Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2335475 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #510 Online: 12 de MAR?O de 2008, 23:42 »
Citar
este 5.1 também esta porreiro mas parece estar com tendencia para usar menos ram e mais swap

Aí é que vc que tem que alterar isso através do sysclt.conf...

Como não tem jeito de eu saber o melhor para a sua máquina vc pode tentar customizar as seguintes opções:

vm.mapped = 66

Quanto maior o número menor o uso da swap

Por exemplo:

vm.mapped = 95

Vai usar a swap em apenas 5% dos casos...

E assim por diante... O sysctl.conf pode aumentar bastante a performance basta saber a entrada e um bom valor de acordo com o seu hardware...

vm.dirty_background_ratio = 5
vm.dirty_ratio = 95
vm.tail_largefiles = 0
vm.hardmaplimit = 0
vm.mapped = 66
vm.overcommit_memory = 2
vm.overcommit_ratio = 10
vm.dirty_expire_centisecs = 3000
vm.dirty_writeback_centisecs = 3000
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #511 Online: 13 de MAR?O de 2008, 07:40 »
Hqx, troquei a placa de rede para uma melhor suportada que eu já tinha na gaveta e agora estou com rede. Kernel linux-2.6.23.17-omnislash2.0-v4.7 compilado e instalado, tive de compilar o som também, mas está funcionando. Estou testando e vou aplicar as dicas, obrigado pela força! ;D

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #512 Online: 13 de MAR?O de 2008, 08:35 »
Citar
Hqx, troquei a placa de rede para uma melhor suportada que eu já tinha na gaveta e agora estou com rede. Kernel linux-2.6.23.17-omnislash2.0-v4.7 compilado e instalado, tive de compilar o som também, mas está funcionando. Estou testando e vou aplicar as dicas, obrigado pela força!

O 4.7 é o mais rápido (mas usa mais recursos pois é compilado para P3) e o 5.1 o mais fluído (pois é compilado para P2).

Os dois usam o ambiente X em Real Time.

Porém o 4.7 usa otimização baseada no i/o sheduler CFQ dando maior prioridade a ele, enquanto o 5.1 usa uma otimização baseada no agendador de processos utilizando patches para isso, para que as tarefas executadas sejam executadas de forma rápida e diminuindo o processamento e o consumo de ram.

Uma forma simples de testar é usar o jogo frozen bubble...

No 4.7 o processamento gira em torno de 6 a 66%

No 5.1 entre 6 a 42% (na maior parte do tempo em 28% aqui)

A escolha fica com vc...

Upload do kernel 5.1 omnislash
Hqx
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2008, 12:53 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #513 Online: 13 de MAR?O de 2008, 15:39 »
Tai o resultado, firefox com 6 abas + terminal + compiz ...


Meu desktop:

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #514 Online: 13 de MAR?O de 2008, 17:12 »
E aí como está o funcionamento Servo???

Estou achando o uso da cpu baixa, parece que ele se adaptou bem ao mint... vc mudou a config???

E o som???

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #515 Online: 13 de MAR?O de 2008, 20:34 »
Td em ordem, só o mplayer q está um pouco diferente, mas no mais até aqui beleza. Som funcionando normalmente, o estranho é q deu aquele erro, mas pegou normalmente. Quando compilei enxuguei ao máximo o kernel, e a reposta está aparecendo, sistema respondendo mais rápido. também apliquei aqueles ajustes do teu blog para ajustes no consumo de mem. O que eu noto é que o consumo cresce, mas quando fecho os programas ela retorna, coisa que não acontecia. O sistema começa com 168 de consumo de ram e estabiliza com 326 Mb que já é com firefox, e companhia. Estou adorando a experiência!!!

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #516 Online: 13 de MAR?O de 2008, 21:34 »
Hqxriven,

vc tem os .debs prontos para o debian?quero testar antes no debian para depois testar nop ubuntu no laptop com processador core 2 duo 1.06Ghz
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #517 Online: 13 de MAR?O de 2008, 21:37 »
Aqui a configuração é:

Intel Dual Core 1.6 Ghz, 1Gb de ram, 80 Gb de HD, Asus on, Geforce 7200 GS, rede Davicom Semiconductor...

Quando compilei ajustei para Core 2 e em 300Hz. Enxuguei o kernel e estou vendo o resultado. ;D ;D ;D

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #518 Online: 13 de MAR?O de 2008, 23:53 »
Citar
Td em ordem, só o mplayer q está um pouco diferente, mas no mais até aqui beleza. Som funcionando normalmente, o estranho é q deu aquele erro, mas pegou normalmente. Quando compilei enxuguei ao máximo o kernel, e a reposta está aparecendo, sistema respondendo mais rápido. também apliquei aqueles ajustes do teu blog para ajustes no consumo de mem. O que eu noto é que o consumo cresce, mas quando fecho os programas ela retorna, coisa que não acontecia. O sistema começa com 168 de consumo de ram e estabiliza com 326 Mb que já é com firefox, e companhia. Estou adorando a experiência!!!

Citar
Aqui a configuração é:

Intel Dual Core 1.6 Ghz, 1Gb de ram, 80 Gb de HD, Asus on, Geforce 7200 GS, rede Davicom Semiconductor...

Quando compilei ajustei para Core 2 e em 300Hz. Enxuguei o kernel e estou vendo o resultado. Sem Graça Sem Graça Sem Graça

Não entendi aquele erro no som também... Ainda bem que o som funcionou com a outra dica...

O gerenciamento de memória dos kernels omnislash é ótimo!!! Os patches mais o comando do sysctl dão um resultado surpreendente nesse ponto.

Vc está essas configs aqui???

http://hqxriven.wordpress.com/2008/03/07/melhorando-o-gerenciamento-de-memoria-no-kernel-omnislash-sysctlconf/

Mas o Xorg em real time (RT) altera muito a performance...

E acho que com seu depoimento podemos confirmar 3 coisas:

1 - O kernel do Ubuntu e o Mint não conseguem aproveitar bem o hardware mesmo de ponta (e grande parte das distros linux também)

2 - Quando os desenvolvedores dizem que compilar um kernel não ajuda em nada e não dá desempenho nenhum ou eles estão mentindo ou eles não tem conhecimento suficiente do que são patches de otimização e de como configurá-los no kernel

3 - O gerenciamento de memória do linux precisa melhorar (isso precisa mesmo)

Obrigado pelo depoimento e qualquer dúvida passe uma mp (como vc já faz direto :D eu acho que sou o recordista de mps desse fórum!!!)

Fique com Deus!!

EDIT 1 - É claro que vc pode usar para poupar o parâmetro vm.dirty_ratio = 0 mas ele pode afetar a performance...
« Última modificação: 14 de MAR?O de 2008, 06:18 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Servo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • eu e Cristo
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #519 Online: 14 de MAR?O de 2008, 07:27 »
Sim, estou com aquelas configs. Vou fazer uns testes de velocidade comparando o novo kernel com o kernel genérico do Mint. Existe algum programa que faça essa medição de tempo de boot e resposta do sistema?

EDIT1: O firefox hj está bem instável, fechando do nada.
« Última modificação: 14 de MAR?O de 2008, 08:55 por Servo »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #520 Online: 14 de MAR?O de 2008, 15:34 »
Citar
EDIT1: O firefox hj está bem instável, fechando do nada.

Vc instalou alguma nova addon???

Instalou ma nova versão do firefox em cima da anterior??

Está executando alum programa novo???

Na dúvida faça um backup do profile e desative o ipv6 e execute um firefox limpo e veja se o problema persiste...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #521 Online: 14 de MAR?O de 2008, 18:43 »
Para ver o tempo de boot tens o bootchart.
Por acaso é uma coisa que também me acontece as vezes o firefox fechar do nada,outras vezes é o pluguin do flash que faz crachar o firefox(deixa de responder)

Offline roterfuchs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • "Amo meu PC... por isso só uso Linux!
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #522 Online: 14 de MAR?O de 2008, 20:02 »
Opa! ótimo trabalho com o kernel  hqxriven, parabéns.

Bom, eu tenho um cyber café (mini) :D, por enquanto estou utilizando o a versão omnislash2.0-v4.7 em 3 maquinas, realmente fiquei de boca aberta com o ganho no desempenho, tambem uso atualmente em minha maquina de trabalho, tenho 2 versões instaladas a 5.1 e a 4.7, a 4.7 tem um desempenho melhor significativo em relação a versão 5.1 (duo core 1.60ghz), bom como fiquei super contente com o desempenho obtido, iniciei um remaster do kubuntu, fantastico o desempenho no chroot, fiz uma personalização total e com omnislash 5.1 para o cyber, ocorreu tudo bem na remasterização, não testei a imagem no qemu, aqui não rola, vou instalar o wm pra teste, até ai tudo bem gravei o CD e fui fazer o teste, isolinux funcionando perfeitamente, usplash tbm....logo bumm! com a seguinte mensagem:

BusyBox v.1.1.3 (Debian 1:1.1.3-5ubuntu7)
Build-in shell (ash)
Enter 'help' for a list of built-in commands

(initramfs)


* Sempre remasterizei o k/x/ubuntu para o meu cyber e nunca aconteceu algo parecido com meus remasters gravados em CD, já aconteceu ao testar a imagem no qemu.
Se alguem puder me ajudar a resolver isso fico muitissimo agradecido, ja dei uma procurada no google e nada e vi que tem muita gente tendo este problema no ubuntu 7.10.

Mais um probleminha, tentei 3 versões do Omnislash (0.4 4.7 e 5.1) em uma das maquinas do cyber e ao reiniciar o PC surge a seguinte mensagem:

Ready.
This Kernel requires the following features no present on the CPU:
0:15
Unable to boot - Please use a kernel appropriate for your CPU.


Configuração da maquina abaixo, ela possue um gforce 64mb pci:
Infos retiradas do site da PCCHIPS (mais prático :D)

CPU    
   VIA C3 Samual 2 processor onboard
FSB    
   133MHz
Chipset    
   CLE266/8235
VGA    
   Embedded UniChrome 3D Graphics w/ 64M share memory
Memory    
   2 x 184-pin DIMM sockets support two 2.5V DDR SDRAMs (DDR266)
   Maximum: 2GB
Expansion Slots    
   2 x PCI slots
   1 x CNR slot
LAN    
   VIA VT6103 10/100Mbps Fast Ethernet PHY
Audio    
   C-Media CMI9761A 6-channel audio Codec
   Compliant with AC'97 2.3 specification
IDE    
   2 x UltraDMA 133/100/66
Back Panel I/O Ports    
   1 x PS/2 keyboard
   1 x PS/2 mouse
   1 x Parallel Port
   1 x Serial Port
   1 x VGA port
   4 x USB 2.0 Ports
   1 x RJ 45 Port
   1 x Audio I/O (Line-in, Line-out and Mic-in)
Internal I/O Connectors & Headers    
   20-pin ATX power supply connector
   1 x Floppy connector-support 360K~2.88MB FDDS
   1 x USB header support additional 2 USB2.0 ports
   1 x Front panel switch/LED header
   1 x CD in header
   CPU / SYS FAN headers
   1 x Speaker header
   1 x Front panel audio header
   1 x USB card reader header
System BIOS    
   AMI 2Mb Flash ROM
   Supports Plug and Play 1.0A, APM 1.2, Multi Boot, DMI
   Full support for ACPI revision 1.0 specification

Se alguem puder me dar um help ai.

E parabéns pelo ótimo trabalho, sem duvida nenhuma mais saúde e grande vôo ao Kubuntu.

[ ] 's

Marcio Riccardo
Der Rotfuchs - Echte Füchse (Vulpini)
Ubuntu 9.04 Ubuntu Jaunty Jackalope

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #523 Online: 14 de MAR?O de 2008, 23:53 »
Citar
Opa! ótimo trabalho com o kernel  hqxriven, parabéns.

Bom, eu tenho um cyber café (mini) Contente, por enquanto estou utilizando o a versão omnislash2.0-v4.7 em 3 maquinas, realmente fiquei de boca aberta com o ganho no desempenho, tambem uso atualmente em minha maquina de trabalho, tenho 2 versões instaladas a 5.1 e a 4.7, a 4.7 tem um desempenho melhor significativo em relação a versão 5.1 (duo core 1.60ghz), bom como fiquei super contente com o desempenho obtido, iniciei um remaster do kubuntu, fantastico o desempenho no chroot, fiz uma personalização total e com omnislash 5.1 para o cyber, ocorreu tudo bem na remasterização, não testei a imagem no qemu, aqui não rola, vou instalar o wm pra teste, até ai tudo bem gravei o CD e fui fazer o teste, isolinux funcionando perfeitamente, usplash tbm....logo bumm! com a seguinte mensagem:

A 4.7 tem otimizações baseada no i/o sheduler CFQ e ela é focada na performance e é compilada para Pentium 3.

A 5.1 tem uma otimização baseada no sheduler do processador CFS e ela é focada na leveza do sistema e é compilada para Pentium 2.

Haverá casos em que a versão 5.1 irá superar a 4.7 e em outros que a 4.7 será mais rápida.

vc está usando o remastersys??? Eu deixei o squashfs para ele... Vc pode por exemplo deixar o kernel padrão do ubuntu e deixar o meu como complemento...

Citar
Mais um probleminha, tentei 3 versões do Omnislash (0.4 4.7 e 5.1) em uma das maquinas do cyber e ao reiniciar o PC surge a seguinte mensagem:

Ready.
This Kernel requires the following features no present on the CPU:
0:15
Unable to boot - Please use a kernel appropriate for your CPU.


Configuração da maquina abaixo, ela possue um gforce 64mb pci:
Infos retiradas do site da PCCHIPS (mais prático Contente)

CPU   
   VIA C3 Samual 2 processor onboard
FSB   
   133MHz
Chipset   
   CLE266/8235
VGA   
   Embedded UniChrome 3D Graphics w/ 64M share memory
Memory   
   2 x 184-pin DIMM sockets support two 2.5V DDR SDRAMs (DDR266)
   Maximum: 2GB
Expansion Slots   
   2 x PCI slots
   1 x CNR slot
LAN   
   VIA VT6103 10/100Mbps Fast Ethernet PHY
Audio   
   C-Media CMI9761A 6-channel audio Codec
   Compliant with AC'97 2.3 specification
IDE   
   2 x UltraDMA 133/100/66
Back Panel I/O Ports   
   1 x PS/2 keyboard
   1 x PS/2 mouse
   1 x Parallel Port
   1 x Serial Port
   1 x VGA port
   4 x USB 2.0 Ports
   1 x RJ 45 Port
   1 x Audio I/O (Line-in, Line-out and Mic-in)
Internal I/O Connectors & Headers   
   20-pin ATX power supply connector
   1 x Floppy connector-support 360K~2.88MB FDDS
   1 x USB header support additional 2 USB2.0 ports
   1 x Front panel switch/LED header
   1 x CD in header
   CPU / SYS FAN headers
   1 x Speaker header
   1 x Front panel audio header
   1 x USB card reader header
System BIOS   
   AMI 2Mb Flash ROM
   Supports Plug and Play 1.0A, APM 1.2, Multi Boot, DMI
   Full support for ACPI revision 1.0 specification

Se alguem puder me dar um help ai.

O meu kernel não tem suporte ao VIA (ainda) pq acho que terei que fazer certas alterações para adequar as alterações a essa processador.

EDIT 1 - Olha o meu "péssimo" modem funcionando no omnislash 5.1



Existem otimizações no kernel para melhorar a velocidade nesse ponto também...

Vou ver se uso o remastersys e falo com vc...

A questão é que o omnislash 4.7 não se adapta bem com algumas máquinas e por causa disso não dá a performance ideal.

No 5.1 tentei corrigir isso otimizando outras partes o kernel e deixando outras como padrão (no 5.1 não há otimização do cfq por exemplo).

E por causa disso há um pequena diminuição da performance... mas vc pode melhorar um pouco no sysctl assim:

kernel.sched_min_granularity_ns = 20000000
vm.dirty_background_ratio = 10
vm.dirty_ratio = 0
vm.tail_largefiles = 0
vm.hardmaplimit = 0
vm.mapped = 95
vm.overcommit_memory = 2
vm.overcommit_ratio = 10
vm.vfs_cache_pressure = 1000

O parâmetro cache pressure pode ser melhor abaixo de 60 ou acima de 600 depende da máquina e do uso!!
« Última modificação: 15 de MAR?O de 2008, 01:45 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline roterfuchs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • "Amo meu PC... por isso só uso Linux!
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #524 Online: 15 de MAR?O de 2008, 07:36 »
Hqxriven, Fiz o ajuste no sysctl, conforme oq me passou e deu uma melhorada vlw, em relação ao remastersys eu nunca o usei, pra ser sincero nem sei como ele trabalha, sempre fiz meio que na unha sem usar scripts, pois assim tenho um melhor controle no que estou fazendo, vou fazer de novo pra ver oq da, qualquer coisa ate experimento o remastersys :D.
maquina que trabalho:


Em relação ao suporte ao processador Via, realmente este um problema grande em se tratando de linux, mesmo com suporte a performance não é boa, a maquina que tenho com processador Via, nela há uma gforce de 64mb, pq a placa onboard é uma unichrome, outra dor de cabeça, so consegui fazer funcionar bem no mandriva 2007 e PCLOS 94, inclusive atualizei o firmware da bios pra ver, achei que o problema poderia ser devido a nunca ter atualizado ele e isso ter causado a falta de suporte. Se conseguir colocar suporte ao kernel aos processadores Via sera muito bom.

Pô Hq, seu modem motorola ta voando, eu tenho um semelhante vou instala-lo aqui pra testar, no momento uso vivozap, um modem Yiso C893v, se der pra add suporte a ele no kernel agradeceria :).
# modprobe usbserial vendor=0x0eab product=0xc893 e so correr pro kppp heheh, facil né :D, no windows era um sacrilegio usar este modem, crashs, falhas e net caia pra caramba.

ahh fico no aguardo das infos da sua experiencia ai com o remastersys :).

[ ] s


« Última modificação: 15 de MAR?O de 2008, 09:14 por roterfuchs »
Marcio Riccardo
Der Rotfuchs - Echte Füchse (Vulpini)
Ubuntu 9.04 Ubuntu Jaunty Jackalope