Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2356198 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #480 Online: 09 de MAR?O de 2008, 13:23 »
Ele fica preso as bibliotecas de compilação, gcc, libc6, etc...

É por isso que o meu kernel não funciona no ubuntu 7.04.

Imagine o seguinte (isso é só um exemplo!!!):

Vc usa a distro Ubuntu 7.99 que usa o gcc 4.2-ubuntu e compilou um kernel ali e criou um pacote.

E quer passar esse pacote para o debian 5.99 que usa o gcc 4.1. O que vai acontecer???

Quando vc instalar o deb no debian ele vai procurar pelo gcc 4.2-ubuntu e como não vai ter a instalação não será efetuada com sucesso.

Esse é o problema.

Omnislash 2.0-v4.7 lançado para KUXbuntu 7.10!!

http://rapidshare.com/files/98239530/linux-image-2.6.23-omnislash2.0-v4.7_i686_i386.deb.html

http://rapidshare.com/files/98188414/linux-headers-2.6.23-omnislash2.0-v4.7_i686_i386.deb.html

md5sum linux-image-2.6.23-omnislash2.0-v4.7_i686_i386.deb
178af529cbad0b37887c36e6361f5f3f  linux-image-2.6.23-omnislash2.0-v4.7_i686_i386.deb

md5sum linux-headers-2.6.23-omnislash2.0-v4.7_i686_i386.deb
8556b0129e19cb59442e906988f79b0e  linux-headers-2.6.23-omnislash2.0-v4.7_i686_i386.deb

Para instalar:

sudo dpkg -i linux-image-2.6.23-omnislash2.0-v4.7_i686_i386.deb

sudo dpkg -i linux-headers-2.6.23-omnislash2.0-v4.7_i686_i386.deb
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2008, 13:42 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline rubenssoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #481 Online: 09 de MAR?O de 2008, 13:47 »
Hqxriven
no aguardo dos patches e da config! =D
No esquema de sempre! =D

Esse eu vou testar os tempos de abertura dos programas!

Flw!

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #482 Online: 09 de MAR?O de 2008, 13:50 »
Hqxriven,

quando puder me diz o que posso alterar no kernel do debian para o processador core 2 duo sem comprometer o uso da bateria pois é um notebook.

me passa só a lista e os valores e o path para eu baixar se preciso for.
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

Offline rubenssoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #483 Online: 09 de MAR?O de 2008, 13:52 »
Hqxriven,

quando puder me diz o que posso alterar no kernel do debian para o processador core 2 duo sem comprometer o uso da bateria pois é um notebook.

me passa só a lista e os valores e o path para eu baixar se preciso for.

é só mudar na config do kernel para compilar para Core 2 Duo mas como o "Aspirante a Linus Hqxriven" hhehe disse, aumenta um pouco o processamento então deve usar um pouco mais de bateria!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #484 Online: 09 de MAR?O de 2008, 14:36 »
Citar
é só mudar na config do kernel para compilar para Core 2 Duo mas como o "Aspirante a Linus Hqxriven" hhehe disse, aumenta um pouco o processamento então deve usar um pouco mais de bateria!

"Aspirante a Linus" hehhehe eu agradeço a comparação mas é mais para "Insatisfeito com baixa performance"!!!

sysctl.conf

#Diminuir resquícios na memória
vm.dirty_background_ratio = 5
vm.dirty_ratio = 0
#Diminuir granularidade que aumenta a performance
kernel.sched_min_granularity_ns = 1000000
#Melhora de performance
vm.tail_largefiles = 0
vm.hardmaplimit = 0
#Usar a swap em somente 15% dos casos
vm.mapped = 85
#Impedir a sobre-alocação de memória dos programas
vm.overcommit_memory = 2
vm.overcommit_ratio = 80

O patch e a sequência deles está nesse link:

http://www.divshare.com/download/3977001-51d

Minha config está aí... não sei se a config vai funcionar perfeitamente em outras distribuições por isso use a minha para modificar a sua padrão e não a minha TODA para o seu kernel.

EDIT 1 - Incrível!!! Um amigo aqui do fórum compilou o omnislash no Ubuntu 8.04 em um Pentium 3 e está dando boot em 29 segundos!!!

http://img357.imageshack.us/my.php?image=hardy200803083zw2.png

Parabéns amigo!!! É isso ae... temos que aproveitar melhor nosso hardware!!
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2008, 14:49 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #485 Online: 09 de MAR?O de 2008, 15:34 »

EDIT 1 - O kernel está tão tunado (o omnislash 4.7) que até o meu modem motorola sm56 sentiu!!!


Hqx

Você adicionou os módulos do Motorola no kernel de modo que quando instalado, o discador reconheça o modem automaticamente sem ter que compilar o driver?
Se for isso é ótimo! (sua conexão tá melhor que a minha do VivoZap  ???)

Aproveitando, vc poderia acrescentar logo o driver do modem da VivoZap. É uma linha apenas:
http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=4007

Aqui também tem outros módulos:
http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=379

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #486 Online: 09 de MAR?O de 2008, 18:30 »
Citar
Você adicionou os módulos do Motorola no kernel de modo que quando instalado, o discador reconheça o modem automaticamente sem ter que compilar o driver?
Se for isso é ótimo! (sua conexão tá melhor que a minha do VivoZap  Hein?)

Aproveitando, vc poderia acrescentar logo o driver do modem da VivoZap. É uma linha apenas:
http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=4007

Aqui também tem outros módulos:
http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=379

Ummm... Links Interessantes... Pode deixar que ser for uma simples linha eu coloco... agora os outros drivers eu tenho que ver se consigo colocar...

Se alguém quiser dar mais sugestões ou me ensinar como colocar os módulos de modem no kernel eu agradeço!!! Inserir módulos no kernel para mim é um pouco complicado...

Não coloquei patches para o motorola...
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2008, 18:44 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #487 Online: 09 de MAR?O de 2008, 20:59 »
Hqxriven,

muito obrigado..preciso colocar o path para o Omnislash 2.0-v4.7 ou ele já está com o path? outra coisa, se eu pegar os .deb Omnislash 2.0-v4.7 eles estão para o PIII?se sim, so vou precisar alterar para meu processador ou preciso mexer em mais algo?

OBS: pergunto isso usando o ubuntu.

Agora usando o debian, só adicionar o path no kernel 23 e compilar?
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #488 Online: 09 de MAR?O de 2008, 21:57 »
Bom, só agora vi a versão mais nova, 4.7. Mas mesmo assim, vamos lá (depois testo isso tudo com o 4.7).

Olá amigos da Rede Ubuntu! Voltamos com mais uma rodada de testes!

Antes de mais nada, estive lendo um pouco sobre o assunto de Benchmark de aplicações Linux e não encontrei nada que pudesse ser usado. O comando “Time” se mostra bastante impreciso no sentido de marcar o tempo de abertura da aplicação, pelo menos foi o que pude apurar com minha leitura. Portanto até que alguém encontre um método mais preciso do que o meu “celular Suíço”  :) , pretendo continuar usando-o.

Como podem ver na foto do meu Grub, estou com 3 Kerneis instalados.



 E agora com pelo menos mais dois parâmetros  e suas sub-variantes para modificar, a coisa está ficando um tanto quanto “divertida”! Só gostaria de deixar uma sugestão para o Hq, por favor, explique alguma coisa aos  “pobres mortais” sobre as configurações de “Kernel Granularity”, vm.dirty_ratio, vm.dirty_background_ratio e etc....    Andei lendo um pouco sobre o assunto, mas sei que você poderá elucidar muito melhor o assunto as massas sedentas de conhecimento! :)

Se não puder explicar, pelo menos indique os links com essas informações.  Para trocar em miúdos aos que acompanham o tópico, imaginemos que o Hq nos deu um novo Motor, e agora ele nos presenteia com  a oportunidade de fazer o ajuste fino de acordo com alguns parâmetros de sua máquina.

Mas vamos deixar de rodeios e partir para os finalmentes! Como vocês podem duvidar da precisão do meu “celular Suíço”  :) , resolvi alterar a metodologia dos testes, de forma a deixar evidente se as mudanças nos ajudam no uso diário do sistema.  Mas como? Simples, Ripagem de Cds, DVDs e leitura da biblioteca de músicas (essa vou deixar para comparar com a nova versão 4.7).  Usei isso pois são coisas básicas que um usuário desktop pode fazer, e também estava curioso se as modificações no Kernel podem ajudar a deixar essas tarefas mais rápidas.  Contudo não deixei de lado os testes subjetivos e o meu “celular suíço”.

Como podem ver na foto abaixo, aí estão minhas cobaias iniciais: Um CD de Maria Bethânia e o DVD de Os Incríveis.




Na Screenshot seguinte mostro o meu arquivo Sysctl modificado. Notem que como venho acompanhando as alterações do Hq, fui colocando nomes diferentes para cada modificação.




Configuração Utilizada

Penitum D 820, Gigabyte GA-945GM-S2, 2X512MB Kingston DDR2 667
HDs SATA 80GB (Seagate) e 2 de 160GB (Samsung/Maxtor)
Gravadora DVD/CD LG
Monitor 17Pol LCD LG 1750s
Caixas de Som A4 Tech 2.1
Fonte Dr Hank 500W


Metodologia usada na Ripagem do CD:

Com o Terminal aberto rodando o Htop mais apenas o Sound Juicer em funcionamento ripando as 11 faixas em MP3 com sua configuração padrão. A contagem de tempo se iniciava ao clicar no botão Extrair e prosseguia até  o aviso de ejetar o disco. Ficava observando o uso do Processador com o Htop.

Rodada Número 1 de Ripagem do CD!

Apenas a Otimização de Memória 2 estava sendo usada com vm.dirty_ratio = 1. 

Kernel 2.6.23-Omnislash 2.0-v4.5
RAM Inicial (com terminal+Htop+Sound Juicer): 222MB
RAM Final ( com terminal+Htop+Sound Juicer): 246MB
Tempo Total: 3Min 12Seg e 84cent
Temperatura Final do Processador (saída do lm-sensors): 38 Graus Célsius
Uso dos dois núcleos do Processador: Um dos núcleos em 100% e o outro variava entre 4,6 e 8,6%, o uso entre eles se alternava a cada mudança de faixa.

Kernel 2.6.23-Ominslash 2.0-04
RAM Inicial (com terminal+Htop+Sound Juicer): 224MB
RAM Final ( com terminal+Htop+Sound Juicer): 246MB
Tempo Total: 3Min 12Seg e 94cent
Temperatura Final do Processador (saída do lm-sensors): 41 Graus Célsius
Uso dos dois núcleos do Processador: Carga entre os núcleos bastante distribuída dentro das faixas, muita variação na carga dos núcleos.

Kernel 2.6.22-14 Generic Ubuntu
RAM Inicial (com terminal+Htop+Sound Juicer): 230MB
RAM Final ( com terminal+Htop+Sound Juicer): 234MB
Tempo Total: 3Min 21Seg e 32cent
Temperatura Final do Processador (saída do lm-sensors): 44 Graus Célsius
Uso dos dois núcleos do Processador: Quase 100% nos dois núcleos o tempo todo, ventoinha do Cooler à toda velocidade.

Rodada Número 2 de Ripagem do CD!

Otimização de memória Número 2 com vm.dirty_ratio = 1, mais Performance do Kernel com Granularity_ns em 200000!

Kernel 2.6.23-Omnislash 2.0-v4.5
RAM Inicial (com terminal+Htop+Sound Juicer): 223MB
RAM Final ( com terminal+Htop+Sound Juicer): 245MB
Tempo Total: 3Min 13Seg e 68cent
Temperatura Final do Processador (saída do lm-sensors): 41 Graus Célsius
Uso dos dois núcleos do Processador: Um dos núcleos em 100% e o outro variava entre 4,6 e 8,6%, o uso entre eles se alternava a cada mudança de faixa. Não foi erro não, foi igual a Primeira rodada!

Kernel 2.6.23-Ominslash 2.0-04
RAM Inicial (com terminal+Htop+Sound Juicer): 226MB
RAM Final ( com terminal+Htop+Sound Juicer): 248MB
Tempo Total: 3Min 11Seg e 10cent
Temperatura Final do Processador (saída do lm-sensors): 42 Graus Célsius
Uso dos dois núcleos do Processador: Carga entre os núcleos bastante distribuída dentro das faixas, muita variação na carga dos núcleos.

Kernel 2.6.22-14 Generic Ubuntu

RAM Inicial (com terminal+Htop+Sound Juicer): 228MB
RAM Final ( com terminal+Htop+Sound Juicer): 250MB
Tempo Total: 3Min 16Seg e 32cent
Temperatura Final do Processador (saída do lm-sensors): 43 Graus Célsius
Uso dos dois núcleos do Processador: Um dos núcleos em torno dos 98% e o outro núcleo variando entre 7 e 10% de uso.


Rodada Número 3 de Ripagem do CD!

Otimização de memória Número 2 com vm.dirty_ratio = 0, mais Performance do Kernel com Granularity_ns em 100000!

Kernel 2.6.23-Omnislash 2.0-v4.5
RAM Inicial (com terminal+Htop+Sound Juicer): 223MB
RAM Final ( com terminal+Htop+Sound Juicer): 255MB
Tempo Total: 3Min 11Seg e 22cent
Temperatura Final do Processador (saída do lm-sensors): 42 Graus Célsius
Uso dos dois núcleos do Processador: Um dos núcleos em 100% e o outro variava entre 9 e 12%, o uso entre eles se alternava a cada mudança de faixa. Ventoinha do Cooler bastante ativa.

Kernel 2.6.23-Ominslash 2.0-04
RAM Inicial (com terminal+Htop+Sound Juicer): 225MB
RAM Final ( com terminal+Htop+Sound Juicer): 250MB
Tempo Total: 3Min 14Seg e 57cent
Temperatura Final do Processador (saída do lm-sensors): 43 Graus Célsius
Uso dos dois núcleos do Processador: 100% em um núcleo, outro entre 4 a 10,5%. Bastante alteração de carga entre os núcleos.

Kernel 2.6.22-14 Generic Ubuntu

RAM Inicial (com terminal+Htop+Sound Juicer): 232MB
RAM Final ( com terminal+Htop+Sound Juicer): 254MB
Tempo Total: 3Min 14Seg e 40cent
Temperatura Final do Processador (saída do lm-sensors): 41 Graus Célsius
Uso dos dois núcleos do Processador: Um dos núcleos em torno dos 98% e o outro núcleo variando entre 4 e 19% de uso.

Ripagem do DVD com K9copy!

A contagem de tempo  da transformação de um DVD Original em uma imagem ISO de 4,3GB.

Kernel 2.6.23-Omnislash 2.0-v4.5 – 22Min 58Seg 82Cent

Kernel 2.6.23-Ominslash 2.0-04 – 23Min 03Seg 49Cent

Kernel 2.6.22-14 Generic Ubuntu – 23Min 07Seg 15Cent


Bom, agora vou testar o 4.7 e depois posto mais resultados e as considerações subjetivas.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
« Última modificação: 09 de MAR?O de 2008, 23:16 por gatohumano »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #490 Online: 10 de MAR?O de 2008, 03:01 »
Citar
Hqxriven,

muito obrigado..preciso colocar o path para o Omnislash 2.0-v4.7 ou ele já está com o path? outra coisa, se eu pegar os .deb Omnislash 2.0-v4.7 eles estão para o PIII?se sim, so vou precisar alterar para meu processador ou preciso mexer em mais algo?

OBS: pergunto isso usando o ubuntu.

Agora usando o debian, só adicionar o path no kernel 23 e compilar?

Se vc usa o ubuntu 7.10 só precisa instalar os debs... Eu uso um X2 e meu kernel é compilado para P3...

Kernel Granularity

http://kerneltrap.org/node/8059

Eu estou alterando alguns valores no momento (até agora foi o que deu a maior performance geral)

Outros kernels como o dark do gentoo também deixam a opção de granularidade habilitada no kernel, já o zen coloca essa função no patch cfs tunables mas esse patch abaixa muito a latência e por isso não gostei.

Overcommit

http://www.redhat.com/magazine/001nov04/features/vm/

Pensando melhor para máquinas em geral (acho que a minha estava muito específica para a minha máquina) usem a seguinte config.

#Diminuir resquícios na memória
vm.dirty_background_ratio = 10
vm.dirty_ratio = 0
#Diminuir granularidade que aumenta a performance
kernel.sched_min_granularity_ns = 2000000
#Melhora de performance
vm.tail_largefiles = 0
vm.hardmaplimit = 0
#Percentagem de uso da memória ram antes de usar a swap
vm.mapped = 85
#Impedir a sobre-alocação de memória dos programas
vm.overcommit_memory = 2
vm.overcommit_ratio = 10

Mais uma coisa... A opção kernel.sched_min_granularity_ns = 2000000 e a vm.mapped = 85 é somente para o kernel 2.6.23 e a última para quem usa o patch do Con Kolivas não use no kernel do Ubuntu...

Quanto menor a granularidade mais memória o sistema usa para fazer as tarefas e pode aumentar um pouco mais processamento, se quiser use kernel.sched_min_granularity_ns = 1000000 para melhorar um pouco mas já aviso as consequências!!!

Dependendo da máquina (dual ou quad core) esse parâmetro da granularidade pode ser diminuído aumentando mais a performance!!

E a última:

Kernel virtual memory management

http://hep.kbfi.ee/index.php/IT/KernelTuning

Explicando em uma linguagem mais simples de forma super reduzida:

Granularidade é o tempo da latência em nanosegundos

Dirty ratio e Dirty background- é a percentagem de sujeira que pode ser alocada na memória na abertura de um programa ou um processo.

Overcommit já está bem explicado acima... e aqui também... http://www.mjmwired.net/kernel/Documentation/vm/overcommit-accounting

Vou dar uma olhada gato humano obrigado.

Obrigado pelo teste galactus bem detalhado com informações importantes vou usá-las em um futuro kernel!!! (O 4.7 teve a sua ajuda por causa do post anterior e a do gato humano!!!)

EDIT 1- Mais uma coisa... se não me engano ao instalar o meu kernel o kernel do ubuntu padrão passa a usar o relatime... Pq o patch do kernel relatime modifica o proc/mount então por isso acredito que o kernel do ubuntu tenha tido bons resultados...

Alguém que usa o meu kernel pode testar no kernel do ubuntu padrão o seguinte comando:

cat /proc/mounts

Fui...

Hqx
« Última modificação: 13 de MAR?O de 2008, 10:49 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #491 Online: 10 de MAR?O de 2008, 05:31 »
Aqui no kernel padrão do hardy tambem deu relatime.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #492 Online: 10 de MAR?O de 2008, 11:51 »
Pessoal o gatohumano fez o upload do kernel 23 com os patches omnislash... dessa forma facilitará para as pessoas que usam outras distribuições ou que querem customizar mais o kernel!!!

http://rapidshare.com/files/98382313/linux-2.6.23.17-omnislash2.0-v4.7.tar.bz2.html

Obrigado gatohumano pela colaboração!!!

Qual a sua versão do hardy gatohumano???

EDIT 1 - Como tem ainda gente não acreditando que o ambiente X é executado em RT digitem o comando top e verifiquem a linha...

4708 root      RT -10 73156  41m 5724 S    3  9.4   3:04.00 Xorg

O xorg está sendo executado em Real time com nice -10

Dessa forma sob o ambiente X a performance será melhor pois a execução do X tem maior prioridade!!

Hqx
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2008, 12:41 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #493 Online: 10 de MAR?O de 2008, 18:46 »
Xubuntu

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #494 Online: 11 de MAR?O de 2008, 02:43 »
Qual das versões alpha vc está usando???
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois