kernel depois

cp /boot/config-`uname -r` .config && make xconfig

Pronto agora está tudo em seus devidos lugares e só e necessário otimizar algo se você souber o que está fazendo.


Já fiz uma vez uma compilação assim e só atualizou o Kernel, mas otimização não teve nenhuma.
Então pergunto, teria como postar novamente as informações de como aplicar os patchs de otimização?

Uma última coisa, tem como otimizar o kernel mais recente, 2.6.24?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #343 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 16:06 »
Citar
andre@andre-laptop:~$ sudo su -
root@andre-laptop:~# cd /media/sda5/Downloads_Firefox_Ubuntu
root@andre-laptop:/media/sda5/Downloads_Firefox_Ubuntu# cat xaa xab xac xad > kernel-slash4.tar.bz2
root@andre-laptop:/media/sda5/Downloads_Firefox_Ubuntu# md5sum kernel-slash4.tar.bz2
8ef928fa89c947fc930348a4904b1ffa  kernel-slash4.tar.bz2
root@andre-laptop:/media/sda5/Downloads_Firefox_Ubuntu#
root@andre-laptop:/media/sda5/Downloads_Firefox_Ubuntu# tar -xvjf kernel-slash4.tar.bz2
linux-headers-2.6.23-slash4.0_i686_i386.deb
tar: linux-headers-2.6.23-slash4.0_i686_i386.deb: Não se pode mudar o dono para "uid" 1000, "gid" 1000: Operação não permitida
linux-image-2.6.23-slash4.0_i686_i386.deb
tar: linux-image-2.6.23-slash4.0_i686_i386.deb: Não se pode mudar o dono para "uid" 1000, "gid" 1000: Operação não permitida
tar: Saída por erro atrasada pelos erros anteriores
root@andre-laptop:/media/sda5/Downloads_Firefox_Ubuntu#

É estranho :o :o

Tente o seguinte...

Crie uma pasta de nome menor (tipo KERNEL) e copie o arquivo (kernel-slash4.tar.bz2) para ela.

Lá dê o comando:

sudo chmod 777 kernel-slash4.tar.bz2

Com esse comando mudará as permissões...

E aí depois vc dá um...

Em seguida dê o comando:

tar -xvjf kernel-slash4.tar.bz2

Depois:

sudo dpkg -i linux-image-2.6.23-slash4.0_i686_i386.deb

sudo dpkg -i linux-headers-2.6.23-slash4.0_i686_i386.deb

Espere o processo terminar e espero que funcione, pois já testei em outras máquinas e funcionou!!!

Citar
Primeiramente parabéns por toda a contribuição postada aqui. Tão excelente quanto a dica do kernel foi a dica da ATI pra mim, com aquele patchs.

Há 3 dias fiz a compilação aqui, pois o kernel postado é para o Gutsy, e eu uso o Feisty, então faltou dependências. Compilei o Kernel do jeito que estava postado, aplicando o slash3.tar.bz2, e consegui criar os debs pra minha máquina. Ontem instalei o Feisty 64 e agora voltei nesse tópico pra fazer uma nova compilação, mas ele foi atualizado e não tem mais as informações que eu queria. No blog não tem as dicas de aplicar o patch, só uma compilação comum, e creio eu que se eu compilar sem nada o sistema não vai otimizar muita coisa

Se vc imaginar a dor de cabeça que tive por colocar o passo-a-passo com os patches...

Alguns usuários queriam:

- Colocar os patches no 2.6.22 do gutsy e pensavam que a culpa era minha que o patche não entrava!!!

- Faltar luz no meio da compilação e querer que o processo continuasse depois do boot

e mais algumas coisas... ganhei uma quatidade boa de mp e e-mail hahahaha :o :o.

Com o objetivo de não arranjar problemas coloquei só o deb... e até no meu blog fiz isso também (afinal se eu colocar lá como ele é feito vai dar no mesmo)

Como vc sabe compilar eu te mando depois um link para os patches...

É possível também otimizar o 2.6.24 com patches (apesar de serem um pouco diferentes), já fiz diversas compilações (inclusive por isso descobri que preciso fazer gambiarra para o meu modem funcionar), mas ele (o 2.6.24) precisa amadurecer ainda ele está quebrando a compatibilidade com muuuita coisa e é por isso que ainda uso nos meus kernels a base do 2.6.23.16 (até a nvidia tem dado problemas com a série 24)!!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #344 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 17:30 »
hehehe, imagino
Nunca tive problemas em seguir passo-a-passos, tanto que há 3 dias quando baixei seu kernel e vi que não instalava, fui logo compilando o meu, e tudo foi direitinho (ficou até do mesmo tamanho do seu). Mas tem doido que quer inventar, aí não dá. Tentei aplicar os patches no 2.6.24, vi que deu erro e nem tentei mais.
Então se puder mandar os links eu agradeço (só não entendo inglês) ;)

Hoje de manhã, depois da surpresa da atualização do post, fui compilar o 2.6.23 sem patchs, sem nada. Meu Notebook é um Turion 64 com ATI onboard, difícil de instalar até pelos drivers restritos, pois ele instala ao invés da ATI o driver MESA, que fica sem aceleração (rendering no). O que eu mudei:

* Antes do xconfig, alterei um arquivo chamado airprime.c e acrescentei uma única linha para deixar meu modem da Vivo Zap habilitado, como já foi postado no tópico do Vivo Zap;
* no xconfig, mudei o processador para Athlon 64, ao invés de 686, coloquei 1000 ao invés de 200 e chequei se o módulo do meu celular motorola (ACM) estava habilitado (já estava).

Compilei colocando "--revision=amd64" no lugar de 686, e depois de mais de 3 horas que eu fui descobrir pq a compilação demorou tanto - foi criado um linux-image.deb com 164,5 MB  :o :o

Achei que o sistema ia ficar mais pesado, isso sim, mas de qualquer forma instalei e reiniciei. Pra minha surpresa, eis que quando abro o monitor, me deparo com isso:



O uso do CPU realmente diminuiu muito, pois no kernel do Feisty estava há 50-60 %, e esse chega no máximo a 21%, isso com o Firefox aberto com umas 10 abas.
Porém foi só isso, o uso da memória e a velocidade do sistema continuaram os mesmos.

A outra vantagem foi com a ATI, que instalei seguindo o passo-a-passo do 1º post (aplicando patches) e ela instalou perfeitamente nesse kernel, funcionando até o Compiz, sem eu necessitar dos drivers restritos. :D

Agora quero fazer esse esquema todo no 2.6.24.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2008, 17:33 por vampire_thunder »