Olha só que coisa mais doida.
Já estava partindo para instalar o tal driver Martian e já tinha baixado tudo quando tive a ideia de fazer uma busca no synaptic por ltmodem e por incrível que pareça tem lá nos modulos restritos mas para o linux com final 386 e não generico.
Nunca descobri qual era a diferença entre eles, até perguntei aqui, mas as respostas foram vagas e não vi diferença de desempenho, logo instalei o linux-restricted-modules-2.6.22-14-386.
E claro que veio com outro arquivo linux e é bem grandinho, mas para baixar, tenho ADSL aqui em casa, era mais para fazer o modem funcionar num micro antigo q tenho aqui q estou pensando em levar para a sogra q não tem banda larga...
Só que o modem não respondeu no kppp, apesar de que o modem foi achado e instalado nos modulos restritos, coisa que não acontecia antes, então achei este artigo:
http://www.debianfordummies.org/wiki/index.php/Communication_controller:_Lucent_Agere_V90_no_Ubuntu_Dapper_Drakee mudei só o link para:
# ln -sf /dev/ttyLTM0 /dev/modem
e o modem começou a responder no kppp!!!
ATI: LT V.92 Data+Fax Modem...
ATI 1:E851
Ou seja, não foi necessário compilar nada, mas achei estranho que a versão generico e diferente da 386 que tem mais coisas nos drivers restritos!!!!