Autor Tópico: Modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10  (Lida 17552 vezes)

Offline rogergpjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10
« Online: 19 de Dezembro de 2007, 12:27 »
Olá !!

Sou um usuário Windows de mtos anos, porem preciso aprender a usar o linux.
Estou começando agora..
Já consegui uma vez instalar o Modem SM56 no UBUNTU 7.04 com akele pacote do ALARCON...
Agora estou com problemas em instalar um modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10

Será q tem como???

arlei

  • Visitante
Re: Modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2007, 14:37 »
Olá amigo, seja muito bem vindo.

Tente com isso:
http://wiki.ubuntu-br.org/LucentWinmodem/Edgy

T+
Arlei

alarcon

  • Visitante
Re: Modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2007, 15:11 »
Bem, antes de compilar um driver para modem é necessário ter os seguintes pacotes instalados para o Ubuntu 7.10:

- make
- gcc
- build-essential
- linux-headers-2.6.22-14-generic

E mais estes outros:
- libasound2
- libasound2-dev
- gnome-ppp

Depois de todos estes pacotes, baixe este driver aqui:
http://linmodems.technion.ac.il/packages/ltmodem/sv92/agrsm-20070804.tar.gz

descompacte ele (clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha extrair aqui) e pelo terminal e na pasta criada (agrsm) digite:

sudo make module

sudo make install

Uma dica que posso dar para que você possa instalar todos os pacotes necessários a compilação de um driver de modem e mais o discador gnome-ppp é baixar o meu pacote modem-arquivos-v21.tar.gz e executar o seu script e seguir os mesmos procedimentos que você já seguiu antes para o sm56, mas quando ele mostrar uma janela com os pacotes que vão ser instalados desmarque os relativos ao driver Smartlink (opção Slmodem-2.9.11-20070813 e Sl-Modem-Daemon) e ao ungrab (opção Ungrab-Winmodem) e prossiga com o processo normalmente. Depois você baixar o driver do AGERE e faz o que já foi falado.

E por fim configure o gnome-ppp, pois em Configuração > aba Modem vai estar com o dispositivo errado. Lá deverá estar /dev/ttySL0 ( do driver Samrtlink) mude para /dev/modem ou clique no botão detectar.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2007, 16:52 por alarcon »

Offline rogergpjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2007, 16:05 »
Ok ALARCON........
Vou tentar em casa.......
Espero que dê certo!!

Qualquer coisa volto aki nesse mesmo topico, qm sabe pra poder dizer q vou resolvido o problema ne??

Vlwwww

Offline rogergpjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10
« Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2007, 07:54 »
Desculpa ALARCON.......
Fiz tudo que você tinha me dito, porém.......
Não consegui instalar o modem!!

Fiz o seguinte....

Primeiro instalei o pacote modem-arquivos-v21.tar.gz, do jeito que você tinha me dito.
Depois instalei o pacote agrsm-20070804.tar.gz do mesmo jeito...
Configurei o GNOME-PPP certinho.
Porém....
Quando cliquei em DETECTAR MODEM, não detectou o meu modem.....

Fiz algo errado??
Tem algo mais a se fazer???
Ou o meu modem é impossível de se instalar no UBUNTU, como alguns ja me disseram...
Sei que o LUCENT é bem mais facil, pois instalei na hora, agora.... esse meu AGERE está me dando dores de cabeça.....rssr

OBS: Enquanto isso continuo usando o meu bom e velho WINDOWS XP e as vezes usando a bosque do WINDOWS VISTA!!!

Desde já agradeço!!!

alarcon

  • Visitante
Re: Modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10
« Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2007, 10:17 »
Desculpa ALARCON.......
Fiz tudo que você tinha me dito, porém.......
Não consegui instalar o modem!!

Fiz o seguinte....

Primeiro instalei o pacote modem-arquivos-v21.tar.gz, do jeito que você tinha me dito.
Depois instalei o pacote agrsm-20070804.tar.gz do mesmo jeito...
Configurei o GNOME-PPP certinho.
Porém....
Quando cliquei em DETECTAR MODEM, não detectou o meu modem.....

Fiz algo errado??
Tem algo mais a se fazer???
Ou o meu modem é impossível de se instalar no UBUNTU, como alguns ja me disseram...
Sei que o LUCENT é bem mais facil, pois instalei na hora, agora.... esse meu AGERE está me dando dores de cabeça.....rssr

OBS: Enquanto isso continuo usando o meu bom e velho WINDOWS XP e as vezes usando a bosque do WINDOWS VISTA!!!

Desde já agradeço!!!

Você tentou só com o dispositivo sendo o /dev/modem, talvez para este modem agere o gnome-ppp não consiga detectar e no script de instalação ele já faça o link /dev/modem paontar parao dispositivo correto.

Agora adianto que realmente este modem não é fácil de ativar, este driver acho até que é beta ou algo assim. Tem um usuário que conseguiu, acho que o nome dele é hugleo algo assim também, procure no fórum algum texto dele sobre o modem Agere.
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2007, 10:39 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10
« Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2007, 10:33 »
Bom acabei de ver uns arquivos de dentro da pasta do driver descompactado e no arquivo README dizia para instalá-lo assim:

sudo make module
sudo make install

use o /dev/modem


Já o arquivo ReadmeUpdate.txt para instalá-lo dizia assim:

make clean
make
sudo make install
sudo depmod -a
sudo modprobe agrmodem
sudo modprobe agrserial

use o /dev/modem


então se as dicas passadas logo acima não funcionarem, tente compilar o driver desta última forma. Tente também usar o gnome-ppp como root ( sudo gnome-ppp) só para ver se com ele funciona e então verificar se são problemas de permissões.


===EDITADO===

Veja este link aqui:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,16061.0.html
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2007, 10:42 por alarcon »

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10
« Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2007, 16:15 »
Tenho o 7.04, mas nunca consegui fazer esse modem funcionar. Ele é muito melhor que o pctel, mas fazer o q?!

Offline leo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: Modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10
« Resposta #8 Online: 05 de Janeiro de 2008, 00:50 »
Olha só que coisa mais doida.
Já estava partindo para instalar o tal driver Martian e já tinha baixado tudo quando tive a ideia de fazer uma busca no synaptic por ltmodem e por incrível que pareça tem lá nos modulos restritos mas para o linux com final 386 e não generico.
Nunca descobri qual era a diferença entre eles, até perguntei aqui, mas as respostas foram vagas e não vi diferença de desempenho, logo instalei  o linux-restricted-modules-2.6.22-14-386.
E claro que veio com outro arquivo linux e é bem grandinho, mas para baixar, tenho ADSL aqui em casa, era mais para fazer o modem funcionar num micro antigo q tenho aqui q estou pensando em levar para a sogra q não tem banda larga...

Só que o modem não respondeu no kppp, apesar de que o modem foi achado e instalado nos modulos restritos, coisa que não acontecia antes, então achei este artigo:

http://www.debianfordummies.org/wiki/index.php/Communication_controller:_Lucent_Agere_V90_no_Ubuntu_Dapper_Drake

e mudei só o link para:
# ln -sf /dev/ttyLTM0 /dev/modem

e o modem começou a responder no kppp!!!
ATI: LT V.92 Data+Fax Modem...
ATI 1:E851

Ou seja, não foi necessário compilar nada, mas achei estranho que a versão generico e diferente da 386 que tem mais coisas nos drivers restritos!!!!
 

Offline leo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: Modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10
« Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2008, 01:07 »
O único problema é que sempre que ligo ele perde o link e tenho q faze-lo novamente...
mas volta a funcionar
# ln -sf /dev/ttyLTM0 /dev/modem
Onde seria o melhor lugar para colocar esta linha na inicialização do Ubuntu???

Alias o kernel com final 386 é melhor do que o generico?
No kernel-generico para desligar o micro antigo P3 tinha que colocar acpi=force no menu.lst no kernel-386 não precisou, o micro desliga normalmente!!!

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10
« Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2008, 14:55 »
Eu acho que vou tentar fazer isso. O meu modem lucent sempre foi o melhor em estabilidade e velocidada, comparado com o que uso hj (HSP).

Só espero que não acabe com a configuração que tenho agora. Pq ter um ruim é melhor que não ter heheh

Sobre automatizar o link no boot, eu não posso te dizer qual o arquivo que vc colocaria isso, mas sei que existe.

A melhor solução até agora, pra mim, foi colocar esse comando na inicação do gnome. Assim toda a vez que ele inicia eu só tenho que digitar a minha senha e pronto.

alarcon

  • Visitante
Re: Modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10
« Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2008, 15:09 »
O único problema é que sempre que ligo ele perde o link e tenho q faze-lo novamente...
mas volta a funcionar
# ln -sf /dev/ttyLTM0 /dev/modem
Onde seria o melhor lugar para colocar esta linha na inicialização do Ubuntu???

Alias o kernel com final 386 é melhor do que o generico?
No kernel-generico para desligar o micro antigo P3 tinha que colocar acpi=force no menu.lst no kernel-386 não precisou, o micro desliga normalmente!!!

Pergunto se no kppp não há a opção de você deixar como dispositivo o /dev/ttyLTM0 mesmo, pois pelo que está me parecendo o link /dev/modem está se perdendo toda vez que você dá o boot, então o melhor seria usar o dispositivo mesmo já que o link para ele não fica fixo o que é anormal. O gnome-ppp permite que você digite o dispositivo, já o kppp acho que nas versões novas isso também é possível, mas nas antigas não, por isso tinha-se que fazer o link para o /dev/modem apontar para o verdadeiro dispositivo do modem, pois o /dev/modem já que era uma das opções de dispositivos disponíveis no kppp.

Offline leo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: Modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10
« Resposta #12 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:42 »
realmente como gnome-ppp até detecta automaticamente e nem precisa dizer que é ttySLM0 e disca e tudo e estou usando-o agora via modem lento pra burro linha discada ( e que uso banda de 2M...) e estou usando o ibest de Curitiba.
Só o único problema é como já relatado é que conecta e tudo mas fica naquela janela discando apesar de estar conectado e navegando...
Mas funciona bem sem precisar configurar ou compilar mais nada como disse acima!!!
Só arrumar este "Dsicando" e estará tudo perfeito!

Agora para o proximo desafio: tenho uma placa LG NetoDragon e pelo que vi será outro desafio faze-la funcionar com este kernel novo... mas este será outro topico!!!

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10
« Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2008, 04:50 »
Bem, eu instalei aqui também e meu modem finalmete voltou a vida!!!!

Só tenho 2 problemas agora:

1- o 'Discando' (o gnome-ppp não minimiza, mesmo conectando). Isso já acontecia com o outro modem, então acredito que seja problema com o gnome-ppp.

2- O modem trava o pc!! Isso mesmo. Depois de discar, quando ele conecta (eu acho), ele logo desconecta (um estalo característico do modem, por isso fico sabendo) e tudo trava. No teclado ficam piscando os led do Caps Lock e do Scroll Lock.

Alguém tem ideia de como resolver isso?

alarcon

  • Visitante
Re: Modem AGERE V92 no UBUNTU 7.10
« Resposta #14 Online: 06 de Janeiro de 2008, 11:35 »
Bem, eu instalei aqui também e meu modem finalmete voltou a vida!!!!

Só tenho 2 problemas agora:

1- o 'Discando' (o gnome-ppp não minimiza, mesmo conectando). Isso já acontecia com o outro modem, então acredito que seja problema com o gnome-ppp.

2- O modem trava o pc!! Isso mesmo. Depois de discar, quando ele conecta (eu acho), ele logo desconecta (um estalo característico do modem, por isso fico sabendo) e tudo trava. No teclado ficam piscando os led do Caps Lock e do Scroll Lock.

Alguém tem ideia de como resolver isso?

Veja se nas configurações do discador gnome-ppp na aba Opções está marcada a opção verificar portadora, se estiver deixe ela desmarcada.

Veja também se nos arquivos pap-secrets e chap-secrets que se encontam em /etc/ppp/ no final de cada um tem exatamente a seguinte informação:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

onde os valores entre duas aspas (" ") deve ser, obviamente, seu nome de acesso completo do provedor e sua senha de acesso do provedor.

Atenção que você só pode ver o conteúdo destes arquivos (pap-secrets e chap-secrets) e alterá-los como root.

Quanto a bug do gnome-ppp uma possível solução se encontra comentada aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,26721.msg169512.html#msg169512

Se funciona ou não a dica do link eu não sei.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2008, 11:53 por alarcon »