Autor Tópico: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos  (Lida 134503 vezes)

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #45 Online: 30 de MAR?O de 2008, 13:03 »
Uma coisa que me chamou a atenção quando começei a usar o Linux foi que o HD não desliga ou hiberna sei lá, se esta muito tempo parado.   Eu tenho dois HDs instalados no micro e no Windows um dos HDs que só contém dados e pouco utilizado desligava qdo. não estava em uso já no Linux isso não aconteçe e se existe uma maneira de configurar para que o mesmo fique igual ao Windows eu ainda não descobri, não seria o caso de haver um gerenciador administrando o uso e desligando quando o mesmo não esta sendo requisitado e porque seguir recomendações de fabricante afinal desligar ou hibernar quando esta muito parado prejudica o HD se prejudica então quem esta danificando é o Windows ou o Linux?


Meu querido amigo G85_1  .
seguinte comom técnico de Eletrônica e Analista técnico de Informática ( Manutenção de equipamentos de informática )
e por experiencia propria posso te dizer que equipamentos eletro-eletronicos quanto mais tempo ligado melhora o tempo de vida útil do equeipamento tanto é que eu vou no gerenciador de energia do setup da minha placa mãe e desabilito todos aqueles troços de desligar hd monitor e por ai vai colocalo monitor e hd em standby para mim é um erro pois desgasta o equipamento eletronicamente.
Veja bem ( comercial da votorantin :) ) quando o monitor ou hd desliga modo standby quando vc mexe no mouse ele volta a ligar da-se um pico de energia certo se fizer isso varias vezes ao dia os componentes vão se desgastando eletronicamente tipo uma bateria viciada se vc coloca a bateria para carregar várias vezes ao dia ele vicia
meu pc tem 3 hds um de 1 tera 2 de 80  minha máquina eu só desligo uma vez por mês para fazer manutenção de limpeza  e fica ligado direto o monitor eu desligo no botão mesmo e os hds ficam todos ligados
assim funciona também um server dev qualquer empresa.
por tanto meu amigo tome muito cuidado com esses liga/desliga de hd e monitor que vc pode acabar diminuindo e muito a vida util de seus equipamentos.
Isso é o que acontece com muita gente ai vem dizer que foi a microsoft ou o linux que deram problema noequipamento
por causa do gerenciamento de energia
PS: tenho minha máquina desde 2003 geralmente ela fica ligada 24:00 por dia e até agora só troquei hd mesmo para aulmentar a capacidade  o resto placa mãe monitor e todo o mais nunca me deram problema. 

Marcelo,

Como Engenheiro eletrônico serei obrigado a apenas concordar em partes como você... É sabido que o liga e desliga de equipamentos é nocivo a componentes eletrônicos, devido a pico de energia, carga/descarga de capacitores, etc... No entanto temos que ser analíticos para estudar cada caso. É evidente que servidores necessitem estar online 24hrs por dia, agora uma máquina de uso residencial onde muitas vezes o usuário utiliza apenas 2 horas ao dia seria loucura.

Alguns pontos são importantes de serem analisados:

-o consumo de energia elétrica desnecessário traz impacto ambiental direto!
-monitores LCD trabalham com fonte e lampadas backlight que tem vida útil (motivo pelo qual o gerenciamento de energia visa o desligar dos monitores), Casos de monitores CRT consomem muito não valendo a pena deixá-los ligados direto.
-Discos rígidos tem tempo de vida útil além dos start/stop cycles como desgaste de rolamentos, perda de desempenho por desgaste mecânico e da cabeça de leitura entre outros.
-Lógicamente se você trabalha o dia todo na frente do micro, não deverá colocar pra desligar o monitor em um tempo de ociosidade de 3 minutos por exemplo.

Concluindo:

Economia de energia tem sido muito importante nos tempos em que estamos vivendo e todo o desgaste desnecessário não é sensato, mas como disse vai de cada aplicação.

Abrs.
Junior

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #46 Online: 30 de MAR?O de 2008, 16:35 »
Esclarecedor. Bom de tempos em tempos temos que trocar os equipamentos, não vai durar para sempre. A economia de energia seria legal para o país. Em todo caso ainda não consegui fazer o comando rodar.

Citar
sellassie@sellassie-laptop:~$ sudo smartctl -A /dev/hda | grep Load_Cycle_Count
sellassie@sellassie-laptop:~$

Não aconteceu nada. Tentei também com hda1 e o processo foi o mesmo. Não vou saber quantos ciclos eu tenho.

G85_1

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #47 Online: 30 de MAR?O de 2008, 16:57 »
Esclarecedor. Bom de tempos em tempos temos que trocar os equipamentos, não vai durar para sempre. A economia de energia seria legal para o país. Em todo caso ainda não consegui fazer o comando rodar.

Citar
sellassie@sellassie-laptop:~$ sudo smartctl -A /dev/hda | grep Load_Cycle_Count
sellassie@sellassie-laptop:~$

Não aconteceu nada. Tentei também com hda1 e o processo foi o mesmo. Não vou saber quantos ciclos eu tenho.

Entre no diretório /dev e da uma olhada no qual vc tem lá se é o hda, hdb, sda, sdb e faça o comando novamente caso contrario digite no terminal:    sudo smartctl -A /dev/hda
se aparecer:SMART Disabled. Use option -s with argument 'on' to enable it.
digite novamente:   sudo smartctl -s on /dev/hda
Agora digite novamente:    sudo smartctl -A /dev/hda    (deve agora mostrar todas as informações possiveis do smartmontools, aconselho também aumentar a janela do terminal para visualisar melhor)
Obs.: Lembre de substituir hda por aquele que encontrar no seu /dev
Qualquer problema poste aqui novamente, entretanto para enriquecer mais o conhecimento dessa ferramenta digite também no terminal: man smartctl     e serão mostrados a vc todos os possiveis comandos com essa ferramenta, pode ir foleando com Page Down e no final digite :q para sair no prompt novamente.
« Última modificação: 30 de MAR?O de 2008, 18:32 por G85_1 »

G85_1

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #48 Online: 30 de MAR?O de 2008, 17:18 »
Meu querido amigo G85_1  .
seguinte como técnico de Eletrônica e Analista técnico de Informática ( Manutenção de equipamentos de informática )
e por experiencia propria posso te dizer que equipamentos eletro-eletronicos quanto mais tempo ligado melhora o tempo de vida útil do equeipamento tanto é que eu vou no gerenciador de energia do setup da minha placa mãe e desabilito todos aqueles troços de desligar hd monitor e por ai vai colocalo monitor e hd em standby para mim é um erro pois desgasta o equipamento eletronicamente.
Veja bem ( comercial da votorantin :) ) quando o monitor ou hd desliga modo standby quando vc mexe no mouse ele volta a ligar da-se um pico de energia certo se fizer isso varias vezes ao dia os componentes vão se desgastando eletronicamente tipo uma bateria viciada se vc coloca a bateria para carregar várias vezes ao dia ele vicia
meu pc tem 3 hds um de 1 tera 2 de 80  minha máquina eu só desligo uma vez por mês para fazer manutenção de limpeza  e fica ligado direto o monitor eu desligo no botão mesmo e os hds ficam todos ligados
assim funciona também um server dev qualquer empresa.
por tanto meu amigo tome muito cuidado com esses liga/desliga de hd e monitor que vc pode acabar diminuindo e muito a vida util de seus equipamentos.
Isso é o que acontece com muita gente ai vem dizer que foi a microsoft ou o linux que deram problema noequipamento
por causa do gerenciamento de energia
PS: tenho minha máquina desde 2003 geralmente ela fica ligada 24:00 por dia e até agora só troquei hd mesmo para aulmentar a capacidade  o resto placa mãe monitor e todo o mais nunca me deram problema. 

Eu pensei tudo isso que disse no começo quando me deparei com o problema. entretanto, estudando melhor o assunto não achei tão errado assim, portanto, se vc que conheçe mais profundamente eletronica pudesse ler o que escrevi na mensagem seguinte (#21) onde espliquei melhor a minha preocupação poderia dar a sua opinião para que dessa forma todos pudessem ter uma maior compreensão.  Acrescento a essa também a preocupação que estudo nesse momento uma maneira baixar a temperatura do processador fazendo que o processador entre em um de seus modos de gerenciamento de consumo elétrico quando ele detecta que o processador está ocioso. Nesses modos de gerenciamento de consumo elétrico, o clock interno do processador é abaixado, fazendo com que ele produza menos calor e consuma menos energia o que pode reduzir o desgaste e Elevar a vida útil podendo evitar também Travamentos aleatórios; Resets aleatórios; Eventual queima do processador, eu sei que pode ser desnecessário visto a evolução e troca de maquinas que fazemos entretanto quando a mesma é muito solicitada como a sua que fica ligada 24hs pode ser útil, além da economia de energia é claro.
« Última modificação: 30 de MAR?O de 2008, 18:13 por G85_1 »

Offline Marcelo_walmart

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 259
  • Colaborem com o meu Blog
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #49 Online: 30 de MAR?O de 2008, 19:11 »
Uma coisa que me chamou a atenção quando começei a usar o Linux foi que o HD não desliga ou hiberna sei lá, se esta muito tempo parado.   Eu tenho dois HDs instalados no micro e no Windows um dos HDs que só contém dados e pouco utilizado desligava qdo. não estava em uso já no Linux isso não aconteçe e se existe uma maneira de configurar para que o mesmo fique igual ao Windows eu ainda não descobri, não seria o caso de haver um gerenciador administrando o uso e desligando quando o mesmo não esta sendo requisitado e porque seguir recomendações de fabricante afinal desligar ou hibernar quando esta muito parado prejudica o HD se prejudica então quem esta danificando é o Windows ou o Linux?


Meu querido amigo G85_1  .
seguinte comom técnico de Eletrônica e Analista técnico de Informática ( Manutenção de equipamentos de informática )
e por experiencia propria posso te dizer que equipamentos eletro-eletronicos quanto mais tempo ligado melhora o tempo de vida útil do equeipamento tanto é que eu vou no gerenciador de energia do setup da minha placa mãe e desabilito todos aqueles troços de desligar hd monitor e por ai vai colocalo monitor e hd em standby para mim é um erro pois desgasta o equipamento eletronicamente.
Veja bem ( comercial da votorantin :) ) quando o monitor ou hd desliga modo standby quando vc mexe no mouse ele volta a ligar da-se um pico de energia certo se fizer isso varias vezes ao dia os componentes vão se desgastando eletronicamente tipo uma bateria viciada se vc coloca a bateria para carregar várias vezes ao dia ele vicia
meu pc tem 3 hds um de 1 tera 2 de 80  minha máquina eu só desligo uma vez por mês para fazer manutenção de limpeza  e fica ligado direto o monitor eu desligo no botão mesmo e os hds ficam todos ligados
assim funciona também um server dev qualquer empresa.
por tanto meu amigo tome muito cuidado com esses liga/desliga de hd e monitor que vc pode acabar diminuindo e muito a vida util de seus equipamentos.
Isso é o que acontece com muita gente ai vem dizer que foi a microsoft ou o linux que deram problema noequipamento
por causa do gerenciamento de energia
PS: tenho minha máquina desde 2003 geralmente ela fica ligada 24:00 por dia e até agora só troquei hd mesmo para aulmentar a capacidade  o resto placa mãe monitor e todo o mais nunca me deram problema. 

Marcelo,

Como Engenheiro eletrônico serei obrigado a apenas concordar em partes como você... É sabido que o liga e desliga de equipamentos é nocivo a componentes eletrônicos, devido a pico de energia, carga/descarga de capacitores, etc... No entanto temos que ser analíticos para estudar cada caso. É evidente que servidores necessitem estar online 24hrs por dia, agora uma máquina de uso residencial onde muitas vezes o usuário utiliza apenas 2 horas ao dia seria loucura.

Alguns pontos são importantes de serem analisados:

-o consumo de energia elétrica desnecessário traz impacto ambiental direto!
-monitores LCD trabalham com fonte e lampadas backlight que tem vida útil (motivo pelo qual o gerenciamento de energia visa o desligar dos monitores), Casos de monitores CRT consomem muito não valendo a pena deixá-los ligados direto.
-Discos rígidos tem tempo de vida útil além dos start/stop cycles como desgaste de rolamentos, perda de desempenho por desgaste mecânico e da cabeça de leitura entre outros.
-Lógicamente se você trabalha o dia todo na frente do micro, não deverá colocar pra desligar o monitor em um tempo de ociosidade de 3 minutos por exemplo.

Concluindo:

Economia de energia tem sido muito importante nos tempos em que estamos vivendo e todo o desgaste desnecessário não é sensato, mas como disse vai de cada aplicação.

Abrs.
Junior




Veja bem analisando melhor o meu post no seu ponto de vista concordo contigo
também não posso querer que todo mundo deixe o Pc ligado 24Hs por dia como eu.
Mais assim uma pessoa que usa o pc apenas 2 horas por dia ( acho meio dificil com a popularização da net hoje em dia alguem usar por apenas 2 horas ) não precisaria tipo deixar ibernar e esssas coisas todas configuradas. tipo por experiencia propria
perdi uma radeon por causa da porcaria do hibernar do windows.
uma economia de energia também seria  essas pessoas que usam pouco o pc  seria reunir todo o seu trabalho e executa-los todos de uma vez só para evitar o " ah esqueci de mandar aquele e-mail com a planilha tal para a empresa " la vai ele e liga a maquina de novo sem ou menos esperar os disco pararem como ja vi muito cliente meu fazendo.
Tipo posso até ter falado besteira no meu outro post, mas apenas quis expor que ao meu exemplo eu fico com a maquina ligada e não tive problema nenhum e também só quis expor o perigo para os liga e desliga desenfreado e não que todo mundo
ficase com a maquina ligada 24hs.
Também tem aquelas pessoas que configuram pra desligar o monitor ( standby ) a cada 2 minutos e por ai vai.
Bem seila se falei besteira o povo que me desculpe e pode mandar me Linxar :)       

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #50 Online: 30 de MAR?O de 2008, 19:31 »
Citar
sellassie@sellassie-laptop:/dev$ sellassie@sellassie-laptop:~$ sudo smartctl -A /dev/hda
bash: sellassie@sellassie-laptop:~$: comando não encontrado
sellassie@sellassie-laptop:/dev$ sudo smartctl -s on /dev/hda[sudo] password for sellassie:
smartctl version 5.37 [i686-pc-linux-gnu] Copyright (C) 2002-6 Bruce Allen
Home page is http://smartmontools.sourceforge.net/

SMART support is: Unavailable - Packet Interface Devices [this device: CD/DVD] don't support ATA SMART
A mandatory SMART command failed: exiting. To continue, add one or more '-T permissive' options.
sellassie@sellassie-laptop:/dev$ sudo smartctl -A /dev/hda
smartctl version 5.37 [i686-pc-linux-gnu] Copyright (C) 2002-6 Bruce Allen
Home page is http://smartmontools.sourceforge.net/

SMART support is: Unavailable - Packet Interface Devices [this device: CD/DVD] don't support ATA SMART
A mandatory SMART command failed: exiting. To continue, add one or more '-T permissive' options.
sellassie@sellassie-laptop:/dev$ sudo smartctl -A /dev/hda
smartctl version 5.37 [i686-pc-linux-gnu] Copyright (C) 2002-6 Bruce Allen
Home page is http://smartmontools.sourceforge.net/

SMART support is: Unavailable - Packet Interface Devices [this device: CD/DVD] don't support ATA SMART
A mandatory SMART command failed: exiting. To continue, add one or more '-T permissive' options.
sellassie@sellassie-laptop:/dev$ sudo smartctl -A /dev/hda | grep Load_Cycle_Count
sellassie@sellassie-laptop:/dev$

Meu dispositivo é hda mas o comando ainda não tá retornando o número de ciclos como vê na última linha.

G85_1

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #51 Online: 30 de MAR?O de 2008, 19:57 »
Citar
sellassie@sellassie-laptop:/dev$ sellassie@sellassie-laptop:~$ sudo smartctl -A /dev/hda
bash: sellassie@sellassie-laptop:~$: comando não encontrado
sellassie@sellassie-laptop:/dev$ sudo smartctl -s on /dev/hda[sudo] password for sellassie:
smartctl version 5.37 [i686-pc-linux-gnu] Copyright (C) 2002-6 Bruce Allen
Home page is http://smartmontools.sourceforge.net/

SMART support is: Unavailable - Packet Interface Devices [this device: CD/DVD] don't support ATA SMART
A mandatory SMART command failed: exiting. To continue, add one or more '-T permissive' options.
sellassie@sellassie-laptop:/dev$ sudo smartctl -A /dev/hda
smartctl version 5.37 [i686-pc-linux-gnu] Copyright (C) 2002-6 Bruce Allen
Home page is http://smartmontools.sourceforge.net/

SMART support is: Unavailable - Packet Interface Devices [this device: CD/DVD] don't support ATA SMART
A mandatory SMART command failed: exiting. To continue, add one or more '-T permissive' options.
sellassie@sellassie-laptop:/dev$ sudo smartctl -A /dev/hda
smartctl version 5.37 [i686-pc-linux-gnu] Copyright (C) 2002-6 Bruce Allen
Home page is http://smartmontools.sourceforge.net/

SMART support is: Unavailable - Packet Interface Devices [this device: CD/DVD] don't support ATA SMART
A mandatory SMART command failed: exiting. To continue, add one or more '-T permissive' options.
sellassie@sellassie-laptop:/dev$ sudo smartctl -A /dev/hda | grep Load_Cycle_Count
sellassie@sellassie-laptop:/dev$

Meu dispositivo é hda mas o comando ainda não tá retornando o número de ciclos como vê na última linha.

Me fala qual as caracteristicas da sua maquina tipo(marca); processador; hd, de principio me parece incompatibilidade.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #52 Online: 30 de MAR?O de 2008, 20:17 »
Uma coisa que me chamou a atenção quando começei a usar o Linux foi que o HD não desliga ou hiberna sei lá, se esta muito tempo parado.   Eu tenho dois HDs instalados no micro e no Windows um dos HDs que só contém dados e pouco utilizado desligava qdo. não estava em uso já no Linux isso não aconteçe e se existe uma maneira de configurar para que o mesmo fique igual ao Windows eu ainda não descobri, não seria o caso de haver um gerenciador administrando o uso e desligando quando o mesmo não esta sendo requisitado e porque seguir recomendações de fabricante afinal desligar ou hibernar quando esta muito parado prejudica o HD se prejudica então quem esta danificando é o Windows ou o Linux?


Meu querido amigo G85_1  .
seguinte comom técnico de Eletrônica e Analista técnico de Informática ( Manutenção de equipamentos de informática )
e por experiencia propria posso te dizer que equipamentos eletro-eletronicos quanto mais tempo ligado melhora o tempo de vida útil do equeipamento tanto é que eu vou no gerenciador de energia do setup da minha placa mãe e desabilito todos aqueles troços de desligar hd monitor e por ai vai colocalo monitor e hd em standby para mim é um erro pois desgasta o equipamento eletronicamente.
Veja bem ( comercial da votorantin :) ) quando o monitor ou hd desliga modo standby quando vc mexe no mouse ele volta a ligar da-se um pico de energia certo se fizer isso varias vezes ao dia os componentes vão se desgastando eletronicamente tipo uma bateria viciada se vc coloca a bateria para carregar várias vezes ao dia ele vicia
meu pc tem 3 hds um de 1 tera 2 de 80  minha máquina eu só desligo uma vez por mês para fazer manutenção de limpeza  e fica ligado direto o monitor eu desligo no botão mesmo e os hds ficam todos ligados
assim funciona também um server dev qualquer empresa.
por tanto meu amigo tome muito cuidado com esses liga/desliga de hd e monitor que vc pode acabar diminuindo e muito a vida util de seus equipamentos.
Isso é o que acontece com muita gente ai vem dizer que foi a microsoft ou o linux que deram problema noequipamento
por causa do gerenciamento de energia
PS: tenho minha máquina desde 2003 geralmente ela fica ligada 24:00 por dia e até agora só troquei hd mesmo para aulmentar a capacidade  o resto placa mãe monitor e todo o mais nunca me deram problema. 

Marcelo,

Como Engenheiro eletrônico serei obrigado a apenas concordar em partes como você... É sabido que o liga e desliga de equipamentos é nocivo a componentes eletrônicos, devido a pico de energia, carga/descarga de capacitores, etc... No entanto temos que ser analíticos para estudar cada caso. É evidente que servidores necessitem estar online 24hrs por dia, agora uma máquina de uso residencial onde muitas vezes o usuário utiliza apenas 2 horas ao dia seria loucura.

Alguns pontos são importantes de serem analisados:

-o consumo de energia elétrica desnecessário traz impacto ambiental direto!
-monitores LCD trabalham com fonte e lampadas backlight que tem vida útil (motivo pelo qual o gerenciamento de energia visa o desligar dos monitores), Casos de monitores CRT consomem muito não valendo a pena deixá-los ligados direto.
-Discos rígidos tem tempo de vida útil além dos start/stop cycles como desgaste de rolamentos, perda de desempenho por desgaste mecânico e da cabeça de leitura entre outros.
-Lógicamente se você trabalha o dia todo na frente do micro, não deverá colocar pra desligar o monitor em um tempo de ociosidade de 3 minutos por exemplo.

Concluindo:

Economia de energia tem sido muito importante nos tempos em que estamos vivendo e todo o desgaste desnecessário não é sensato, mas como disse vai de cada aplicação.

Abrs.
Junior




Veja bem analisando melhor o meu post no seu ponto de vista concordo contigo
também não posso querer que todo mundo deixe o Pc ligado 24Hs por dia como eu.
Mais assim uma pessoa que usa o pc apenas 2 horas por dia ( acho meio dificil com a popularização da net hoje em dia alguem usar por apenas 2 horas ) não precisaria tipo deixar ibernar e esssas coisas todas configuradas. tipo por experiencia propria
perdi uma radeon por causa da porcaria do hibernar do windows.
uma economia de energia também seria  essas pessoas que usam pouco o pc  seria reunir todo o seu trabalho e executa-los todos de uma vez só para evitar o " ah esqueci de mandar aquele e-mail com a planilha tal para a empresa " la vai ele e liga a maquina de novo sem ou menos esperar os disco pararem como ja vi muito cliente meu fazendo.
Tipo posso até ter falado besteira no meu outro post, mas apenas quis expor que ao meu exemplo eu fico com a maquina ligada e não tive problema nenhum e também só quis expor o perigo para os liga e desliga desenfreado e não que todo mundo
ficase com a maquina ligada 24hs.
Também tem aquelas pessoas que configuram pra desligar o monitor ( standby ) a cada 2 minutos e por ai vai.
Bem seila se falei besteira o povo que me desculpe e pode mandar me Linxar :)       

Tem uma regra muito simples : se vc vai usar o computador de novo daqui a duas horas, não desligue.
Se ele precisa ficar ligado o dia todo, preserve o monitor e o HD, como bem disse o Junior_Sampa.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

G85_1

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #53 Online: 30 de MAR?O de 2008, 20:47 »
Veja bem analisando melhor o meu post no seu ponto de vista concordo contigo
também não posso querer que todo mundo deixe o Pc ligado 24Hs por dia como eu.
Mais assim uma pessoa que usa o pc apenas 2 horas por dia ( acho meio dificil com a popularização da net hoje em dia alguem usar por apenas 2 horas ) não precisaria tipo deixar ibernar e esssas coisas todas configuradas. tipo por experiencia propria
perdi uma radeon por causa da porcaria do hibernar do windows.
uma economia de energia também seria  essas pessoas que usam pouco o pc  seria reunir todo o seu trabalho e executa-los todos de uma vez só para evitar o " ah esqueci de mandar aquele e-mail com a planilha tal para a empresa " la vai ele e liga a maquina de novo sem ou menos esperar os disco pararem como ja vi muito cliente meu fazendo.
Tipo posso até ter falado besteira no meu outro post, mas apenas quis expor que ao meu exemplo eu fico com a maquina ligada e não tive problema nenhum e também só quis expor o perigo para os liga e desliga desenfreado e não que todo mundo
ficase com a maquina ligada 24hs.
Também tem aquelas pessoas que configuram pra desligar o monitor ( standby ) a cada 2 minutos e por ai vai.
Bem seila se falei besteira o povo que me desculpe e pode mandar me Linxar :)       

Tem uma regra muito simples : se vc vai usar o computador de novo daqui a duas horas, não desligue.
Se ele precisa ficar ligado o dia todo, preserve o monitor e o HD, como bem disse o Junior_Sampa.
[/quote]

Esse assunto é controversso mesmo, não quero julgar se este ou aquele esta errado, estamos tentando encontrar um consenso nisso tudo de acordo com alguns editoriais o gerenciamento de energia poderia beneficiar o computador como um todo a idéia seria diminuir a temperatura e os ciclos de carga ao mesmo tempo.   Se desligar o gerenciamento de energia diminuiria os ciclos de carga ao minimo, mas aumentaria a temperatura além do normal.  O hd trabalhando aquece e aquece os outros também, além do processador, placa de video e fonte que necessitam dissipadores de calor se não for muito solicitado poderia diminuir a velocidade ou até parar de acordo com estatísticas e parâmetros de utilização do mesmo, o processador também pode diminuir o consumo e temperatura, esse gerenciamento pode ser automatizado e aumentar a vida útil do processador, do hd que também pouparia rolamentos, etc pois um hd ou processador muito aquecido também é prejudicado.
A velocidade eu vi que em alguns HD's só podem ser configuradas entre off, 128 (calmo e silencioso) e 254 (rapido), mas em outros o ajuste pode ser feito entre 0 e 254.
Existem casos como por exemplo:"notebook (Acer Aspire 5100-3577) executou 71 ciclos em 20 minutos. Tenho o note a seis meses e ele ja executou um total de 104800 ciclos, o que segundo as expectativas me da mais cerca de 18 dias corridos de uso." É o que diz Marcos Paulo no Weblog de Alex's entre outros.
Não me parece ser um problema exclusivo do Linux, pois segundo esse outro relato:
"O que eu acho estranho é que em 2 meses eu tive um valor tão alto de ciclos, e isso tudo usando o MacOS!" Relatado pelo Cesar
Mais um trecho:"acabei de compra meu acer aspire 3100, e instalei o windows xp,só pra ver, fui la no everest pra saber quantos Load/Unload Cycle Count já tinha com o windows xp, e pra minha surpresa tinha ja 718, e tava fazendo um a cada 2 minutos." é o que diz Rodrigo Neri de Souza (no trecho editado).
Esses relatos contradizem as Respostas #7 e #32.  A meu ver confere maior credibilidade ao Linux que abriu o caso.
Me parece que o assunto merece ser pensado melhor.
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2008, 14:17 por G85_1 »

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #54 Online: 30 de MAR?O de 2008, 22:29 »
Meu processador é Intel celeron m 410, marca positivo. O HD eu não sei mas deve ser da positivo também, não dá pra abrir o laptop que perde a garantia.

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #55 Online: 30 de MAR?O de 2008, 22:39 »
Procurei em informações de hardware, mas não consegui ler. Como se chama HD naquela janela?

G85_1

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #56 Online: 31 de MAR?O de 2008, 08:45 »
Procurei em informações de hardware, mas não consegui ler. Como se chama HD naquela janela?

Em "Informações de Hardware" vc tem o item IDE device (master) expandindo logo a baixo no meu caso esta o HD SANSUNG SP2514N  clicando sobre ele aparece do lado direito da janela duas abas click em avançado, na primeira linha terceira coluna Value /dev/hda saber isso é para descartar essa mensagem: SMART support is: Unavailable - Packet Interface Devices [this device: CD/DVD] don't support ATA SMART.
Pode ser também que o seu HD não tenha suporte a tecnologia SMART, entretanto vamos investigar mais um pouco.
Digite:
>sudo  hdparm -I /dev/hda
coloque o resultado aqui para compararmos.
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2008, 12:26 por G85_1 »

Offline twelvetribes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Jah Rasta I-tes
    • Ver perfil
    • Pagina pessoal
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #57 Online: 31 de MAR?O de 2008, 20:38 »
Citar
sellassie@sellassie-laptop:~$ sudo smartctl -A /dev/hdc | grep Load_Cycle_Count
193 Load_Cycle_Count        0x0012   095   095   000    Old_age   Always       -       56276


Era hdc o nome do meu HD. Já fez 56276 ciclos em 1 mês. Acho que em quatro meses meu HD já se vai. O laptop ainda na garantia.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #58 Online: 01 de Abril de 2008, 09:30 »
E se o serviço laptop mode for desativado esses problemas continuam???
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

G85_1

  • Visitante
Re: Afinal o Ubuntu não danifica os discos rígidos
« Resposta #59 Online: 01 de Abril de 2008, 10:17 »
E se o serviço laptop mode for desativado esses problemas continuam???

Pode ser que sim, no Ubuntu 6.10 era desabilitado por padrão e no Suse é usado o powersaved, entretanto existem casos relatados também conforme: https://bugzilla.novell.com/show_bug.cgi?id=338230
No caso de preferir mante-lo funcionando pode ser também que o o tempo de spindown esta com a configuração muito baixa ou
pode ser também que o "hddtemp" faça o hd despertar a cada minuto e o smartd também pode enviar comandos para o disco em repouso nesse caso ele pode ser configurado para não fazer isso com o comando "-n standby,q"
Não tenho nenhum note aqui para testar se alguém fizer pode contar o resultado aqui estou passando informações que recebi.
« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 12:47 por G85_1 »