Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2386916 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #345 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 18:39 »
Citar
hehehe, imagino
Nunca tive problemas em seguir passo-a-passos, tanto que há 3 dias quando baixei seu kernel e vi que não instalava, fui logo compilando o meu, e tudo foi direitinho (ficou até do mesmo tamanho do seu). Mas tem doido que quer inventar, aí não dá. Tentei aplicar os patches no 2.6.24, vi que deu erro e nem tentei mais.
Então se puder mandar os links eu agradeço (só não entendo inglês) Piscada

Te mando depois por mp os links do patch, mas são para a śerie 23 ainda!!!

Citar
Hoje de manhã, depois da surpresa da atualização do post, fui compilar o 2.6.23 sem patchs, sem nada. Meu Notebook é um Turion 64 com ATI onboard, difícil de instalar até pelos drivers restritos, pois ele instala ao invés da ATI o driver MESA, que fica sem aceleração (rendering no). O que eu mudei:

* Antes do xconfig, alterei um arquivo chamado airprime.c e acrescentei uma única linha para deixar meu modem da Vivo Zap habilitado, como já foi postado no tópico do Vivo Zap;
* no xconfig, mudei o processador para Athlon 64, ao invés de 686, coloquei 1000 ao invés de 200 e chequei se o módulo do meu celular motorola (ACM) estava habilitado (já estava).

Compilei colocando "--revision=amd64" no lugar de 686, e depois de mais de 3 horas que eu fui descobrir pq a compilação demorou tanto - foi criado um linux-image.deb com 164,5 MB  Chocado Chocado

UUUUAAAAUUUU!!! Vc compilou com o debug junto!!!

Citar
Achei que o sistema ia ficar mais pesado, isso sim, mas de qualquer forma instalei e reiniciei. Pra minha surpresa, eis que quando abro o monitor, me deparo com isso:

O uso do CPU realmente diminuiu muito, pois no kernel do Feisty estava há 50-60 %, e esse chega no máximo a 21%, isso com o Firefox aberto com umas 10 abas.
Porém foi só isso, o uso da memória e a velocidade do sistema continuaram os mesmos.

A outra vantagem foi com a ATI, que instalei seguindo o passo-a-passo do 1º post (aplicando patches) e ela instalou perfeitamente nesse kernel, funcionando até o Compiz, sem eu necessitar dos drivers restritos. Contente

Agora quero fazer esse esquema todo no 2.6.24.

Vamos lá...

O kernel 23 é mais rápido que o 20 (feisty) por causa do CFS, SLUB, além de diversas melhorias... talvez vc não tenha notado a diferença por três motivos...

1 - Sessão suja do gnome - Se vc entra no gnome sem executar nenhum programa e ele já está usando mais de 130 mega sua sessão está suja!!!

2 - Vc não executa diversos programas simultaneamente!!! (eu faço isso muito!!!)

3 - A sua máquina é potente demais!!!

Obs.: O uso de patches como o relatime, ck1 e alterações do scheduler é que dão aquele boost no kernel!!!
------------

Não garanto o funcionamento da ATI no kernel da série 24... eu ainda estou pesquisando outros patches para isso.

- Se o seu modem funciona no kernel 23 é possível que não funcione no 24 (o meu que usa driver smartlink funciona perfeitamente no 23 e tenho que fazer uma gambiarra para funcionar no 24)

Em breve lancarei uma versão 24 mas ainda tenho que aprimorar algumas coisas...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline AFCB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #346 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 18:44 »
bem amigos instalei o slash4.0 mas meu compudor ficou k nem mexia..

mesmo com grafica actualizada

vou fazer um fresh instal ??? ??? ???

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #347 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 19:29 »
Citar
bem amigos instalei o slash4.0 mas meu compudor ficou k nem mexia..

mesmo com grafica actualizada

vou fazer um fresh instal

Não entendi... Vc desinstalou a seu driver de vídeo antes... Só instalou e deu um boot??? Explique o que aconteceu!!!

Esse kernel é um dos que mais aguenta o tranco sem perder tanta performance, aqui eu posso abrir diversas coisas e a performance fica a mesma coisa...

Eu abri aqui os seguintes aplicativos juntos:

- Open Office Writer

- Frozen Bubble

-Amarok tocando mp3

- Kaffeine tocando DVD

- Htop

- Konsole

- Firefox com 3 abas abertas

- Conectado na net (Kppp)



 E o consumo ficou em 223 de ram!!!

O vampire hunter com um kernel padrão 23 e com o firefox aberto com 10 abas, mais um terminal e um monitor do sistema esta com um consumo de 279...

Só uma coisa... qual o seu hardware... e quais os passos que vc fez???

EDIT 1- Dá uma olhada no sysctl.conf e primeiro use sem nenhuma otimização e depois coloque as que eu uso no momento... (tópico principal)

EDIT 2 - Minha máquina tem 512 de ram compartilhada com o vídeo onboard e é AMD que nem a do vampire (X2 3600 com 1 giga de clock)

Hqx
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2008, 20:25 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #348 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 20:19 »
Vamos lá:

Citar
3 - A sua máquina é potente demais!!!
Não é mesmo! Apesar de ter 1 GB de Ram, sendo um Notebook o desempenho é muito menor que um Desktop.

Citar
2 - Vc não executa diversos programas simultaneamente!!! (eu faço isso muito!!!)
Faço muito isso também. Então...


Citar
1 - Sessão suja do gnome - Se vc entra no gnome sem executar nenhum programa e ele já está usando mais de 130 mega sua sessão está suja!!!
Só pode ser isso? Mas como é isso? O que eu faço pra "dar um banho nesse gnome sujo"?  ;D

Me aventurei a ler o tópico todo e parei na página 16. Putzgrila, que dor de cabeça, eim. Vc até saiu e voltou de novo.


Pelo que eu pude ver seu kernel tá bombando, visto o nº de coisas abertas, sendo que o kde já é pesado por natureza. No aguardo, então, dos patches  ;)

Ah sim, como faço pra não compilar com o debug junto?



Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #349 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 20:45 »
Infelizmente não sei como se faz isso no gnome direito... Achei isso na net...

http://library.gnome.org/users/user-guide/stable/prefs-sessions.html.pt_BR

Na imagem abaixo é como se faz no kde...



Quando vc diz para o sistema que quer restaurar uma sessão ele acaba de algum jeito com o tempo "salvando" resquícios dos aplicativos no sistema e eles são carregados assim que vc abre a sessão!!!

Citar
Pelo que eu pude ver seu kernel tá bombando, visto o nº de coisas abertas, sendo que o kde já é pesado por natureza. No aguardo, então, dos patches  Piscada

Ah sim, como faço pra não compilar com o debug junto?

CONFIG_DEBUG_FS is not set
# CONFIG_HEADERS_CHECK is not set
# CONFIG_DEBUG_KERNEL is not set
# CONFIG_SLUB_DEBUG_ON is not set

Compile assim...

EDIT 1 - Já enviei para vc os patches por mp...
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2008, 21:06 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline rubenssoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #350 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 11:33 »
Amigo tem como você postar a versão desse Kernel sem ser em pacote .deb? Para nós podermos instalar em qualquer distribuição!


Obrigado e parabéns!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #351 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 11:52 »
Citar
Amigo tem como você postar a versão desse Kernel sem ser em pacote .deb? Para nós podermos instalar em qualquer distribuição!


Obrigado e parabéns!

Se quiser eu te passo por mp, pq se eu colocar no tópico novamente (como fiz no slash 3) vou ganhar uma dor de cabeça daquelas!!!...

Obrigado pelo elogio!!! ;D ;D
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #352 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 15:12 »
Hqx desculpa la mas tenho mais uma pergunta ( inda nem instalei e já tou sendo chato)
meu modem e um trouter logo liga á porta de rede ess seu kernel tem o suporte para a placa de rede e se nao tem como posso instalar

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #353 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 15:21 »
Citar
Hqx desculpa la mas tenho mais uma pergunta ( inda nem instalei e já tou sendo chato)
meu modem e um trouter logo liga á porta de rede ess seu kernel tem o suporte para a placa de rede e se nao tem como posso instalar

Tem suporte a placa de rede se eu tirar isso geral me mata :o :o :o :o :o...

Mas se vc usa driver restrito para isso aí não tem jeito, vai ter que compilar!!!

Aqui com o 22.14 o som funciona normalmente, a rede não testei ainda, o modem compilando funciona e o vídeo através do envy também.

Com o slash 4.0 o som funciona normalmente, a rede não testei ainda, o modem compilando também e o vídeo (pelo menos o meu) através do envy também.

Abraços!!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline rubenssoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #354 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 17:50 »
Quero sim me passa ae!

Não vou te perturbar não!
Vai passar compilado né?


Vlw!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #355 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 00:23 »
Citar
Quero sim me passa ae!

Não vou te perturbar não!
Vai passar compilado né?


Vlw!

Só os patches... compilado já tem o link para o deb no tópico principal!!!

mas já vou avisando esses patches acrescentam algumas opções ao kernel e peço que vc não escolha nenhuma insana!!!

Vou te passar os patches que eu coloquei no slash e a config por mp... (se precisar de ajuda para colocar me fala, mas por favor não venha com dez pedradas, venha com calma!!!)

EDIT 1 - Já enviei... E mais de 100 downloads do slash 4.0!!! e mais de 300 downloads do slash 3.0 e mais de 100 downloads do patch para o slash 3.0 (ainda tem gente baixando a 3.0 :o :o :o)

Agora parei... estou sem inspiração!!! Espero que o kernel slash 4.0 seja o último da série 23!!! E agora estou beeeeem devagarinho testando a performance da série 24 que pelo menos nesse ponto está boa (o SLUB está ótimo!!!! o CFS foi aperfeiçoado e otimizado e a máquina está bem veloz, mas vamos aguardar... quem sabe o kernel do 8.04 não vem turbinado- tomara!!!)

Hqx
Hqx
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2008, 00:37 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #356 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 00:40 »
Obrigado pelos patches, Hqx. Apliquei todos e fiz uma nova compilação. Realmente a memória diminuiu bem, mas com o tempo vai voltando a crescer :(
Porém o uso do processador agora aumentou drasticamente, chegando a 75% (na compilação comum não passava de 21%).
Percebi, contudo, que na medida que o consumo da memória vai aumentando, o do processador vai diminuindo. Como na compilação comum já estava alta, vai ver que era por isso que o do processador estava baixo.
Quando fiz o xconfig percebi que o seu está configurado pra 300k, e eu havia compilado o comum com 1000. Será que é por isso que está dando essa diferença?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #357 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 01:07 »
Citar
Obrigado pelos patches, Hqx. Apliquei todos e fiz uma nova compilação. Realmente a memória diminuiu bem, mas com o tempo vai voltando a crescer Triste
Porém o uso do processador agora aumentou drasticamente, chegando a 75% (na compilação comum não passava de 21%).
Percebi, contudo, que na medida que o consumo da memória vai aumentando, o do processador vai diminuindo. Como na compilação comum já estava alta, vai ver que era por isso que o do processador estava baixo.
Quando fiz o xconfig percebi que o seu está configurado pra 300k, e eu havia compilado o comum com 1000. Será que é por isso que está dando essa diferença?

o hz em 1000 em um kernel comum aumenta um pouco o processamento e bastante a performance, mas se vc colocar o hz em 1000 em um kernel com patch para diminuir a latência do agendador de processos (CFS) o processamento sobe bastante então tem que usar o hz em 300.

Quanto a memória como indico no fórum é interessante colocar algumas entradas no sysctl.conf para diminuir o resquício na memória (dirty ratio por exemplo)

Outro ponto é usar tentar usar a config do jeito que eu deixei (no máximo altere para o seu processador ou coloque o suporte a algum hardware)



Olha a imagem minha no firefox com o amarok agora e o processamento é baixo!!!

Vamos falar um pouco de duas partes do kernel:

# Completely Fair Scheduler Tunables
#
CONFIG_FAIR_DESKTOP=y
# CONFIG_INTERACTIVE_DESKTOP is not set
# CONFIG_HIGHLY_INTERACTIVE_DESKTOP is not set
# CONFIG_CUSTOM_SCHED_SETUP is not set
# CONFIG_SYSCTL_PRIVILEGED_NICE_LEVEL is not set
CONFIG_PRIVILEGED_TASKS_NICE_LEVEL=0
CONFIG_SCHED_LATENCY=20000
CONFIG_SCHED_MIN_GRANULARITY=2000
CONFIG_SCHED_WAKEUP_GRANULARITY=1000
CONFIG_SCHED_BATCH_WAKEUP_GRANULARITY=25000
CONFIG_DEFCONFIG_LIST="/lib/modules/$UNAME_RELEASE/.config"

e

# CONFIG_PREEMPT is not set

Se vc colocar a primeira em INTERACTIVE_DESKTOP ou HIGHLY_INTERACTIVE_DESKTOP vc vai ter um aumento do processamento e modificação da latência do kernel, pois haverá um reinício das tarefas... conforme é mostrado no próprio patch...

choice
+   prompt "CFS predefined setups"
+   default INTERACTIVE_DESKTOP
+
+config FAIR_DESKTOP
+   bool "Fair Desktop/Server"
+   help
+     Fair Desktop.
+     Use this option if you want a stable and fair desktop.
+
+     Privileged tasks won't be reniced and "preemption latency" won't be
+     modified.
+
+config INTERACTIVE_DESKTOP
+   bool "Interactive Desktop (Recommended)"
+   select BOOST_PRIVILEGED_TASKS
+   help
+     Interactive Desktop.
+     Use this option if you want a interactive desktop.
+
+     Privileged tasks will be reniced to -10 value and "preemption latency"
+     will be decreased in 0.5 msec.
+
+config HIGHLY_INTERACTIVE_DESKTOP   
+   bool "Highly Interactive Desktop"
+   select BOOST_PRIVILEGED_TASKS
+   help
+     Highly Interactive Desktop.
+     Use this option if you want a very high interactive desktop.
+
+     Privileged tasks will be reniced to -19 value and "preemption latency"
+     will be decreased in 1 msec.
+
+     This option is not recommended, UNLESS you have really high latencies.

E se vc ativar a opção CONFIG_PREEMPT vc terá um kernel que dará maior prioridade para as tarefas, mas aumentará o processamento...

Por isso que escolhi voluntary preempt, fair desktop para não haver reinício, 300 hz (por causa do alteração da latência e da granularidade do sheduler) ao invés de 1000 além de outras...

Mas aí vem a minha pergunta... como está a sua configuração???

EDIT 1-


Mais uma imagem, mas agora sem nada aberto... se eu usasse o kernel padrão do ubuntu e mesmo depois de ter feito várias coisas eu ainda continuasse com menos de 100 de ram eu estava feliz!!!

IMPORTANTE!!!!!!!

De alguma forma maluuuuucaaaa vc não poderá compilar o kernel novamente com o mesmo nome, pois dessa forma não conseguirá instalar o driver de vídeo (como é bom ler o kernel trap hehehehehehehehhehehe) então mude o nome do kernel através do EXTRAVERSION do patch!!!
Quero dizer o seguinte... Mesmo removendo o slash 4.0 irar sobrar resquícios no sistema que impossibilitarão que vc compile um driver sob um segundo slash 4.0 que vc compile, então se vc compilar vai ter que ser um 4.1...

EDIT 2- Dúvidas????????????

Passe a sua config para que eu possa dar uma olhada!!!...

EDIT 3 - Conserto do edit 2 hehe

EDIT 4 - vampire_thunder deslogou ??? :o
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2008, 01:46 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Kde carregado com 45 de ram CONSEGUI O RETORNO!!!
« Resposta #358 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 06:42 »
Kernel 2.6.23-slash4.1 - Uso mais eficiente da ram (Não está dando para ficar mais rápido que o slash 4.0 ::))

- Com uma nova configuração visando um sistema com fluidez e economia de recursos!!!

- Hz em 1000

- Voltado para uso em desktops (laptops com hz em 1000 podem ficar com o tempo na bateria reduzido!!!)

- Patchs não oficial ck utilizado

- Otimização do cfq

- Melhor desempenho do sistema e dispositivos de entrada e saída!!

- Otimização baseada no Debian e no Slackware!! (Atendendo a alguns pedidos!!!)

As alterações no kernel slash 4.1 e no sistema resultaram nisso!!! :o :o :o



Kde carregado com 45 de ram!!!

Como vcs devem estar notando o kde está com o hal e os mesmos serviços carregados...

E faço o upload em breve!!!

Esse kernel é mais uma revisão para quem teve problemas com o 4.0 (eu não tive!!!)

Fui...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #359 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 08:56 »
Ontem eu fui dormir. Olha a hora que postei. Perdi a hora hoje  ;D

Depois que apliquei os patches, a única coisa que fiz foi mudar o processador pra Athlon 64 ao invés de 686.
Fiz também as entradas no sysctl.conf, seguindo seu tuto no blog.

1 - que programinha é esse do terminal?
2 - Onde acho essas opções do kernel q vc postou?

Edit: Outra coisa que esqueci. Tanto meu comum quanto esse com patches estão sem suporte a hibernação.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2008, 15:24 por vampire_thunder »