Autor Tópico: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos  (Lida 133860 vezes)

Offline STIG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #15 Online: 07 de Novembro de 2007, 05:29 »
Boas,esse problema só ocorre com o Ubuntu?As outras distros não tem esse problema?
Sei,vão dizer que aqui é o forum do Ubuntu,e o o que acontece com as outras distros não é problema nosso.
Quando é p/ criticar outras distros esse forum não é o lugar certo,mas quando é para elogiar aqui parece ser o paraiso.
Existe o problema e a correção,,não tenho nenhuma duvida, estão fazendo o possivel e o impossivel para queimar o Ubuntu.
AHHHHHHHHH sou fanboy,qual é o problema? ??? ;D ;D
Achas mesmo?
Normalmente quem utiliza este forum é usuário ubuntu. Que interesse alguém teria em queimar a própria distribuição que usa?
Sinceramente há pessoas que levam isto como religião ou como um clube de futebol. O ubuntu é apenas uma distribuição linux nada mais!

Offline sprit

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #16 Online: 30 de Dezembro de 2007, 00:30 »
Pra ser bem claro acho muito difícil, ou ate mesmo "impossível" Ubuntu estraga disco rígido.
Porque, vamos ver o Ubuntu usa linguagem C, C++, que usa kernel Linux, isso e ate mesmo uma questão de lógica, se tem algo se que possa estraga e uma coisa que nao tem nada haver com, se chama DOS, ai e um problema, vamos ver o DOS usa linguagem de baixo nível instável a e ate vazada, tanto que a Microsoft largo de mão do DOS porque

Ex.:
No mercado do meu pai usa um programa em DOS (Windows XP), costumo chamar de vírus, pra estraga um disco rigido uma coisa assim tenque ter muita forca de vontade. No computador o que acontece, e que, no DOS usa 100% do processador e o disco rígido 100%, vai pro beleleu ( dança ), a sua durabilidade diminui, em cada 1 ano tem que troca de disco rígido.
O DOS e desfasado tanto que no Windows Vista não se usa mas esse programas, e o bash do Linux, consagrado, ou o melhor de tudo ate agora.

Sistema Operacional   Shell
Unix                        Bash  Grande desempenho sem perdas.
Linux                       Bash
Solaris                     Bash   # Por opção.
Mac Os X                 Bash
Windows                  DOS  Gasta muita memoria, processador...

E acho que o único jeito de estragar e o DOS[ relíquia ], e não Ubuntu.

Pena que a Microsoft não fez a mesma coisa quando pego emprestado da Apple para fazer o Windows.
Filme: vale do silício.

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #17 Online: 30 de Dezembro de 2007, 13:04 »
claramente o tópico saiu de seu foco!
discussões entre windows e linux nunca levam a nada!
portanto, façam do fórum um lugar de proveito, e não de discussões!
=)

G85_1

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #18 Online: 03 de Janeiro de 2008, 08:59 »
Uma coisa que me chamou a atenção quando começei a usar o Linux foi que o HD não desliga ou hiberna sei lá, se esta muito tempo parado.   Eu tenho dois HDs instalados no micro e no Windows um dos HDs que só contém dados e pouco utilizado desligava qdo. não estava em uso já no Linux isso não aconteçe e se existe uma maneira de configurar para que o mesmo fique igual ao Windows eu ainda não descobri, não seria o caso de haver um gerenciador administrando o uso e desligando quando o mesmo não esta sendo requisitado e porque seguir recomendações de fabricante afinal desligar ou hibernar quando esta muito parado prejudica o HD se prejudica então quem esta danificando é o Windows ou o Linux?

Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #19 Online: 03 de Janeiro de 2008, 21:32 »
Tem como sim, é so vc desmontar o hdd quando vc estiver usando ubuntu.

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Offline Thorn Striff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
  • Live together or die alone
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #20 Online: 04 de Janeiro de 2008, 00:05 »
Tem como sim, é so vc desmontar o hdd quando vc estiver usando ubuntu.

Pouquissimo pratica ficar montando e desmontando o HD. Será que não existe uma opção automática?

G85_1

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #21 Online: 05 de Janeiro de 2008, 10:17 »
Após ler o artigo informado nesse tópico imaginei se o que está escrito a seguir é possivel no Linux:

"Reduzir a rotação dos HDs ou até mesmo desligar temporariamente. Além de economizar energia, se for feito de forma eficiente, isto aumenta a vida útil do HD, pois mantém a sua temperatura mais baixa.
Quando entram em modo de economia de energia, a cabeça de leitura/gravação dos HDs também podem ser descarregadas (unloaded). Quem decide quando fazer isso é o sistema operacional, através de seu sistema de gerenciamento de energia. Este é um ponto importante, pois existe um limite máximo de vezes que a cabeça de gravação pode ser carregada/descarregada.

Esse texto me deixou preocupado, pois me parece que não é assim que esta funcionando é claro que esse problema não ocasiona problemas no HD a curto prazo e que o mesmo se assim ocorrer diminua a vida util em algo não muito significativo, entretanto é uma medida que requer uma atenção maior.

 http://alexblog.eeol.org/linux/aumentando-a-vida-util-dos-hds/
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2008, 08:40 por G85_1 »

Offline la_de_longe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 198
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #22 Online: 07 de Janeiro de 2008, 00:07 »
Ei isso pode ser sim verdade!

Sempre fui adepto ao linux e fã do Ubuntu mas a  falta de jogos nau mme deixa usar só ele me minha maquina. mas  a questão é que meu HD ta uma droga e ate agora nem se quer passou por minha cabeça que fosse culpa do Ubuntu,  mas agora fiqeui grilado!

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #23 Online: 24 de MAR?O de 2008, 14:25 »
Um HD custa menos que os serviços pagos e produtos da Microsoft. Com a economia dá pra comprar até um computador novo. Ou equipar o que já usa.

Offline Tim_booth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
    • Era uma vez um rapaz...
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #24 Online: 24 de MAR?O de 2008, 18:02 »
Obrigado pelo link, ajudou imenso. O meu disco, com menos de uma semana, já fez 3975 ciclos, e só tem Ubuntu desde quinta. Grave.

Cheers.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #25 Online: 24 de MAR?O de 2008, 19:35 »
Obrigado pelo link, ajudou imenso. O meu disco, com menos de uma semana, já fez 3975 ciclos, e só tem Ubuntu desde quinta. Grave.

Cheers.

Além deste assunto ser bastante controverso, pois nem todos compartilham exatamente desta mesmo teoria vale a pena se precaver. A questão aqui é, quanto subiu o valor (de 3975 ciclos) desde que passou a usar o Ubuntu, e não quantos ciclos ele tem até aqui.

Verifique isto algumas vezes, e ai sim veja se esta crescendo muito o número, pois se não tiver não é tão grave assim.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Tim_booth

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
    • Era uma vez um rapaz...
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #26 Online: 25 de MAR?O de 2008, 10:02 »
Verifique isto algumas vezes, e ai sim veja se esta crescendo muito o número, pois se não tiver não é tão grave assim.

Sim, verifiquei antes de fazer alterações. Não me lembro do número exacto, mas sei que em 10 minutos foram mais de 20 ciclos.

Offline cristianoquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #27 Online: 25 de MAR?O de 2008, 11:26 »
Não consegui baixar o programa para corrigir o problema  ???
Alguém mais teve esse problema  ???

Offline cristianoquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #28 Online: 25 de MAR?O de 2008, 11:45 »
A mensagem que aparece no synaptic é a de baixo:
W: Falha ao obter http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/s/smartmontools/smartmontools_5.37-5ubuntu2_i386.deb
  Não foi possível conectar em br.archive.ubuntu.com:80 (200.17.202.1), conexão expirou

Offline hedertone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #29 Online: 25 de MAR?O de 2008, 13:52 »
A mensagem que aparece no synaptic é a de baixo:
W: Falha ao obter http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/s/smartmontools/smartmontools_5.37-5ubuntu2_i386.deb
  Não foi possível conectar em br.archive.ubuntu.com:80 (200.17.202.1), conexão expirou

baixa direto desse link e executa... eu instalei o programa assim